Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Tomé-Açú?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Tomé-Açú

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




                            Roteiros do Brasil

A Terra da Pimenta 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes da região do Rio Acará-Mirim foram identificados como Tembé, cujas tribos cultivavam uma agricultura de subsistência. Faziam parte da nação Tenetehara, que em tupi guarani significa: “nós somos gente verdadeira”, os quais partilhavam com os índios Guajará do Estado do Maranhão a mesma língua e tradição culturais.
O primeiro homem branco que ocupou o território de Tomé-Açu foi o português José Maria de Carvalho, que também foi o primeiro comerciante de madeira na foz do Igarapé Tomé-Açu, sendo atualmente Fazenda Tomé-Açu. Logo após o comércio madeireiro chegou o Sr. Agapito Joaquim de Cristo, que adquiriu, por aforamento, o terreno onde hoje está localizada a cidade de Tomé-Açu, que naquela época foi denominada de Fazenda Bela Vista. Tomé-Açu era considerado uma aglomeração urbana importante do então município de Acará. Em 1952 os habitantes de Tomé-Açu iniciaram um movimento de conspiração contra o município de Acará, por ser governado por seus administradores. O Governador daquela época, através da Lei nº 1.127 de 10 de maio de 1955, autorizou a criação de novos municípios e nomeação de novos prefeitos, o qual incluía Tomé-Açu, sendo que o primeiro prefeito nomeado foi Anthódio de Araújo Barbosa.

Gentílico

 

Significado do Nome

 

Tomeaçuense é o designativo daquele que nasce no município de Tomé-Açu. Os primitivos de Tomé-Açu contam que nas proximidades existia um índio Tuxaua, da raça Tapuia, da tribo Tembé, que se chamava Tomé, e que era um homenzarrão, o qual na linguagem indígena grande significa Açu, então popularmente o chamavam de Tomé-Açu. Esse nome passou para o maior igarapé da cidade, que até hoje se chama Igarapé Tomé-Açu e, posteriormente passou a ser o nome do município.

Aniversário da Cidade

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Deve destacar-se que as práticas agrícolas desses colonos se fundamentaram no cultivo e plantio de cultura de valor comercial com o apoio, inclusive do Governo Brasileiro, o que possibilitou sua fixação em Tomé-Açu. Implantados nessa colônia os imigrantes, nas décadas seguintes, utilizando métodos modernos de agricultura, conseguiram desenvolver a cultura da pimenta-do-reino, obtendo sucesso a ponto de o Pará se tornar um dos maiores produtores do país.

Clima 

Mesotérmico e úmido

Temperatura Média

25º C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Nordeste Paraense

Limites

Ao Norte: Acará e Concórdia do Pará;
Ao Sul: Ipixuna;
A Leste: Tailândia e Acará;
A Oeste: Ipixuna e Aurora do Pará.

Acesso Rodoviário

Rodovia PA 140 (Santa Izabel a Tomé-Açu), que foi totalmente pavimentada até a sede do município. Também se pode chegar ao município pela Rodovia PA 256 (PA 150 a Tomé-Açu) via Alça Viária e pelo KM 48 (Mãe do Rio).

Distâncias

113 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 Janeiro

29 e 30 - EXPO-ART Tomeaçuense 

 Fevereiro

06 a 08 - Carnaval 
 
 Abril

18 à 22 - II Amostra de Cultura Indígena TEMBÉ

 Junho

- Festival Junino - é um evento que busca resgatar a tradição e cultura do nosso município, que no decorrer dos anos vem perdendo as suas raízes.
O festival é realizado todos os anos na última semana do mês de junho. Durante o evento serão comercializados pratos típicos da região e de outros estados. Como atração principal do festival neste ano de 2005, será o resgate das Quadrilhas Tradicionais.
O evento conta com várias atrações como shows de bandas paraenses, Concurso da Rainha do Festival, apresentações de grupos folclóricos, exposição de artes dos artesões deste município.
  
 Julho

10 - Travessia a nado do rio a Acará-Mirim  
   
22 à 24 -  Festival Cultural Tomeaçuense 

24 à 30 - Festival do Bondori 

22 à 31 - Sol E Som 

 Setembro
 
11 - Festividade do Círio de Santa Maria - Padroeira da cidade
Paróquia de Santa Maria e Igreja Católica.

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Tome-Açú.

 

hspace=0 

hspace=0 (91) 3727-1339

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:         www.wikipedia.com.br

                 www.cnm.org.br

                 http://www.portalpublico.com.br


Conheça nossas opções de hotéis em Tomé-Açú e pousadas em Tomé-Açú para visitar Tomé-Açú.

Promova a cidade de Tomé-Açú no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!