Afrânio

Afrânio-PE

Bem-vindo a Afrânio!

As melhores pousadas em Afrânio podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Afrânio

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Afrânio, inicialmente um distrito de Petrolina denominado Caboclo, foi elevado à categoria de cidade em 1963. Em 1938, antes de conquistar sua independência política, a localidade incorporou parte do extinto distrito de Cachoeira do Roberto ampliando a sua extensão territorial. Dentre os municípios do estado, Afrânio é a cidade pernambucana mais distante da capital. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Arizona, Cachoeira do Roberto e Poção do Afrânio, além dos povoados de Caboclo e Extrema. 

Significado do Nome

Referência ao engenheiro da estrada de ferro, o Ministro da Viação e Obras Públicas, Afrânio de Melo Franco, pai do jurista Afonso Arino de Melo Franco. 

Aniversário da Cidade:

31 de Maio 

Gentílico:

Afraniense

População:

17.588 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Afrânio um lugar aconchegante. Vale a pena conhecer!

Clima:

Semi-árido  

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sertão do São Francisco   

Limites:

Ao norte com o estado do Piauí, ao sul com o estado da Bahia, a leste com Petrolina e Dormentes e a oeste com o estado do Piauí. 

Acesso Rodoviário:

BR-407, BR-122, BR-116 e BR-232 

Distâncias:

Da Capital:

833 Km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

A principal atração turística de Afrânio fica a 9 Km da cidade, no povoado do Caboclo, onde o visitante pode desfrutar das belezas naturais do lugar, com destaque para a lagoa magnesiana. A localidade possui uma Igreja com mais de 200 anos, e serviu como cernário para o filme Memorial de Maria Moura.
Turismo Cultural.

Artesanato

O artesanato oferece trabalhos com barro, palha e cabaças. O folclore é representado pelo reisado, quadrilha, terno, banda de pífano e a dança de São Gonçalo. 

Estação Ferroviária

E. F. Petrolina-Teresina (1926-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1975)
 
AFRÂNIO

Município de Afrânio, PE
Linha Centro - km 711,485 (1960)   PE-3115
E. F. Petrolina-Teresina - km 140    Inauguração: 31.10.1926
Uso atual: centro cultural    sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Afrânio foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1926. Em 1926, a construção da Estrada de Ferro Petrolina/Teresina alcançou a fazenda Inveja, atraindo para aquela localidade pessoas de outras regiões e, também, de área adjacentes, que vinham em busca de trabalho na rede ferroviária, ou procuravam estabelecer-se no comércio. Por essa época, fazia pregações missionárias na região o capuchinho Frei Fortunato, que a 31 de junho de 1927 rezou a 1º missa e lançou a “Pedra do Cruzeiro”, no local onde posteriormente edificou a igreja. Frei Fortunato aconselhou os moradores a mudarem o nome da nova povoação para São João. A fazenda Inveja, que inicialmente pertenceu a Francisco Rodrigues da Silva, foi a seguir vendida a Francisco Rodrigues Coelho, recebeu, ao se tornar povoado, o topônimo de São João. Em 1928, com a inauguração da estação ferroviária, o povoado ficou conhecido pela denominação de São João de Afrânio, que juntamente com os também engenheiros, Mário Leite e Cristovão Pereira de Souza, dirigia os trabalhos de construção da ferrovia (http://biblioteca.ibge.gov.br). Em 1941, foi incorporada à VFFLB e passou a fazer parte da Linha Centro. Apesar do nome original da estrada, ela jamais chegou a Teresina, parando na cidade piauiense de Paulistânia, não muito à frente de Afrânio, no ano de 1935. Depois de abandonada por 26 anos, em maio de 2000, o prédio da estação foi restaurado e reaberto, agora como centro comunitário e cultural do município de Afrânio, cidade situada a 910 quilômetros do Recife. O prédio passou a ocupar um pequeno museu, uma área para exposições e um bar. Segundo a mesma reportagem que gerou os dados, o prédio teria pouco mais de meio século. Seria o mesmo que foi aberto em 1926 ou no início o prédio era outro? Afinal, eram já 74 anos nessa data de 2000. O trecho entre Petrolina e Paulistana foi desativado em 01/07/1975. Os trilhos já foram retirados há muitos anos, e o empresário José Cristóvão Cavalcanti o comprou e doou para o projeto cultural, exigindo que a estrutura do prédio fosse mantida. Ao contrário do que a reportagem fala, a estação de Afrânio surgiu apenas em 1926, o que não é exatamente no início do século. A estação deu origem à atual cidade. O nome foi uma homenagem ao ex-ministro de Viações e Obras Públicas, Afrânio de Mello Franco. Quando o trem apitava em Croatá, ali perto, boa parte da população se dirigia à estação pára receber e se despedir dos passageiros do trem. Era a única diversão da comunidade. Depois da reforma, virou um bar, mas continua muito bem conservada. (Fontes: Jornal do Commercio, Recife, 21/05/2000 e Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Tarcisio Vilarinho, 08/2007). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio

31 - O município realiza várias festas ao longo do ano, como o aniversário da cidade em 31 de maio.
- Festa do Divino Espírito Santo, no povoado da Cachoeira do Roberto.

 Junho

- Festa de São João, padroeiro da cidade.

 Dezembro/Janeiro

23 a 01 - Festa do Senhor do Bonfim, no povoado do caboclo. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AFRÂNIO

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3868-1054

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E TAB. DE NOTAS:

VILA DE CACHOEIRA DO ROBERTO, S/Nº
AFRÃNIO-PE
TELEFONE: (87) 3868-1010

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.municipios.pe.gov.br

www.pe-az.com.br

www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


 

Comentários de Afrânio

eu conheço muito,morei ate os 17 anos,sinto saudade de tudo,das festas,comida,é uma cidade maravilhosa,pretendo em breve visitar minha familha,a quatro anos que nao ha vejo.beijos afranio.
Por: cristiane da silva carvalho

conheço è uma cidade muito muito bonita, morei muito tempo la, gostaria de saber se tem como me mandar fotos e novidades da cidade, obrigado.......
Por: cristiane carvalho da silva

cidade maravilhosa e de povo acolhedor ja estive ai adorei numa festa junina foi muito divertido fracinete cidade Arcoverde pe
Por: fracy

liandaaaaaaaaaaaaaaaaaamei esta cidade gosto muito desse povo maravilhosoooooooooooooo
Por: fracinete

moro em afranio, e uma cidade maravilhosa muito tranquila e é conhecida como a terra do doce de leite , amo esta cidade.
Por: ronaldo

a cidade mais linda das americas! e a mais linda cidade que eu ja vi.
Por: mickael rodrigues calvacante

A minha infancia passei em Afranio sinto muitas saudades dessa cidade, principalmente do doce de leite que é feito bjs pra todos de Afranio.
Por: Rosimeire

acho essa cidade maravilhosa visito sempre quer posso.adoro essa paz,as pessoas sao muito pacatas um dia pretendo mora ai....
Por: elizandra s lima

ola eu moro em brasilia a 10 anos mais sempre que eu posso vou visitar a cidade de afranio.acho a cidade de afranio maravilhosa as pessoas sao pacatas eu amo essa cidade....
Por: elizandra s lima

estive em afranio no mes de outubro .e fiquei maravilhada com ssa cidade linda e acolhedora.em breve voltarei .por que quando voce gosta de algo voce repete .parabens afranianos pela cidades linda de voceis
Por: solange

Afranio minha vida.Afranio meu amor%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
Por: adao

Sou de Afrânio, mas no momento faço Direito em Jacobina - BA. A cidade é maravilhosa. Conhecida como a capital do doce de leite, se você conhecer vai amar. O são é 10....... as praças são lindas......em fim quem conhece não esquece jamais......Eu amo a minha terra.......
Por: Reginaldo Coelho da Purificação

Gosto muito da cidade de Afrânio e de todos que moram neste lugar . Valterni.
Por: valterni angelin pereira

cidade maravilhosa e acolheidora todos bem amavel e comunicativo adorei de conhcer apesar do pouco tempo mais estar guardado todos os momentos que passei ai... bjs e saudades
Por: isis daiane sa

esta cidade é linda vivi toda minha infancia ai pois sou filha dai, embora a dura vida na caatinga nos obrigou buscar outro rumo e viemos para teresina sinto muita saudades dai, meu coração pulsa forte quando vejo estas fotos.
Por: janete

afranio,a cidade q adoro...sempre q posso gosto de visita-la pois adora as festas de sao joao,carnaval e entre outras.avesta do caboclo nem se fala.muito legal.
Por: GENILSON

AMO ESTE LUGA POIS TEM MUITO TEMPO QUE SAIR DA IR UM DIA EU VOUTO FUI.
Por: GERALDO RAIMUNDO DE SOUZA

sou filha natural de afranio, mas sair da cidade com 8 anos e nunca mais voltei minha familia veio embora para o CEARA, hoje moro em alagoas, acompanho o crecimento da cidade pela internet me orgulho de ser afraniense.
Por: tereza veras

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Afrânio

Envie seu comentário sobre Afrânio