Condeúba

Condeúba-BA

Bem-vindo a Condeúba!

Inúmeras opções de hotéis em Condeúba e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Condeúba.

A cidade de Condeúba, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1860. A localidade está em uma altitude de 680m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.044 habitantes. A área total de Condeúba é de 1.241,5km², e sua densidade demográfica é de 14,53hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Condeúba-BA é 46200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Condeúba

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os anos se passaram e Condeúba, sempre lutando para manter sua história de uma cidade acolhedora e hospitaleira. Com características de uma cidade interiorana onde todos querem viver, pela sua tranquilidade e longe dos grandes centros. Com 18.048 habitantes, preserva os costumes e fazem de seu povo pessoas simpáticas com os seus visitantes.
Diz-nos a Memória descritiva, que o começo do século XVIII, os habitantes da Fazenda Serra Talhada mandaram edificar na pequena povoação, à margem do Rio Gavião, em homenagem a Santo Antônio uma capela denominada Santo Antônio da Barra do Sitio de Condeúba, a mesma foi abençoada em 30 de junho de 1745 pelo Padre Visitador Geral, João Vasconcelos Pereira, estando a capela arruinada, foi demolida e construída outra maior no ano de 1765.
A povoação crescera, e pela Lei nº 809, de 11 de junho de 1860, foi elevada a categoria de Vila, em 14 de maio do ano de 1861, o município se desmembrava do de Caetité, com a denominação de “Vila de Santo Antônio da Barra”. Em 1880 o Dr. Deocleciano Pires Teixeira assinou a proposta que elevou a vila à categoria de cidade com a denominação de Condeúba, sendo instalada em 28 de agosto de 1892. Condeúba palavra de origem indígena, que em Tupi, quer dizer Pau de Candeia retorcido.
O Município tem um potencial turístico a ser explorado, com suas nascentes e cachoeiras, situados na região do Morro, região montanhosa, onde localiza várias nascentes: Areal, Jacaré e com destaque a nascente do Rio Condeúba, que  passa por várias comunidades e deságua na Barragem do Champrão, pertencente ao DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, a barragem que abastece com água potável os municípios de Condeúba e Cordeiros.
O município também é cortado por mais um grande rio que é o Rio Gavião, e outros córregos, como: Soberbo, Riacho Seco, Santo Antônio...
Motivos para visitarem condeúba não faltam: Condeúba possui em sua sede edificações dos séculos passados que relatam sua história desde sua fundação até os dias de hoje. 

Significado do Nome

O município de Santo Antonio da Barra foi criado em 1860, recebendo foro de cidade em 1889 com o topônimo alterado para Condeúba, vocábulo de origem indígena que significa fruto de árvore retorcida. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

condeubense

População:

16.888 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um bom lugar para se viver!

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Zona Fisiográfica da Serra Geral 

Limites:

Cordeiros, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Caculé, Jacaraci, Mortugaba e o Estado de Minas Gerais com o Município de São João do Paraíso. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

429 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Casa de Câmara

Hoje, com o nome de Paço Municipal, no passado funcionou a sede da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e a Cadeia Pública. Hoje estão instalados no prédio a Biblioteca Municipal e o Conselho Tutelar. Há projetos de restauração pela prefeitura e de instalação do Arquivo Público Municipal e do Museu. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDEÚBA

E-mail:

Telefones: (77) 3445-2730 / 2800

Sites: http://www.pmcondeuba.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos

Av. Santiago Campostela - Brotas
Salvador-BA
(71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE TÍTULOS: 

E-mail:

Telefones: (77) 3445-2110 / 2111

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Condeúba
Fundação:
1860
Altitude:
680m
População:
18.044 habitantes
Área:
1.241,5km²
Densidade Demográfica:
14,53hab/km²
CEP:
46200-000

eu morro de salsades de condeuba nasci e me criei lá,um dia ainda volto pra lá.
Por: marizete

Na minha infancia passava ferias em condeuba, sou filho de tezinha e irmao de aderba, tenho muitas saudades desta linda e acolhedora cidade mas infelizmente nao tem fotos da cidade no site pois gostaria de mostrar aos meus filhos.
Por: luiz humberto pereira

EU NACI HEM CONDEÚBA MAIS EU SÓ DA PASAGEM FUNDA SÓ NETO DO FINADO JOVINO CAREIRO. GOSTO MUITO DESTA CIDADIZINHA TODAS MINHAS FERIAS EU PASSO AIR.
Por: wilson

CONDEÚBA TENHO ORGULHO D SER SEU FILHO VC É UMA LINDA CIDA... COM UM POVO ACOLHEDOR TENHO MUITA SAUDADE D VC CONDEUBA
Por: JOÃO F SOUSA

meu é filho de condeuba, tenho muita vontade de conhecer a cidade que ele nasceu.Ele tem muita vontade de visitar a cidade, pois tem 81 anos que ele saiu da lá, hohe ele está com 98 anos. O nome dele é silvino Nonato dos santos Filho, mora atualmente em Itapetinga Bahia, filho de Bibiana Farias e Silvino.
Por: Ruth Pereira Santos

um bom lugar p viver e criar familha boas paizagem
Por: tiao

Eu naci nesta cidade gosto muito, até por que meu e pai moran ai. tenho saudade onde eu nasci e mim crei. hoje moran nu paraná a quarenta anos sou filiz quero ir ai si Deus quizer,abraço condeuba.
Por: inigmaqr cangussu baleeiro

Meu pai é filho de condeuba, gostaria muito de voltar a rever sua terra natl.Eu não conheço mais pretendo conhecer la um dia. Meu pai hoje está com quase cem anos. Ele está lucido e conta muitas historias de condeuba, conheço várias através dele.
Por: Ruth Pereira Santos

O QUE DIZER DE CONDEUBA?ESSA CIDADE É MARAVILHOSA,TRANQUILA TENDO DE MAIS ATRAENTE E DE MAIS VALOR A RECEPTIVIDADE DE SEUS HABITANTES PARA COM O OTRO...NAO É ATOA QUE EU VIVO NELA HA 23 ANOS...rsr
Por: IVANIZA ALVES VIANA

Conheço sim essa cidade e a minha terra, e uma cidade simples e pequena, mais foi la eu morei e vivi minha infancia durante 18 anos, hoje estou em sao paulo, mais nao esqueço da minha cidade maravilhosa. Amo condeuba amo minha bahia.
Por: erenice pardinho pereira costa

tenho orgulho de dizer q conheço esse lugar maraaavilhoso. tive o prazer de passar 5 dias nessa terra abençoada em meio a muito forró, comidas deliciosas e gente muito boas. junho de 2007 q saudades das festas juninas e do todo q me ofereceram. bjs condeubenses
Por: eluzia

GOSTARIA MUITO DE SABER DA FAMILIA DE MEU PAI ,POR FAVOR ALGUEM ME AJUDE MEU PAI SAIU DAI COM SEUS PAI MANOEL GARCIA E MARIA ROSA GARCIA . GOSTARIA DE SABER SE AINDA HA PARENTES DELE AI POIS NÃO CONHECEMOS NIGUEM DE SUA FAMILIA MUITO OBRIGADA , AGUARDO RESPOSTAS.
Por: MARIA HELENA GARCIA FERREIRA

tenho orgulho de ser condeubense apesar dessa cidade ser pequena ela e muito especial pelo povo hospedeiro e gentil que temos aqui temos uma historia e tanto pra contar,muitas festas e de boa qualidades.etc. amo esse lugar tranquilino e bom de se viver me dou bem com todos bijinhos
Por: dannyella

e uma linda cidade de povo hospitaleiro a cidade de meus familiares familia flores amo de paixão essa cidade abraço de um conteraneo
Por: vagner gomes das flores

adorei essa cidade muito linda nas fotos,em brevevestarei ai para fazer uma visita.......um abraço a todos
Por: socorro formiguinha

Condeúba, é uma cidade maravilhosa...quero voltar a morar lá!
Por: nair

adoro a cidade e a recpcao adoro tambem abarragem a gruta as ruas de paralelepipedo.
Por: laercio duarte

nasci e me criei nessa cidade maravilhosa ai tenho familia e muitos amigos ai love you condeuba
Por: laercio duarte

por que a minha familia e dessa cidade e a minha vo nasceu la pois tenho muita curiosidade de saber como ela e
Por: PATRICK

Visitei Condeúba,conheço por que tenho muitos parentes lá. Lá (Condeúba tem muita coisa boa para se ver e se aproveitar além do povo que muito gente fina se um dia vç tiver a oportunidade de conhece-la vç não vai se arrepender.
Por: Maria Cristina P. B. de Souza

Olá pessoal tudo bem,sou de Licinio de Almeida,estive em Condeúba em janeiro de 2009 fui na casa do primo Manoel souza,e já estou com saudade de nossa região,abraços e em breve estarei com tds vçs..Erasmo
Por: Erasmo Alves

muito loco tio ,rever fotos de condeuba sou natural de condeuba. salve salve galera das antigas
Por: almir de jesus

minha cidade natal onde morei 26 anos de minha vida atulmente não moro la mas pretendo voltar amo minha cidade
Por: Resiel Dias

gostaria de ver foto atualizadas da cidade, pois sou natural de Condeúba e pouco apareço por ai, mande mais noticias, obrigado.
Por: Jose Alves

PARABENS CONDEUBA, SOU PAULISTANO NATURALIZADO MAS GOSTO MUITO DE MINHA TERRA NATAL, SEMPRE QUE POSSO VISITO ESTA MARAVILHOSA CIDADADE.SAUDADES DESTE LINDO CEU ESTRELADO DAS BELAS PAISAGENS E OTIMAS PESCARIAS PELOS RIOS E LAGOS DA REGIÃO. ATÉ BREVE CONDEÚBA
Por: ELIDIO

Eu sou desta cidade gostu muito dai, aminha família mora ai, breve estou visitando, abraço!!.
Por: Inigmsr Cangussu Baleeiro

conheço condeúba sim, nasci e me criei no sitio passagem funda em condeúba, sair de lá aos 13 anos, mas lá eu fui muito feliz e voltos a cada dois anos para visitar.
Por: Lenice Aparecida de Almeida

conheço condeúba sim, nasci e me criei no sitio passagem funda em condeúba, sair de lá aos 13 anos, mas lá eu fui muito feliz e voltos a cada dois anos para visitar.
Por: Lenice Aparecida de Almeida

não conheco a cidade, mas me parece muito bonita. Breve irei aí.
Por: abdias

Final de ano vou passar uns dias ai,neste paraiso.nos e nasceuMeu pai tem 79 a
Por: jose carlos viana

Gosto muito do morro quando visito condeúba vou sempre na fasenda arial
Por: sirlene santos sousa

eu morei as 20 anos atráss e amo muito essa cidades meu pai e conterraneo dai e não ve a hora de ir embora de volta
Por: angelika

sou apaixonada pór este luga, minha terra natal, esmpre muito legal encontrar, foto da minha querida e grande , cidade para parabénes de enciativa. de coloca -los
Por: adenilda maria de jesus

eu nao nasci nesta cidade mas quase toda aminha familia nasceu nesta cidade eu sou neto do finado deocleciano conhecido como seu curio da dona bitu mas na decada dos anos 90 trabalhei na ceramica gaviao pérto do cemioterio morei proximo de condeuba um lugar chamado lagoa das pedras conheci muitos parentes la joguei muita bola eu jogava em umtime chamado "terremoto" conheci muita gente porla so que amaioria vieram tudo pra sao paulo morar em pirituba familia de joao batista mezinim enfim e tanta gente que nao da pra escrever aqui, mas um dia voltarei nesta maravilhosa cidade e fica um abraço pra todos dai fiquem com deus.
Por: antonio paulo vieira da cruz

gostaria que este sonho de conhecer o meu amor a cidade de comdeuba se tornase realidade fica com Deus
Por: maria do socorro silva

e o lugar mas gostoso do mundo te amo comdeuba baiano com orgulho
Por: nee lucios

sou condeubense moro atualmente em sao paulo. condeuba e um municipio magnifico tem mata virgem barragens e cachoeiras, tambem muitas arvores frutiferas nativas da propria regiao,sem falar no povo sempre prestativo e alegre.conheca o morro e sua cachoeira.
Por: sandra

é rapaziadaé Dão de Solteiro na parada Falar de Condeúba é estar aí a cada momento destes 37 anos isto é que é saudades.Mas com fé em Deus e Santo Antonio breve voltarei. Abraços a voces galera.
Por: João Chaves

Sim, conheço esta cidade maravilhosa e pessoas acolhedoras que ai residem, como meus amigos,Batista, Vanda,Santa e muitas outras famílias que visitamos em época de missões. Um grande abraço para todos. Guanambi-Ba
Por: Rita

Nasci e morei até aos 22 anos, em lagoa das pedras, condeúba, vou lá com minha familia quase todos os anos.mrus pais e demais familiares moram lá. Adoro minha região, tenho muita fé em deus que breve posso voltar á morar perto de minha família emeus amigos!
Por: clóvis

gostei pois agua é vida por favor não desmaten preserve a natureza divina, obrigadoabraço povo condeubense.
Por: Jose Alves

nasci e vivi 20 anos em candeuba amo e adoro minha cidade ligo estarei de volta pra minha terra amada.
Por: india moura

Condeúba eu te amo. Tenho orgulho de ser Condeubence. Jamais esquecerei... Lugar de Morar. Espaço abençoado por um só: DEUS
Por: lucas

Envie seu comentário sobre Condeúba