Laje do Muriaé

Laje do Muriaé-RJ
banner

Bem-vindo a Laje do Muriaé!

banner

As melhores pousadas em Laje do Muriaé podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Laje do Muriaé, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 172m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.630 habitantes. A área total de Laje do Muriaé é de 251,2km², e sua densidade demográfica é de 30,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Laje do Muriaé-RJ é 28350-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Laje do Muriaé

Roteiros do Brasil

Região Noroeste das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Pertencendo a baixada Campista, Laje foi politicamente anexada a St. Antônio de Guarulhos.
Algum tempo depois foi anexada a São Fidélis se sigmaringa, onde permaneceu até 1872, quando passou a pertencer a St Antônio de Pádua. Em agosto de 1891, passou a 3º distrito de Itaperuna e em 7 de Março de 1962, emancipou-se politicamente com o nome de Laje do Muriaé.  

Significado do Nome

O Município de Laje do Muriaé foi fundado em 1822 por três Josés: José Ferreira Cezar, José Bastos Pinto e José Garcia Pereira.
Partiram de Muriaé, rio abaixo, em busca de ouro e encontraram uma laje que quase estrangulava o rio. Passaram nessa laje, a fim de prepararem a primeira refeição do rio. Seguiram, depois abaixo, para o local em que José Ferreira Cezar pretendia fundar a primeira fazenda: Angola. Chegando ao sítio indicado e em condições de efetuarem a refeição segunda do dia, deram falta de determinado utensílio de cozinha, depois de muito procurar, alguém se lembrou que determinada peça havia ficado na laje, e esse acidente topográfico passou a dar nome a toda a região.

Aniversário da Cidade


Gentílico

lajense

População

7.491 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um clima quente para se divertir, um povo hospitaleiro. Se você quer muito lazer, venha conhecer Laje do Muriaé. Imperdível!

Clima 

Tropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Itaperuna

Limites

Itaperuna, Miracema, Patrocínio do Muriaé (MG) e Barão de Monte Alto (MG)

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís, ou Rio - Juiz de Fora (BR-040). Entrar à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) até o município de Além Paraíba (já no estado de MG). Pegar a BR-356 (S.João da Barra - Muriaé), entrar à direita na RJ-116 (Itaboraí-Itaperuna) e seguir até o centro do município de Laje do Muriaé.  

Distâncias:

Da Capital:

300 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Cinco Barras

A cachoeira possui altura aproximada de 40 m, com águas turvas no verão e transparentes durante a estiagem. Seu acesso é precário e pode ser feito através de rochas. A cachoeira está localizada junta a área de vegetação arbustiva.

Cachoeira do Paranhos

A cachoeira apresenta-se em paredão de pedra, num angulo de 40º e extensão de 70 m. Possui dois saltos, o primeiro com altura em torno de 50 m formando em seguida uma piscina natural e o segundo com 20 m de altura seguido de outra piscina. Águas turvas com temperatura amena que se altera nos meses de inverno. A cachoeira se encontra em local arborizado, com acácias plantadas pelo proprietário da área, além de bambuzais e bananeiras.

Rio Muriaé

O Rio Muriaé atravessa vários municípios do Estado e possui uma extensão de 300 km, dos quais 40 km são navegáveis. Na sua passagem pelo município de Laje do Muriaé o Rio apresenta, na área urbana da cidade, a forma de uma ferradura. Nele está a cachoeira da Fumaça que possui uma Usina Hidroelétrica que abastece, com sua energia, parte da cidade. A vegetação às margens do Rio é composta de gramíneas. Nele São pescados cascudos, lambaris, bagres, traíras e outros, por toda sua extensão. As águas apresentam-se turvas devido ao seu leito arenoso., com temperatura amena e muitas vezes mornas no verão. Registro de ocorrência de extração de ouro na extensão do rio desde 1987.

Capela Santo Antônio

A Capela está situada atualmente no Hospital, que foi construído ao seu redor, tendo como entorno a Praça Santo Antônio, casas comerciais e residenciais. Construída no ano de 1950, servia como capela para velarem mortos e centro de reunião para a comunidade, até ser restaurada no ano de 1987, quando passou a fazer parte do Hospital Municipal, servindo então para os pacientes. A capela possui no seu interior um altar com a imagem de Santo Antônio ao centro e nas laterais, em forma de escada, as imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, Menino Jesus de Praga, Nossa Senhora dos Anjos, São José e Santa Terezinha, todas em tamanho menor. OBS: Possui porta de conexão com o Hospital Municipal.

Igreja Nossa Senhora da Piedade

A construção da 1ª Igreja de Laje do Muriaé tem data ignorada, entretanto seu 1º vigário chegou em 1861 e foi João Justiniano Teixeira de Carvalho que largou o sacerdócio para dedicar-se à Casa Maçônica. Com a saída deste sacerdote, veio então para Laje o Padre Antônio Martins Machado, que permaneceu na paróquia até seu falecimento. Por sua vontade, o Padre Martins foi enterrado na porta da igreja, para que todos que entrassem e saíssem pisassem no seu túmulo. A Igreja foi reformada pela primeira vez em 1909, quando perdeu uma torre, mais sua obra foi interrompida por falta de recursos. Em 1926 retomaram a reforma, permanecendo até os dias de hoje com seu estilo de arquitetura rural, possuindo entretanto um portão principal em estilo colonial. A Igreja possui uma escadaria que vai desde a rua até sua entrada. Acima do portão principal, encontra-se um relógio e acima deste a torre com sinos e um sistema de alto falantes. No seu interior encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade em um altar de mármore e na lateral uma imagem de São Francisco, esculpido em madeira. Na época da monarquia usava-se enterrar os mortos no porão da Igreja e lá encontram-se enterrados: José Basílio de Freitas e Antônio Pires do Porto. Não foi possível obter dados maiores sobre o histórico do atrativo.

Obelisco do Cinqüentenário

O obelisco encontra-se às margens da Rua Garcia Pereira em local aberto. Foi edificado em homenagem aos médicos visitantes, quando da comemoração do cinqüentenário de formado do médico lajense, Dr. Manoel Ligiero, figura de destaque no município. O Obelisco possui 2,5 m de altura e contém em sua base uma placa comemorativa de sua inauguração, que data de janeiro de 1961.

Morro do Zé do Arrastado 
 
Pelourinho de pedra e ferro, situado junto a uma cruz, que retrata a escravidão da região. Conta a história que um negro escravo chamado José, tentou fugir do Quilombo foi encontrado pelo Capitão do Mato que o amarrou a um cavalo que o arrastou até a morte. O local é muito procurado para oração e peregrinação.

Casarões da Rua Garcia Pereira

A Rua Garcia Pereira possui casarões de grande valor histórico para o Município de Laje do Muriaé. São casarões de dois andares, todas de pau a pique, com paredes de taipa. O casarão situado na esquina da Rua Garcia Pereira e a Praça Padre Martins pertenceu a José Garcia Pereira e sua construção data de 1854. O casarão situado ao lado na mesma rua teve parte de sua estrutura total demolida. Sua construção data de 1855 e não foi possível obter informações históricas sobre este. O terceiro casarão situado do outro lado da rua, pertenceu a João Justino Teixeira de Carvalho, que em 1870 transformou a casa em sede da Casa Maçônica de Laje do Muriaé. Em alguns documentos constam que este casarão possuía no teto de sua sala um céu pintado com Sol, lua e estrelas, que atualmente que atualmente não podem ser mais vistos. Atualmente os casarões encontram-se em condições precárias de construção, pelo desinteresse de seus atuais moradores e por estarem situados em uma rua de casas comerciais e residências, onde o tráfego de veículos pesados abalam sua estrutura.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJE DO MURIAÉ

E-mail:

Telefones: (22) 3829-2426

Sites: http://www.portalpublico.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefones: (24) 3829-2265

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (22) 3829-2154

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (22) 2238-2265 / 2238-2099

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.turisrio.rj.gov.br   

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Laje do Muriaé

Estou reenviando pois esta postagem está corrigida. Moro em Laje do Muriaé, gostaria de colocar mais informações a respeito desta pequena cidade do ponto de vista físico, mas com imenso amor a oferecer aos irmãos que nos visitam ou queiram visitar. Laje tem excelentes restaurantes como a Casa do Sabor, com pratos de uma culinária especial, tendo como prato principal a moda da casa, uma alimentação mineira com sabor e qualidade incontestáveis. Venha e confira. Situada a Rua Alferes Bastos, Centro. Sob a Direção de Adilson Silva Pereira. Telefone 0xx - 22 - 38291245. Temos Também a Pousada Emmanuel. Com sauna, piscina e sala de ginástica e Academia, com Professores de Alta qualificação. Atendimento de excelente qualidade. Temos um comércio forte com produtos de marca. Mercados e açougues e uma variedade de Horti-fruti invejáveis. Temos 05 quadras poliesportivas que atendem jovens de todo nível social. Um Hospital Municipal de Boa Referência. Bares e oficinas mecânicas com lavadores de autos. Temos Fazendas e Sítios com ofertas de Lazer e uma excelente qualidade de Vida. Temos quatro escolas. Sendo 03 municipais e uma Estadual com Atendimento até o Ensino Médio. Temos 03 clubes oficiais oferecendo ao povo local e a visitantes uma variedade de esporte e Lazer. Temos ainda 02 campos de Futebol Oficial. O Laje esporte Clube acaba de completar 75 anos de Glórias e alegrias ao Povo Lajense. Temos também 03 Praças Públicas que oferecem diversão e entretenimento ao Povo. Laje ainda faz três Festas anualmente conhecida em todo território Nacional: Último sábado do mês de julho o Festival do Arroz, uma festa que é tradição no município a mais de 35 anos. A festa da Emancipação do Município que é comemorado no dia 14 de setembro próxima ao dia de Nossa Senhora da Piedade a Padroeira do Município. Podemos ainda falar do belo Carnaval que Laje oferece ao povo e aos visitantes. Com quatro agremiações de escolas de Samba: Gresul, GremiudoRosário, GremiPadre João, e A Unidos do Queró. Conta ainda com 04 Blocos carnavalesco Infantil e Juvenil, 07 Blocos de Carnaval, entre eles estão: Estrela Brilhante, Chora na Bacia, Boi Tinhoso, Boi Queima Rosca, Unidos da Ponte, Bloco da Chácara do Cruzeiro, Carnatouro e o Principal e mais famoso que Abre o Carnaval na Sexta-feira, o Boizolão. Temos ainda na terça-feira a apresentação do Bloco das Piranhas. Laje possui ainda 02 Igrejas Católicas e uma Capela Católica na cidade e outras na Zona Rural. Temos ainda outras Igrejas de várias Religiões: Igreja Batista, Assembléia de Deus, Casa de Oração, Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus, Adventista do Sétimo Dia, Templo Testemunha de Jeová, Centro Espírita Kardecista, Centro Espírita Candomblé e Umbanda entre outras. Do ponto de vista histórico Laje do Muriaé possui Fazendas onde Coronéis e escravos habitavam. Temos alguns marcos históricos, como Obelisco onde tudo começou e a Cruz do Arrastado, onde um escravo depois de liderar uma rebelião em uma das fazendas conseguiu fugir e formar um Quilombo, mas em uma de suas investidas foi pego e arrastado morro acima em um rabo de cavalo até a morte. Enfim, Laje é pequena , mas possui um povo acolhedor e uma História Grande, importante e bonita. Abraços, Professor José Marcos de Freitas.
Por: José Marcos de Freitas

...aki em Laje tem o festival do arroz em julho onde vem pessoas d varias cidades, é mto bom...
Por: daniela menezes

Um carnaval bem tradicional a cidade fica cheia as cidades vizinhas vão todas pra lá. Em julho tem o festival do arroz , a região vive do arroz. Tambem é considerada a terra da cachaça, por fazer fronteira com minas gerais, tem farios alambiques . Esta cidade e cortada p/ Rio Muriaé , e é a cidade da perdição ,tem muitas mulheres bonitas. Tem uma pousada beira Rio otima , um clube com chalés piscina e bar com bilhar , e passeio de barco no Rio , o poit no Carnaval é a praça com palanque e arkibancadas,muita cachaça da boa muita cerveja,lá o pessoal bebe bem.O povo é muito animado! vale apena passar o carnaval lá.A cidade tem reservas florestais e uma cachoeira que fica na Nova laje.sta cidade fica a 40 minutos de Itaperuna e faz fronteira com Sao Jose do Patrocinio que fica em Minas terra da cachaça. Tem um otimo Kiosque no pé da ponte onde as pessoas ficam vendo as pessoas passarem.A noite o pessoal vai pescar na ponte.
Por: Joao Batista

LAJE DO MURIAE E MARAVINHOSA MOREI LA UM BOM TEMPO E POSSO DIZER QUE FOI MUITO BOM PRA MIM E PARA MINHA FAMILIA MUITA SAUDADES!! DE TODOS DE LA ABRAÇOS E BEIJOSS !!!
Por: felype

Já passei vários férias na adolescencia, nessa cidade foi maravilhoso,os namoros de verão foram ótimos .hoje moro na Bahia .saudades........
Por: maria aparecida(neguinha)

Cidade linda Festival do arroz, muito bom! Grandes amigos. Ex Antonio Marcio Alvim. Pena que moro em Niterói, e fiquei ausente dessa cidade linda e maravilhosa. Forte abraço a todos moradores. Obs: Sou Miracemense.
Por: flaviofranco

É uma cidade hospitaleira com muito calor humano. Com varios pontos turistico,para quém gosta de pescar,à um bom rio para a pratica de descaria e tabém bons bares para se encontrar com os amigos para um bate papo tomando uma cerveja cerveja bem gelada.Sou lajense de coração,pois nasci e me criei nessa cidade maravilhosa...
Por: Edward Cesar Alberoni

Passei a minha adolescencia nesta cidade me lembro muito tradicional Festival do Arroz,vale muito a pena visitar a cidade.Bjs saudades
Por: maria

Laje está crescendo ,parabens Laje sinto muitas saudades da minha Laje .
Por: Paulo Roberto

eu sou moradora de lajé do muriaé, e ñ tenho nada a reclamar... laje é uma cidade boa de se mora e muito tranquila!! VEM CRESCENDO AOS POUCOS, depois do asfalto melhorou muito nossa moradia aqui etc... e ñ acho q a cidade encolheu para min ela cresceu tem tanta gente vindo de fora para mora em laje, e quem sai da roça é pq quer vim para rua pois os recursos são melhores aqui.
Por: rafaela

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Laje do Muriaé
Fundação:
1962
Altitude:
172m
População:
7.630 habitantes
Área:
251,2km²
Densidade Demográfica:
30,37hab/km²
CEP:
28350-000

Envie seu comentário sobre Laje do Muriaé

banner