Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Condeúba?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Condeúba

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os anos se passaram e Condeúba, sempre lutando para manter sua história de uma cidade acolhedora e hospitaleira. Com características de uma cidade interiorana onde todos querem viver, pela sua tranquilidade e longe dos grandes centros. Com 18.048 habitantes, preserva os costumes e fazem de seu povo pessoas simpáticas com os seus visitantes.
Diz-nos a Memória descritiva, que o começo do século XVIII, os habitantes da Fazenda Serra Talhada mandaram edificar na pequena povoação, à margem do Rio Gavião, em homenagem a Santo Antônio uma capela denominada Santo Antônio da Barra do Sitio de Condeúba, a mesma foi abençoada em 30 de junho de 1745 pelo Padre Visitador Geral, João Vasconcelos Pereira, estando a capela arruinada, foi demolida e construída outra maior no ano de 1765.
A povoação crescera, e pela Lei nº 809, de 11 de junho de 1860, foi elevada a categoria de Vila, em 14 de maio do ano de 1861, o município se desmembrava do de Caetité, com a denominação de “Vila de Santo Antônio da Barra”. Em 1880 o Dr. Deocleciano Pires Teixeira assinou a proposta que elevou a vila à categoria de cidade com a denominação de Condeúba, sendo instalada em 28 de agosto de 1892. Condeúba palavra de origem indígena, que em Tupi, quer dizer Pau de Candeia retorcido.
O Município tem um potencial turístico a ser explorado, com suas nascentes e cachoeiras, situados na região do Morro, região montanhosa, onde localiza várias nascentes: Areal, Jacaré e com destaque a nascente do Rio Condeúba, que  passa por várias comunidades e deságua na Barragem do Champrão, pertencente ao DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, a barragem que abastece com água potável os municípios de Condeúba e Cordeiros.
O município também é cortado por mais um grande rio que é o Rio Gavião, e outros córregos, como: Soberbo, Riacho Seco, Santo Antônio...
Motivos para visitarem condeúba não faltam: Condeúba possui em sua sede edificações dos séculos passados que relatam sua história desde sua fundação até os dias de hoje. 

Significado do Nome

O município de Santo Antonio da Barra foi criado em 1860, recebendo foro de cidade em 1889 com o topônimo alterado para Condeúba, vocábulo de origem indígena que significa fruto de árvore retorcida. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

condeubense

População:

16.888 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um bom lugar para se viver!

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Zona Fisiográfica da Serra Geral 

Limites:

Cordeiros, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Caculé, Jacaraci, Mortugaba e o Estado de Minas Gerais com o Município de São João do Paraíso. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

429 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Casa de Câmara

Hoje, com o nome de Paço Municipal, no passado funcionou a sede da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e a Cadeia Pública. Hoje estão instalados no prédio a Biblioteca Municipal e o Conselho Tutelar. Há projetos de restauração pela prefeitura e de instalação do Arquivo Público Municipal e do Museu. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDEÚBA

E-mail:

Telefones: (77) 3445-2730 / 2800

Sites: http://www.pmcondeuba.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos

Av. Santiago Campostela - Brotas
Salvador-BA
(71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE TÍTULOS: 

E-mail:

Telefones: (77) 3445-2110 / 2111

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


Conheça nossas opções de hotéis em Condeúba e pousadas em Condeúba para visitar Condeúba.

Promova a cidade de Condeúba no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!