Afrânio

Afrânio-PE
banner

Bem-vindo a Afrânio!

banner

As melhores pousadas em Afrânio podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Afrânio

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Afrânio é um município brasileiro no extremo oeste do estado de PernambucoPor volta de 1918, onde hoje se localiza a cidade de Afrânio existia uma fazenda denominada Inveja, de propriedade de Francisco Rodrigues da Silva, depois comprada por Sebastião Coelho. O município de Afrânio, inicialmente um distrito de Petrolina denominado Caboclo, foi elevado à categoria de cidade em 1963. A população teve início nesse local a partir da construção da Estrada de Ferro Petrolina-Teresina, sendo ali inaugurada e Estação Inveja em 31 de outubro de 1926. Em 31 de junho de 1927 a denominação do pequeno povoado foi mudada para São João por Frei Fortunato na ocasião em que celebrava ali a primeira missa e lançava a pedra fundamental da construção da igreja de São João Batista. Em 1932, o povoado de São João passou a categoria de vila e logo depois a distrito de Petrolina, sendo comumente chamado de São João de Afrânio, em referência ao engenheiro da estrada de ferro, o Ministro da Viação e Obras Públicas, Afrânio de Melo Franco, pai do jurista Afonso Arinos de Melo França. Pelo decreto Lei Estadual nº 235 de 9 de dezembro de 1932, o distrito de Afrânio adquiriu parte do território de Cachoeira do Roberto também integrante do município de Petrolina. Finalmente, através da lei estadual nº 4.983 de 20 de dezembro de 1963, Afrânio foi elevado à categoria de município autônomo desmembrando - se de Petrolina elevando-se a cidade cuja instalação se deu em 31 de maio de 1964. Em 1938, antes de conquistar sua independência política, a localidade incorporou parte do extinto distrito de Cachoeira do Roberto ampliando a sua extensão territorial. Dentre os municípios do estado, Afrânio é a cidade pernambucana mais distante da capital. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Arizona, Cachoeira do Roberto e Poção do Afrânio, além dos povoados de Caboclo e Extrema. 

Significado do Nome:

Referência ao engenheiro da estrada de ferro, o Ministro da Viação e Obras Públicas, Afrânio de Melo Franco, pai do jurista Afonso Arino de Melo Franco. 

Aniversário da Cidade:

31 de Maio 

Gentílico:

Afraniense

População:

19.031 habitantes - Estimativa IBGE de 2015  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Afrânio um lugar aconchegante. Com inúmeros riachos e lagoas, tornam o lugar muito agradável. Vale a pena conhecer!

Clima:

Semi-árido  

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sertão do São Francisco   

Limites:

Dormentes, Acauã (Piaui), Queimada Nova (PI), Petrolina e Casa Nova (BA)

Acesso Rodoviário:

BR-407, BR-122, BR-116 e BR-232 

Distâncias:

Da Capital:

833 Km  

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

A principal atração turística de Afrânio fica a 9 Km da cidade, no povoado do Caboclo, onde o visitante pode desfrutar das belezas naturais do lugar, com destaque para a lagoa magnesiana. A localidade possui uma Igreja com mais de 200 anos, e serviu como cernário para o filme Memorial de Maria Moura.
Turismo Cultural.

Artesanato

O artesanato oferece trabalhos com barro, palha e cabaças. O folclore é representado pelo reisado, quadrilha, terno, banda de pífano e a dança de São Gonçalo. 

Estação Ferroviária

E. F. Petrolina-Teresina (1926-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1975)
 
AFRÂNIO

Município de Afrânio, PE
Linha Centro - km 711,485 (1960)   PE-3115
E. F. Petrolina-Teresina - km 140    Inauguração: 31.10.1926
Uso atual: centro cultural    sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Afrânio foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1926. Em 1926, a construção da Estrada de Ferro Petrolina/Teresina alcançou a fazenda Inveja, atraindo para aquela localidade pessoas de outras regiões e, também, de área adjacentes, que vinham em busca de trabalho na rede ferroviária, ou procuravam estabelecer-se no comércio. Por essa época, fazia pregações missionárias na região o capuchinho Frei Fortunato, que a 31 de junho de 1927 rezou a 1º missa e lançou a “Pedra do Cruzeiro”, no local onde posteriormente edificou a igreja. Frei Fortunato aconselhou os moradores a mudarem o nome da nova povoação para São João. A fazenda Inveja, que inicialmente pertenceu a Francisco Rodrigues da Silva, foi a seguir vendida a Francisco Rodrigues Coelho, recebeu, ao se tornar povoado, o topônimo de São João. Em 1928, com a inauguração da estação ferroviária, o povoado ficou conhecido pela denominação de São João de Afrânio, que juntamente com os também engenheiros, Mário Leite e Cristovão Pereira de Souza, dirigia os trabalhos de construção da ferrovia (http://biblioteca.ibge.gov.br). Em 1941, foi incorporada à VFFLB e passou a fazer parte da Linha Centro. Apesar do nome original da estrada, ela jamais chegou a Teresina, parando na cidade piauiense de Paulistânia, não muito à frente de Afrânio, no ano de 1935. Depois de abandonada por 26 anos, em maio de 2000, o prédio da estação foi restaurado e reaberto, agora como centro comunitário e cultural do município de Afrânio, cidade situada a 910 quilômetros do Recife. O prédio passou a ocupar um pequeno museu, uma área para exposições e um bar. Segundo a mesma reportagem que gerou os dados, o prédio teria pouco mais de meio século. Seria o mesmo que foi aberto em 1926 ou no início o prédio era outro? Afinal, eram já 74 anos nessa data de 2000. O trecho entre Petrolina e Paulistana foi desativado em 01/07/1975. Os trilhos já foram retirados há muitos anos, e o empresário José Cristóvão Cavalcanti o comprou e doou para o projeto cultural, exigindo que a estrutura do prédio fosse mantida. Ao contrário do que a reportagem fala, a estação de Afrânio surgiu apenas em 1926, o que não é exatamente no início do século. A estação deu origem à atual cidade. O nome foi uma homenagem ao ex-ministro de Viações e Obras Públicas, Afrânio de Mello Franco. Quando o trem apitava em Croatá, ali perto, boa parte da população se dirigia à estação pára receber e se despedir dos passageiros do trem. Era a única diversão da comunidade. Depois da reforma, virou um bar, mas continua muito bem conservada. (Fontes: Jornal do Commercio, Recife, 21/05/2000 e Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Tarcisio Vilarinho, 08/2007). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio

31 - O município realiza várias festas ao longo do ano, como o aniversário da cidade em 31 de maio.
- Festa do Divino Espírito Santo, no povoado da Cachoeira do Roberto.

 Junho

- Festa de São João, padroeiro da cidade.

 Dezembro/Janeiro

23 a 01 - Festa do Senhor do Bonfim, no povoado do caboclo. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AFRÂNIO

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3868-1054

Sites: 

Fone: (87) 3868-1054

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E TAB. DE NOTAS:

VILA DE CACHOEIRA DO ROBERTO, S/Nº
AFRÃNIO-PE
TELEFONE: (87) 3868-1010

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.municipios.pe.gov.br

www.pe-az.com.br

www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


 

Comentários de Afrânio

eu conheço muito,morei ate os 17 anos,sinto saudade de tudo,das festas,comida,é uma cidade maravilhosa,pretendo em breve visitar minha familha,a quatro anos que nao ha vejo.beijos afranio.
Por: cristiane da silva carvalho

conheço è uma cidade muito muito bonita, morei muito tempo la, gostaria de saber se tem como me mandar fotos e novidades da cidade, obrigado.......
Por: cristiane carvalho da silva

cidade maravilhosa e de povo acolhedor ja estive ai adorei numa festa junina foi muito divertido fracinete cidade Arcoverde pe
Por: fracy

liandaaaaaaaaaaaaaaaaaamei esta cidade gosto muito desse povo maravilhosoooooooooooooo
Por: fracinete

moro em afranio, e uma cidade maravilhosa muito tranquila e é conhecida como a terra do doce de leite , amo esta cidade.
Por: ronaldo

a cidade mais linda das americas! e a mais linda cidade que eu ja vi.
Por: mickael rodrigues calvacante

A minha infancia passei em Afranio sinto muitas saudades dessa cidade, principalmente do doce de leite que é feito bjs pra todos de Afranio.
Por: Rosimeire

acho essa cidade maravilhosa visito sempre quer posso.adoro essa paz,as pessoas sao muito pacatas um dia pretendo mora ai....
Por: elizandra s lima

ola eu moro em brasilia a 10 anos mais sempre que eu posso vou visitar a cidade de afranio.acho a cidade de afranio maravilhosa as pessoas sao pacatas eu amo essa cidade....
Por: elizandra s lima

estive em afranio no mes de outubro .e fiquei maravilhada com ssa cidade linda e acolhedora.em breve voltarei .por que quando voce gosta de algo voce repete .parabens afranianos pela cidades linda de voceis
Por: solange

Afranio minha vida.Afranio meu amor%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
Por: adao

Sou de Afrânio, mas no momento faço Direito em Jacobina - BA. A cidade é maravilhosa. Conhecida como a capital do doce de leite, se você conhecer vai amar. O são é 10....... as praças são lindas......em fim quem conhece não esquece jamais......Eu amo a minha terra.......
Por: Reginaldo Coelho da Purificação

Gosto muito da cidade de Afrânio e de todos que moram neste lugar . Valterni.
Por: valterni angelin pereira

cidade maravilhosa e acolheidora todos bem amavel e comunicativo adorei de conhcer apesar do pouco tempo mais estar guardado todos os momentos que passei ai... bjs e saudades
Por: isis daiane sa

esta cidade é linda vivi toda minha infancia ai pois sou filha dai, embora a dura vida na caatinga nos obrigou buscar outro rumo e viemos para teresina sinto muita saudades dai, meu coração pulsa forte quando vejo estas fotos.
Por: janete

afranio,a cidade q adoro...sempre q posso gosto de visita-la pois adora as festas de sao joao,carnaval e entre outras.avesta do caboclo nem se fala.muito legal.
Por: GENILSON

AMO ESTE LUGA POIS TEM MUITO TEMPO QUE SAIR DA IR UM DIA EU VOUTO FUI.
Por: GERALDO RAIMUNDO DE SOUZA

sou filha natural de afranio, mas sair da cidade com 8 anos e nunca mais voltei minha familia veio embora para o CEARA, hoje moro em alagoas, acompanho o crecimento da cidade pela internet me orgulho de ser afraniense.
Por: tereza veras

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Afrânio

Envie seu comentário sobre Afrânio