Recife

Recife-PE
banner

Bem-vindo a Recife!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Recife, informações e fotos da maravilhosa Recife. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Recife, recomendadas por internautas.

A cidade de Recife, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1709. A localidade está em uma altitude de 4m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 1.378.087 habitantes. A área total de Recife é de 218,7km², e sua densidade demográfica é de 6.301,27hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Recife-PE é 50000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


É uma das cidades e também capital do estado de Pernambuco, foi fundada em 12 de março de 1537. É o município mais rico do Norte-nordeste em relação ao produto interno bruto, pois possui grandes empresas em sua região tais como Comando Militar do Nordeste, Eletrobrás, TV Globo da região dentre outros. Possui também o maior número de consulados depois de Rio de Janeiro e São Paulo.

Pesquisas apontam Recife como candidata que estará entre as 100 cidades mais ricas do mundo em 2020.

Recife também contém o maior parque tecnológico do Brasil, chamado de Porto Digital, possui também o melhor aeroporto internacional do país e um dos maiores shoppings do Brasil.

Além disso, é a capital nordestina com o melhor índice de desenvolvimento humano de acordo com a lista feita pelas Nações Unidas de 2010.

A cidade também conta com vários atrativos turísticos tanto para passeios quanto para negócios, uma das principais festas da região é o Carnaval e a festa de São João, por isso a cidade sempre atrai milhares de turistas de todo o mundo nessas épocas, um dos pontos positivos que favorecem esse quadro é o fato de Recife possuir um aeroporto de extrema qualidade.

Recife possui um grande leque de opções para quem gostaria de apreciar a cultura local com suas musicas, danças e artesanatos de origens africanas e indígenas, sem falar do conjunto arquitetônico que possui lindas galerias, museus e espaços culturais.

Os visitantes também podem fazer passeios de barco e visitar o Parque das Esculturas de Francisco Brennand. Há também opções de praias paradisíacas como as praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa.

Na culinária obtiveram varias influencias da cultura portuguesa, africana e indígena, com receitas como a carne de sol, queijo coalho, arrumadinho, escondidinho, sururu, caldeirada, cozidos, caldinho de peixe, camarão, peixada pernambucana, tapioca, o nego bom, sorvete de tapioca e muitas outras delícias.

Na festa junina de São João os pratos variam dentre pamonha, canjica, bolo de milho e mungunzá doce.

Toda essa variedade de quitutes conquistam mais ainda os turistas que escolhem Recife como destino de passeios, férias e convenções.

Informações de Recife

ROTEIROS DO BRASIL

Roteiro: História e Mar

"Veneza Brasileira"Florença dos Trópicos"Cidade Maurícia"Manguetown"Capital do Nordeste"Capital Brasileira dos Naufrágios"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Recife surgiu de um núcleo de pescadores que se instalaram na foz dos rios Capibaribe e Beberibe, quando Olinda ainda era sede da capitania de Pernambuco. Com a invasão holandesa, a sede foi transferida para o Recife, que se tornou sede do governo holandês no Brasil. Em 1710, com a expulsão dos holandeses, o Recife foi elevado à categoria de vila, criando um sério desentendimento com a aristocracia olindense que não aceitava a ascensão recifense, desencadeando a Guerra dos Mascates. Foi elevada à categoria de cidade em 1823 e, em 1827, tornou-se capital da província de Pernambuco. Oficialmente, a criação do município de Recife está datada de 19 de novembro de 1709. Comemora-se anualmente o aniversário da cidade juntamente com Olinda no dia 12 de março.

SIGNIFICADO DO NOME:

O nome "Recife" provém da palavra "arrecife", grande barreira rochosa de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

12 de Março

GENTÍLICO:

recifense

POPULAÇÃO:

1.599.513 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade conta com vários atrativos turísticos tanto para passeios quanto para negócios, uma das principais festas da região é o Carnaval e a festa de São João, por isso a cidade sempre atrai milhares de turistas de todo o mundo nessas épocas, um dos pontos positivos que favorecem esse quadro é o fato de Recife possuir um aeroporto de extrema qualidade. Seu povo alegre e acolhedor, suas praias maravilhosas, oferecem muitas opções de lazer.

CLIMA:

Tropical

TEMPERATURA MÉDIA:

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Maceió: BR-101
Partindo de Teresina: BR-316, fazendo prolongamento com a BR-232
Partindo de Fortaleza: BR-116, fazendo prolongamento com a BR-232

LOCALIZAÇÃO:

Cidade Histórica Litorânea - Capital do Estado de Pernambuco

LIMITES:

Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Oceano Atlântico

DISTÃNCIAS:

-Águas de Lindóia/SP - 2.515 km

-Aracaju/SE - 500 km

-Belo Horizonte/MG - 2.031 km

-Brasília/DF - 2.065 km

-Campinas/SP - 2.607 km

-Cotia/SP - 2.636 km

-Cuiabá/MT - 3.133 km

-Curitiba/PR - 3.009 km

-Fortaleza/CE - 776 km

-Foz do Iguaçu/PR - 3.451 km

-Guarujá/SP - 2.694 km

-Guarulhos/SP - 2.600 km

-Itu/SP - 2.646 km

-Maceió/AL - 260 km

-Manaus/AM - 4.612 km

-Mangaratiba/RJ - 2.375 km

-Mata de São João/BA - 749 km

-Mogi das Cruzes/SP - 2.660 km

-Natal/RN - 287 km

-Porto Alegre/RS - 3.735 km

-Porto Feliz/SP - 2.679 km

-Porto Seguro/BA - 1.387 km

-Praia do Forte/BA - 733 km

-Ribeirão Preto/SP - 2.494 km

-Rio de Janeiro/RJ - 2.305 km

-Salvador/BA - 808 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 1.384 km

-Santos/SP - 2.677 km

-São Paulo/SP - 2.611 km

-Sete Lagoas/MG - 2.022 km

-Sorocaba/SP - 2.691 km

-Teresópolis/RJ - 2.208 km

-Vespasiano/MG - 2.047 km

-Vitória/ES - 1.843 km

-Viamão/RS - 3.725 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Portão de entrada brasileiro o Recife é centro cultural de lazer e serviços do Nordeste alem de principal pólo teatral gastronômico e médico da Região. Plural em atrativos o Recife é único.
Basta conferir: o contraste harmonioso entre antigos monumentos e modernas construções e cenários de rios e muitas pontes a praia de Boa Viagem urbanizada irresistivelmente bela e convidativa aos banhos em piscinas naturais à beira-mar as expressões artísticas e populares a hospitalidade do seu povo.

O Recife dispõe de uma eficiente infra-estrutura receptiva com hotéis e restaurantes centro de animação noturna agências de viagens aeroportos internacionais porto terminal rodoviário integrado shopping centers e uma série de outros equipamentos e serviços para melhor atendimento ao visitante. Também na divisa com Recife e Olinda está localizado o Centro de Convenções de Pernambuco um dos maiores e um dos mais bem estruturados do País.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:

-Ilha de Itamaracá

  -A ilha de Itamaracá fica 49Km ao norte de Recife, possui cerca de 84Km2 e tem praias belíssimas de areias brancas e águas claras como Jaguaribe, praia do Pontal, praia do Sossego e tantas outras. Uma das maiores atrações da Ilha de Itamaracá é o Forte Orange, construído pelos holandeses em 1631. A praia do Forte oferece ao turista um passeio de jangada ou ultra-leve até a Coroa do Avião, uma ilhota que fica entre Itamaracá e a costa. Chegando lá o turista ainda terá outras opções de lazer, como passeios em barcos a vela, jet-ski, banana-boats...

Na ilha também há bares e alguns restaurantes com diversificado cardápio de frutos do mar. O carnaval em Itamaracá é sem dúvidas um dos melhores, ao som de todos os ritmos os turistas chegam de todas as partes para brincarem nas praias e nas praças.

Há ainda o Centro de Preservação do Peixe-Boi. Lá é possível observar o peixe que desperta curiosidades nas crianças e adultos. O Centro abre de terça à domingo das 10h às 16h.

-Bairro da Boa Viagem

  -Em Boa Viagem, 7 Kms de praias de piscinas naturais de águas verdes são a atração principal desta praia, ponto predileto dos recifenses nos fins de semana. Se de manhã a pedida é tomar um banho de mar nas piscinas naturais, à tardinha experimente uma caminhada pelo calçadão, parando uma vez ou outra para tomar uma água de coco supergelada nos quiosques. À noite, um chopinho acompanha bem os frutos do mar nos vários restaurantes da avenida à beira-mar. Aliás, estrutura é o que não falta em Boa Viagem, hoje um bairro populoso com lojas, supermercados, shopping centers, etc.

-Praia da Boa Viagem

  -A praia da Boa Viagem é uma das mais conhecidas do Recife. Localizada num dos bairros mais desenvolvidos, a praia oferece uma faixa de 7 Kms de areia e mar com muitas opções de lazer. Além das piscinas naturais que se formam quando a maré baixa, tem os quiosques, o calçadão, os festejos do recifolia (carnaval fora de época que acontece em outubro) e uma infraestrutura capaz de satisfazer os visitantes mais exigentes, são hotéis, pousadas e restaurantes de primeira classe. Com vida noturna agitada, Boa Viagem é o lugar ideal para quem procura não apenas as belezas naturais, mas também os agitos da cidade. Outras opções são as praias vizinhas: Candeias, Piedade, Pina onde fica o Polo Pina, um dos points mais freqüentados nas noites do Recife.

-Ciranda

  -Ciranda, dança de roda com a participação de homens e mulheres, ao som de um repertório poético musical, acompanhado pelo bombo na marcação da roda ondulante dos "cirandeiros" que se enlaçam alternadamente. O festival se realiza na praia de Jaguaribe durante todo o mês, nos fins de semana, com trinta minutos para cada grupo que se apresenta, concorrendo para a finalíssima do último dia.-

-Frevo

  -O Frevo é uma marcha frenética e altamente sincopada. Segundo a tradição apareceu no início do século derivando-se do verbo FERVER.
Dentre as diversas manifestações culturais de Pernambuco, o frevo tem lugar de destaque, sendo mesmo o símbolo musical do Estado e do seu povo. Até a década de 30, o frevo sofreu profundas influências do dobrado e das marchas militares e, ainda, da modinha e do maxixe. A partir daí, foi-se tornando um gênero musical bem característico, com o incremento de figuras melódicas e rítmicas.
Para mais informações sobre o Frevo não deixe de visitar nosso Museu do Frevo na Casa da Cultura.

-Maracatu

   -O Maracatu cujo desfile evoca o cortejo dos soberanos negros é chamado de "nação africana", urbano ou de "baque virado" e é uma exclusividade do carnaval pernambucano. A dança evoca o banzo africano em terras estranhas; é bamboleante, imitando o movimento do mar. A orquestra que acompanha o cortejo é formada por taróis, bombos, zabumba, ganguêse ganzás. Existem, ainda, os chamados os maracatus rurais, de orquestra ou de "baque solto". 

-Casa da Cultura

  -Ex-casa de detenção da cidade, reformada para se transformar em um centro cultural na década de 70. Os presos olhavam o Capibaribe e nem imaginavam que dali a 150 anos suas celas, transformadas em lojinhas, seriam vasculhadas pelos turistas. Painéis de Cícero Dias contam a vida de frei Caneca. Rua Floriano Peixoto.
Funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, sábados, das 9h às 18h e aos domingos das 10 às 15h. A entrada é gratuita.

-Casa do Carnaval

  -Funciona como fonte de pesquisas e informações sobre o Carnaval. Possui no acervo discoteca com materiais das principais agremiações carnavalescas do Recife.

-Casa em que nasceu Joaquim Nabuco

  -O número 147 da Rua da Imperatriz abrigou um dos maiores abolicionistas pernambucanos: Joaquim Nabuco, nascido em 1849. No burburinho de uma das ruas mais tradicionais do Recife, o casarão passa quase despercebido pela maioria dos transeuntes que andam, apressados, pelas suas calçadas. Mas vale conferir a construção.

-Fundação Gilberto Freyre (Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre)

  -O espaço guarda a memória do mestre de Apipucos, o sociólogo e escritor Gilberto Freyre (1900-1987), imortalizado, entre outras grandes obras, por Casa Grande e Senzala. Na Casa Museu, uma construção do século XIX, o visitante pode conferir o Sítio Ecológico (Museu Vivo, Trilha das Pitangueiras e Trilha do Pau-Brasil) além de um rico acervo com livros, quadros, pinturas, esculturas e objetos pessoais do sociólogo. 

-Espaço Paságarda

  -Museu dedicado à vida e obra do poeta Manuel Bandeira, trazendo livros, fotografias e artigos de jornal escritos pelo pernambucano. O Museu funciona na casa de seu avô, onde viveu durante a infância. A casa é administrada pela Fundarpe, que também promove lançamentos de livros, encontros de poetas e atividades ligadas à literatura.

Horário: De segunda à sexta, das 8h às 18h.
Rua da União, 263.
Fone: (0xx81)3231.3994.

-Espaco Ciência

  -O Espaço Ciência é um museu interativo de Tecnologia, Meio Ambiente e divulgação cientifica. Um espaço de 120 mil m², no Complexo de Salgadinho, entre as cidades de Recife e Olinda. O Espaço conta ainda com dois observatórios astronômicos localizados fora da sua sede, um na Torre Malakoff, Recife Antigo e outro no Alto da Sé, Olinda. O Espaço Ciência promove exposições permanentes e itinerantes. O museu promove ainda eventos, cursos, oficinas, feiras e encontros de ciências em escolas, shoppings, universidades, parques e hospitais.

-Forte das Cinco Pontas 

  -O Forte das Cinco Pontas, construído pelos holandeses em 1630, é o símbolo da resistência holandesa. A construção, localizada no bairro de São José, apesar do nome, possui apenas quatro pontas, resultado de uma reconstrução feita após a guerra que expulsou os europeus do Brasil.

-Forte do Brum

  -Sua construção foi iniciada em 1629 pelos portugueses e terminada em 1631 pelos invasores holandeses que deram o nome ao Forte em homenagem a Johan de Bruyne, conselheiro holandês. Em 1987 passou a abrigar o Museu Militar.

-Oficina Cerâmica Francisco Brennand

  -Bairro da Várzea, a 16 km do centro.
Na verdade uma antiga olaria da família reformada pelo artista plástico para funcionar como museu/ateliê. Em meio a plantas e árvores típicas da mata atlântica, cerca de 2.000 esculturas, em sua maioria de barro. Palavras de Brennand: "O barro é um material primordial. É a terra, aquilo de que foi feito o homem. Ao manipular o barro, você se envolve de imediato com o mundo dos arquétipos, com todos os mitos e símbolos".
Aproximadamente 1.500 peças do artista pernambucano Francisco Brennand ficam em exposição permanente em meio a uma reserva de Mata Atlântica, no bairro da Várzea. As peças mostram a diversidade da expressão do ceramista. No local funciona ainda uma fábrica que produz cerca de vinte mil metros quadrados de cerâmica por mês. A cerâmica Brennand é considerada uma das melhores do Estado. A oficina fica no Engenho São João, Várzea. Aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h.

-Museu da Abolição

  -Fica instalado em uma típica construção de casa de engenho, no sobrado Casa Grande da Madalena. Foi inaugurado em 1983 e possui em exposição na sala Memorial, vários objetos referentes aos séculos XVIII e XIX. Possui mini-auditório, anfiteatro onde são desenvolvidos programas educativos e culturais.

Horário: De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Rua Benfica, 1150, Madalena.
Fone: (0xx81)3228.3248.

-Museu de Arte Popular

  -O Museu traz obras de diversos artistas pernambucanos, especialmente do interior de Pernambuco.

Horário: De segunda à sexta, das 8 às 17 horas.
Pátio de São Pedro, Casa 11, Bairro de São José.
 
-Museu de Arte Sacra Padre Roberto Barbalho

  -O Museu abriga peças sacras dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Horário: De segunda à sexta, das 8h às 8h30 e das 18h às 19h.
Rua Nova, 309, Santo Antônio, Igreja Conceição dos Militares.
Fone: (0xx81)3224.3106

-Museu da Cidade do Recife

  -O Museu abriga fotografias, mapas e peças encontradas durante escavações realizadas no Forte onde funciona o Museu.

Horário: De segunda à sexta, das 10 às 18 horas. Sábados e domingos, das 13 às 17 horas.
Praça das Cinco Pontas, s/n, Bairro de São José.
Fone: (0xx81)3224.8464.

-Museu do Estado

  -Museu fundado em 1929 num palacete do século XIX, a casa abriga peças dos séculos XVII, XVIII e XIX, além de peças relacionadas à cultura indígena.

Horário: De terça à sexta, das 9h às 18h, e sábados e domingos, das 14h às 18h.
Avenida Rui Barbosa, 960, Graças.
Fone: (0xx81)3222 6694.

-Museu de Ciências Naturais

  -Traz animais empalhados, insetos e répteis conservados em formal, muito bom para estudantes e curiosos.

Horário: De terça à domingo, das 8h às 17h.
Horto do Jardim Botânico Dois Irmãos.
Fone: (0xx81)3268.5707.

-Museu do Departamento de Extensão da UFPE

  -Esta casa abriga peças de artistas como Mestre Vitalino, Eliseu Visconti, Baltazar da Rocha, Brennand, Teles Júnior, além de artistas populares.

Horário: De segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Rua Benfica, 157, Madalena.
Fone: (0xx81)3227.0657.

-Museu do Homem do Nordeste

  -Tudo sobre o ciclo do açúcar. No mesmo prédio, o Museu de Antropologia - literatura de cordel, objetos, roupas.Conheça as heranças culturais do índio, do português e do africano na formação do povo brasileiro. Dos materiais de construção dos Séculos XVIII e XIX aos mocambos; dos ex-votos aos objetos de cultos afro-negros; das bonecas de pano e brinquedos populares à cerâmica regional de Vitalino, Zé Caboclo, Zé Rodrigues e de notáveis e anônimos artistas do povo. Das tecnologias do trabalho no açúcar à vida nas casas grandes e senzalas. Tudo isso compõe o acervo do mais rico museu de antropologia cultural do Brasil. Av. 17 de Agosto, 2.187.
Fone: (0xx81)3441.5500

-Museu da Imagem e do Som

  -O espaço é dedicado à pesquisa. Conta com um acervo de 4 mil peças entre fotos, cartazes, discos, fitas, vídeos e pinturas, e organiza constantemente exposições como a do registro da passagem do Zepelin e a do Ciclo de Super 8 em Pernambuco. O museu fica sob resposnabilidade do jornalista e crítico de cinema Celso Marconi.

-Museu do Instituto do Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco

  -Abriga armas utilizadas em batalhas no estado de Pernambuco, peças que pertenceram à personalidades do tempo do Império e outros objetos de valor histórico.

Horário: Terça e quarta, das 14h às 16h.
Rua do Hospício, 130, Boa Vista.
Fone: (0xx81)3222.4952.

-Museu Militar

  -Este museu traz objetos, publicações e informações relacionadas à vida militar.

Horário: De terça à sexta 10h às 16h30, de sábado à segunda, das 14h às 17h.
Av. Martin Luther King, s/n.
Fone: (0xx81)3224.4620.

-Museu do Trem

TA princesa Isabel abolia a escravidão no Brasil e, no mesmo ano, inaugurava-se a estação da estrada de ferro Central de Pernambuco. Os trens já não apitam na curva, mas a estação reúne fotos, locomotivas e peças desses tempos românticos.
Praça Visconde de Mauá, no prédio da estação central do Metrô. O museu possui acervo de peças e instrumentos que foram utilizados no século passado, na construção da ferrovia do Nordeste.

Horário: De terça à sexta, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Sábados, das 9 às 12 horas e domingos das 14 às 17 horas.
Praça Visconde de Mauá, s/n, São José.
Fone: (0xx81)3424.2022 /ramal 452.

-Feiras de Artesanato

  -Feira da sulanca

   -Feira de bordados e roupas.

    Av. Caxangá, 2200 - Parque de Exposição do Cordeiro.

-Feirinha de Boa Viagem

  -Artesanato e comida regional.

Pça. de Boa Viagem

-Mercado de São José

  -O mercado em si, todo em ferro construído no século XIX no estilo de arquitetura neoclássica já é um presente para os olhos. Ainda oferece artesanato e ervas medicinais.

-Mercado da Ribeira

  -Construção do século XVI. Alguns livros contam que foi um antigo mercado dos escravos. Atualmente, funcionam nele diversas lojas de artesanato, oficinas de entalhadores, livraria e a Oficina Guaianases de gravura - que possui um rico acervo de pedras litográficas e de rótulos impressos nessa técnica. Em frente ao mercado, estão localizadas as ruínas do Antigo Senado, onde, em 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o "primeiro grito" em favor da República no Brasil. 

-Concatedral de São Pedro dos Clérigos

  -Construída em 1782, sua fachada reproduz o Santuário de Santa Maria Maior de Roma. As armas de São Pedro e as imagens dos doze Apóstolos de Cristo e dos quatro Evangelistas estão entalhadas no teto da igreja, todo em madeira. Endereço: Pátio de São Pedro, s/n, São José.

-Igreja da Madre de Deus 

  -Construída no século 18 sobre as fundações de uma igreja dos primeiros tempos de Recife. Altar-mor entalhado e folheado a ouro no mais puro barroco brasileiro.a Madre de Deus foi danificada por um incêndio, mas ainda é possível encontrar em seu interior pinturas sacras, mobiliário em jacarandá e a imagem do Senhor do Bom Jesus dos Passos.

-Igreja do Santíssimo Sacramento

  -A igreja foi construída em 1735, misturando vários estilos de arte, desde a barroca ao neo-clássico.

Praça da Independência, s/nº.

Fone: (0xx81)3224.5076.

-Igreja de N. S. da Conceição

  -Igreja fundada em 1766 pelo Capitão Henrique Martins no Sítio Duchoa atual Parque da Jaqueira.

-Igreja de N. S. do Rosário dos Pretos

  -A igreja foi construída em 1725 pelos escravos, devotos de Nossa Senhora. Além das imagens seculares de Nossa Senhora do Rosário, há também uma imagem de São Benedito.

Rua do Rosário, s/n.º
Fone: (0xx81)3224 0409.

-Igreja da Madre de Deus

  -Construída no século 18 sobre as fundações de uma igreja dos primeiros tempos de Recife. Altar-mor entalhado e folheado a ouro no mais puro barroco brasileiro.a Madre de Deus foi danificada por um incêndio, mas ainda é possível encontrar em seu interior pinturas sacras, mobiliário em jacarandá e a imagem do Senhor do Bom Jesus dos PassoS. R. Madre de Deus.

-Igreja de N. S. do Terço

  -Fundada em 1726, um século depois teria testemunhado o enforcamento de frei Caneca, logo em frente, se algum carrasco tivesse aceitado a missão. Como não se encontrou quem o enforcasse, o herói foi fuzilado perto do forte das Cinco Pontas, no Paredão de Frei Caneca.foi esquartejado e teve suas vestes enterradas. Toda segunda-feira de Carnaval, os negros mortos nos tempos de escravidão são homenageados pelos maracatus: é a Noite dos Tambores Silenciosos, que acontece sempre à meia-noite, apenas ao toque de um surdo. Endereço: Pátio do Terço s/n, São José. Não há horário fixo para visitação

-Basílica e Convento de N. S. do Carmo

  -Construída no local onde existiu, um dia, o palácio da Boa Vista, erguido por Maurício de Nassau.A basílica foi construída em 1687 e possui traços barrocos. No altar dourado, a imagem da padroeira Nossa Senhora do Carmo, em tamanho natural, se destaca. O altar principal abriga valiosas coroas de ouro e pedras preciosas. Foi neste convento que Frei Caneca ordenou-se sacerdote. Endereço: Largo de Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Dantas.

-Igreja das Fronteiras

  -Na casa paroquial dessa igreja vivia o Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, que morreu em 1999. É conhecida como "Imperial Capela", já que abriga o emblema real em sua fachada. Endereço: Rua das Fronteiras, Boa Vista.

-Igreja de N. S. da Conceição dos Militares

  -Construída em 1720, a igreja tem afrescos, arte barroca e uma imagem de Nossa Senhora grávida.

Fone: (0xx81)3224 3106.

-Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem

  -Não se conhece a data exata da construção da igreja. No início do século XVIII, o seu interior foi modificado e, a partir do século XIX, uma reforma externa restaurou o prédio. O altar de madeira em estilo colonial mostra imagens barrocas. Endereço: Praça Salgado Filho, Boa Viagem. 

-Capela Dourada

  -Construída em 1697, a Capela Dourada da Ordem Terceira de São Francisco é uma das mais expressivas representantes da arte barroca nas igrejas brasileiras. Seu interior todo revestido em ouro velho remonta a uma época de riquezas e ostentação. Também dignos de destaque os painéis de azulejos, as pinturas e os trabalhos em talha dourada.
Visite também o Museu Franciscano de Arte Sacra, em prédio anexo.
Considerada a expressão máxima da arte sacra barroca no Recife, seu forro é coberto de elaboradas pinturas. O altar dourado possui imagens do século XVIII. Dois grandes mártires franciscanos estão representados em painéis nas paredes laterais da igreja. Para quem quer conhecer um pouco da história cristã, o Museu Franciscano de Arte Sacra, que fica ao lado da capela, é um bom programa. Endereço: Rua do Imperador, s/n, bairro de Santo Antônio.
Horários de visitação: de segunda à sexta, das 8 às 11h e das 14 às 17h. Aos sábados, das 8 às 11:30h.
Rua do Imperador, s/n, Bairro de Santo Antônio, Centro..

-Teatro Apolo

  -Inaugurado em 1839 pela Sociedade Harmônica Teatral de Pernambuco, o Teatro Apolo é o mais antigo do Recife. Foi reformado em 1996, recuperando sua beleza neoclássica.

Rua do Apolo, Bairro do Recife.
Fone: (0xx81)3424.5429.

-Teatro Barreto Júnior

  -Situado na Zona Sul, o teatro exibe, nas manhãs e nas tardes de segunda a sexta, espetáculos para os alunos das escolas do Recife. À noite exibe peças para o público jovem e adulto.

Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina.
Fone: (0xx81)3326-4177

-Teatro Lobatinho

  -O Lobatinho é voltado para o público infantil, com formato de castelo o teatro abriga cerca de 600 bonecos de todos os tipos, gigantes, fantoches, mamulengos, fabricados por José Dias de Melo, artesão que produz no próprio teatro. Tem apresentações de quadrilha, maracatu e peças infantis.

Rua Canapi, 134, Vasco da Gama.
Fone: (0xx81)3268-4002

-Teatro do Parque

  -O teatro possui uma programação bem variada. desde projeções de filmes à espetáculos de dança.

Rua do Hospício, 81, Boa Vista.
Fone: (0xx81)3423-6044

-Teatro Valdemar de Oliveira

  -Exibe principalmente peças humorísticas. O nome do teatro é uma homenagem ao fundador do Teatro de Amadores de Pernambuco.

Rua Oswaldo Cruz, 412, Boa Vista.
Fone: (0xx81)3222-1200

-Teatro Santa Isabel

  -Construído em estilo neoclássico pelo engenheiro francês Louis Vauthier. O teatro, inaugurado em 18 de maio de 1850, sofreu um incêndio em setembro de 1869, sendo reconstruído em 1876, pelo engenheiro Vitor Fournier. Em 1950, em comemoração aos 100 anos do teatro, foi restaurada a pintura original. Em 1977-1978, passou por nova restauração ganhando ar-refrigerado, novo sistema de som, pintura e outros reparos. Em 1996 seu interior foi totalmente revitalizado.

Praça da República, s/n.
Fone: (0xx81)3224-1020

-Cinema da Fundação

  -Rua Henrique Dias, 609, Derby.
Fone: 3421.3266.

-Cinema do Parque 

  -Rua do Hospício, 81, Boa Vista.
Fone: 3423.6434/ 3423-6044.

-Cine Art Guararapes (I e II)

  -Shopping Center Guararapes, Piedade. Fone: 3361.1059.

-Cine São Luiz

  -Rua da Aurora, 175, Boa Vista.
Fone: 3423.8813.

-Cine Teatro Arraial

  -Rua da Aurora, 457, Boa Vista.
Fones: 3231.2716/ 3221.4990.

-Cine Teatro Apolo

  -Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife.
Fone: 3224.1114.

-Instituto Lula Cardoso Ayres

  -Rua Hermínio Queiroz, 1416, Piedade. Fone: 3341.1932.

-Multiplex Recife

  -Shopping Recife, quarta etapa, Boa Viagem.
Fone: 3464.6664.

-Multiplex Tacaruna

  -Av. Agamenon Magalhães, 153 - Shopping Tacaruna, Campo Grande.
Fone: 3421.6611.

-Outos Pontos Turísticos

  -Praça da República - Palco de muitos acontecimentos, a praça que já foi chamada de Campo da Honra em 1817, Campo das Princesas em 1859 e com a queda do Império tornou-se Praça da República, abriga hoje além do Palácio das Princesas (residência oficial do governador do estado); a estátua do Conde da Boa vista; um Baobá que foi tombado em 1986 como Monumento Natural; o Monumento aos Heróis de 1817; uma Fonte Luminosa; a Estátua de Vauthier e o Monumento ao poeta Augusto do Anjos.

Bairro de Santo Antônio.

-Parque Treze de Maio

  -Com uma área de 1000 m², o Treze de Maio é o maior parque planejado de Pernambuco. Inaugurado em 1939, o parque tem pista de cooper, playground e um minizoologico. No parque também fica a Câmara Municipal do Recife. Horário: das 5h às 23h. Rua Treze de Maio

-Jardim Zôobotânico do Horto de Dois Irmãos

  -Este parque é uma amostra do que foi um dia a nossa mata atlântica já tão devastada. No Museu de ciências Naturais, que fica no parque, tem animais empalhados, fósseis, insetos e répteis conservados em formol contabilizando mais de 2.000 peças.

Bairro de Dois Irmãos.
Fone: (0xx81)3268 1354

-Parque Histórico Nacional dos Guararapes

  -O local onde ocorreu a última batalha entre portugueses e holandeses quando estes foram expulsos.

-Jaboatão.

  -Fone: (0xx81)3341 1159

-Parque da Jaqueira

  -O parque tem pistas de cooper, playground, pistas de bicicleta e patinação. Também sedia alguns festivais artísticos e tem uma capela: Capela de Nossa Senhora.

Horário: das 5h às 21h.
Avenida Rui Barbosa, s/n.

-Pátio de São Pedro

  -Um casario do século XIX que fica em volta da catedral de São Pedro. É no Pátio de São Pedro onde fica a Casa do Carnaval.

Rua de São Pedro.

-Palácio do Campo das Princesas

  -Residência oficial do governo de Pernambuco, o palácio foi construído em 1841 por Maurício de Nassau no estilo neoclássico. O nome homenageia as filhas de Dom Pedro II que hospedou-se no palácio em 1859.

Horário: de segunda a sexta das 8h às 18h.
Praça da República, s/n.
Fone: (0xx81)3425-2222.

-Recife Antigo

  -Parte mais antiga da cidade, onde ficam o Marco Zero, o Porto do Recife, a Catedral da Madre de Deus, fundada em 1709 e a Torre Malakoff , construída em 1855, que já foi um observatório astronômico e a sede da Capitania dos Portos. O Recife Antigo foi revitalizado, além da restauração dos prédios também foi implantada uma área de animação noturna com bares, restaurantes, espaços culturais, de lazer e realização de eventos.

-Ponte da Boa Vista

  -Esta ponte liga a Rua Nova, no bairro de Santo Antônio, à Rua da Imperatriz, no Bairro da Boa Vista, foi construída por volta de 1644. Em 1876 a ponte foi reconstruída, perdendo as características originais.

-Ponte Maurício de Nassau

  -Esta ponte, construída em 1643, liga o bairro do Recife Antigo ao bairro de Santo Antonio. Passou por duas reformas, uma em 1683, outra em 1742. No início deste século foram demolidos os arcos da Conceição e de Santo Antônio.

-Ponte Velha

  -Ligando o bairro de Sto. Antônio ao bairro dos Coelhos, esta ponte repleta de luminárias foi construída em estilo colonial.

-Ponte Princesa Isabel

  -A ponte liga a Rua Princesa Isabel com a Praça da República. Fundada em Dezembro de 1863.

Fone: (0xx81)3224 4334

-Torre Malakof

  -A torre, construída em 1853, sofreu um incêndio em 1993, sendo parcialmente destruída, depois de restaurada foi reaberta ao público no começo de 2000. A construção tem 4 andares e uma cúpula (observatório astronômico). O local sedia eventos artísticos e culturais. também tem uma biblioteca informatizada e uma gibiteca. Recebeu o nome de Torre Malakof por causa das notícias da Guerra da Criméia.

Horário: de terça a sexta das 10h às 20h/ sábados das 14 às 20h e domingos das 14 às 19h.
Rua do Observatório, s/n, Recife Antigo.
Fone: (0xx81)3424-8704.

-Diário de Pernambuco

  -Edifício do século XX, abriga o mais antigo jornal em circulação na América latina.
Local: Praça da Independência;

-Faculdade de Direito do Recife 

  -Construção antiga que abriga o primeiro curso de Direito do país.
O Estado de Pernambuco foi o berço da cultura jurídica do País. Sua primeira Faculdade de Direito foi instalada no Mosteiro de São Bento, em Olinda, em 11 de agosto de 1827. Apenas em 1912 é que faculdade passou a funcionar no prédio atual, na praça Adolfo Cirne, na Boa Vista. A construção mantém, até hoje, as linhas arquitetônicas originais, projetadas pelo arquiteto francês Gustave Varin. As escadarias são em mármore de Carrara e os portões da entrada principal, em arcos romanos. Sua pedra fundamental foi lançda em 1889 pelo Conde d'Eu. Ao longo da existência dos cursos jurídicos em Pernambuco, grandes nomes da nossa cultura foram revelados ao País. Entre os principais nomes estão Tobias Barreto, Castro Alves, Joaquim Nabuco, José de Alencar, Rui Barbosa e Augusto dos Anjos.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Festas dos Santos Reis

Data: 1º a 6 de Janeiro

Domingo na Rua

Data: Todo domingo de cada mês

Carnaval

Desfiles de blocos e maracatus
Data: Fevereiro. Buscada de Itamaracá, Fev

Noite dos Tambores Silenciosos

Maracatús homenageiam os escravos mortos no cativeiro
Localização: Pátio de Terço
Data: 2ª feira de carnaval

Bal Masquê

Concurso de máscara e fantasias
Data: Fevereiro

Desfile do Galo da Madrugada

Citado bo Guiness Book, o evento que concentra maior número de pessoas
Data: Fevereiro

Aniversário da Cidade

Data: 12 de Março

Pernambuco das Paixões

Data: Abril

Festa da Pitomba

Localização: Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, Pqrque Histórico dos Guarapes
Data: 1 dia depois do domingo de Páscoa

Festival Nacional de Serestas

Data: 1ª semana de Maio

Reciforró

Festa junina com quadrilhas
Data: Junho

Procissão de Santo Antônio/ Procissão dos Lírios

Data: 13 de Junho

Corpus Christi

Data: Junho

Festival Nacional a Seresta

Data: Junho

Festa de São Pedro/ Festa do Pescador

Data: 28 e 29 de Junho

Procissão de Acorda Povo

Localização: Bairro de São José
Data: 23 e 24 de Junho

Festa de Nossa Senhora do Carmo

Localização: Bairro de São José
Data: 11 e 16 de Julho

Recifolia

Carnaval fora de época
Data: Outubro

Outubro - Revelando Pernambuco/2012
     
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios.

Reconhecimento nas escolas:

Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Consciência Negra

Data: 20 de Novembro

Festival Recife do Teatro Nacional

Data: Novembro

Festa da Vitória Régia

Data: Novembro

Dançando na Rua

Data: Novembro e Dezembro

Missa do Galo

Localização: Quartel do Derbi

Data: 25 de Dezembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RECIFE

E-mail:

Telefones: (81) 3355-8610 / 8958

Sites: http://www2.recife.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS - 1º DISTRITO:

E-mail:

Telefones: (81) 3224-8865

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.citybrazil.com.br

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Bruno Garcia - ator

-Fabiana Karla - atriz

-Guel Arraes - cineasta e diretor de TV

-Tuca Andrada - ator

-Nelson Rodrigues - Jornalista, escritor e dramaturgo

-Gilberto Freyre - sociólogo e escritor

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Recife

Não vivo em Recife..mas queria tanto conhecer este lugar encantado..que lindo!!! Pelas fotos que já andei dando uma olhada..nossa encantou meu coração!!!! Recife é com certeza maravilhosa..espetacular! Moro em Londrina-Pr. Com muito carinho o meu enorme abraço para Recife. Carmem..
Por: Maria Carmem Souza

eu estou com saldade da minha cidade maravilhosa muitas muleres lida e maravilhosa esta cidade que mourei 25 anos já estou querendo volta estou en são paulo fais 20 ano
Por: JOSE SEVERINO DE ALMEIDA

eu moro em Al mais nas ferias vou pra recife la é muito maravilhoso e principalmente no carnaval é nota 1000
Por: weslla

estou planejando conhecer esta cidade ainda este ano.deve ser muito linda e hospitaleira.vou rever amigos que conheci aqui em santa catarina
Por: salete de franca

Recife tem praias maravilhosas,pena que estou em macapá-ap. sou de Vitória de santo antão-pe vivi em recife por 4 anos,mas não tive condições finaceiramente para conhecer melhor,recebi um convite para conhecer macapá e estou eu aqui querendo voltar ,pena que aí não tenho onde morar´.enfim recife é a cidade de meus sonhos pena que ainda não moro lá e continuo aqui sempre a sonhar quando este dia chegará? bjs.Obrigado por este espaço maravilhoso que dão para nós.Que Jesus os abençoe.Um ótimo domingo para todos.Saudades,saudades,.............................................................................
Por: cilene santos

Sou desta linda, maravilhosa e, inesquecível cidade do Recife!!! Moro há 41 anos em Niterói. Amigos ... o que Recife tem de melhor! é quase impossível descrever. Porque tudo aí é maravilhoso! As praias da Boa Viagem, Porto de Galinhas, Tamandaré e todas são inigualáveis!O Recife antigo, Casa da Cultura, o Mercado de São José, tudo é maravilhoso! Em cada esquina podemos nos deliciar,não só do que vemos ,como também do que podemos degustar em seus restaurantes, com comidas típicas. Esta cidade é mais que maravilhosa! Ah! a sua história então! não me canso de contá-la ás pessoas que conheço e, que por conta disto, sempre vão aí para testificar da veracidade.Eu vivo eternamente Recife!
Por: shirley guedes vilarim

Meu maior sonho é conhecer ESSA CIDADE que é muito linda, pelo menos é o que meus amigos que já foram, falam... Mas com fé em Deus um dia eu ainda vou conhecer.... Sou de Joaquim Pires no Piauí e estou torcendo pra entrar logo de férias pra embarcar nessa FANTÁSTICA VIAGEM !!!
Por: Suêila Lima

conheco em termo pois vim para o rio aos 10 anos tenho muita saudades do jiquia era um bairro berando a linha do trem e do outro lado da linha tinha um quartel se eu nao me engano era da marinha ou aeronautica tambem tenho em minhas lembrancas a praia do pina
Por: claudiana

Eu tinha uma vontade louca de conhecer Recife! O momento esperado chegou quando, eu saí de férias do Seminário de João Pessoa. Estávamos na segunda metade dos anos/50. O mundo, não só o Brasil, vivia os seus Anos Dourados! Tudo e todos eram maravilhosos! Cheguei a Recife em companhia de Evandro, colega do Seminário e, bairrista como ninguém! Para o meu amigo, Nova Iorque precisava ser muito grande, para começar a ser comparada à Capital Pernambucana! Na ocasião, conheci alguns pontos turísticos, onde constatei, realmente, a grandeza da Veneza brasileira, claro em comparação às cidades que eu conhecia, todas pequenas. Recife me impressionou! Tudo para mim era grande e, essa grandeza, só se desfez, quando fui ver o carnaval do Rio de Janeiro, trocando o Frevo pelo Samba! Fui passear no Recife, ainda com a imagem daquela cidade "governada", pelo Príncipe Maurício de Nassau! Mudei o conceito e, sai maravilhado da 3ª. maior cidade do Brasil, naquela ocasião. Finalmente, Recife me agradou e, aproveito a oportunidade para parabenizar aquela gente alegre e feliz da Capital da brava e heróica gente pernambucana. Odilon Alves da Rocha
Por: Odilon Alves da Rocha

Recife, cidade lendária! resido em Recife desde Fevereiro de 1958, são 52 anos de convivencia vi essa cidade crescer muitas veses nessas cinco décadas, jamais esquecerei minha natal, mas, é aqui onde construi uma vida!
Por: José Domingos

Eu moro la em Recife nasci fui criada la...acho uma das cidaes mais bonitas do Brasil..é muito grande tem belas praias, shoppings, cinemas.pontos turisticos como:Recife Antigo, Olinda, Fernando de Noronha entre outros...Recife CIDADE MARAVILHOSA!!!
Por: Daniela

moro em recife e acho tudo de bom. O que mais gosto são as praias,shophing,festas,restaurantes e a tradição que é um maximo!!!
Por: flavia pereira barbosa

Recife capital pernambucana, cidade linda que amo muito.
Por: Flávio Cavalcanti

Moro em Alto Santo - ce, e tenho uma vontade enorme de conhecer recife, pelas fotos q vi a cidade e linda, espero. valeu pelo espaço
Por: katia

Sou filho de Pernambuco e amo a minha capital Recife. É uma das mais belas cidades do Brasil. É realmente Veneza, é cartão postal....
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Recife é uma cidade maravilhosa; é uma cidade para todos os gostos, podem vir vcs vão amar o Recife!
Por: josuel

ainda ñ conheço mas minha tia mora ai meu pai trabalha ai e eu irei passar minhas férias ai se deus quiser.
Por: fernanda

Uma cidade admiradora com suas lindas praias e seus monumentos historicos parabens RECIFE uma cidade maravilhosa e querida por pessoas de todo o país
Por: jessica

sou filho dessa terre resido em caldas novas gpoiaz,mas visito com m/esposa todos o anos.amo essas praias mara vilhosas destacando boa viagem.
Por: seveerinogomes sda silva

a capital mais linda do mundo foi la que comecei minha vida muita saudades do meu pe
Por: carlos da doze

Gente, nasci em Recife, morei muito tempo fora e voltei a pouco tempo. Afirmo e confirmo que é um cidade muito gostosa, cheia de arte e muita coisa pra fazer. Dentre elas está passeio pelo Recife Antigo (tbm Catamarã), cidade histórica de Olinda e mais de 7 praias! Venham e conheçam. Não há arrependimentos nenhum!
Por: Beatriz de Vasconcelos

sou do Recife, moro em sao paulo, ha 32 anos, desde q sai do Recife numca mas voltei. tenho saudadres.
Por: josenilda miranda de oliveira

resido em Recife há 49 anos, desde que nascí,tudo é bom, depende de cada pessoa, particularmente o que , gosto mais é PRAIA!
Por: marly Cavalcanti

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Recife
Fundação:
1709
Altitude:
4m
População:
1.378.087 habitantes
Área:
218,7km²
Densidade Demográfica:
6.301,27hab/km²
CEP:
50000-000

Envie seu comentário sobre Recife

banner