Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Laje do Muriaé?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Laje do Muriaé

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Noroeste das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Pertencendo a baixada Campista, Laje foi politicamente anexada a St. Antônio de Guarulhos.
Algum tempo depois foi anexada a São Fidélis se sigmaringa, onde permaneceu até 1872, quando passou a pertencer a St Antônio de Pádua. Em agosto de 1891, passou a 3º distrito de Itaperuna e em 7 de Março de 1962, emancipou-se politicamente com o nome de Laje do Muriaé.  

Significado do Nome

O Município de Laje do Muriaé foi fundado em 1822 por três Josés: José Ferreira Cezar, José Bastos Pinto e José Garcia Pereira.
Partiram de Muriaé, rio abaixo, em busca de ouro e encontraram uma laje que quase estrangulava o rio. Passaram nessa laje, a fim de prepararem a primeira refeição do rio. Seguiram, depois abaixo, para o local em que José Ferreira Cezar pretendia fundar a primeira fazenda: Angola. Chegando ao sítio indicado e em condições de efetuarem a refeição segunda do dia, deram falta de determinado utensílio de cozinha, depois de muito procurar, alguém se lembrou que determinada peça havia ficado na laje, e esse acidente topográfico passou a dar nome a toda a região.

Aniversário da Cidade


Gentílico

lajense

População

7.491 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um clima quente para se divertir, um povo hospitaleiro. Se você quer muito lazer, venha conhecer Laje do Muriaé. Imperdível!

Clima 

Tropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Itaperuna

Limites

Itaperuna, Miracema, Patrocínio do Muriaé (MG) e Barão de Monte Alto (MG)

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís, ou Rio - Juiz de Fora (BR-040). Entrar à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) até o município de Além Paraíba (já no estado de MG). Pegar a BR-356 (S.João da Barra - Muriaé), entrar à direita na RJ-116 (Itaboraí-Itaperuna) e seguir até o centro do município de Laje do Muriaé.  

Distâncias:

Da Capital:

300 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Cinco Barras

A cachoeira possui altura aproximada de 40 m, com águas turvas no verão e transparentes durante a estiagem. Seu acesso é precário e pode ser feito através de rochas. A cachoeira está localizada junta a área de vegetação arbustiva.

Cachoeira do Paranhos

A cachoeira apresenta-se em paredão de pedra, num angulo de 40º e extensão de 70 m. Possui dois saltos, o primeiro com altura em torno de 50 m formando em seguida uma piscina natural e o segundo com 20 m de altura seguido de outra piscina. Águas turvas com temperatura amena que se altera nos meses de inverno. A cachoeira se encontra em local arborizado, com acácias plantadas pelo proprietário da área, além de bambuzais e bananeiras.

Rio Muriaé

O Rio Muriaé atravessa vários municípios do Estado e possui uma extensão de 300 km, dos quais 40 km são navegáveis. Na sua passagem pelo município de Laje do Muriaé o Rio apresenta, na área urbana da cidade, a forma de uma ferradura. Nele está a cachoeira da Fumaça que possui uma Usina Hidroelétrica que abastece, com sua energia, parte da cidade. A vegetação às margens do Rio é composta de gramíneas. Nele São pescados cascudos, lambaris, bagres, traíras e outros, por toda sua extensão. As águas apresentam-se turvas devido ao seu leito arenoso., com temperatura amena e muitas vezes mornas no verão. Registro de ocorrência de extração de ouro na extensão do rio desde 1987.

Capela Santo Antônio

A Capela está situada atualmente no Hospital, que foi construído ao seu redor, tendo como entorno a Praça Santo Antônio, casas comerciais e residenciais. Construída no ano de 1950, servia como capela para velarem mortos e centro de reunião para a comunidade, até ser restaurada no ano de 1987, quando passou a fazer parte do Hospital Municipal, servindo então para os pacientes. A capela possui no seu interior um altar com a imagem de Santo Antônio ao centro e nas laterais, em forma de escada, as imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, Menino Jesus de Praga, Nossa Senhora dos Anjos, São José e Santa Terezinha, todas em tamanho menor. OBS: Possui porta de conexão com o Hospital Municipal.

Igreja Nossa Senhora da Piedade

A construção da 1ª Igreja de Laje do Muriaé tem data ignorada, entretanto seu 1º vigário chegou em 1861 e foi João Justiniano Teixeira de Carvalho que largou o sacerdócio para dedicar-se à Casa Maçônica. Com a saída deste sacerdote, veio então para Laje o Padre Antônio Martins Machado, que permaneceu na paróquia até seu falecimento. Por sua vontade, o Padre Martins foi enterrado na porta da igreja, para que todos que entrassem e saíssem pisassem no seu túmulo. A Igreja foi reformada pela primeira vez em 1909, quando perdeu uma torre, mais sua obra foi interrompida por falta de recursos. Em 1926 retomaram a reforma, permanecendo até os dias de hoje com seu estilo de arquitetura rural, possuindo entretanto um portão principal em estilo colonial. A Igreja possui uma escadaria que vai desde a rua até sua entrada. Acima do portão principal, encontra-se um relógio e acima deste a torre com sinos e um sistema de alto falantes. No seu interior encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade em um altar de mármore e na lateral uma imagem de São Francisco, esculpido em madeira. Na época da monarquia usava-se enterrar os mortos no porão da Igreja e lá encontram-se enterrados: José Basílio de Freitas e Antônio Pires do Porto. Não foi possível obter dados maiores sobre o histórico do atrativo.

Obelisco do Cinqüentenário

O obelisco encontra-se às margens da Rua Garcia Pereira em local aberto. Foi edificado em homenagem aos médicos visitantes, quando da comemoração do cinqüentenário de formado do médico lajense, Dr. Manoel Ligiero, figura de destaque no município. O Obelisco possui 2,5 m de altura e contém em sua base uma placa comemorativa de sua inauguração, que data de janeiro de 1961.

Morro do Zé do Arrastado 
 
Pelourinho de pedra e ferro, situado junto a uma cruz, que retrata a escravidão da região. Conta a história que um negro escravo chamado José, tentou fugir do Quilombo foi encontrado pelo Capitão do Mato que o amarrou a um cavalo que o arrastou até a morte. O local é muito procurado para oração e peregrinação.

Casarões da Rua Garcia Pereira

A Rua Garcia Pereira possui casarões de grande valor histórico para o Município de Laje do Muriaé. São casarões de dois andares, todas de pau a pique, com paredes de taipa. O casarão situado na esquina da Rua Garcia Pereira e a Praça Padre Martins pertenceu a José Garcia Pereira e sua construção data de 1854. O casarão situado ao lado na mesma rua teve parte de sua estrutura total demolida. Sua construção data de 1855 e não foi possível obter informações históricas sobre este. O terceiro casarão situado do outro lado da rua, pertenceu a João Justino Teixeira de Carvalho, que em 1870 transformou a casa em sede da Casa Maçônica de Laje do Muriaé. Em alguns documentos constam que este casarão possuía no teto de sua sala um céu pintado com Sol, lua e estrelas, que atualmente que atualmente não podem ser mais vistos. Atualmente os casarões encontram-se em condições precárias de construção, pelo desinteresse de seus atuais moradores e por estarem situados em uma rua de casas comerciais e residências, onde o tráfego de veículos pesados abalam sua estrutura.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJE DO MURIAÉ

E-mail:

Telefones: (22) 3829-2426

Sites: http://www.portalpublico.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefones: (24) 3829-2265

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (22) 3829-2154

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (22) 2238-2265 / 2238-2099

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.turisrio.rj.gov.br   

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Laje do Muriaé e pousadas em Laje do Muriaé para visitar Laje do Muriaé.

Promova a cidade de Laje do Muriaé no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!