Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu-PR
banner

Bem-vindo a Foz do Iguaçu!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Foz do Iguaçu, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Foz do Iguaçu.

A cidade de Foz do Iguaçu, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1914. A localidade está em uma altitude de 164m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 259.425 habitantes. A área total de Foz do Iguaçu é de 590,3km², e sua densidade demográfica é de 439,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Foz do Iguaçu-PR é 85850-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Foz do Iguaçu é uma cidade localizada no oeste do Paraná, e se tornou referência em turismo por conta das Cataratas. As Cataratas do Iguaçu são constituídas pelas quedas do rio que leva o mesmo nome. No total, são 19 saltos principais, que podem chegar a 80 metros de altura! Com isso, nem é preciso dizer que a paisagem é simplesmente incrível – tanto, que foi considerada uma das Sete Maravilhas da Natureza.

O melhor é que nas Cataratas existem passeios, ou seja, além de observar as quedas d’água, ainda há muito para se fazer. O mais conhecido é o Macuco Safari, que começa com uma trilha no meio da natureza e termina com uma grande aventura dentro de um barco inflável no Rio Iguaçu, embaixo dos saltos. Adrenalina pura!

No entanto, diferente do que muitos pensam, nem só de Cataratas é feita a cidade. Foz do Iguaçu também abriga a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo todo, responsável pela geração de energia que abastece boa parte do país. A Itaipu também tem um roteiro para os visitantes, que desejam conhecer de perto como funcionam os seus procedimentos. Também é uma experiência incrível.

Outro ponto turístico de Foz do Iguaçu é o Parque das Aves, no qual você poderá ficar bem pertinho de mais de 800 aves de 200 espécies diferentes, acompanhado pela paisagem formada pela Mata Atlântica. Não é apenas olhar de longe: em alguns trechos do parque você pode entrar nos viveiros, em contato direto com as araras e os belos e simpáticos tucanos! Que tal observar a elegância dos flamingos? No Parque das Aves você pode fazer isso e muito mais.

Não deixe de apreciar a deliciosa gastronomia de Foz do Iguaçu, tipicamente constituída por peixes de água doce, como o dourado, por exemplo. O “Pirá de Foz” é o prato mais típico. Não se esqueça de que você estará muito próximo de outros países, como a Argentina e o Paraguai - ou seja, é uma excelente oportunidade para esticar o passeio, conhecendo novas culturas e pessoas. Para quem gosta de natureza e aventura, Foz do Iguaçu é o destino ideal.

Informações de Foz do Iguaçu

ROTEIROS DO BRASIL

Roteiro: Paraná, um cenário de atrações do Atlântico ao Iguaçu

"Terra das Cataratas"Destino do Mundo"Foz"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Pesquisas arqueológicas realizadas pela Universidade Federal do Paraná no espaço brasileiro do reservatório de Itaipu antes de sua formação situaram em 6.000 a.C. os vestígios da mais remota presença humana na região; vários grupos humanos sucederam-se ao longo dos séculos. Os últimos que precederam os europeus (espanhóis e portugueses) foram os índios. Em 1881 Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa que começaram a explorar a erva-mate. Oito anos após foi fundada a colônia Militar na fronteira - marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros e do que viria a ser o município de Foz do Iguaçu.

SIGNIFICADO DO NOME:

Seu nome provém do Rio Iguaçu que significa água grande.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

10 de Junho

GENTÍLICO:

iguaçuense

POPULAÇÃO:

263.508 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município localizado na fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina, Foz do Iguaçu abriga um dos mais famosos pontos turísticos do País, as Cataratas do Iguaçu, tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural de Humanidade e a Usina Binacional de Itaipú, Preojeto gigantesco desenvolvimento pelo Brasil em conjunto com o Paraguai. Conta com uma das mais completas infra-estrutura turísticas do Sul do País e oferece opções de turismo de compras no Paraguai, de aventura, lazer, ecológico e cultural atraindo cerca de três milhões de visitantes todos os anos. Seu Padroeiro é São João Batista.

CLIMA:

Subtropical úmido com verões quentes geadas poucos freqüentes e chuvas em todos os meses do ano.

TEMPERATURA MÉDIA:

23ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Curitiba: BR-277

LOCALIZAÇÃO:

Município da Região Oeste do Estado do Paraná

LIMITES:

Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipú, República do Paraguai e República da Argentina.

DISTÂNCIAS:

-Águas de Lindóia/SP - 1.080 km

-Aracaju/SE - 2.983 km

-Belo Horizonte/MG - 1.478 km

-Brasília/DF - 1.571 km

-Campinas/SP - 1.029 km

-Cotia/SP - 1.018 km

-Cuiabá/MT - 1.419 km

-Curitiba/PR - 636 km

-Fortaleza/CE - 3.477 km

-Guarujá/SP - 1.143 km

-Guarulhos/SP - 1.056 km

-Itu/SP - 981 km

-Maceió/AL - 3.241 km

-Manaus/AM - 3.723 km

-Mangaratiba/RJ - 1.414 km

-Mata de São João/BA - 2.780 km

-Mogi das Cruzes/SP - 1.096 km

-Natal/RN - 3.750 km

-Porto Alegre/RS - 895 km

-Porto Feliz/SP - 945 km

-Porto Seguro/BA - 2.408 km

-Praia do Forte/BA - 2.822 km

-Recife/PE - 3.466 km

-Ribeirão Preto/SP - 964 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.467 km

-Salvador/BA - 2.789 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 2.431 km

-Santos/SP - 1.124 km

-São Paulo/SP - 1.042 km

-Sete Lagoas/MG - 1.530 km

-Sorocaba/SP - 961 km

-Teresópolis/RJ - 1.526 km

-Vespasiano/MG - 1.505 km

-Viamão/RS - 924 km

-Vitória/ES - 1.908 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

- Cataratas do Iguaçu 

  -A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. O rio nasce próximo a serra do mar e percorre 1320 km até a foz, desaguando no rio Paraná. Com aproximadamente 150.000.000 de anos, as quedas isoladas são 275, formando uma frente única em tempo de cheia. Os grandes saltos são 19, apenas três do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos - a maior parte deles voltados para o Brasil - permite ver todos a um só tempo apenas do lado brasileiro. Após uma ampla curva e uma corredeira, a parte principal das cataratas precipita-se lateralmente na profunda fenda de erosão, formando a Garganta do Diabo. O rio Iguaçu mede 1200 m de largura acima das cataratas, estreitando-se até 65. A largura total no território Brasileiro é de 800 m e no lado argentino de 1900 m, resultando uma largura total de 2700 m para frente semicircular dos saltos. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia de 150 a 300 e a altura das quedas varia de 40 a 90 metros. A vazão de água é de 300 m 3 /s nas ocasiões de seca e de 6500 m 3 /s nas cheias, com uma média de 1500 m 3 /s.

-Palácio da Cataratas - Prédio da Prefeitura

  -A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu pode ser considerada um marco de desenvolvimento histórico, político e social iguaçuense. Sua construção data do Governo do Interventor Manoel Ribas, no ano de 1939. Na época era prefeito do município o Capitão e Delegado Melquíades do Valle. Hoje o prédio pertence ainda ao órgão público, porém, a sede não comporta mais todas as estruturas da prefeitura, abrigando no local apenas a parte administrativa.
ENDEREÇO: Praça Getúlio Vargas, 280 - Centro - CEP: 85851-340.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta das 8h às 14h.

-Macuco Safári 

  -Em completa integração com a natureza, a trilha do Macuco Safári nos leva a cenários deslumbrantes e sensações indescritíveis. O passeio começa a bordo de uma carreta puxada por veículos especiais e durante 3 km guias relatam histórias e curiosidades sobre a fauna e flora da região, em seguida uma caminhada de 600 metros em trilha que permite contato direto com o meio ambiente, conduz ao Salto do Macuco, uma queda d'água com aproximadamente 20 m de altura situada entre rochas milenares. A próxima etapa da aventura é a subida pelo rio Iguaçu em direção à Garganta do Diabo em barcos infláveis bimotores. O passeio tem duração de aproximadamente 1h45, com saídas a cada 15 minutos.

-Rios Iguaçu e Paraná 

  -O rio Iguaçu é o maior rio totalmente paranaense; nasce próximo a Serra do Mar, em Piraquara, onde recebe o nome de Iraizinho. Percorre no sentido leste-oeste 1320 km até formar as maravilhosas Cataratas do Iguaçu, separando o Brasil da Argentina. Após este espetáculo, o rio Iguaçu segue seu rumo, encontrando o rio Paraná.
O rio Paraná origina-se da confluência dos rios Paranaíba e Grande, na divisa dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.
Após a junção desses rios, na região de Aparecida do Taboado, o rio apresenta largura de 1 km e característica de rio de planalto, com um elevado potencial hidráulico, pois é em seu leito que se encontra a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
A bacia inteira abrange cerca de 3 milhões de km 2 , sendo a extensão total do rio Paraná e dos afluentes, Paranaíba e Grande, em torno de 4000 km.
Devido a sua vazão e à extensão de sua bacia, o rio Paraná, incluindo seus afluentes, é um dos sete maiores rios do mundo. 

-Parque Nacional do Iguaçu

  -Localizado no extremo oeste do Paraná, o Parque faz fronteira com o território argentino, além de delimitar-se com diversos municípios paranaenses, abrangendo cerca de 185.000 ha.
Foi criado em 10 de janeiro de 1939 e tombado em 1986 pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade constituindo-se numa das maiores reservas florestais da América do Sul, bem como de proteção dos recursos naturais renováveis do Estado. O tipo de vegetação predominante é a mata pluvial e a mata de araucária, com a presença de palmeira, imbuía, caviúna, erva-mate etc.
No Parque, o espetáculo são as Cataratas do Iguaçu. De forma semicircular, com 2700 metros de largura, as quedas enchem os olhos dos visitantes, pela espuma dágua que cai de uma altura de até 72 metros nos saltos existentes entre o Brasil e a Argentina - o número de saltos varia entre 150 e 300 dependendo da vazão do Rio Iguaçu.
Além das exuberantes cataratas, possui em seu interior outras atrações como a fauna, bastante representativa, o Poço Preto, o Salto do Macuco, o Centro de Visitantes, a Estátua de Santos Dumont, homenagem da VASP ao Pai da Aviação, responsável pela transformação da área das cataratas em Parque Nacional, e um hotel de lazer.
Criado pelo Decreto 1035 10 janeiro de 1939, situa-se no extremo Oeste do Paraná, o Parque faz fronteira com o território argentino, além de delimitar-se com diversos municípios paranaenses, abrangendo cerca de 185 mil hectares no lado brasileiro, a unidade une-se a outros 55 mil hectares do Parque Nacional Iguazu, na Argentina. Foi tombado em 1986 pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade constituindo-se numa das maiores reservas florestais da América do Sul, bem como de proteção dos recursos naturais renováveis do Estado.
A flora do Parque Iguaçu é composta basicamente por dois grupos: floresta estacional semidecídua, e mata de araucária angustifolia. Já a fauna é de expressão representativa. São mais de 200 espécies de aves, sendo as mais significativas os papagaios, tucanos, gaviões, beija-flores, pintassilgos, jaburus, ressalta-se a arara-Canindé e o papagaio-de-peito-roxo, bem como gaviões-pega-macaco, o macuco e o pato mergulhador.
No que se refere à diversidade biológica, foram identificadas 257 tipos de borboletas, 18 de peixes, 12 de anfíbios, 41 de serpentes, 8 de lagartos, 3 de quelônios e 45 de mamíferos.
A mastofauna é composta pela suçuarana e pelo jaguar, que são formas predadoras que necessitam de grandes áreas. Além, da anta, veado-mateiro, capivara, paca entre tantos outros.
Os pesquisadores ali desenvolvem importantes trabalhos sobre felinos, com ênfase na bioecologia da onça-pintada (Panthera onca), uma espécie em extinção que tem neste parque o último refúgio da região.
No ano de 2000 ocorreu à implantação da nova estrutura de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, que visa oferecer mais segurança e qualidade no atendimento aos visitantes e ao mesmo tempo fomentar a educação ambiental, desse projeto fazem parte:
Centro de Visitantes : Projetado para ser o portão de entrada do Parque, opera como um centro de embarque e desembarque dos visitantes, oferece ainda serviços como informações sobre o Parque, telefones, sanitários, câmbio, ambulatório, fraldário, loja de souvenir e estacionamento de veículos. O complexo tem capacidade para receber até 12 mil visitantes por dia.
Sistema de Transporte : Seu objetivo é diminuir o número de veículos que trafegam pelo Parque, reduzindo também a emissão de poluentes por pessoa transportada e o risco de atropelamento de animais silvestres.
Espaço Porto Canoas: Possui ampla área de convivência para descanso e contemplação, apresentação de shows folclóricos e culturais, com vista do mirante Porto Canoas e do pôr do sol. Ali está localizada a estação final do transporte interno do Parque, contando com serviços de sanitários, ambulatório, ambulância, telefones públicos, área para exposição ambiental e praça de alimentação, cujo slogan é "a vista mais saborosa das Cataratas", devido sua localização privilegiada, com seu deck "debruçado" sobre o rio Iguaçu, proporcionando aos turistas uma vista única da parte superior das Cataratas.
O acesso ao Parque Nacional do Iguaçu é feito pela BR 469 (Rodovia das Cataratas) km 18. Horário de visitação: segunda-feira das 13h às 18h e de terça-feira a domingo das 8h às 18h (verão). Segunda-feira das 13h às 17h e de terça-feira a domingo das 8h às 17h (inverno).

-Itaipu Binacional 

  -A Usina Hidrelétrica de Itaipu é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e o Paraguai, com o objetivo de aproveitar o potencial hidráulico das águas do Rio Paraná. Seu reservatório abrange 15 municípios do Oeste Paranaense e um do Mato Grosso do Sul. Devido às dimensões, a hidrelétrica é considerada "A Obra do Século" e uma das sete maravilhas do mundo moderno, conforme pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Engenharia Civil.
Em maio de 1974, foi criada a entidade Binacional Itaipu, para gerenciar a construção da usina. O início efetivo das obras ocorreu em janeiro do ano seguinte, que teve seu ponto culminante em 1982, com o fechamento das comportas do canal de desvio para o enchimento do reservatório.
A hidrelétrica possui a potência instalada de 12.600 MW, proporcionada por 18 unidades geradoras com capacidade de 700 MW cada, sendo que em 1984 entrou em operação a primeira unidade geradora de Itaipu. A 18ª entrou em operação em 9 de abril de 1991. Em Itaipu existem três tipos de visitas: Turística, Especial e Técnica. Localiza-se na Avenida Presidente Tancredo Neves, 6702.
Horário de visitação: segunda-feira a sábado das 8h às 10h e das 14h as 15h30.

-Lago de Itaipu 

  -Formado em 1982, com o fechamento das comportas do canal de desvio da Hidrelétrica de Itaipu, o lago tem área de 1.350 km² e profundidade média de 22 m, podendo alcançar 170 m nas proximidades da barragem. O lago possui também 66 pequenas ilhas, das quais 44 estão na margem brasileira e 22 na margem paraguaia.
O lago criou uma série de alternativas econômicas que aos poucos começam a ser explorada, com a implantação de grande número de instalações de lazer como: clubes, praias artificiais, ancoradouros, marinas e parques. Estes investimentos atraem milhares de pessoas anualmente, motivadas pelas festas regionais, competições esportivas ou encontros culturais.
Além de mudar o aspecto geográfico da região, o Lago de Itaipu também criou uma série de alternativas econômicas e de lazer que aos poucos vêm sendo exploradas pelos municípios lindeiros. A agricultura, base da economia regional cedeu lugar à atividade turística.
Como parte do projeto, o Lago de Itaipu, além de fornecer a água para movimentar as unidades geradoras, é à base dos programas de preservação da fauna e da flora da região.
Abriga nas duas margens, duas reservas e cinco refúgios biológicos que somam 35.858 ha de área, sendo ainda cercado por uma Faixa de Proteção reflorestada, com 13 milhões de árvores, equivalente a 63.376 ha o que impede seu assoreamento e poluição.

-Terminal Turístico Três Lagoas 

  -Instalado às margens do Lago de Itaipu, o terminal turístico foi cedido por Itaipu a comunidade de Foz do Iguaçu para aproveitamento do potencial turístico. Este espaço também é popularmente conhecido como "Prainha de Três Lagoas".
O terminal possui um amplo pórtico de entrada, área verde para camping, estacionamento, churrasqueiras cobertas, quiosques, lanchonetes, mirante, ciclovia e pedalinhos.
A praia é uma enseada formada por um "braço" do lago que surgiu com a construção da Hidrelétrica de Itaipu e também oferece oportunidade de lazer como passeios de barco e regatas. O reservatório de água de Itaipu transformou-se em um dos maiores lagos artificiais do Brasil com a função primordial de gerar energia para a hidrelétrica, mas também servir turisticamente. Tem um espelho com 1350 km 2 de área e cerca de 29 bilhões de m 3 de água. Localiza-se no final da Avenida João Riccieri Maran, s/n° no bairro de Três Lagoas a 20km de centro de Foz do Iguaçu. 

-Zoológico Municipal Bosque Guarani 

  -Inaugurado em 10 de junho de 1996, com uma área aproximada de 4 ha, possuindo árvores nativas e mais de 500 animais. O complexo dispõe de quatro pequenos lagos, playground, lanchonete e anfiteatro, onde são realizadas palestras de educação ambiental. Localiza-se na Rua Tarobá, 875. Horário de visitação: diariamente 8h às 17 h.

-Foz Tropicana Parque das Aves

  -Aliando ecoturismo à conservação ambiental, possui uma área de 16,5 ha, dos quais 4 ha são destinados a viveiros e instalações, e o restante é área de proteção ambiental. Numa trilha de 800 m por entre a mata, passa-se por viveiros perfeitamente integrados a floresta. No viveiro de pássaros nativos, aves de colorido indescritível sobrevoam e pousam a poucos metros do visitante. Os viveiros denominados floresta e pantanal alcançam 630 m² de área e 8 m de altura, representam o habitat de avifauna destes ecossistemas brasileiros. É permitida a entrada dentro dos viveiros, podendo apreciar a revoada das aves e seus comportamentos naturais.
Existem mais de 500 aves de diversas espécies do Brasil e de outros continentes, mostrando-se a diversidade de espécies do planeta, como os loris, periquitos, araras, flamingos, grous etc. Possui ainda programas de reprodução em cativeiro, de educação ambiental e visitas com orientação de biólogos. Dispõe de estacionamento, telefone público, sanitários e uma lanchonete, estando localizado a 8 km do centro de Foz do Iguaçu pela Estrada das Cataratas.

-Subestação de Furnas 

  -O sistema para transmitir em território brasileiro a energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu é um dos mais importantes do mundo ocidental. Utiliza as mais altas tensões em operação comercial, tanto em corrente contínua (cerca de 600 quilovolts, Kv) como em corrente alternada (aproximadamente 750 Kv). Além disso, o sistema tem capacidade de transmissão de até 12,6 milhões de quilowatts.
O Centro de Recepção de Visitantes de Furnas oferece ao público em geral apresentações de filmes técnicos sobre a empresa e seu projeto pioneiro de transmitir a energia gerada por Itaipu. Localiza-se na Avenida Tarquínio Josmin dos Santos, 1300.
Horário de visitação: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11h e das 12h às 16h. A entrada é gratuita. 

-Mineral Park

  -A 1.000 metros do Parque Nacional do Iguaçu - no principal corredor turístico de Foz do Iguaçu - Rodovia das Cataratas, km 16, está localizado o mais completo Parque Mineral do País, com trilhas sob uma reserva de mata natural, que leva às minas de pedras preciosas.
O museu é parte desta beleza, onde podem ser observados minerais imponentes pelo seu tamanho e beleza, encontrados em diversas regiões brasileiras.
A arte da lapidação de pedras preciosas, bem como todo o procedimento de corte e polimento, pode ser conhecida no Mineral Park.
Entre os minerais expostos, pode-se conhecer fósseis com aproximadamente 200 milhões de anos, Ametista com cerca de uma tonelada, e um grande número de outros minerais.

-Ecomuseu

* Mineral Park também já não está em pleno funcionamento;

  -Inaugurado em 16 de outubro de 1987, numa área construída de 1200 m² é uma obra voltada especificamente para a ecologia da região. Seu objetivo é assegurar a pesquisa, preservação, conservação, interpretação e dinamização do conjunto de elementos naturais e culturais da região.
Em seu interior, estão expostos objetos oriundos das escavações da hidrelétrica que contam um pouco da história regional.
Espécies de peixes e animais existentes na área do reservatório, também estão em exposição.
O Ecomuseu possui um arboreto de 525 m² para a os principais espécimes vegetais, cujo habitat está na área de influência do reservatório de Itaipu.
Oferece laboratórios de estudos e pesquisas sobre o meio ambiente, atendimento às escolas, oficinas de criação e conservação, biblioteca especializada, exposições volantes e, participação e apoio aos eventos regionais de cunho cultural.

-Espaço das Américas

  -Inaugurado em 17 de janeiro de 1997, o Espaço das Américas está localizado no Porto Meira, junto ao Marco das Três Fronteiras, e pertence ao Governo do Estado do Paraná. Projetado pelo arquiteto Domingos Bongstabs, foi construído com o objetivo de ser utilizado em atividades de educação ambiental e também promover a unidade cultural das Américas, constituindo-se em local para realização de exposições, seminários e outros eventos, principalmente ligados ao Mercosul.
Sua arquitetura é bastante integrada ao meio ambiente que o cerca, misturando o rústico ao moderno. O local tem um auditório com capacidade para 400 pessoas e encontra-se à disposição da comunidade para eventos, mediante reservas.
ENDEREÇO: Rua Marco das Três Fronteiras - Jardim Três Fronteiras - CEP: 85855-616.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Diariamente das 8h às 20h.

-Marco das Três Fronteiras

  -Obelisco construído em pedra e cimento e pintado com as cores nacionais, o Marco das Três Fronteiras estabelece o limite territorial e a soberania do Brasil com a Argentina e o Paraguai. É importante historicamente, pelo fato de que Foz do Iguaçu deveria desenvolver-se demograficamente nessa região, conforme determinações da antiga Colônia Militar. O Marco representa um ponto de atração turística dos mais singulares da cidade.
Localizado a 6 km do centro da cidade, com acesso pela Av. General Meira, o Marco brasileiro foi inaugurado em 20 de julho de 1903, juntamente com o Marco argentino através de uma Comissão Estratégica dos dois países. As Comissões, brasileira, sob o comando do General Dioniso Cerqueira e a argentina, pelo General Garmêndia. A visita ao local é marcada pela bonita paisagem de pinheiros, ao longo dos 1.000 metros que separam o Marco da Av. General Meira. O local dispõe ainda de estacionamento, lanchonete, loja de artesanato, play ground e um mirante, de onde o visitante tem a oportunidade de observar a localização simultânea dos três países fronteiriços, cada qual com o seu Marco e suas respectivas cores nacionais, e ainda, visualizar o sublime encontro das águas do Iguaçu com o do Paraná, um espetáculo da natureza, onde se predomina a calma e a paz do lugar.

-Ponte Internacional da Amizade

  -A Ponte Internacional da Amizade, inaugurada em 27 de março de 1965, possui uma extensão de 552,40 metros e um vão livre de 303 metros, o maior do mundo em obra de concreto, com 13,50 metros de largura e altura de 78 metros.
Localizada no final da BR 277, possibilita acesso rodoviário direto a Assunção, pela Ruta 01 no Paraguai.
Dados Históricos:
29/05/1956 - Os Governos do Brasil e do Paraguai realizaram um acordo para a construção da ponte.
14/11/1956 - Criada a Comissão Especial para construção da Ponte, chefiada pelo Engenheiro Almyr França.
27/03/1965 - Inauguração da Ponte pelos Presidentes Castelo Branco, do Brasil e Alfredo Stroessner, do Paraguai.

-Ponte Presidente Tancredo Neves

  -Situada no inicio da BR 469, aproximadamente a 4 Km da montante da foz do rio Iguaçu e, inaugurada em 29 de novembro de 1985, a Ponte Tancredo Neves liga Foz do Iguaçu, no Brasil, a Puerto Iguazú, na Argentina.
A Ponte Tancredo Neves comporta duas pistas de tráfego e dois acostamentos para passagem de pedestre, além de um complexo alfandegário de 2.500 m² de área construída em cada lado, que abriga repartições aduaneiras, policiais, sanitários e informações turísticas.
Com acesso de 2 Km pelo lado brasileiro e 3 Km pelo lado argentino, sua extensão é de 489 metros e um vão livre de 220 metros, um dos maiores do gênero no mundo. Possui 16,50 metros de largura e 72 metros de altura.
Dados Históricos:
1972 - Assinatura de um Tratado de Intenção entre os Presidentes Lanusse, da Argentina e Garrastazu Médici, do Brasil, para construção da Ponte.
24/01/1979 - Reunião mantida em Foz do Iguaçu, por autoridades e empresariado de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, com o objetivo de formar uma Comissão pró-construção da Ponte.
Maio/1980 - Criação de uma Comissão Mista Brasileiro - Argentina em Buenos Aires, na Argentina, para a construção da Ponte, tendo a presença dos Presidentes João Batista de Oliveira Figueiredo, do Brasil, e Reynaldo Bignone, da Argentina.
16/12/1982 - Depois de vários estudos feitos a respeito da obra, foi concretizado o Contrato, com a presença de grande número de técnicos e autoridades do Brasil e Argentina.
13/01/1983 - Cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Ponte sobre o rio Iguaçu, realizada pelos Presidentes João Batista de Oliveira Figueiredo, do Brasil, e Reynaldo Bignone, da Argentina. Na mesma data foi expedida uma Ordem de Serviço para construção da Ponte, por um Consórcio de empresas.
29/11/1985 - Inauguração da Ponte Tancredo Neves, pelos Presidentes José Sarney, do Brasil, e Raul Alfonsin, da Argentina.

-Catedral de São João Batista

  -A Igreja Matriz foi construída de forma muito vagarosa, tendo seus trabalhos interrompidos por diversas vezes. Seus alicerces fracos e mal acabados, acabaram provocando rachaduras, além de terem causado a queda dos sinos em movimento. Situada à Av. Jorge Schimmelpfeng, centro, a construção da Igreja Matriz teve três fases distintas:
1a. fase: Concluída em 1940 - Parte que caracteriza o Presbitério, sem a torre.
2a. fase: 1950-1952 - A nave principal com torre.
3a. fase: 1978 - Laterais atuais.
Dados Históricos:
14/11/1916 - Doação do terreno da Igreja pelo Prefeito Jorge Schimmelpfeng.
Abril/ 1925 - Chega de Curitiba licença para construção da Igreja de alvenaria.
03/05/1925 - Incêndio da Igreja, devido a queda de um foguete que prendeu-se no telhado da Igreja.
24/06/1925 - Foi solenemente benta e colocada a pedra fundamental da nova Matriz.
25/12/1952 - Os sinos da Igreja soaram pela primeira vez.

-Escola do Centro Espírita

  -A memória da cidade não está presente apenas nos prédios públicos, mas também em casas particulares. Um exemplo é o anexo da Sociedade Espírita Paz, Amor e Caridade, construído em 1935, sob supervisão do então diretor do Centro, José Vicente Ferreira, construído a fim de sediar uma escola para carentes. Assim, essa casa espírita abrigou uma das primeiras escolas de Foz do Iguaçu, a Escola Municipal Jorge Schimmelpfeng.
ENDEREÇO: Rua Quintino Bocaiúva - Centro - CEP: 85851-130
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça às 20h / Quarta às 16h / Domingo às 19h
Não é permitida a visitação no local.

-Mesquita Muçulmana

  -A comunidade islâmica de Foz do Iguaçu empenhou-se na construção da Mesquita, cuja pedra fundamental foi lançada em 1981. Após dois anos, em 23 de março de 1983, foi oficialmente inaugurada, levando o nome de um dos mais íntegros e piedosos homens da história muçulmana, o predestinado Omar Ibn Al-Khatab. A área construída é de 600 m² e possui uma sala oval de aproximadamente 400m². Sua orientação é dada pelo Mihrab, feito na parede posterior da Mesquita e indicativo da direção da Cidade Santa de Meca, para onde volta a face o muçulmano em oração. A Mesquita de Foz do Iguaçu é um templo suntuoso, com um interior de incrível beleza. É ornamentada com arabescos, figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados. A arte é abstrata e a arquitetura, de caráter religioso em sua maior parte. Chama a atenção os minaretes, torres que circundam a Mesquita. Primorosas, apesar de sua função específica ter sido sempre a de um lugar alto onde ressoava cinco vezes por dia o chamado à oração, as torres têm também outras funções, sendo a mais importante a de sinal luminoso.
ENDEREÇO: Rua Meca, 599 - Jardim Central.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h - Sábados, das 9h às 12h.

-Templo Budista

  -O Templo Budista é um local de orações e meditações da comunidade oriental de Foz do Iguaçu. Com belíssima arquitetura, possui uma edificação onde se encontra o templo propriamente dito. À sua porta, encontra-se a palavra ORBI, que significa Ordem Budista. Na parte superior do templo, existem cinco estátuas de Buda que representam, entre outras coisas, a alegria, a sorte e a saúde. O templo possui uma sacada, de onde podem ser avistados o rio Paraná, a Ilha Acaray, a Ponte da Amizade, o centro de Ciudad del Este e parte de Foz do Iguaçu. Em frente ao templo, na parte externa, há uma ampla calçada e, ao lado, 112 estátuas de cerca de 2 metros de altura cada uma, sendo 108 estátuas amarelas e 4 estátuas maiores. Significam boas-vindas às pessoas que estão chegando no templo e representam mulheres cujas mãos estão estendidas para frente. A posição de uma das mãos significa boas-vindas e a outra representa energia positiva. A quantidade de estátuas não influencia no significado. As estátuas externas foram confeccionadas no próprio local e as do interior do templo foram trazidas da China. O Buda gigante, com cerca de 7 metros de altura, representa a doutrina budista e está posicionado de costas para o templo e de frente para a região fronteiriça.
ENDEREÇO: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 - Jardim Califórnia.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Terça a domingo, das 10h às 17h.

-34º Batalhão de Infantaria Motorizado

  -O Exército foi presença constante durante toda a fase de ocupação da cidade, primeiramente durante a Colônia Militar, que permaneceu na cidade de 1889 a 1913. A primeira Companhia Independente de fronteira foi criada em 13 de maio de 1932. O Batalhão tinha como missão a ocupação e defesa da fronteira, além de outras atividades como combater o contrabando, naquela época especialmente o de café, realizar o controle do trânsito de pessoas e de carros na Ponte da Amizade, além de fazer a patrulha na cidade durante a noite.
A Companhia contava com cerca de 250 homens e no ano de 1943 passou a chamar-se Primeiro Batalhão de Fronteira, ampliando suas instalações para comportar 700 homens. Em 1980, passou novamente por mudanças e passou a ser denominado 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, que compõe uma série dos mais de 70 que existem em todo o país. A sede do Batalhão ocupa uma área de 118 hectares no centro da cidade, sendo cerca de dois terços dessa área correspondente a uma reserva ecológica de preservação ambiental.
ENDEREÇO: Av. República Argentina, 593 - Centro - CEP: 85851-200.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a quinta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h / Sexta das 8h às 12h.

-Antigo Fórum - Hoje Biblioteca Municipal

  -O prédio da atual Biblioteca Municipal foi construído entre 1954 e 1955, durante o governo de Bento Munhoz da Rocha, e abrigava o antigo Fórum de Justiça da cidade. Na sua fachada encontra-se um painel em alto relevo das Cataratas, emoldurando uma das partes arquitetônicas do prédio, sendo de autoria desconhecida. Hoje o prédio abriga, além da Biblioteca Municipal, a Fundação Cultural e, desde o início de 2005, a Biblioteca Especializada em Turismo Frederico Engel.
ENDEREÇO: Rua Benjamin Constant, 62 - Centro - CEP: 85851-380
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta das 8h às 14h.

-Biblioteca Especializada em Turismo Frederico Engel

  -Inaugurada em 27 de fevereiro de 1992, a Biblioteca Especializada em Turismo presta homenagem ao pioneiro Frederico Engel, proprietário do primeiro hotel de Foz do Iguaçu, denominado "Hotel Brasil".
Inserida na estrutura da Secretaria de Turismo, a Biblioteca segue os padrões bibliotecários na administração e organização dos materiais bibliográficos, resgata, ordena, coloca à disposição para consultas, pesquisas, cópias e empréstimos uma gama de informações de interesse turístico e cultural.
Atualmente localizada no prédio da Fundação Cultural, junto à Biblioteca Municipal Elfrida Engel Nunes Rios, a Biblioteca atende gratuitamente aos alunos dos diversos segmentos educacionais, profissionais do setor turístico, funcionários de empresas, turistas que buscam informações prévias dos locais que queiram visitar, entre outros.
O acervo é adquirido através da captação em eventos, solicitação aos organismos oficiais de turismo, nacionais e internacionais, às embaixadas e consulados, doações do "trade turístico" e repasse das demais divisões da Secretaria. É composto por anuários; guias; roteiros; livros com descrição de economia, meio ambiente, aspectos sociais, arte, cultura, turismo local, regional, nacional e internacional; livros técnicos em turismo e hotelaria; folders; revistas; jornais; mapas; cartazes e fitas que divulgam e ensinam sobre os potenciais turísticos. A Biblioteca Virtual de Turismo, hospedada no site da Prefeitura Municipal contém informações sobre a história, acervo, novas aquisições de materiais bibliográficos e horário de atendimento da biblioteca, auxílio na pesquisa no banco de dados online, Foz do Iguaçu sua história e seus atrativos turísticos, dados geográficos, a lenda das cataratas, gastronomia e eventos culturais, Ciudad del Leste (PY), Puerto Iguazu (AR), links dos jornais de maior circulação no Brasil e no exterior, parques nacionais, turismo no Paraná e artigos científicos na área do turismo.
ENDEREÇO: Rua Benjamin Constant, 62 - Centro - CEP: 85.851-380.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a Sexta das 8h às 18h.

-Biblioteca Infantil

  -A biblioteca infanto-juvenil está localizada junto à biblioteca municipal. Conta com acervo e ações especiais voltadas para o público infantil. Realiza atividades de incentivo à leitura como "A Hora do Conto" e dramatização, além de empréstimos de materiais.
ENDEREÇO: Rua Quintino Bocaiúva, 62 - Centro - CEP: 85851-380.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta das 8h às 19h.

-Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia

  -O CEAEC foi fundado em 1995, por pesquisadores do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia. É uma instituição científica, sem fins lucrativos, com cerca de 258 voluntários, que se mantêm financeiramente através de cursos regulares e venda de livros. Possui 17 laboratórios de autopesquisa para experimentos individuai e 1 para experimentos em grupo.
Trata-se de um Balneário Bioenergético que favorece a utilização lúcida das energias conscienciais e o desenvolvimento dos atributos mentaissomáticos devido à sua riqueza ecológica. Ambiente otimizado para o autoconhecimento, possui pelo menos quatro tipos de energias imanentes: aeroenergia, fitoenergia, geoenergia e hidroenergia.
O Holociclo, espaço onde é elaborada a Enciclopédia da Conscienciologia, conta com mais de 4.643 dicionários diferentes e 363.900 recortes de periódicos de todo o mundo. A Holoteca, ambiente cultural destinado à pesquisa e exposição de artefatos do saber, possui 596.822 itens, classificados em 275 coleções (tecas). Dentre elas, destacam-se a biblioteca, com 78.638 livros; a gibiteca, uma das maiores da América Latina, com 30.174 exemplares de 22 países; a malacoteca, com 9.152 conchas, além da numismatoteca, com 5.315 moedas e cédulas de diversas épocas e regiões no mundo.
ENDEREÇO: Rua da Cosmoética, 1.511 - Região do Tamanduazinho
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Diariamente, das 9h às 17h.

-Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu

  -A construção do Campus de Foz do Iguaçu, para abrigar a comunidade acadêmica local, foi inspirado nas Ruínas de San Ignácio Mini, que compõem as Reduções Jesuíticas Guaranis, em Missiones, Argentina. A escolha para a concepção de construção do campus se fundamentou no desejo de criar uma arquitetura com referencial histórico que mantivesse vivo um patrimônio intangível: o passado da região que hoje constitui a região trinacional.
A construção foi adaptada às necessidades de um Campus Universitário, porém buscou-se preservar o conceito espacial das construções. Assim, o Campus conta com um amplo espaço central que lembra a Praça das Armas, onde aconteciam as atividades culturais jesuíticas. Na parte posterior, ergueu-se a Biblioteca Central, simbolizando o que nas reduções era o prédio da Igreja. Em torno da praça encontram-se as salas de aula, que representam as vivendas dos indígenas e o prédio administrativo.
As instalações foram inauguradas oficialmente em 17 de janeiro de 1997.
ENDEREÇO: Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 - Pólo Universitário - CEP: 85870-650.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Secretaria - Segunda a sexta das 7h30 às 22h / Sábado das 7h30 às 11h30.

-Bar Armazém Trapiche

  -O imóvel onde está localizado o Bar Armazém Trapiche pertenceu à família Otremba, pioneiros na colonização da cidade. A família morava no fundo do terreno, enquanto na frente funcionava uma mercearia da própria família. O prédio foi restaurado e adaptado para funcionamento de um estabelecimento gastronômico, mantendo-se as características históricas.
ENDEREÇO: Rua Edmundo de Barros, 446 - Centro - CEP: 85851-120
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sábado a partir das 17h.

-Gresfi - 1º Aeroporto de Foz do Iguaçu

  -Objetivando a construção de um Campo de Aviação em Foz do Iguaçu, em 1933, iniciaram-se as negociações para aquisição de um terreno no, intuito de estabelecer uma linha do Correio Aéreo Militar que cobriria a região de Foz do Iguaçu e Guaíra. O local escolhido foi onde se encontra atualmente o Clube Gresfi, distante da cidade na época. Em 1º de abril de 1935 foi realizado o pouso inaugural, com um aparelho de treinamento, biplano, com dois lugares totalmente descobertos, e que vinha da cidade de Campo Grande.
Em 1938, a Companhia PAN AM inaugurou uma linha internacional que fazia o trajeto Rio- Assunción - Buenos Aires uma vez por semana, com pouso em Foz do Iguaçu. Foi através desses vôos que o município começou a receber visitantes ilustres como Walt Disney, Henry Fonda e Grace Moore.
Em 1941 foi inaugurado o Aeroporto do Parque Nacional do Iguassu, que ficou sob administração do Ministério da Agricultura, passando para o Ministério da Aeronáutica em 1949.
O Aeroporto foi transferido do local e instalado nas proximidades da BR 469, sendo que a pista asfaltada foi inaugurada em 1967, e o Terminal de Passageiros, em 1972. Em 07 de janeiro de 1974 o terminal passou a ser administrado pela INFRAERO - Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.
ENDEREÇO: Av. Juscelino Kubitschek, 1.872 - Jardim América - CEP: 85864-000
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Secretaria - Segunda a sábado das 8h às 12h e das 14h às 18h. Clube - Terça a domingo das 8h30 às 21h e das 8h30 às 22h (horário de verão).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Fenartec

Feira das Nações. Artesanato, turismo e cultura
Data: 1ª quinzena de Abril

Prêmio Cataratas de Contos e Poesias

Data: Abril a Outubro

Fartal

Feira de Artesanato e Alimentos
Data: 1ª quinzena de Junho

Festa de São João

Data: Junho

Torneio Internacional de Golf

Data: Junho

Café Colonial

Data: Agosto

Campeonato de Tiro ao Alvo

Data: Setembro

Festival Internacional do Dourado

Data: Outubro

Copa Desafio de Pesca Variada

Data: Outubro

Festival do Dourado Assado

Data: Outubro

CONFOZ/ Feira da Indústria, Comércio e Serviços da Construção de Foz do Iguaçu

Data: Novembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU

E-mail:

Telefones: (45) 2105-1000

Sites: http://www.pmfi.pr.gov.br/portal2/home/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000   
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (45) 3025-4422

Sites: http://cartoriosbr.com.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-www.citybrazil.com.br

-www.municipionline.com.br

-www.itaipu.gov.br

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Foz do Iguaçu

Linda cidade maravilhoso, perfeito.Parque das aves, cataratas, e todos os pontos turisticos da cidade não moro em foz mas sempre que posso dou um pulinho nessa cidade linda para me divertir muito.
Por: zelia norlok

nossa eu nao tenho o que dizer, se eu pudesse eu morava na beira das cataratas. la e lindo demais ja fiquei pertinho da GARGANTA DO DIABO fiquei com muito medo de la mas valeu a pena,ate achei um bloco de AMETISTAS, sao pedras preciosas brasileiras,muito lindo mesmo. vao visitar tambem!!!!!!
Por: mateus

Foz do Iguaçu é show! Quem não foi ainda, não sabe o que esta perdendo, vale a pena conhecer esse lugar maravilhoso!
Por: Liz

conheso fos só de pasage conheso a ponte da amizade um pouco mas quero conheser mais um dia quero pasar uma semana na sidade. eu moro em joinville santa catarina
Por: nildo

Como toda cidade natal simplesmente inesquecível!!!simplesmente inesquecível!!!!
Por: Ana Claudia de Oliveira

eu ja morei ia amo essa cidade tenho saudade de todos os amigos que fiz ai... visitem Foz do Iguaçu e não se arrependera ...vi Domingos de a. ramos
Por: DOMINGOS DE ARAUJO RAMOS

e uma cidade com muitos ponto turistico as cataratas e um dos lugar mais bonito...
Por: ludimar ribeiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Foz do Iguaçu
Fundação:
1914
Altitude:
164m
População:
259.425 habitantes
Área:
590,3km²
Densidade Demográfica:
439,48hab/km²
CEP:
85850-000

Envie seu comentário sobre Foz do Iguaçu

banner