Raposo

Raposo-RJ
banner

Bem-vindo a Raposo!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Raposo, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Raposo. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Raposo para programar a sua viagem.

Informações de Raposo

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Raposo é uma aprazível estância hidromineral, situada a meio caminho de Muriaé e Itaperuna, para os lados de Natividade, numa pequena faixa de terra que se projeta entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Fica imprensada numa estreita área no fundo de altas colinas, tão pequenas e irregular que não chega a ser propriamente um vale.
Só dá para se perceber o teto das casas, poucos animais, raros veículos, e um vai-vém de pessoas.
O minúsculo povoado é, sem dúvida, a menor estância hidromineral que temos,
mas possui vários hoteis que comportam o fluxo sempre permanente de turistas.A cultura popular ainda é preservada pois podemos assistir a Folia de Reis no período natalino e sempre no último domingo de maio ocorre a Festa do Carro de Boi. 

Significado do Nome:

Antônio Raposo de Medeiros, antigo proprietário de terras na região.

Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um clima quente para se divertir. Se você quer muito lazer, venha para o distrito de Raposo. Serão dias inesquecíveis!

Clima:

Tropical

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo do Rio de Janeiro: RJ-106 e RJ-106

Localização:

Noroeste Fluminense

Limites:

Cambuci, Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, São José de Ubá, Patrocínio do Muriaé (MG), Eugenópolis (MG) e Antônio Prado de Minas (MG)

Acesso Rodoviário:

Saindo do Rio de Janeiro - Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís, ou Rio - Juiz de Fora (BR-040). Entrar à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) até o município de Além Paraíba (já no estado de MG). Entrar na BR-356 e seguir no sentido Itaperuna, logo depois da duvisa com o Rio de Janeiro entrar na RJ-214 até Raposo, aproximadamente 8 km.

Distâncias:

Da Capital:

313 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Fonte Raposo

No Parque de Raposo estão três das mais importantes fontes do lugar: a Raposo, a Magnesiana e a Santa Luzia. Todas são de águas minerais carbo-gasosas, conforme análise nº 9.497 do Ministério de Minas de Energia. A água raposo é indicada especificamente para doenças renais, eliminação de cálculos e sua profilaxia além de apresentar ótimos resultados nos males do fígado e do aparelho digestivo. Atuando num campo tão vasto, age ainda de forma decisiva em todos os tipos de dermatose. A água Magnesiana é indicada para os males do fígado, vesícula, estômago e de grande eficiência na regularização dos intestinos. A água de Santa Luzia é indicada para olhos, pele, vesícula preguiçosa, amebíase. A inalação de seus gases produz ótimos resultados nos resfriados e sinusites, nas dores de garganta e de ouvidos. A fonte da água Raposo e Magnesiana, totalmente azulejada, situa-se num pavilhão de forma circular. Na área da fonte há vários bancos que são dispostos de forma circular, ficando uns inclinados para outros, fazendo com que o pavilhão seja conhecido como sala de visita dos veranistas. A fonte de Santa Luzia está situada ao lado do pavilhão da água Raposo. Esta água foi descoberta em 1962, em conseqüência de um surto de conjuntivite. As pessoas banhavam os olhas naquela bica de água cristalina, à beira do caminho, e ficavam curadas. Atualmente, cai num chafariz de azulejos portugueses, onde além de beber, pode-se lavar o rosto e os olhos. Algumas pessoas fazem gargarejos com ótimos resultados. Ainda tem um pequeno tanque para banhar os pés, e dois tubos próprios para inalação. O parque é bem pitoresco, da entrada segue uma alameda cercada de canteiros até o pavilhão. A direita há um lago circundado por gramado e a esquerda um pequeno bosque, cujo destaque é uma secular Pau Dalho, árvore de mais de 100 anos. Plantas e flores circundam todo o parque, cheio de bebedouros de água açucarada para os passarinhos, principalmente os beija-flores, em grande quantidade no local.

Fonte Soledade

O Parque Dáguas Soledade tem duas fontes de água mineral carbo-gasosas: a Magnesiana Soledade e a Sulfurosa (Força Total). A água mineral magnesiana (Soledade), é indicada principalmente no tratamento hepato-bilar, renal e pancreático, usada também com êxito nas dispepsias e gastrites. A água mineral sulfurosa (força Total), é indicada principalmente nas alergias, colites alérgicas, distúrbios de nutrição e do metabolismo, linfatismo, eczemas e todos os tipos de dermatoses. A água magnesiana (Soledade), a mais antiga dessas duas, foi descoberta em 1935, quando alguns dos empregados do primitivo dono das terras faziam uma valeta para escoamento de águas pluviais. Foi muito difícil a sua captação por falta de mão de obra especializada. O visitante, ele mesmo, apanha a água quase que diretamente na nascente, bastando para isto descer alguns degraus. Além de seus efeitos curativos, é uma água saborosa e refrescante. Na própria fonte existem dois largos bancos, um em frente ao outro, como duas conversadeiras. Ao lado, um caramanchão recoberto de heras e plantas ornamentais, compõe o ambiente, bem acolhedor. A fonte da água sulfurosa (Força Total), a mais recente, foi captada em 1942, por uma firma especializada. Sua perfuração atinge a profundidade de 65m, sendo que os últimos 4m já são em rocha compacta, o que atesta a sua pureza. Graças à sua riqueza carbo-gasosa eleva-se a 6m de altura por pressão natural, com vazão de 10 litros por minuto. Está protegida por uma original construção de alvenaria cercada de treliças de madeira, destacando-se ao fundo de uma parede azulejada, onde a água jorra num rústico e pequeno tanque de pedra. Do lado de fora há um lugar próprio para banhar os pés, lavar o rosto, os olhos e fazer gargarejos, além de dois tubos para inalação. O acesso ao parque, se faz através de uma sólida e vistosa construção, num misto de castelo e pagode chinês. O amplo e elevado hall de entrada permite a passagem de carros e de ônibus. Antes de atingir a roleta do ingresso, há uma espécie de bazar onde podem ser adquiridos os mais variados artigos utilidades e souvenirs, revista e livros. Descendo por uma rampa de concreto, atinge-se o parque propriamente dito, que ocupa uma pequena parte da sua área total de 67.100m2. O visitante pode descansar em confortáveis bancos, debaixo de frondosas árvores, distrair-se com o macaquinho, os porquinhos da Índia, e comprar plantas ornamentais. No Parque Dáguas Soledade ainda é possível tomar o famoso banho de sol com água sulfurosa; são horas de lazer que se passa ao sol, alternando o relaxe em espreguiçadeiras com banhos dágua sulfurosa, nos 5 chuveiros próprios para esse fim, há também saunas de vapores sulfurosos, no total de duas, uma masculina e outra feminina.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPERUNA - DISTRITO DE RAPOSO

E-mail:

Telefones: (22) 3824-6600/ 3822-2116 / 3077

Sites: http://www.itaperuna.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 1º DISTRITO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (22) 3822-1280

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Raposo

gostaria de obter informações sobre hoteis, hotel fazenda e pousadas em raposo grato, carlos
Por: carlos campos

Se você estiver procurando um lugar pra relaxar e aproveitar para curtir varios tipos de águas minerais, é o lugar certo! cidade pacata, mais com o receptivo muito caliente! venha conferir, você não vai se arrepender, eu ADOREI!!!!
Por: TANIA GOMES

e um lugar bastante tranquilo e aconchegante que nos da sempre o desejo de retornar
Por: heitor carbone campos

Adoro Raposo. Já fui a Raposo, no mínimo umas 15 vezes. Vou a Raposo, desde 1996. A primeira vez que fui, foi como turista, mas tarde já fui como guia de turismo, como vou até hoje. Ma tem um porém, só fico hospedada no Hotel Fazenda Raposo, pois conheço do Sr. Helio aos empregados. Adoro Raposo, inclusive não vou só com grupo não, vou também com meu marido. Este ano já fui duas vezes na festa do carro de boi e agora em novembro com meu grupo.Esta feirinha é imperdível, o bondinho, que legal:Esta é a cidade da paz. Parabéns Raposo. Estou indo no carnaval com minha familia bjus. neuza riscado
Por: neuza da silva riscado

Esse lugar é um paraíso. Quem quiser descansar, vá para lá. Ótimas pousadas e hotéis. Vou todo ano.
Por: Samuel Moreli

Excelente lugar para passar um final de semana. Tranquilo, cheio de belezas naturais.
Por: Carlos Henrique C. de Lima

um lugar perfeito para viver um descançar e viver intensamente
Por: rubia de freitas

"Eu jà estiver em Raposo, realmente e uma cidade maravilhosa.Onde meu eterno amor mora!!!Sinto saudade dos momentos bons,que passei ai!!!
Por: Fernanda

Adoro raposo pois é uma cidade calma, com ambiente familia e acoledor.
Por: Berenice de souza salvador

passei o carnaval em raposo,adorei voltarei no final de maio com meu namorado que tambem adorou e levaremos amigos conosco
Por: darcyaparecidateixeira dasilva

Amei esta cidade simples ,mais muitoaconchegante. Espero voltar breve ai.
Por: Maria Jose

oi galera!!!!! eu já fui em Raposo e adoreiiii... mt bom*-* esperu ir novamente rsrsrsrs bjux
Por: cristiana

Conheci raposo no carnaval amei a cidade sempre que puder estarei´lá
Por: darcy aparecida teixeira da silva

Dentre tantas, VOCÊ foi a escolhida para um relax merecido no próximo feriadão de Corpus Christ. Aguarde-nos, estamos chegando...
Por: Rosângela F. de Andrade

Apesar de muitos anos que não vou à Raposo, para mim tudo é MARA começando com os meus parentes há população pra fechar, amo Raposo!
Por: Andréa teixeira pinto

muito gostosa essa cidade ,muito aconchegante,com suas aguas medicinais, e hoteis maravilhosos.
Por: nina marta

EU GOSTEI MUITO DE RAPOSO,EU JÁ FUI UMA VEZ,E FUI DE NOVO ESSE FINAL DE SEMANA DE PASSOU.FUI NA SEXTA E VOLTEI NO DOMINGO.
Por: NEUSA

gostaria de conhecer esta cidade levando um grupo de amigos para ver o de melhor principalmente compras só e não passeio turistico por enquanto, se me agradar talvez na proxima podrei organizar melhor o grupo para passeio pela cidade ok
Por: charles magno rodrigues

eu amo raposo gostaria muito de mora ai nessa cidade de pessoas simples e trabalhadoras
Por: andrea fstima

além das grandes fontes de agúa mineraisl que fazem um grande bem a sua saúde existe também fabricas que oferecem preços de reverda bem vantajosos e se voc~e procura sosego e trangrilçidade lá é um otimo lugar há e não posso deixar de dizer dos maravilhosos hoteis com pessoas eficientes que nós fazem nos sentir como em casa nãodeixe de conhecer raposo eu moro no rio em Magé e digo há você eu amo raposo
Por: andrea fstima

Adorei conhecer Raposo , um lugar muito gostoso ; Pretendo retornar c/ certeza!
Por: Amanda santos

Conheci Raposo em 2006, no dia de São João. Pensei encontrar uma cidade em festa e a encontrei silenciosa, escura e dormindo. - Voltei em 2007, na festa do carro de boi. Encontrei uma cidade em polvorosa, agitada, formigando e notívaga. Voltei para a festa em 2008 e me apixonei de vez pelo lugar. Em 2009 passei dez dias hospedado e aluguei um apartamento bem no centro da cidade. Estou morando! Que maravilha! - Amo este lugar e até criei uma comunidade no orkut "Amantes de Raposo", é aberta a quem quiser aderir. Minha página é: [email protected]. - Quem ainda não conhece não perca a oportunidade. A festa acontece no último fim de semana de maio, mas reserve logo sua hospedagem ou então vai ficar a ver navios.
Por: José Maria de Freitas Campos

É difícil dizer o que é que Raposo tem de melhor porque aqui tudo é muito bom, a começar pelo povo do lugar, a natureza viva, os parques hidrominerais, o ar despoluído, a tranquilidade. É um paraíso!
Por: José Maria de Freitas Campos

Oi pessoal, bem sou de Macaé, RJ., tenho 31 (trinta e um) anos de idade, eu adoro ir para Raposo já são 15 (quinze) anos e já estou doiiiiiiiiiiiiido que chegue o mês de maio para confraternizar com os amigos na festa dos carros de boi. Beijos e muitos abraços a todos...
Por: Mael

Eu sou pouco canhecedor da minha cidade e regiões muitos falam desta região e este deverá ser o momento para que eu conhessa.
Por: Luiz Carlos Teodora dos Santo

Raposo é uma cidade linda, limpa e com muito verde. Tem feiras de artesanatos. Vale à pena visitar.
Por: Vanessa

Cidade aconchegante muito bom de visitar...proxima festa estou ai se Deus quiser.
Por: liliane araujo resende almeida

linda cidade parque das aguas tudo nesta cidade e´perfeito espero que sempre fique assim um lugar para descansar sorrir chorar e voltar recarregado de energias e se precisar voltar para uma nova lavagem espiritual ou não va´e aproveite muito o paraiso e´aí beijos raposo por favor me convidem para voltar
Por: sonia

É UM OTIMO LUGAR PARA DESCANÇAR,MAIS TEM UMA FEIRINHA MUITO BOA LA SE COMPRA COISAS MUITO BARATA. OS HOTEIS SÃO DE 1º
Por: ivanil cardoso

cidade simpatissima, otima para viver e visitar. otimo roteiro para ferias, paz tranquilidade.
Por: jonas

ola nao conheço raposo mais gostria muito de conhecer .Tambem gostari de saber quando que é festa ai em qual data do mes maio por favor aguardo resposta obrigada.
Por: elizangela zouza

Conheci Raposo(RJ) e gostei da cidade, das fontes de águas, das feiras artesanais. O que me chamou a atenção foi a placa em um obelisco na praça principal. Gostaria de receber, se possível, os dados que constam naquela placa para pesquisa. Obrigado.
Por: José Roberto Canoas

nao conhecia, mas quando conheci , nunca mais deixei, de ir, vou sempre em excursoes, uma cidade realmente maravilha, bem acolhedora com seus visitantes , vale apena estar la bjsss alzerj
Por: alzemira

Fui pela 1ª vez em Raposo na festa do carro de boi e adorei, a fonte das àguas é um lugar onde vc esquece do mundo e se sente mais leve.
Por: Grasiela Ferreira Laud

Ja estive em Raposo seis vezes,esse lugar é tudo de bom,pretendo voltar muitas outras vezes,é um lugar aconchegante de pessoas acolhedoras e educadas o resto é preciso ir lá para descobrir.Vale a pena!!!!!!!!!!!!
Por: Sueli

Raposo é muito bonito mais eu nao concordo essa cidade fazer parte do estado do rio,Raposo fica apenas meiahora de minas gerais.beijos pra vcs de Raposo
Por: jaqueline miranda da silva

i love raposo. eu sou de itaperuna ... mas atualmente moro aqui em boston . sinto muitas saudades dai passava sempre minhas ferias em raposo. quando eu voltar ...vou correr pra ai ... ate um dia...bjsss
Por: sara ribeiro

JÁ VISITEI E FIQUEI DESLUMBRADO, SUA PAISAGEM E REDE HOTELEIRA É ALGO MARAVILHOSO. PARABÉNS RAPOSO.
Por: ANTONIO JOSÉ FRANCISCO

adorei conhcer essa cidade tranquila otima para morar. to com vontade de mudar para la para sai um pouco do tumulto da cidade grande. é uma cidade q hj escolho para criar meus filhos. sem violencia da cidade grande. nao deixe as dorgas e a violencia chegar ai.
Por: roberto

raposo é simplismente maravilhoso este local.acabei de voltar de la´e ja estou querendo ir novamente.
Por: shirley

AINDA NÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER. ESTOU TENTANDO POSSIBILIDADE DE IR CONHECER NO DIA 13 DESTE E PRETENDO FICAR ATÉ O DIA 16....SE PUDER, É CLARO.
Por: miguel scaramella

tenho muita satisfação em conhecer esta hospitaleira cidade talvez esteje bem próximo pois gostaria de passar o carnaval aí junto com o meu companheiro , só tenho otimas informações de raposo aguardo indicacões até breve bete
Por: elisabeth augusto machado

minha familia é toda de eugenopolis, encostada em Raposo e é claro não tem como não passar por lá.....cidade linda, tranquila, limpa mt gostosa recomendo a todos!!!! ah não esqueça das fontes de aguas naturais mt boas!!!!
Por: Sonia (Atibaia, SP)

Passei minha lua de Mel em Raposo e agora gostaria de voltar, fiquei sabendo que tem uma feira maravilhosa, quais os dias que ela funciona e qual horario. Obrigada Edir
Por: EDIR SANTOS R BARBOSA

nao conheço raposo,mas um dia vou conhecer porque meu marido é de lá,incclusive ele esta lá por motivos de doença na familia.mas eu gostaria de ver mais fotos de raposo agora.
Por: janaina gomes

Conheci Raposo em 2005. Gostei tanto que em 2009 vim morar aqui. - Preciso dizer mais alguma coisa?
Por: Zemaria Duceará

Não conheço, pretendo ir em Abril em férias e se possível, me indiquem a Empresa que atende e Hoteis/ pousadas com preços acessíveis, grato
Por: Milton Demetrio de Abreu

A PRIMEIRA VEZ QUE FUI A RAPOSO, FOI DENTRO DA BARRIGA DA MINHA MAE EM 1967. HOJE COM 42 ANOS DE IDADE MEUS FILHOS, AO SEREM CONSULTADOS, PREFEREM IR PARA RAPOSO, DO QUE PASSAR O CARNAVAL NA PRAIA. ACHO QUE ISSO POR SÍ SÓ,EXPLICA A MARAVILHA QUE É RAPOSO.
Por: WAGNER MATTOS DE MORAES

É um lugar pequeno, mas é muito aconchegante e tranquilo. Adoro os artesanatos;são lindos!
Por: vanizia mota chagas

estive em raposo amei a cidade quem ainda não conhece está perdendo a feirinha na praça otimos preços a loja de pijamas betinho shwo de bola tudo de bom!
Por: sueli soares da silva

Um lugar gostosinho demais. Vou lá sempre e sua água mineral é deliciosa, leve. Um lugar para descansar.
Por: Ana Beatriz

rapouso é muito lindo!!!!!!! Que tenho vontade de ir ai .
Por: joiane almeida de sousa

QUE LINDA CIDADE!!!!!!!!! que maravilhosa.aquela piscina
Por: jucira alves

amei as fotos principalmente da prasa,e do portal. minha familhia mora lar.
Por: maria shirley rosa da silva

Raposo foi o meu cantinho saudável, antes da cirurgia do coração. Há 24 atrás, eu, minha mulher, minha mãe e sogra, ficamos uma temporada por lá, para desintoxicar o meu organismo. Excelente e saudável o lugar.
Por: adalberto j gazio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Raposo

Envie seu comentário sobre Raposo

banner