Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Carnaíba?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Carnaíba

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros registros históricos sobre Carnaíba datam do século XVIII. Neste período foram encontradas pinturas rupestres em pedras e furnas, feitas por índios, os primeiros habitantes da região. No período monárquico houve o inicio da colonização e exploração das terras. João Gomes dos Reis, fundador da cidade, chegou à região por volta de 1850 e, encantado com a beleza da paisagem local, ordenou a construção de sua residência, de uma Capela em honra a Santo Antônio e do cemitério da cidade. Almejando terras férteis, vários imigrantes deram inicio ao povoamento local, fixando residência em torno das benfeitorias realizadas por João Gomes. Deu-se ao povoado o nome de Lagoa da Barroca, devido à existência de tal acidente geográfico. Porém desde cedo os visitantes a chamavam de Carnaíba, nome originado das carnaubeiras que existiam em torno da lagoa. Somente na década de 1860, o nome Carnaíba seria oficializado em uma solenidade, caracterizada pela Santa Missa ministrada pelo Pe. Ibiapina, na capela de Santo Antônio. A partir deste período houve um intenso desenvolvimento econômico na agricultura, pecuária, e a criação de feiras livres, indústrias rurais de rapadura e farinha de mandioca, atraindo ainda mais moradores para a região. Diante deste desenvolvimento, Carnaíba seria elevada à categoria de Vila, através da Lei Nº. 04, de 29 de junho de 1893, com o título de Carnaíba das Flores. No período de 1900 a 1940, foram registrados fatos importantes: o desenvolvimento de atividades econômicas e religiosas, além do crescimento acelerado da população, de estabelecimentos comerciais e área arborizada. Nesse período houve a fundação da Banda filarmônica, a iluminação pública passou a ser gerada por motor e surgiram as primeiras idéias de independência mobilizadas pelo Pe. Frederico Bezerra Maciel, que também fundou a Paróquia no dia 20 de maio de 1945. Em 30 de dezembro de 1953, pela lei Nº. 1.818, Carnaíba de Flores comemorou a emancipação política, tornando-se cidade e recebeu o nome definitivo de Carnaíba. Nesta mesma data o Tenente Josias Vasco foi nomeado o primeiro prefeito do município, dando início ao calçamento das ruas e a substituição da arborização. Devido ao crescimento da população do município formaram-se dois distritos: Ibitiranga e Quixaba. Porém, em 1º de outubro de 1991, Quixaba desmembrou-se de Carnaíba, conquistando assim a emancipação política.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

30 de Dezembro

Gentílico

carnaibano ou carnaibense

População

18.641 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agropecuária com maior potencialidade de desenvolvimento para a pequena mineração.  

Clima 

Tropical 

Temperatura Média

27º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão. Microrregião do Pajeú. 

Limites

Ao norte com o estado da Paraíba e Solidão, ao sul com Custódia, a leste com Afogados da Igazeira e a oeste com Quixaba e Flores. 

Acesso Rodoviário

BR 232; BR 101; PE 280; PE 275 e PE 292

Distâncias:

Da Capital:

420 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Carnaíba oferece vários atrativos turísticos aos seus visitantes. A Serra da Matinha e a Serra do Cabeço das Quintas possuem uma excelente vista, onde é possível apreciar toda a cidade. Ainda destaca-se o Cruzeiro São João Maria de Vianney e o Santuário de Bom Jesus dos Remédios, bastante visitado e localizado na Serra da Chichorra.

Principais Pontos Turísticos

Centro da Cidade

Outra opção interessante é conhecer, no centro da cidade, as conservadas construções antigas que pertenceram a pessoas ilustres e antepassados de Carnaíba, como a casa de José Martins, onde nasceu o famoso compositor e poeta José de Souza Dantas. Na parte urbana do município, existe ainda um pedestal de pedra bruta, esculpida a mão, com o busto de Zé Dantas.

Atrativos Religiosos

Ainda destaca-se o Cruzeiro São João Maria de Vianney e o Santuário de Bom Jesus dos Remédios, bastante visitado e localizado na Serra da Chichorra.

Artesanato

O município dispõe de trabalhos feitos com barro , couro, crochê, tricô e o flandre.

Estação Ferroviária

Rede Ferroviária do Nordeste (1955?-1975)
RFFSA (1975-1996) 
CARNAÍBA
Município de Carnaíba, PE
Linha Centro - km 427 (1960)   PE-3365 
Inauguração: 1955?
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997.
 
A Estação: A estação de Carnaíba foi inaugurada em 1954 ou 1955. Estava no primeiro trecho entregue já pela Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), entre os anos de 1954 e 1955. A estação está abandonada.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Nas manifestações culturais tem como característica marcante a tradição musical herdada dos primeiros habitantes da cidade. Destacam-se ainda a ciranda, cavalhada e do caboclinho. A cidade ainda possui a Companhia Municipal de Dança Otacílio Gomes da Silva, que sempre se apresenta mostrando as danças folclóricas da região.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÍBA

E-mail:

Telefones: (87) 3854-1156

Sites: http://prefeituramunicipaldecarnaiba.blogspot.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (87) 3826-2049

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Carnaíba e pousadas em Carnaíba para visitar Carnaíba.

Promova a cidade de Carnaíba no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!