Carnaíba

Carnaíba-PE
banner

Bem-vindo a Carnaíba!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Carnaíba, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Carnaíba.

Informações de Carnaíba

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros registros históricos sobre Carnaíba datam do século XVIII. Neste período foram encontradas pinturas rupestres em pedras e furnas, feitas por índios, os primeiros habitantes da região. No período monárquico houve o inicio da colonização e exploração das terras. João Gomes dos Reis, fundador da cidade, chegou à região por volta de 1850 e, encantado com a beleza da paisagem local, ordenou a construção de sua residência, de uma Capela em honra a Santo Antônio e do cemitério da cidade. Almejando terras férteis, vários imigrantes deram inicio ao povoamento local, fixando residência em torno das benfeitorias realizadas por João Gomes. Deu-se ao povoado o nome de Lagoa da Barroca, devido à existência de tal acidente geográfico. Porém desde cedo os visitantes a chamavam de Carnaíba, nome originado das carnaubeiras que existiam em torno da lagoa. Somente na década de 1860, o nome Carnaíba seria oficializado em uma solenidade, caracterizada pela Santa Missa ministrada pelo Pe. Ibiapina, na capela de Santo Antônio. A partir deste período houve um intenso desenvolvimento econômico na agricultura, pecuária, e a criação de feiras livres, indústrias rurais de rapadura e farinha de mandioca, atraindo ainda mais moradores para a região. Diante deste desenvolvimento, Carnaíba seria elevada à categoria de Vila, através da Lei Nº. 04, de 29 de junho de 1893, com o título de Carnaíba das Flores. No período de 1900 a 1940, foram registrados fatos importantes: o desenvolvimento de atividades econômicas e religiosas, além do crescimento acelerado da população, de estabelecimentos comerciais e área arborizada. Nesse período houve a fundação da Banda filarmônica, a iluminação pública passou a ser gerada por motor e surgiram as primeiras idéias de independência mobilizadas pelo Pe. Frederico Bezerra Maciel, que também fundou a Paróquia no dia 20 de maio de 1945. Em 30 de dezembro de 1953, pela lei Nº. 1.818, Carnaíba de Flores comemorou a emancipação política, tornando-se cidade e recebeu o nome definitivo de Carnaíba. Nesta mesma data o Tenente Josias Vasco foi nomeado o primeiro prefeito do município, dando início ao calçamento das ruas e a substituição da arborização. Devido ao crescimento da população do município formaram-se dois distritos: Ibitiranga e Quixaba. Porém, em 1º de outubro de 1991, Quixaba desmembrou-se de Carnaíba, conquistando assim a emancipação política.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

30 de Dezembro

Gentílico

carnaibano ou carnaibense

População

18.641 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agropecuária com maior potencialidade de desenvolvimento para a pequena mineração.  

Clima 

Tropical 

Temperatura Média

27º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão. Microrregião do Pajeú. 

Limites

Ao norte com o estado da Paraíba e Solidão, ao sul com Custódia, a leste com Afogados da Igazeira e a oeste com Quixaba e Flores. 

Acesso Rodoviário

BR 232; BR 101; PE 280; PE 275 e PE 292

Distâncias:

Da Capital:

420 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Carnaíba oferece vários atrativos turísticos aos seus visitantes. A Serra da Matinha e a Serra do Cabeço das Quintas possuem uma excelente vista, onde é possível apreciar toda a cidade. Ainda destaca-se o Cruzeiro São João Maria de Vianney e o Santuário de Bom Jesus dos Remédios, bastante visitado e localizado na Serra da Chichorra.

Principais Pontos Turísticos

Centro da Cidade

Outra opção interessante é conhecer, no centro da cidade, as conservadas construções antigas que pertenceram a pessoas ilustres e antepassados de Carnaíba, como a casa de José Martins, onde nasceu o famoso compositor e poeta José de Souza Dantas. Na parte urbana do município, existe ainda um pedestal de pedra bruta, esculpida a mão, com o busto de Zé Dantas.

Atrativos Religiosos

Ainda destaca-se o Cruzeiro São João Maria de Vianney e o Santuário de Bom Jesus dos Remédios, bastante visitado e localizado na Serra da Chichorra.

Artesanato

O município dispõe de trabalhos feitos com barro , couro, crochê, tricô e o flandre.

Estação Ferroviária

Rede Ferroviária do Nordeste (1955?-1975)
RFFSA (1975-1996) 
CARNAÍBA
Município de Carnaíba, PE
Linha Centro - km 427 (1960)   PE-3365 
Inauguração: 1955?
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997.
 
A Estação: A estação de Carnaíba foi inaugurada em 1954 ou 1955. Estava no primeiro trecho entregue já pela Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), entre os anos de 1954 e 1955. A estação está abandonada.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Nas manifestações culturais tem como característica marcante a tradição musical herdada dos primeiros habitantes da cidade. Destacam-se ainda a ciranda, cavalhada e do caboclinho. A cidade ainda possui a Companhia Municipal de Dança Otacílio Gomes da Silva, que sempre se apresenta mostrando as danças folclóricas da região.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÍBA

E-mail:

Telefones: (87) 3854-1156

Sites: http://prefeituramunicipaldecarnaiba.blogspot.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (87) 3826-2049

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Carnaíba

sou filho dessa terra mas hoje moro em seropedica rj sindo saudades de carnaiba do laser da tranquilidade dos amigos que la deixei sai souteiro hoje estou casado e tenho um lindo filho que e capa de revista quando ele crescer mais um pouco vou leva-lo para conhecer a minha carnaiba
Por: EDVONALDO DE MORAIS LEANDRO

Sou da cidade gostaria de falar com alguem vivo na cidade de S.Paulo
Por: josefa batista vasco

Eu amo esta cidade apesar de longe mando meu abraço para todos os carnaibanos especialmente para meu irmão e cunhada Otavio e Auristela
Por: Josefa Batista vasco

olha tudo bem olha tinha familia foi toda nascida em carnaiba mais precisamente minha mãe, sou natural de carnaiba sai dai para são paulo com 5 anos de idade e jamais voltei tenha muita vintade de conhecer ai e as minhas origens atualmente no e trabalho em são vicente estado de são paulo sou inpetor de segurança mais tenho muita vontade de um dia ainda ir até ai, por favor ficaria muito contente se tivesse resposra sobre esse comentario, muito obrigado, jailson 41 anos.
Por: jailson bezerra de menezes

Carnaiba,terra querida e inesquecivel.Berço da música e da poesia,dos grandes músicos e maestros:Toinho Barbosa,Toinho Gitirana,Cacá Malaquias,Gilson e demais figuras que enriquecem o panorama cultural desta nobre cidade do sertão do Pajéu.Parabéns,pérola do Pajéu!!!
Por: William Ubirajara da Silva

agradeço a deus por ter nascido em canaiba, não é paris, mais é a cidade luz do agradeste. amo tudo e todos. fui em junho de 2008 e me esforço muito para retornar em 2009. moro em brasilia e nunca esquecerei de voce carnaiba.
Por: RONALDO SOUZA

SOU NATURAL DE CARNAIBA, E FIQUEI FELIZ EM REVER ALGUMAS PAISAGENS DO LUGAR ONDE PASSEI MINHA INFANCIA.ELEJO O RIO PAJEÚ,QUANDO CHEIO, COMO UM DOS MAIS BELOS LOCAIS, COM SUAS CANOAS EM PLENA ATIVIDADE. E ONDE PASSEI BONS MOMENTOS NADANDO EM SUAS ÁGUAS REVOLTAS.
Por: petronio carvalho

ATUALMENTE MORO EM CARNAIBA, E AGRADEÇO A DEUS TODOS OS MEUS MOMENTOS EM QUE PASSEI E ESTOU PASSANDO EM CARNAIBA, E QUERO AGRADECER TAMBÉM A TODOS QUE FAZEM UMA CARNÍBA FELIZ, UM ABRAÇO DE CORAÇÃO A TODOS CARNAIBANOS,E EM ESPECIAL AOS MEUS PAÍS E, MINHA ESPOSA CYNTHIA E MINHA FILHA MAYANE.
Por: JOSÉ MÁRIO SANTOS ARÚJO

carniba estou vouta tando
Por: romario

eu amo minha cidade e agradeço a deus pela cidade qual ma q temos e numca vou sair daqui se asim o criador mim permiti bjs te amo carnaiba
Por: crislany henrique

Oi! Eu sou moradora do povoado de Itã Carnaiba, dizem que esse nome é derivado de palavras indígenas;pretendo escrever um artigo científico sobre o local para divulgar na faculdade em Afogados da Ingazeira, também farei uma seleção de fotos para enviar para vcs e peço que se tiverem alguma fotografia ou histórico do povoado de Itã enviem para meu email. As fotos estão lindas! parabéns!
Por: Claudinete

oi pessoal, sou de carnaíba ,mas moro em Recife, adoro essa cidade, passei minha infância e juventude nela, tenho boas lembranças dai e nunca deixo de ir(principalmente nas festas, que é uma maravilha)matar a saudade de todos e da cidade!! beijos
Por: DANIELE LIMA

Minha família materna é natural de Carnaíba, já estive lá algumas vezes, é um lugar muito gostoso de estar e o que acho de melhor é a culinária. voltarei breve, vale a pena visitar!!!!!
Por: Suzana Maria De Souza

eu amo esse lugar....pois e ele que me faz sonhar com uma vida de liberdade e pura amizade te amo muito carnaiba...........
Por: jackson

Carnaíba(PE), uma cidade maravilhosa! Às margens do Rio Pajeú, com diversos pontos turísticos, como Serra da Matinha, Serra da Mata Grande, fontes de água mineral, escritos rupestres e terras de músicos etc. Venha conhecer e comprovar!
Por: Pastor José Rodrigues

Carnaíba é uma linda cidade. Ás margens do Rio Pajeú, ela é aconchegante, tem um clima agradável e um povo hospitaleiro. O custo de vida aqui é baixíssimo! Venha passar sua férias aqui.
Por: Pastor José Rodrigues de Siqueira

ESSA CIDADES É MARAVILHOSA,NÃO SO POR SUA BELEZA MAIS PELO POVO VERDADEIRO E GUERREIRO Q NELA VIVE,PESSOAS SIMPLES,E HUMILDES DE CORAÇÃO GRANDISO E ACOLHEDOR.CIDADE DO AUTO SERTÃO DO PAJEU,INTERIOR DE PERNAMBUCO,NÃO MUITO CONHECIDA MAIS AMADA PORQUEM A TEM O PRAZER DE CONHECE-LA...TE AMO MINHA CIDADE CARNAIBA PEROLA DO PAJEU!!!TE AMO PERNAMBUCO,TE AMO MEU NORDESTE...!!!
Por: ELISETE

Sou de Carnaiba e quando vi a cidade na internet fiquei emocionada,como é bom ver que nossa cidade cresceu e está linda,tenho uma filha que ainda não a conhece,com certeza vou leva-la assim que possivel.atualmente moro em São Paulo com minha família. Abraços atodos Carnaibanos.
Por: maria suzana de oliveira

as fotos ficaram muito bonitas e pessoalmente é ainda mais, esta foto da barragem na verdade corresponde ao açude da jitirana, a barragem do chinelo é muito maior e mais bonita, mas todos merecem ser visitados.
Por: antonio cesar

Claro , conheço muito bem,pois sou filha natural daí, e acompanho sempre o seu desenvolvimento.
Por: iara

que saudade que eu tenho da minha cidade natal sou filho dessa cidade com muito orgulho
Por: jose pereira de carvalho

sou filha de carnaiba,essa cidade e maravilhosaaaaaaaaa
Por: elaine pereira

Dentre muitas coisas boas que tem em Carnaiba, destaco os Carnaibanos, são pessoas maravilhosas. Faz tempo que não vou a Carnaiba. Sinto muita saudades. Abraço a todos.
Por: GERALDO MARTINS DOS SANTOS

Conheço Carnaíba e ela é uma das melhores cidades do Vale do Pajeú. O povo é bom, hospitaleiro e de boa índole.
Por: Pastor José Rodrigues de Siqueira

ola pessoas de carnaiba a cidade ficou muito linda ja faz 9 anos que fui enbora dai pra são paulo tenho muitas saudades das pessoas parentes e amigo muita saudedes mesdo amoessa cidade porque foi onde nassi ai nu posto de saude rsrsrsrsrsrsrsr sepero undia te o privilegio de vouta ai . abrassssss para tosdos.
Por: deibson

sou desta maravilhosa cide ade, mas moro em brasilia a 30 anos, e so voltei uma ves a este bom lugar.
Por: jose edmilson

Carnaiba e a melhor cidade do pernambuco Saudades neyviton SP
Por: NEYVITON

c arnaiba estamuitobonita
Por: jose Edson dos santos

JÁ VISITEI VARIAS VEZES, CANAIBA É UM LUGAR BEM TRANQUILO!A FAMÍLIA DA MINHA ESPOSA MORA QUASE TODA LÁ,SEMPRE QUE POSSO VOU PASSAR UNS DIAS LÁ!VÃO ATÉ LÁ E COMPROVEM.
Por: LUIS CARLOS R.PEREIRA

simply beautiful maravilhoza beautiful and beloved by all in
Por: Irapuan Mendes Pereira

sim gostei adorei e prometo que volto em breve tudo em CARNAIBA, e otimo lindo bela cidade tranquila e sem duvidas umas das melhores da regiao do PÁGÉU OK
Por: Irapuan Mendes Pereira

eu sou filha do pernambuco nasci e me criei no sitio caiçara dos quincas vim fui pra sao paulo quando tinha 19 anos e agora faz 8 anos que vivo na espanha mais nao esqueço minha cidade tenho 2 irmans na caiçara e mais familiares espero logo poder ir ai vizitar todos bem em quanto isso nao acontece mando um beijao pra todos e fiquem todos com DEUS.
Por: edleusa bezerra de souza

Nasci nessa cidadade, mas não a visito há muitos anos. Fiquei feliz e orgulhosa de ver como a cidade está bem tratada e que seu povo tem orgulho de sua origem. Parabéns carnaibanos!
Por: Paula Maria

Falar sobre Carnaíba é prazeroso; cidade hospitaleira, povo acolhedor e festeiro! Chegar a Carnaíba é como se chegássemos a nossa casa; a grandiosidade das pessoas se sobressai; o clima da madrugada parece abrir os braços para nos dar os votos de boas vindas! Visitar a Academia da Cidade, cartão postal da localidade, faz com que sintamos a beleza abrangente e o crescimento que, a cada dia, faz prevalecer os valores dos carnaíbanos que, com responsabilidade, carinho e respeito procuram melhorar, com orgulho, o engrandecimento da cidade. Gosto de visitá-la, Carnaíba, gosto de passear em suas ruas tranqüilas, de ir ao pátio da feira, gosto da parte velha da cidade, e me sinto como se fizesse parte daquela gente. Parabéns, carnaibanos, por serem verdadeiros, por serem tão amorosos!
Por: Eridan Milfont

sou de carnaiba filha orestes sempre morei na rua santa luzia agora moro em são paulo a 12 anos amo a minha cidade de coração fiquei muito feliz em ver imagens da minha cidade tá linda.. beijos maê do maria de luiz fabricio hoje rezide no citio riacho do peixe cazada com lorinho te amo mamãe beijos de suas netas geovanna,gilvani, e gilmara ,hei prefeito anchieta divulga ai minha mensagem fui !
Por: aparecida.m. da silva

eu morava em carnaiba mais hoje eu estou em sao jose do rio preto sp mais nao esqueço dai pois gosto muito deste luga
Por: jose augusto alisson queiroz

oi estou paseando em sao paulo ,estou com saudades da minha cidade carnaiba ,um abraco para minha familia e para todos desta cidade linda.
Por: leony monteiro de andrade

carnaiba e uma boa cidade tranquila e divertida boa da conviver.
Por: rayane

sou desta terra maravilhosa,tenho saudades dos tesouros que ai deixei á 12 anos, josé pereira e marli meus amores eternos.
Por: janaina

que bom te ver renovada carnaíba ,isso me alegra. parabéns ao prefeito que teve participação fundamental para que esse sonho tornarse realidade.
Por: janaina

já morei ai e gostei muito de ver as melhorias que foram feitas desde que eu vim para recife um abraço a todos.
Por: Fernando Abreu

eu adoro a festa tradicional do poeta zé dantas adoro este lugar jente estrovertida ñ tem tempo ruim
Por: mary

sou carnaibano de nascimento e amo essa cidade voces esqueceram de por fotos da cachoeira de jasse que fica localizada no sitio catole senttido chico pereira um abraco a todos carnaibanos.
Por: joao jose da silva

tenho vontade de conheçe este lugar paresse muito becana!!
Por: caia castro

oi moro em carnaiba ela e uma cidade muito bouy memo de pessouas agradeveis e festas legais qundo vinherem visitem a igreja batista missionaria eu a frequento 7 anos o conego luiz a praça de eventos a quadra de esportes a escoa de musica a prasa de alimentaçao o conservatorio de musica o teatro o joao gome o conservatorio da historia a igreja matriz a praça atraz da igreja e muitas outras coisas chau carnaiba e d+ muito d++++
Por: maria julia

carnaiba eu amo muito ela e a mais linda cidade do mundo tenho orgulho de ser carnaibana.
Por: rayane mirelly mendes bezerra

minha mãe nasceu em suas terras Carnaiba e de tanto ouvir suas estorias,tenho saudades de voce.Visitei-lhe quando era minininha e ainda me lembro de algumas coisas que aí vivi quando fui passear. Meu avô : Inacio José de Andrade´era dono do Sitio Saco da Serra . Carnaiba é para mim uma terra abençoada, parte da minha carne...
Por: maria do socorro clemente barca

Sou de carnaiba, atualmente ñ estou morrando lá mas tenho muita saudade dos amigos que ficaram por lá ,ainda esse ano vou dar um pulinho por lá se Deus quiser beijoss...
Por: Tertuliana Henriques de Souza

Ainda quardo muitas lembranças desta cidade sai dai com 9 anos idade,sou filho do falecido Agamenon Pessoa De almeida e marieta nunes de almeida. Abraços a todos
Por: Nilson Nunes De Almeida

Me orgulho de ter nascido nesta cidade e vivido ate meus 9 anos de idade nesta cidade, filho de Agamenon Pessoa De Almeida e Marieta Nunes De Almeida. Abraços
Por: Nilson Nunes De ALmeida

passei 2 anos em carnaiba e cidade mais legal que já cnnhesi vai ficar na estoria amo carnaiba e todos que vivem lar
Por: jailson

carnaiba não e cidade turistica mais e bela e fiquei emosionado e vou volta.
Por: kaio alves de andrade

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carnaíba

Envie seu comentário sobre Carnaíba

banner