Maringá

Maringá-PR
banner

Bem-vindo a Maringá!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Maringá e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Maringá.

A cidade de Maringá, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1951. A localidade está em uma altitude de 596m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 286.461 habitantes. A área total de Maringá é de 490,9km², e sua densidade demográfica é de 583,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Maringá-PR é 87000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Uma cidade que se destaca pela qualidade de vida excelente que proporciona aos seus moradores, assim é Maringá, a terceira maior do estado do Paraná, que é considerada uma das mais arborizadas de todo o País. É uma cidade jovem, fundada em 1947, com aproximadamente 400 mil habitantes. Atrai muitos turistas e você verá agora que tem motivos para isso!

O Salto Bandeirantes é um dos locais que oferece um agradável passeio para quem vai a Maringá. É um centro de lazer com quiosques, churrasqueiras, lago para pescaria, quadra de vôlei, apresentações musicais nos finais de semana e muito mais. Lá, é possível fazer passeios de quadriciclo e andar de tirolesa no circuito de arvorismo que tem, nada menos, do que 60 metros de altura.

Para passar uma tarde tranquila e, quem sabe, fazer uma boa caminhada, o Parque do Ingá é um dos melhores locais de Maringá, localizado na região central da cidade. Os três quilômetros de pista de caminhada ficam no meio de uma incrível área verde, arrematada por um belo lago.

A Catedral Nossa Senhora da Glória é uma das construções mais visitadas da cidade de Maringá. Além do valor religioso que ela naturalmente possui, a sua riqueza arquitetônica é capaz de encher os olhos de qualquer pessoa, independentemente da religião. Além da cruz de dez metros, a igreja tem quase 115 metros de altura. Vale a pena visitar e tirar belas fotos para levar de lembrança!

Quem decide ir para Maringá durante o verão, tem mais um local para aproveitar: o Ody Park Aquático! São seis piscinas (uma delas, inclusive, com ondas artificiais) e nove toboáguas para completar a diversão, com alturas que variam de 30 a 117 metros. O local também oferece passeio de boia em um rio. Para aproveitar tudo, você pode alugar um quiosque e passar o dia todo. É importante lembrar que o parque fica fechado entre os meses de março e setembro.

E, para quem gosta de uma rotina noturna agitada, Maringá tem vários bares e casas noturnas para aproveitar e se divertir muito.

Uma cidade democrática e com opções para todos os gostos.

Informações de Maringá

 

     Roteiros do Brasil

 Região Noroeste do Paraná

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 

O povoamento da área compreendida pelo atual Município de Maringá, iniciou-se por volta de 1938 mas foi apenas a partir dos primeiros anos da década de 40, que começaram a ser erguidas as primeiras edificações propriamente urbanas, na localidade conhecida mais tarde por Maringá Velho. Eram umas poucas e bastante rústicas construções de madeira de cunho provisório. Destinavam-se fundamentalmente, organizar na região um pólo mínimo para o assentamento dos numerosos migrantes que afluíam para essa nova terra.
Nossos pioneiros, chegavam em caravanas procedentes de vários estados do Brasil, organizadas pela CMNP- Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, em sua maioria colonos paulistas, mineiros e nordestinos. Os anos de 1947 e 1949 foram os que mais chegaram famílias.
No pequeno núcleo urbano que surgia, concentravam-se as atividades de compra e venda de terras, as negociações entre proprietários, hospedagem de colonos recém chegados e algumas práticas ínfimas de comércio varejista. O local funcionava também, como pousada para aqueles que se embrenhavam mato a dentro, no rumo desconhecido das barrancas do Rio Ivaí.
A CMNP - Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, responsabilizou-se pela venda das terras e lotes, além da construção de estradas e implantação de núcleos urbanos.
O traçado urbanístico da pequena aldeia, refletia os elementos de provisoriedade do assentamento. Eram logradouros irregulares, sem infra-estrutura e escoamento, iluminação ou água corrente.
Deve-se observar, que desde muito cedo aquele centro pioneiro multiplicou suas funções conforme avançava a ocupação da região. O Maringá Velho, deixava de ser apenas uma área central para desbravamento e tornava-se um local para onde os colonos convergiam a fim de receber notícias e correspondências, fazer compras e estabelecer a primitiva rede local de comunicações.
Maringá, foi fundada em 10 de maio de 1947 como Distrito de Mandaguari, em l948 passou à categoria de Vila, elevada a Município através da Lei nº 790 de 14/11/l951, tendo como Distritos Iguatemi, Floriano e Ivatuba. A categoria de COMARCA, foi elevada em l954. A partir de l998, tornou-se sede da Região Metropolitana, integrada, além de Maringá, pelos Municípios de Sarandi, Paiçandu, Mandaguaçu Marialva, Mandaguari, Iguaraçu e Ângulo. Maringá é um dos poucos municípios a comemorar sua data máxima quando da fundação e não de sua emancipação.
É uma cidade cujo crescimento, obedece a um plano de desenvolvimento urbano. A CMNP- Companhia Melhoramentos Norte do Paraná contratou o arquiteto e urbanista Jorge Macedo Vieira,(1894 - 1978) paulista, que já constava em seu currículo, projetos como o do Jardim Paulista, da cidade de São Paulo e de Águas de São Pedro, no interior do Estado de São Paulo.
Este arquiteto, jamais esteve em Maringá, mas criou, no entanto, um projeto considerado na época, l945, um dos mais arrojados e modernos. Sem conhecer a localidade a qual planejava, seguiu apenas as orientações da Companhia que exigia largas avenidas, muitas praças e espaços para árvores. A preocupação era elaborar um plano, cujas praças, ruas e avenidas, fossem demarcadas considerando-se, ao máximo, as características topográficas da área, a proteção e preservação do verde nativo, tudo conjugado com a organização do uso do solo. Tais preocupações ficam evidentes, quando se observam os traçados de suas amplas ruas em curva de nível e avenidas, estas com canteiros centrais.

Significado do nome

Uma das maiores curiosidades de nossa gente é com relação a origem do nome da cidade. Parece até uma curiosidade coletiva, onde cada morador ou curioso tenta desvendar ou justificar a origem de seu nome. Nessa tentativa, lendas e lendas, são criadas, que vão desde o cantarolar triste de um viúvo, derrubador de mato, que numa rede amarrada em árvores ninava seu filho, com a canção Maringá, Maringá. Os presentes comovidos resolveram dar o nome dessa canção a este lugar.
Há também, uma lenda que diz que Dona Elizabeth, esposa de um dos diretores da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, tenha sugerido o nome de Maringá à área que seria colonizada.
E tantas outras, que vão surgindo dia a dia, misturando-se o real com o imaginário.
O certo é que por volta de 1940, esta área coberta por uma densa floresta, já era denominada por Maringá, tendo a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, colocado uma placa com esse nome nas imediações, a exemplo de outros nomes como Ivaí, Tibagi, Inajá e outros provenientes da língua guarani.
Os córregos e rios eram tantos que lhes faltava criatividade para nomeá-los. Por esse motivo, os funcionários da Companhia Norte do Paraná, escolhiam nomes de cidades de seus países, como por exemplo, Astorga e outras. Até marcas de cigarros davam nomes às águas, como o córrego do Fulgor. Ao demarcar essa região, nomeavam os rios e esses é que davam nomes às futuras cidades, como por exemplo, Marialva, Mandaguari e tantas outras. Encontraram um ribeirão que recebeu o nome de Maringá, provavelmente inspirado na canção de Joubert de Carvalho. Esse córrego foi batizado pelo Senhor Raul da Silva, na época, Chefe do Escritório de Vendas da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, em Mandaguari.
O nome desse córrego passou ser o nome da futura cidade. Assim, Maringá recebeu o nome da canção, que por sua vez também tem sua história.
Morava na cidade de Pombal, interior da Paraíba, numa ruazinha coberta por ingazeiros, uma linda cabocla de nome Maria do Ingá. Era filha de retirantes nordestinos, dona de uma beleza encantadora, de corpo bem feito, pele morena, olhos e cabelos negros. Maria fascinava a todos inspirando ardentes paixões.
Um dia, uma seca inclemente, levou a linda Maria, deixando o político Rui Carneiro desolado de tristeza. Bairrista como todo nordestino, Rui pediu ao amigo Joubert de Carvalho, que fizesse uma música que exaltasse a mulher amada e sua terra natal. Para o famoso compositor não foi difícil fazer a combinação poética da Maria do Ingá.
Na fusão das palavras de Maria mais Ingá, surgiu Maringá, dando origem a Canção Maringá, Maringá, que por volta de 1935, estourava nas paradas de sucesso.

Aniversário da Cidade

10 de Maio

Gentílico

maringaense

População

362.329 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Venha descansar e se divertir nesse lugar incrível.

Clima

Sub-tropical umido com chuvas no verão e inverno com geadas pouco frequente.

Temperatura Média

20°C

hspace=0 COMO CHEGAR:

BR 277
BR 376/101
PR 508
PR 412

Localização

Município da Região Norte Central do Estado do Paraná.

Limites

Ângulo, Mandaguaçu, Floresta, Ivatuba, Marialva, Paiçandu, Iguaraçu, Sarandi e Astorga.

Acesso Rodoviário

Terminal Rodoviário Governador Álvaro Dias
Avenida Damião Botelho de Souza, s/nº
Tel. (0xx41) 3442-1785 / 3442-2147.

Distâncias

Da capital

430 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Horto Florestal 

Compreende uma área de 15 alqueires de vegetação nativa da região, de propriedade particular da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, foi criado em 1950, com o objetivo de servir como sustentáculo para a arborização de Maringá, além de fornecer mudas às famílias recém chegadas, que pretendiam ajardinar seus quintais.

A idéia de conservar essa área surgiu em função da existência de uma represa e ajardinamento ao redor da mesma.
O idealizador desse horto foi o agrônomo Dr. Luiz Teixeira Mendes, também autor do projeto de arborização de Maringá e por essa razão o horto leva seu nome.

Os viveiros serviam para acomodar mudas de inúmeras espécies que vinham de vários locais, tais como: Secretaria de Agricultura de São Paulo, Escola Superior Dr. Luiz de Queiroz - Piracicaba e Instituto Agronômico de Campinas.

Informação extraídas da entrevista do Dr. Aníbal Bianchini da Rocha.
Possui uma área de 368.300m², 17,5 alqueires

Endereço: Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes
Maiores Informações: (044) 226-6062
Horário de Visitação: segunda a domingo das 8:00 as 17:00 horas

Catedral Brasílica menor nossa senhora da Glória

Monumento símbolo da cidade, foi idealizada por Dom Jaime Luiz Coelho e projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci, foi construída entre julho de 1959 e maio de 1972. É o monumento mais alto da América do Sul e o 10º do Mundo. Sua arquitetura é moderna e arrojada, em forma cônica, apresentando um diâmetro de 50 metros e uma única nave circular com 38 metros de diâmetro. O cone tem altura externa de 114 metros, sustentando um cruz de 10 metros, com o total de 124 metros, envolvendo um segundo cone com altura livre interna de 84 metros.
A sua pedra fundamental, um pedaço de mármore, foi retirada das escavações da Basílica de São Pedro e Bento pelo Papa Pio XII, sendo lançada em 15 de agosto de 1958.
Na sua plástica, 16 vitrais foram montados em concreto de autoria de Lorenz Helmair, num jogo de luzes e cores em linhas abstratas, representando a história da criação, a queda do homem e sua caminhada para a salvação. E em seu interior é de inspiração de Manfred Osterroht, o crucifixo de madeira que possui 7 metros de altura é do escultor Conrado Mose, e as pinturas em aquarela de alto relevo do artista maringaense Zanzal Mattar
Em frente a Catedral, existe um monumento com a imagem de Nossa Senhora da Glória, medindo 2 metros de altura em Pedra Sabão. Foi esculpida por Expedito Sobreira Ribeiro em Porto Firme, Minas gerais, e representa a Padroeira abençoando a cidade.
O mirante interno pode ser alcançado por escadas e é aberto ao público.

Parque Internacional de exposições Francisco feio Ribeiro

O Pavilhão internacional de exposições, um dos maiores do Paraná tem 8.000 m².

A maior arena de Rodeio coberta da América Latina com capacidade de abrigar 20.000 pessoas sentadas. Única arena coberta em um Parque de Exposições (com 105 metros de vão livre de 8.000 m² de área total).

Oito pavilhões com capacidade de 100 animais cada Recinto de Leilões com capacidade de 600 pessoas Currais e baias par abrigar 4.500 animais Estacionamento para 50.000 veículos

Pavilhão para pequenos eventos (exposições) de 1.000 m²

Laboratório de Análise de Solos, sendo um dos melhores laboratórios no Estado.

Endereço: Av. Colombo 2186 - Vila Morangueirinha
Maiores Informações: (044) 228-8159 
Horário de Funcionamento: de segunda a quinta das 8:00 às 11:00 e das 13:30 às 18:00 horas e sexta das 8:00 às 11:00 e das 13:30 às 17:00 horas

Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória
Av.
Tiradentes

Monumento ao Desbravador
Praça Sete de Setembro

Bosque das Grevíleas
Av.
Pio XII - zona 05

Capela Santa Cruz
R.
Santa Joaquina de Vedruna
esq. c/ Av. Brasil

Mural Artístico
R.
Antônio Octávio Scramim (entre o Colégio Santa Cruz e a Escola Estadual José Gerardo Braga).

Templo Budista Jodoshu Nippakuji
de Maringá
Av.
Londrina, 477-Aeroporto

Teatro Calil Haddad
Av.
Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 zona - 05

Mesquita Muçulmana Sheik Mohamed Ben Nasser Al Ubudi
R. Itália, 26 Jardim Guaporé.

Capela Madre Paulina
R. Ponta Grossa, 70 - Aeroporto

Santuário Diocesano
Nossa Sra. de Fátima
R. Monsenhor Kimura, 36

Parque do Ingá
Av. São Paulo - centro

Tropical Waterpark Internacional
Av. Arqtº Nildo
Ribeiro da Rocha, 2527

Arborização
Mas, se o caminho até Maringá já é uma atração, a chegada a um dos municípios mais arborizados do sul do país é ainda melhor. A Cidade Verde, como também é conhecida, apresenta cerca de 27m² de área verde por habitante.

City - tour
É oferecido à turistas e maringaenses um city-tour que em aproximadamente duas horas, contempla os treze principais pontos turísticos de nossa cidade, além de vislumbrar os “túneis verdes”, isto é, formados pela junção das copas das árvores em várias ruas e avenidas. O passeio é realizado sempre aos sábados, domingos e feriados às 15h com saída defronte à Catedral Nossa Senhora da Glória.
 
Av. Tiradentes, s/nº. Informações e reservas para grupos : segunda a sexta das 12h às 18h pelo fone: 221-1428.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

 Março 

- Festa Nacional da Costela

 Abril

- Festão São José

 Maio

- Festa da Canção

- Expoingá

- Festa Tradicional Junina do Centro Português

 Junho

- Festa Comunitária da Zona Sete

 Julho

- Hallel de Maringá

 Agosto

- Fest Alvorada

- Festa da Padroeira Nossa Senhora da Glória

- Moda Paraná

 Setembro

- Infotech

 Outubro

- Maringado

 Novembro

- Rodeio Mundial Universitário 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3221-1510

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx:(41) 3320-3000    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E 5º TABELIONATO DE NOTAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3304-7166

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.paranacidade.org.br

www.pr.gov.br

www.achetudoeregiao.com.br

www.omelhordemaringa.com.br

www.webhotel.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Maringá

maringa é uma cidade muito linda me pretento me mudar o mais rapido possivel e desfrutar essa cidade. eu continuar trabalhando com muita dedicação com montagem desmontagem de divisorias.
Por: eduardo

Morei 2 anos em Maringá, e foi maravilhoso! Amei esta cidade! Acho que poderia ser chamada de Cidade Maravilhosa também.
Por: Denise Aparecida

se eu conheço maringá eu sou de la só que moro em são paulo mais graças a deus eu vou voltar pra la pra minha cidade linda maringaaaaaaa
Por: carolline lauane bazaglia

tinha um sonho em visitar e conhecer essa cidade tão bem falada pelos meus amigos..então nas ferias de julho de 2008 a oportunidade apareceu,enão pensei duas vezes...quando chegeui em maringá me encantei,é magico,linda com lugares variados que agradam a todos os gostos...qualquer pessoa que visitar concerteza tera um lugar para se identificar e aproveitar... abraços...silvia de toledo parana
Por: silvia fappi

Bom dia ! para Maringa vi pelo site que e uma cidade muito gostosa,muito em breve irei conhecer.parabéns aos representantes da cidade.
Por: merilyn pessoa

nossa !!!! linda cidade!!! morei ai somente 06 meses se pudesse voltaria hj mesmo aprendi muita coisa nessa cidade uma experiencia q nunca mais volto a viver OBRIGADA MARINGÁ
Por: Debora Luiza de Oliveira

minha terra natal é Maringa gosto muito de la uma cidade grande divertida te adoro muitão Maringa beijosss....
Por: Geisi Maiely S. Rosa

lugar mais maravilhoso que ja conheci, seu verde é algo q nos trasporta para fora do Brasil, de tao belo ... ainda morarei lá... bjsss
Por: haeliani rocha

Jamais conheci uma cidade tão agradavel como Maringá. É uma cidade que agrada o visitante logo no primeiro contato, é uma cidade completa, bela, verde, rica e inesquecível.
Por: Ronaldo Abreu

Conozco Maringa,vivi 8 meses que me resultaron inolvidables.Una ciudad preciosa con unos habitantes espectacularmente maravillosos,solidarios la verdad un ejemplo para toda Sudamerica.Soy Uruguayo de la ciudad de Canelones Republica Oriental del uruguay
Por: Sergio Urtizberea

Maringá não pode ser a maior cidade de mundo mas para mim ela é infinita
Por: Augusto Monteiro da Silva

Uma maravilha essa cidade .feita por DEUS.amo sou moradora a 1 ano e sou apaixonada .e uma cidade linpa ,arborizada,excelente para criar filhos MARAVILHOSA.
Por: Patricia

Não conheço , mas pretendo conhecer. Pelas fotos já vi que é uma cidade maravilhosa!!!! celia
Por: celia

SOU MORADOR DE MARINGA DESDE 1953,ME ORGULHO DESTE CIDADE,lembro da rodoviaria velha e da catedral,que diferença hoje.
Por: WILTON JOÃO CONDE

Eu nasci em maringá...Estou no estado de São Paulo o oito anos...Mais vivo de sdds dessa cidade maravilhosa...........
Por: isabel soares de souza

Minha maringá, minha cidade linda, seus verdes sua ruas largas,seus ortho florestais, uma cidade bem planejada seu povo hospitaleiros, quantas lembranças dos meus desesseis anos nos cine Maringa, minha maringa como eu te amo.
Por: Eduardo de Menezes

maringá conhecida como a cidade menos violenta de todo o brasil linda e maravilhosa no Paraná venha conhecer a cidade mais segura do brasil
Por: não reconhecido

e uma cidade muito linda ja fui e estou morendo de saudade minha linda querida avo morava ai so tenho recortaçao boa e linda dessa cidade
Por: flavia laiseni

Que pena que moro tão longe desta cidade decantada por todos. Tão bela quanto as flores dos Ipês que caem pelas calçadas. Moro em Morrinhos, Goiás, trasbalho em Rio Quente, às margens do maior Rio de águas quentes do mundo. O nosso Brasil tem tantos lugares lindos que certamente jamais conheceremos todos. Maringá é um desses lugares mágicos. Parabéns a todos os paranaenses, especialmente os residentes em Maringá. Lugar encantador!
Por: Ercilio Barros

Eu residi em MARINGÁ, de 1957 até 1967. Com muita tristeza meu pai resolveu que mudaríamos para Mato Grosso. Hoje, moro em Araçatuba, interior de São Paulo. Sinto muitas saudades dessa maravilhosa cidade. Tenho ido visitar tres amigas aí. Choro de emoção, como se eu tivesse nascido em Maringá.É um exemplo de lugar e pessoas. Para mim, dos lugares que fixei residencia, Maringá em 1º. Obrigada
Por: Mercia Terezinha Alcantara Lima

de passagem por maringa me encantei de imediato,cidade limpa linda e pessoas simpaticas,e naõ e so aparencia naõ,a cidade e limpa de verdade e rola muita consciencia,legal bom demais
Por: lupaola gomes

quero morar em Maringá.. amei a cidade, linda e arborizada. Volterei em breve!
Por: Monica Figueiredo

pr que eu gosto muito de la eu tanbem quero conhesser
Por: leticia fancely

Morar em Maringá não apenas um sonho de qualquer: É um previlégio. Eu acalentei este sonho desde quando conheçi a mais verde das cidades em outubro de 1969, quando o realizei em março de 1993. Após um período de 10 anos no exterior-Japão-(mas mantendo nosso apt.), regressei em abril 2003 e embora aqui não tenha nasçido, amo Maringá como se fosse a minha cidade natal. Maringá só tem um defeito: Não ter defeito.
Por: Jair Narciso de Carvalho

cidade linda d+. maravilhosa!!!!! quando tiver oportunidade vo conhecer.
Por: livrada da silva satel

ainda nao tive a oportunidade! nao. mas um dia ainda vo ai conhecer! so de sao de sao jose rio claro.mt
Por: livrada da silva satel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Maringá
Fundação:
1951
Altitude:
596m
População:
286.461 habitantes
Área:
490,9km²
Densidade Demográfica:
583,54hab/km²
CEP:
87000-000

Envie seu comentário sobre Maringá

banner