Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Paudalho?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Paudalho

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região Mata / Litoral Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

As primeiras incursões ao território que hoje constitui o Município de Paudalho datam de fins do primeiro século da colonização portuguesa. Afirma o historiador Pereira da Costa que por ali andavam traficantes de pau-brasil - madeira abundante nas florestas da região - os quais, todavia, não se fixavam no local.
A ocupação humana de forma organizada teria sido iniciada por volta de 1591, através dos elementos indígenas reunidos por padres franciscanos, que formaram a aldeia de Miritiba (corruptela do tupi mbiri-tyba, que, no dizer de Teodoro Sampaio, significa juncal). Localizava-se a aldeia nos extremos de Goiana, Igaraçu e Tracunhaém, distante cerca de duas léguas da margem esquerda do rio Capibaribe. Dentre seus habitantes destacou-se o índio Poti, o celebre D. Filipe Camarão que se bateu contra os holandeses visando a restauração pernambucana, ao lado de outros patriotas.
Aos primitivos habitantes juntou-se o elemento colonizador, e o povoado ingressou em uma fase de desenvolvimento, de que a atividade agrícola e de pastoreio, principalmente a primeira, constituíam as molas propulsoras. Fator fundamental do desenvolvimento, que em pouco tempo se verificou, foi o plantio da cana-deaçúcar.
Surgiram, em conseqüência, diversos engenhos. O primeiro que a história registra foi o Mussurepe, instalado por volta de 1630. O Aldeia foi levantado em 1660 por Bartolomeu de Holanda Cavalcânti, em Miritiba, no local em que atualmente se acha instalado um quartel, com campo de instrução militar - o mesmo lugar do povoado indígena inicial. Na segunda metade do século XVII surgia o Engenho Bom Sucesso, fundado por Joaquim de Almeida.
O mais importante, porém, o que daria nome à futura cidade, foi fundado pelo colono português Joaquim Domingos Teles.
Baseado na nascente economia canavieira, consolidou-se em torno do engenho Paudalho o núcleo populacional existente, espraiando-se aquela atividade econômica por todo o Município. 

Significado do Nome:

A denominação Paudalho originou-se de uma grande e secular árvore, de cheiro semelhante ao do alho, existente próximo da margem direita do Capibaribe, onde hoje se pode ver um seu rebento, conservado pela Prefeitura local. 

Aniversário da Cidade:

04 de Fevereiro 

Gentílico: 

paudalhense

População:

51.374 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Paudalho tem como atividade econômica predominante a agroindústria do setor sucroalcooleiro. É também  marcada pela monocultura da cana-de-açúcar, empregando grande parte da mão-de-obra local.

Clima:

Tropical úmido com verão seco 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Mata Pernambucana 

Limites:

Ao norte com Tracunhaém, ao sul com São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Glória do Goitá e Camaragibe, a leste com Paulista e Abreu e Lima e a oeste com Lagoa de Itaenga e Carpina.  

Acesso Rodoviário:

BR-232 e BR-408 

Distâncias:

Da Capital:

44 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Paudalho tem como principal atrativo o Engenho Ramos, com sua Capela de Nossa Senhora da Luz abrigando a imagem de São Severino, tida como milagrosa (romarias no período de setembro a janeiro). Na casa dos milagres, anexa à capela, está exposto um grande número de ex-votos, registros de reconhecimento dos fiéis pelas graças alcançadas. A religiosidade do município também está retratada pela presença de muitas igrejas e capelas, além do Mosteiro de São Francisco. Esse último, de data de construção incerta e hoje abandonado, serviu de refúgio aos religiosos de vários conventos e mosteiros pernambucanos durante a invasão holandesa a Pernambuco (séc. XVII).
Paudalho reserva outros locais de interessante para visitação, como os engenhos, com suas antigas casas-grandes e capelas; a Usina Mussurepe (já desativada); a Ponte de Itaíba, do séc. XIX, inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II; o Bosque de Pau-Brasil; a fábrica de beneficiamento do sal, instalada em prédio do séc. XVIII; a estação ferroviária (1891); os antigos casarões do início deste século, com detalhes ou fachada em azulejos portugueses; a casa de farinha do Engenho Açougue Velho; o açude zumbi; a estação acerola, com seus doces e sorvetes à base da fruta; barragens, mirantes e praças.

Principais Pontos Turísticos:

BICA DA USINA MUSSUREPE

SEDE DO MUNICÍPIOSEGUIR 6,5KM PELA BR-408 (SENTIDO RECIFE) NA ALTURA DO POSTO CAROLINA, TOMAR A ESTRADA DA USINA MUSSUREPE ATÉ A SEDE E ESTRADA DA CERÂMICA (3,5KM) AMBAS NÃO PAVIMENTADAS.
Transporte: AUTO-PASSEIO / CARRO DE ALUGUEL

MIRANTE DA CAPELA DE SANTA TEREZINHA

Localização: VILA DO DENDÊ
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408 (SENTIDO RECIFE) PAVIMENTADA EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, ESTRADA DA USINA MUSSUREPE, NÃO PAVIMENTADA EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO ATÉ ATINGIR A VILA DO DENDÊ.
Transporte: AUTO-PASSEIO / CARRO DE ALUGUEL

MIRANTE DO CRUZEIRO (PAUDALHO)

Localização: ALTO DO CRUZEIRO

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA LUZ

Localização: ENGENHO RAMOS
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408 (SENTIDO CARPINA); DOBRAR À DIRETA NA ESTRADA DO ENGENHO RAMOS (CARROÇÁVEL) E SEGUIR 3 KM ATÉ O ATRATIVO.
Transporte: TRANSPORTE ALTERNATIVO COLETIVO / AUTO-PASSEIO / CARRO DE ALUGUEL
Horário de Funcionamento: VISITAÇÃO : DIARIAMENTE DAS 7:00 ÀS 16:00.MISSAS : DOM. ÀS 11:00.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO

Localização: POVOADO DO DESTERRO
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408, ALTURA DO KM 48 (EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO), SEGUE PELA AV. LUIZ MARANHÃO ATÉ A PONTE ITAÍBA, MAIS 3 KM EM ESTRADA CARROÇÁVEL, ATÉ O ATRATIVO.
Transporte: MOTO-TÁXI / AUTO-PASSEIO
Horário de Funcionamento: PARA VISITAÇÃO SOLICITAR PREVIAMENTE DONA AMARA, PRÓXIMO À IGREJA.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS

Localização: POVOADO DE ROSARINHO
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408 ATÉ A ALTURA DO KM 48 (PAVIMENTADA, EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO), SEGUIR PELA AVENIDA LUÍS MARANHÃO PASSANDO SOBRE A PONTE ITAÍBA. SEGUIR 3KM POR ESTRADA CARROÇÁVEL ATÉ O ATRATIVO.
Transporte: AUTO-PASSEIO / MOTO-TÁXI
Horário de Funcionamento: NÃO EXISTE HORÁRIO DETERMINADO PARA VISITAÇÃO.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (PAUDALHO)

Localização: RUA JOSÉ MARIANO, S/N, CENTRO, CEP: 55.825-000

IGREJA DE SANTA TEREZA

Localização: PRAÇA DE SANTA TEREZA
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408, NA ALTURA DO KM 48 (EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO), SEGUIR PELA AV. LUÍS MARANHÃO ATÉ A PONTE DE SANTA TEREZA. SEGUIR APROXIMADAMENTE 100 M ATÉ A IGREJA.
Transporte: AUTO-PASSEIO / MOTO-TÁXI
Horário de Funcionamento: VISITAÇÃO : SOLICITAR CHAVES NA CASA DE Nº 28 PRÓXIMA À IGREJA.

IGREJA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO (PAUDALHO)

Localização: LARGO DO ESPÍRITO SANTO, S/N, CENTRO, CEP: 55.825-000
Horário de Funcionamento: VISITAÇÃO : TER. À DOM. DAS 8:00 ÀS 12:00 E DAS 13:00 ÀS 18:00.

CASA DA RUA JOSÉ MARIANO

Localização: RUA JOSÉ MARIANO, 53, CENTRO

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (PAUDALHO)

Localização: PRAÇA SANTA TEREZA
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOATRATIVO URBANO
Transporte: AUTO-PASSEIO / MOTO-TÁXI

FÁBRICA DE BENEFICIAMENTO DE SAL ZENITE

Localização: PRAÇA SANTA TEREZA
Referência: SEDE DO MUNICÍPIO
Transporte: CARRO PASSEIO / MOTO-TÁXI

PONTE DE ITAÍBA

Localização: OESTE DO CENTRO DA CIDADE, SOBRE O RIO CAPIBARBE

MOSTEIRO DE SÃO FRANCISCO

Localização: SÍTIO SÃO FRANCISCO
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408 (SENTIDO CARPINA) E ESTRADA DO POVOADO DE SÃO SEVERINO DOS RAMOS (CARROÇÁVEL).

ENGENHO RAMOS

Localização: POVOADO DE SÃO SEVERINO DOS RAMOS
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408 (SENTIDO CARPINA), DOBRAR À DIREITA NA ESTRADA DE ENGENHO RAMOS (CARROÇÁVEL) E SEGUIR POR 3KM ATÉ O ATRATIVO.
Transporte: TRANSPORTE ALTERNATIVO COLETIVO / AUTO-PASSEIO / CARRO DE ALUGUEL

CASA DE FARINHA DO SÍTIO AÇOUGUE VELHO

Localização: SÍTIO AÇOUGUE VELHO, ESTRADA DA LINHA
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOSEGUIR PELA RUA RAUL BANDEIRA DE MELO ATÉ O PARQUE BEIRA RIO. TOMAR A ESTRADA PARALELA À LINHA DO TREM (PAVIMENTADA, EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO) ATÉ O ATRATIVO.
Transporte: AUTO-PASSEIO / CARRO DE ALUGUEL

USINA MUSSUREPE

Localização: ESTRADA DA USINA MUSSUREPE
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408 (PAVIMENTADA, EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO), NA ALTURA DO POSTO CAROLINA, PEGA-SE A ESTRADA DA USINA MUSSUREPE (NÃO PAVIMENTADA, EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO)
Transporte: AUTO-PASSEIO / CARRO DE ALUGUEL

AÇUDE DO ZUMBI

Localização: ESTRADA DO ZUMBI
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408 (PAVIMENTADA EM BOM ESTADO) SENTIDO RECIFE, NA ALTURA DO KM-92 PEGA-SE A ESTRADA DO ZUMBI, NÃO PAVIMENTADA E EM REGULAR ESTADO DE CONSERVAÇÃO.
Transporte: AUTO-PASSEIO / CARRO DE ALUGUEL

BARRAGEM BICOPEBA

Localização: ESTRADA DA BARRAGEM BICOPEBA
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408, NO SENTIDO RECIFE, PAVIMENTADA E EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO E ESTRADA DA BARRAGEM BICOPEBA. NÃO PAVIMENTADA E EM REGULAR ESTADO DE CONSERVAÇÃO
Transporte: CARRO DE ALUGUEL / AUTO-PASSEIO

BARRAGEM DO ENGENHO ORÁ

Localização: ESTRADA DO ENGENHO ORÁ
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408, PAVIMENTADA E EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, PEGA-SE A ESTRADA DO ENGENHO ORÁ NÃO PAVIMENTADA E EM REGULAR ESTADO DE CONSERVAÇÃO
Transporte: AUTO-PASSEIO / CARRO DE ALUGUEL

SANTUÁRIO DE SÃO SEVERINO MÁRTIR DO ENGENHO RAMOS

Localização: ENGENHO RAMOS, CAPELA DE NOSSA SENHORA DA LUZ
Referência: SEDE DO MUNICÍPIOBR-408 (SENTIDO CARPINA), DOBRAR À DIREITA NA ESTRADA DO ENGENHO RAMOS (CARROÇÁVEL), SEGUIR POR 3KM ATÉ O ATRATIVO
Transporte: TRANSPORTE ALTERNATIVO COLETIVO / AUTO-PASSEIO / CARRO DE ALUGUEL
Horário de Funcionamento: DIARIAMENTE DAS 7:00 ÀS 16:00.

PRAÇA ESPÍRITO SANTO

Localização: PÁTIO DA IGREJA DO ESPÍRITO SANTO

PRAÇA JOAQUIM NABUCO (PAUDALHO)

Localização: ESQUINA DA RUA JOSÉ MARINO, CEP: 55.825-000

PRAÇA PEDRO COUTINHO

Localização: AV. RAUL BANDEIRA, S/N, CENTRO, CEP: 55.825-000

PRAÇA RAUL BANDEIRA

Localização: PARQUE BEIRA RIO 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A festa de São Sebastião, é a mais movimentada festa popular religiosa, porém o padroeiro da Cidade é o Divino Espírito Santo, com sua matriz localizada próxima à Prefeitura Municipal. Durante o Carnaval, a cidade conta com grupos de maracatu rural, bumba-meu-boi, urso e caboclinhos. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAUDALHO

E-mail: paudalho@municipios.pe.gov.br

Telefones: (81) 3636-1156

Sites: http://paudalho.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: desenvolvimento@paudalho.pe.gov.br

Telefones: (81) 3636-1533

Terminal Rodoviário de Recife

Rodovia BR 232, Km 15 - Jaboatão
Telefone: (81) 3452-1103

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: oficio1depaudalho@hotmail.com

Telefones: (81) 3636-1021

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.municipios.pe.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Paudalho e pousadas em Paudalho para visitar Paudalho.

Promova a cidade de Paudalho no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!