Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Gravatá?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Gravatá

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Agreste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Gravatá teve origens numa fazenda, em 1808, pertencente a José Justino Carreiro de Miranda. De clima agradável, com água abundante, pois se situava às margens do Rio Ipojuca, o local servia como hospedagem para os viajantes que iam comercializar o açúcar e carne bovina, principais produto da época.

Esses produtos eram levados em embarcações do Recife até o interior. Como a navegação pelo Rio Ipojuca era difícil, os comerciantes eram obrigados a fazer paradas estratégicas para evitar também que o gado perdesse peso.

Uma dessas paradas ficou conhecida como Crauatá, pois era terra de boas pastagens. A denominação Caruatá, que deriva de Karawatã , significa “mato que fura” em Tupi, e foi como o local ficou conhecido, por conta da predominância de uma planta do gênero da família das bromélias, também chamada Caraguatá, Caroatá, Caroá e Gravatá.

Foi no fim do século XVIII que José Justino Carreiro de Miranda tomou posse da Fazenda Gravatá que, por muito tempo, serviu de hospedagens para viajantes. Como conseqüência natural, surgiram dois arruados, um em cada margem do rio.

Em 1810, o proprietário da fazenda iniciou a construção de uma capela dedicada a Santa’Ana que, 12 anos depois, seria concluída por seu filho João Félix Justiniano. Em seguida, as terras foram divididas em 100 lotes e vendidas aos moradores, dando início ao povoado Gravatá.

Em 1881, o povoado, que era um distrito de Bezerros, foi elevado a Vila pela lei 1500/1881 e sua capela transformada em Igreja Matriz. Três anos depois, a Vila se transformaria cidade e comarca pela lei 1805/1884. Sua efetiva emancipação, porém, só veio após a Proclamação da República, pela Lei Orgânica dos Municípios, de 15 de março de 1893, quando a cidade adquiriu sua autonomia municipal.

Significado do Nome

Seu nome, o mesmo de uma bromeliácea, se origina da língua Tupi, e significa Mato que Fura ou Arbusto que Espinha. 

Aniversário da Cidade

15 de março

Gentílico

gravataense

População

85.000 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município Estância Climática, Gravatá é muito procurada pelos turistas devido ao seu clima ameno que favorece à degustação de vinhos e de foundue. Suas construções são em estilo suíço e possui infra-estrutura turística com hotéis, pousdas e restaurantes de boa qualidade. Tem grande destaque na produção de artesanato em madeira, bronze e tecido, e é o maior produtor estadural de flores. 

Clima

Ameno 

Temperatura Média

18 ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Situado no Agreste pernambucano, na microrregião Vale do Ipojuca 

Limites

Norte e Nordeste: Passira e Bezerros
Leste: Pombos e Chã Grande
Sul: Amaraji e Cortês
Oeste: Barra de Guabiraba e Sairé 

Acesso Rodoviário

BR-232 

Distâncias:

Da Capital

80 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Serra das Cãibras

Está localizada no Sítio Valentim, a 8 km do centro da cidade. Local ideal para passeios de bicicleta, com um mirante de onde se tem a visão das cidades circunvizinhas: Cumaru, Passira, Limoeiro, João Alfredo, Serra Negra (Bezerros).

Serra da Estrela

Está localizada atrás do Mirante do Cruzeiro, a 40 minutos do centro da cidade.Possui vista panorâmica de grande parte da cidade de Gravatá, além da Serra Negra (município de Bezerros) e da cidade de Chã-Grande. 

Serra do Maroto

Entrada pela Via Local da BR 232, sentido Norte. Serra de pequeno porte com direção ao norte de Gravatá, com uma bela vista da cidade. No entanto, possui vários condomínios e seu ponto de visitação é a Praça da Antena.

Pedra Branca

Está localizada no Sítio Pedra Branca, a 3,5 km do centro da cidade, na estrada da barragem, próximo ao Sítio de Dona Nadir. Com 75m de altura, de encosta norte esbranquiçada. É adequada para a prática de esportes radicais variados como alpinismo, rappel e vôo livre. 

Pedra do Cruzeiro

Está localizada na Estrada de Mandacaru. Possui uma vista espetacular de toda a região, a cerca de 8 Km de Gravatá.

Pedra Dourada 

Está localizada no Distrito de Uruçu-Mirim. Possui uma vista panorâmica no brejo de altitude. Ideal para a prática de esportes radicais e acampamentos de aventura. 

Pedra da Moça

Está localizada a 4 Km do centro da cidade. Possui formação rochosa utilizada para acampamentos e mirante com uma bela vista.

Pedra do Tao

Está localizada no Sítio Camocim, Fazenda Pedra do Tao, propriedade do Sr. Clóvis Dantas. Possui 35m de altura, cercada por Mata Atlântica. É possível a prática de rappel e escalada, do seu alto observa-se parte da movimentação do Planalto da Borborema, destacando-se ao norte o centro urbano de Gravatá e a nordeste o município de Chã-Grande. A vegetação é formada por mata em recomposição, bromélias e orquídeas, (propriedade particular).

Pedra Vermelha

Está localizada no Distrito de Valentim, a 8 km do centro da cidade. Acesso difícil nos últimos 500m.É uma pedra de cor avermelhada, que além de formar duas furnas em suas laterais, exibe na sua parte frontal, pinturas rupestres. Utensílios rudimentares foram achados nas redondezas. 

Lago Mágico

Está localizado na Fazenda do Sr. Leonardo (privado).È um pequeno lago com uma atmosfera muito especial, a cerca de 3 Km de Gravatá.  Nesse lago possui um roteiro de bicicleta, onde o ponto de partida é a Ponte de Pedestres sobre a BR 232. 

Banho de Amaraji

Está localizado na Zona rural, na entrada de Amaraji.É um banho feito na atual barragem que abastece a cidade, composta por vários olhos d’água. Possui pedras e vegetação da caatinga. 

Banho do Açude Valença

Está localizada próximo ao Sítio de D. Nadir, a 12 Km da cidade. É um banho com água da fonte mineral.

Balneário de Dona Nadir

Está localizado no Sítio Camocim, a 12 km do centro da cidade. Balneário marcado por águas límpidas que brotam nas encostas da mata e formam pequenas piscinas naturais. O represamento do córrego em caldeirões constitui bicas e banhos em chuveiros. 

Cachoeira da Palmeira

Está localizada no Sítio das Palmeiras, a 17 km do centro da cidade. Está constituído por três cachoeiras, bicas e piscinas. Ideal para meditação, fotografias e esportes radicais. A cachoeira, de água cristalina e doce, tem cerca de 20m de altura, com 7m de largura no trecho superior e 12m no inferior, (propriedade particular).

Cachoeira do Tao

Localizada na Fazenda Pedra do Tao, a 12 km do centro da cidade. Possui cachoeira de 8m de altura e 5m de largura, balneável em forma de ducha. Sua vegetação é arbustiva, composta por gramíneas e algumas fruteiras, 

Mirante do Cruzeiro 

Localizado no bairro do Cruzeiro, a 1 km do centro da cidade. É um atrativo urbano construído desde o século XVIII, marcado por formações rochosas, constituídas por um cruzeiro, a estátua do Cristo Redentor, a Capela do Cristo Rei, uma escadaria com 365 degraus, que dá acesso ao pátio aberto, restaurante, bares e a sede da Rádio Gravatá FM. Possui uma vista panorâmica da cidade.
 
Mirante da Serra das Ruças

Está localizado na Serra das Ruças, BR-232. Pode ser contemplado o relevo do Planalto da Borborema. Possui vegetação arbustiva e rasteira.

Açude de Valença

Está localizado a 12 km do centro da cidade, próximo ao Sítio de Dona Nadir. É uma Fonte de Água Mineral. 

Alto do Caboclo

Está localizado no sentido Mandacaru.É um morro com uma pedra grande a caminho do Brejo de altitude, de onde é possível obter-se uma bela vista.

Parque de Pedras do Mocó

Localizada a 3 km do centro da cidade. É um Patrimônio Municipal. São centenas de pedras que formam um conjunto de esculturas naturais, esculpidas pela ação das águas e do tempo. O local é ideal para a prática de trekking (trilhas).

Plantação de Morangos

Está localizada na Zona Rural de Gravatá. Local onde o morango é cultivado e o visitante pode conhecer e até adquirir mudas, bem como provar os deliciosos doces, geléias e licores produzidos por moradores locais.

Casarão e Capela

Está localizado na Avenida Agamenon Magalhães, s/n/, Prado. É um conjunto arquitetônico no estilo barroco brasileiro. No início funcionava como o Externato Nossa Senhora da Glória, das irmãs Dorotéias. Atualmente é sede da Escola Municipal de Ensino.  

Casarão Secular

Está localizado na Rua Rui Barbosa, 126, Centro. Casarão centenário. Frontão revestido com azulejo português, bem como na parte superior. Ostenta belíssimas pinhas e louças vindas do Porto em Portugal. Pertenceu à tradicional família Guimarães e hoje é de propriedade da Sra. Conceição Guimarães. 

Casario

Está localizado na Rua João Pessoa, 12, Centro. Chalé construído no início do século XIX pelo escritor gravataense e político Antonio Farias. Construção da arquitetura portuguesa. O chalé ainda hoje ostenta em seu interior todo o mobiliário da época em que começou a ser residido. Pertence a Sra. Helena Farias. Encontra-se em bom estado de conservação e ocupação particular. 

Engenho de Cana-de-Açúcar – Engenho Caranguejo

Está localizado no Distrito de Uruçu-Mirim a 16 km de Gravatá. Engenho de cana-de-açúcar, movido à roda d’água, fabrica de rapadura e mel de engenho. É de propriedade particular. Atualmente funciona um haras com criação de cavalos Quarto de Milha 

Escada da Felicidade

Está localizada no Morro do Cruzeiro. É um atrativo urbano, datado de 1º de novembro de 1953, possui 365 degraus, do sopé ao cume, tendo em cada degrau o nome de um morador de Gravatá, sendo alguns deles participantes da construção. Encontra-se em bom estado de conservação.

Estação Ferroviária

Está localizada na Rua João Pessoa, s/n/, Centro. Datado do século XIX, apresenta um dos moldes da arquitetura importada inglesa. Atualmente encontra-se desativada, funcionando apenas para receber turistas. Chamada de Estação do Artesão é um ponto de demonstração dos trabalhos dos artistas locais. 

Museu de Carros Antigos

Está localizado na Avenida 15 de Novembro, s/n/, N. Srª das Graças (próximo ao Posto Petur). Reúne a coleção de carros antigos do empresário José Ferreira. Horário de Visitação deve ser agendado durante o dia. Propriedade particular.  

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro/2012

01 a 07 - A abertura oficial do Carnaval 2012.

Programação de Carnaval:

11 -  com a V Noite Do Maracatu - Com concentração saindo às 19h da Estação do Artesão, o cortejo vai passar pelas principais ruas da cidade, seguindo pela Praça Rodolfo de Morais, Rua Cleto Campelo, finalizando com um grande encontro na Praça da Matriz.

O evento também vai comemorar os 10 Anos do Maracatu do Gamr.

Confira os grupos participantes:

Maracatu Rural Águia Dourada
Maracatudo Nação Camaleão
Maracatu Tambores D’Olorum
Maracatu do Gamr
Maracatu Nação do Barro

Participação:

Companhia de Dança Gravatar’t
Orquestra Popular de Gravatá

Mais informções:

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5024

- 20 - 2º Encontro de Orquestra de Frevo de Pernambuco em Gravatá, que acontecerá na segunda-feria de Carnaval. Gravatá se prepara para receber pelo segundo ano o Encontro de Orquestras de Frevo na segunda-feira de Carnaval. Esse ano além dos shows com orquestras de frevo vindas de todo estado, teremos em especial a Orquestra 100% Mulher.
O arrastão pelas ruas da cidade está previsto para começar às 10h, se encontrando na Praça Aarão Lins e seguindo para o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Maestro Duda iniciará o comando da festa e no final da tarde Maestro Spok sobe ao palco e fará dueto com o cantor Josildo Sá que está com o projeto “Frevo de Latada” trazendo o repertório do Rei do Baião para o ritmo carnavalesco, encerrando os shows às 17h.
A Prefeitura de Gravatá convida a todos para esse Encontro repleto de muito frevo e animação!

Mais informações:

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5020

Confira a programação do Cine Mais Cultura:

- Objetivo do projeto é levar o cinema para quem não tem acesso
O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura e as exibições acontecem toda quarta-feira às 15h, com entrada gratuita. O Cine Joaquim Didier fica na Escola de Referência do Ensino Médio de Gravatá – EREMGRA. Na última quarta (01), foi apresentado o filme Milagre em Juazeiro de Volnei Oliveira.

Confira a programação do mês de Fevereiro:

DIA - 08/02 - O ÉBRIO (GILDA DE ABREU / VICENTE CELESTINO)

DIA - 15/02 - ELES NÃO USAM BLACK-TIE ( LEON HIRSZMAN)

DIA - 22/02 - NÃO HAVERÁ SESSÃO (QUARTA-FEIRA DE CINZAS)

DIA - 29/02 - OPERA DO MALANDRO (RUI GUERRA)

Mais informações:

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5025

- Projeto Cultura Livre nas Feiras – A animação atraiu um grande público - Mais um sábado de sucesso na feira de Gravatá.
Sábado (04), contou com muita animação no Mercado Público em mais uma edição do Projeto Cultura Livre nas Feiras, criado pelo Governo do Estado em parceria com a Fundarpe e a Prefeitura de Gravatá.
O aboio de Zé Pedro, começou a chamar o público para o Mercado e quando Forró Talismã começou a tocar o local já estava lotado.
Atendendo a solicitações e pedidos, Zé Pedro Aboiador retornou ao palco e entoou outros sucessos. Logo após, a banda Seresta do Barbosa entrou em cena e relembrou músicas antigas ao som de ritmos como o bolero e o samba.
Ao final da programação oficial, abriu-se o espaço para o talentoso acordeonista Neves, que se ofereceu novamente para encantar a todos que estavam lá com sua música.

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5023

- Prefeitura e Hotéis de Gravatá participarão de Seminário para a Copa de 2014 em Recife
Representantes de dois hotéis da cidade estiveram reunidos hoje com o secretário de Planejamento
Na manhã desta sexta (03), estiveram reunidos com o secretário de Planejamento, Jaime Prado, os representantes da rede hoteleira da cidade que irão participar do Projeto de Gravatá com a FIFA para a Copa de 2014, para discutir sobre o que será apresentado no seminário que eles participarão junto com a Prefeitura no dia 10 deste mês em Recife.
Na ocasião estiveram: Eduardo Cavalcanti representando o Hotel Portal de Gravatá, José Alves representando o Hotel Villa Hípica e o Diretor de Esportes de Gravatá, Janailton Lins.
No dia 10/02 será realizado pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) em Recife, o I Seminário sobre o Centro de Treinamento das Seleções – CTS.

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5022

- Comitê Organizador da copa 2014 APROVA GRAVATÁ - Projeto para inclusão da cidade como subsede foi apresentado agora à tarde no Rio de Janeiro. Gravatá vai bem em sua luta para se tornar uma das subsedes pernambucanas da Copa do Mundo de 2014. O projeto que prevê a reestruturação do parque esportivo da cidade, bem como intervenções urbanas de infra-estrutura e mobilidade, foi apresentado ao Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no Rio de Janeiro e recebeu a aprovação e elogios dos executivos da entidade.

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5012

- GRAVATÁ representeda em reunião da FIFA no RIo de Janeiro - Secretário Jaime Prado defenderá o projeto da cidade para ser subsede da Copa de 2014. Continua a todo vapor o trabalho da Prefeitura de Gravatá para que a cidade seja uma das subsedes da Copa de 2014.
O secretário de Planejamento Jaime Prado, participa  no Rio de Janeiro de uma reunião técnica com representantes da FIFA para análise do projeto de Gravatá que concorre ao posto. O objetivo é discutir pontos do projeto como mobilidade urbana, alojamento das seleções e infra-estrutura geral.
Gravatá é uma das 145 cidades pré-selecionadas para concorrer à vaga de subsede de uma das seleções que virão a Pernambuco.

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5011

Outubro

- Revelando Pernambuco/2012
     
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru -
Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira -
Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:


Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:
 
  DATA             CIDADE        HORÁRIO

18/10/2012     GRAVATÁ    Manhã  / Início às 8h


A Luz do Mundo é o espetáculo do Natal de Gravatá 2012

O nascimento de Jesus através da tradição do presépio de barro. Esse é o tema do espetáculo A Luz do Mundo, no Natal de Gravatá, que acontecerá nos dias 13, 14, 15, 16, 21 e 22 de dezembro, sempre às 19 horas, no pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar, com entrada gratuita. Em sua segunda edição, o espetáculo promete emocionar a plateia em apresentações que misturam cores, luzes e acrobacias aéreas e no solo. O evento é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá.

A Luz do Mundo tem a assinatura do artista italiano Valério Festi, responsável também pelo espetáculo Sonhos da Pastorinha Diana, apresentado no ano passado. Assim como na primeira edição, o Natal de Gravatá contará com artistas locais e integrantes do Studio Festi. No palco, passagens conhecidas do público, como a gravidez de Maria, o massacre de Herodes e a visita dos Reis Magos, em cenas com elementos clássicos e outros oriundos do barro. O espetáculo terá 1h30min de duração.

Para garantir a segurança do público e ordenamento do trânsito, as autoridades municipais, estaduais e federais montaram um esquema especial para o evento. Cerca de 1.100 profissionais dos Bombeiros, das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal estarão de prontidão nos principais pontos da cidade. A CIATUR disponibilizará policiais bilíngües em seu posto de comando, que ficará ao lado da Delegacia Móvel e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Pátio de Eventos Mussa Chucre Zarzar. Ao total, a PM terá 90 profissionais trabalhando durante todos os dias de espetáculo. O Corpo de Bombeiros disponibilizará ambulâncias em Gravatá, Bezerros, Vitória de Santo Antão e na Serra das Russas. A equipe será composta por 16 oficiais, 648 praças, 16 médicos e 16 enfermeiros.  

Com o objetivo de proporcionar maior fluidez dos veículos, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) desligará duas lombadas eletrônicas na BR 232: uma na saída do Recife, próxima ao Hospital Pelópidas da Silveira, e outra em Moreno. Vinte educadores de trânsito estarão nas ruas passando orientações aos pedestres. A prefeitura de Gravatá disponibilizará dois estacionamentos: os carros ficarão estacionados em uma área próxima ao Colégio Salesiano enquanto os ônibus ficarão no perímetro urbano do Jardim Petrópolis.

GRAVATÁ – Cidade localizada no agreste de Pernambuco, a 80 km do Recife. É a estação de inverno dos pernambucanos e fica lotada na Semana Santa e São João. A cidade destaca-se pela prática do turismo rural e de aventura. A rede hoteleira oferece aproximadamente 3 mil leitos em charmosas pousadas e em grandes hotéis-fazendas. A gastronomia de Gravatá é a segunda melhor do Estado, ficando atrás apenas do Recife.

STUDIO FESTI – É uma grife no mercado internacional de arte e entretenimento. Projetados pelo artista Valerio Festi, os eventos são fruto de uma experiência artística sem paralelo no mundo. Munidos de uma sólida formação histórica e artística, o Studio Festi possui uma capacidade única de interpretar, vivenciar e homenagear as diferentes culturas de cada país. Em seu currículo, constam a Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno e a Chegada da Tocha Olímpica na China.
 
Serviço:
 
Espetáculo A Luz do Mundo
Apresentações nos dias 13 (Ensaio Geral), 14, 15, 16, 21 e 22 – sempre às 19h
Local: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, em Gravatá
Entrada gratuita

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATÁ

E-mail: prefeituradegravata@gmail.com

Telefones: (81) 3563-9023

Sites: http://www.prefeituradegravata.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone: (81) 3563-9047 / 9045

Email: escutaturismo@yahoo.com.br

Terminal Rodoviário de Gravatá-PE

Telefone: (81) 3533-0691

Terminal Rodoviário Antônio Farias - Recife-PE

Av Prefeito Antônio Pereira - Várzea
Telefone: (81) 3207-1088

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT; E DOCUMENTO E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: rgidegravata@gmail.com

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (81) 3563-9026

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.recifeguide.com/brasil/pernambuco

www.portaldegravata.com.br

www.viagravata.com.br

www.municipios.pe.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Gravatá e pousadas em Gravatá para visitar Gravatá.

Promova a cidade de Gravatá no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!