Tomé-Açú

Tomé-Açú-PA
banner

Bem-vindo a Tomé-Açú!

banner

Comece planejando a sua viagem para Tomé-Açú utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Tomé-Açú e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Tomé-Açú.

Informações de Tomé-Açú

                            Roteiros do Brasil

A Terra da Pimenta 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes da região do Rio Acará-Mirim foram identificados como Tembé, cujas tribos cultivavam uma agricultura de subsistência. Faziam parte da nação Tenetehara, que em tupi guarani significa: “nós somos gente verdadeira”, os quais partilhavam com os índios Guajará do Estado do Maranhão a mesma língua e tradição culturais.
O primeiro homem branco que ocupou o território de Tomé-Açu foi o português José Maria de Carvalho, que também foi o primeiro comerciante de madeira na foz do Igarapé Tomé-Açu, sendo atualmente Fazenda Tomé-Açu. Logo após o comércio madeireiro chegou o Sr. Agapito Joaquim de Cristo, que adquiriu, por aforamento, o terreno onde hoje está localizada a cidade de Tomé-Açu, que naquela época foi denominada de Fazenda Bela Vista. Tomé-Açu era considerado uma aglomeração urbana importante do então município de Acará. Em 1952 os habitantes de Tomé-Açu iniciaram um movimento de conspiração contra o município de Acará, por ser governado por seus administradores. O Governador daquela época, através da Lei nº 1.127 de 10 de maio de 1955, autorizou a criação de novos municípios e nomeação de novos prefeitos, o qual incluía Tomé-Açu, sendo que o primeiro prefeito nomeado foi Anthódio de Araújo Barbosa.

Gentílico

 

Significado do Nome

 

Tomeaçuense é o designativo daquele que nasce no município de Tomé-Açu. Os primitivos de Tomé-Açu contam que nas proximidades existia um índio Tuxaua, da raça Tapuia, da tribo Tembé, que se chamava Tomé, e que era um homenzarrão, o qual na linguagem indígena grande significa Açu, então popularmente o chamavam de Tomé-Açu. Esse nome passou para o maior igarapé da cidade, que até hoje se chama Igarapé Tomé-Açu e, posteriormente passou a ser o nome do município.

Aniversário da Cidade

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Deve destacar-se que as práticas agrícolas desses colonos se fundamentaram no cultivo e plantio de cultura de valor comercial com o apoio, inclusive do Governo Brasileiro, o que possibilitou sua fixação em Tomé-Açu. Implantados nessa colônia os imigrantes, nas décadas seguintes, utilizando métodos modernos de agricultura, conseguiram desenvolver a cultura da pimenta-do-reino, obtendo sucesso a ponto de o Pará se tornar um dos maiores produtores do país.

Clima 

Mesotérmico e úmido

Temperatura Média

25º C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Nordeste Paraense

Limites

Ao Norte: Acará e Concórdia do Pará;
Ao Sul: Ipixuna;
A Leste: Tailândia e Acará;
A Oeste: Ipixuna e Aurora do Pará.

Acesso Rodoviário

Rodovia PA 140 (Santa Izabel a Tomé-Açu), que foi totalmente pavimentada até a sede do município. Também se pode chegar ao município pela Rodovia PA 256 (PA 150 a Tomé-Açu) via Alça Viária e pelo KM 48 (Mãe do Rio).

Distâncias

113 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 Janeiro

29 e 30 - EXPO-ART Tomeaçuense 

 Fevereiro

06 a 08 - Carnaval 
 
 Abril

18 à 22 - II Amostra de Cultura Indígena TEMBÉ

 Junho

- Festival Junino - é um evento que busca resgatar a tradição e cultura do nosso município, que no decorrer dos anos vem perdendo as suas raízes.
O festival é realizado todos os anos na última semana do mês de junho. Durante o evento serão comercializados pratos típicos da região e de outros estados. Como atração principal do festival neste ano de 2005, será o resgate das Quadrilhas Tradicionais.
O evento conta com várias atrações como shows de bandas paraenses, Concurso da Rainha do Festival, apresentações de grupos folclóricos, exposição de artes dos artesões deste município.
  
 Julho

10 - Travessia a nado do rio a Acará-Mirim  
   
22 à 24 -  Festival Cultural Tomeaçuense 

24 à 30 - Festival do Bondori 

22 à 31 - Sol E Som 

 Setembro
 
11 - Festividade do Círio de Santa Maria - Padroeira da cidade
Paróquia de Santa Maria e Igreja Católica.

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Tome-Açú.

 

hspace=0 

hspace=0 (91) 3727-1339

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:         www.wikipedia.com.br

                 www.cnm.org.br

                 http://www.portalpublico.com.br

Comentários de Tomé-Açú

nasci e me criei nessa cidade maravilhosa,sou paraense com muito orgulho.lá voce encontra vários lugares pra voce curtir o seu final de semana,como:rios, garapés,balneários,festas e etc...tenho certeza de que voce indo visitar,voce vai gostar...
Por: lucilene do nascimento

nasci e me criei nessa cidade maravilhosa,sou paraense com muito orgulho.lá voce encontra vários lugares pra voce curtir o seu final de semana,como:rios, garapés,balneários,festas e etc...tenho certeza de que voce indo visitar,voce vai gostar...
Por: lucilene do nascimento

lugar bom de se viver.quem nao conhece.aproveite a oportunidade.nao deixe de conhecer.
Por: daylane

sou de tome-açu mais no momento moro em sao paulo adoro minha cidade
Por: edson

tomé-açu pra mim significa muito... Onde nasci. passei toda minha infancia, e parte da minha adolescencia. Onde fui muito feliz! Hoge não moro mais la, mas sempre q posso, volto pra matar a saudade da familia, e de outras pessoas q são muito importantes pra mim! É isso ai... Tomé-açu é tudo de bom!
Por: vania xaud

moramos em Tomé-Açu e adoramos esta cidade, pois é muito tranqüila.
Por: vanderson e marciolene

Esta é uma cidade maravilhosa, foi lá que conclui meu ensino médio no colégio Antonio Brasil, hoje não estou mas lá mas sempre a carregarei nopeito onde quer que eu esteja!!!!!!!!!
Por: Helio

eu tive a honrra de mora nessa cidade tão bonita e abençoada cheio de amor ;morei 16anos minha vontade e vouta tudo de novo
Por: alexandro

ja morei nesta cidade noano de 1981,onde tinhamosuma serrariana cidade,chamava serraria pilar tambem me casei em tome açu hoje moro embrasilia tenho muitas boas recordaçoes desta cidade pretendovoltar um dia para ver os amigos
Por: antonio barbosa de aguiar

Eu amo a minha cidade, ela eh demais msmo gente... coheçam...
Por: Kellyca Coutinho

Tomé-Açú e uma cidades magnifica, e divertida, existe varias opções de lazer, os balnearios são otimos, as festa são bastantes badaladas, as pessoas de Tomé-Açú, são bem comunicativas. E por isso q essa cidade maravilhosa morra no meu coração. EU AMO TOMÉ-AÇÚ
Por: SABRINA BLENDA

amo essa cidade,por minha vontade nunca teria saído dessa cidade maravilhosa...........
Por: erika do socorro gomes soares

cara eu era dessa cidade maravilhosa eu tenho muita vontade de morar novamente meu sonho epoder voltar ai
Por: brenda mendes

Gostaria muito de conhecer esta cidade,uma cidade bem de encontro com a natureza. Parabens aos habitantes deste municipio
Por: Adão

sou de tome açu adoro essa cidade ja foi em muita farra boa.....saudades da minha terra natal.....
Por: cristina santos

TOME-AÇU E A MIHA TERRA NATAL EU SOU MUITO FELIZ POR SER PARAENSE
Por: DENILSON DUARTE DA SILVA

show de cidade boa pra se mora,nacir e me creei nela show de cidadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Por: Carlos Alberto dos Santos de Brito(pituco)

EU NASCI EM TOMÉ-AÇÚ,E MOREI AI ATÉ AOS 18 ANOS HOJE TENHO 22 ANOS E EU MORO EM BELÉM E SINTO MUITA SAUDADE DOS AMIGOS E DOS MEUS FAMILIARES QUE AI DEIXEI.. EU ESTUDEI NA ESCOLA MOURA CARVALHO E SÃO JOSÉ OS PROFESSORES DESSAS ESCOLAS ERAM SUPER LEGAIS.......TOMÉ-AÇÚ É UMA CIDADE MARAVILHOSA DE SE VIVER É UMA CIDADE TRANQUILA E ACOLHEDORA, NO FINAL DO ANO EU IREI VOLTAR AI EM TOMÉ-AÇÚ..... TOMÉ-AÇÚ TEM MUITOS LUGARES BOM PRA PASSEAR EX: A PRAÇA NEI CARNEIRO BRASIL QUE É BEM CALMA , OU TAMBÉM A PRAÇA QUE FICA EM FRENTE AO ESTADIO BENIGNO GOES FILHO PRA QUEM QUISER TOMAR AQUELA CERVEJINHA BEM GELADA ESCUTANDO UM BOM SOM, E TAMBÉM TEM O BADALADO (BARNEARIO DU ELIZEU) QUE É MUITO BOM .... EU ACONSELHO PRA QUEM QUISER CONHECER T.AÇÚ NÃO VAI SE ARREPENDER.
Por: marcos cordeiro

tomé-açu é um lugar muito abençoado por Deus pois todos que vem a este lugar prosperam.
Por: Lucivaldo Gusmão

JA MOREI EM TOME AÇU ,SAI DAI FAS 2 ANOS E TO DOIDINHA PARA VOLTAR ;AMO ESSA CIDADE E MINHA FAMILIA AINDA ESTA AI PRETENDO VISITAR O MAIS BREVE POSSIVEL E OLOCAL Q MAIS GOSTO AI E O SHOK CLUB,E BAO DE MAIS...!!!!!!!
Por: vanesa pituca

Conheci esta maravilhosa cidade nos anos 80,para min anos dourados,na época município ordeiro,tranquilo e muinto belo. Foi quando esperimentei pela 1ª vez açai e tacacá, então me apaixonei.Espero um dia voltar à este maravilhoso paraíso.Um abraço à todos!
Por: Leonardo Sousa

tome-açu e muito bom p/ quem visita tome-açu voce ponde açi e chega a hora que quise porque e muito calmo nao tem maginal nessa cidade limda que tome-açu
Por: DENILSON DUARTE DA SILVA-BIATO

essa cidade e muito bonita e legal pra passar as ferias eu sei que e legal porque eu já morei em tome açu.
Por: cileia

EU AMOR MUITO A MINHA CIDADE EU NÃO MORO AI MAIS MEUS FILHOS AMIGOS NETA IRMÃOS MORO EU VOU TODO ANO UM GRADE BEIJO A TODOS DA MINHA LINDA TERRA
Por: cleideane pinheiro santos

eu sou de tome-acu e adoro a cidade,tou com muitas saudades de tudo e todo,pricipalmente da minha familia que ainda mora ai
Por: ronise cristo

nao posso fala miuta coisa, porque estou longe 8 anos mas embreve eu estarei ai beijos
Por: ronise cristo

Tenho vontade de conhecer tomé Açú,sou de minas gerais. Um dia se Deus quiser vou conhcer esta bela cidade
Por: Adão José Ricardo

moro em belem mas gostaria de conhecer tome-açu dizem que e um lugar bom de se viver.quem nao conhece.aproveite a oportunidade.nao deixe de conhecer.
Por: fabricio

AGORA MINHA VIDA TA RELECIONADA EM ALGUNS FINS DE SEMANA EM TOMÉ-AÇU NASCI E MI CRIEI LA TOMÉ-AÇU PRA MIM É A CASA DE TODOS OS COMODOS DE DEUS A SALA A COZINHA O PATIO ETC... VALEU CIDADE MARAVILHOSA TE AMO
Por: SAMUEL DUARTE

Tomé-Açu, tem Associação Cultual e Fomento Agrícola de Tomé-Açu(ACTA), com museu da imigração Japonesa, onde mostra a cronologia da imigração, escola de lingua Japonesa, Escola Nikkey, Departamento de Esporte, com Beiseball, Bon-Odori e Undokai no mês de julho, ente em contato através do e-mail:[email protected] e também temos a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu(CAMTA), com agricultura que trabalha com Sistema Agroflorestal
Por: Alberto Ke-iti Oppata

City tranquila,otymo lugar para morar, trabalhar, e aos fins de semana muita divers@o,tem as praças, as casas d show....
Por: Rosanna

Nasci e vivi em Tomé-açu ate meus 22 anos hoje moro em Minas Gerais mais sinto muita saudades dessa cidade cheia de pessoas simples e acolhedoras .Sinto falta da minha familia tbm ja que todos estão ai mais sempre vou e quero se Deus quizer estar em breve de novo pois me sinto literalmente em casa ....
Por: Natalia Gomes

cidadizinha pequena mais maravilhosa amo mora aqui!!!!!!!!!
Por: erica juliana

Sou da cidade de Tomé-Açu, nascí e vivi aí até os meus 14 anos, hoje tenho 24, e tenho muitas saudades de amigos e parentes, hoje moro em Minas Gerais, mas sempre que posso vou aí matar saudades. Bjs!!!
Por: Jocivane

Olá gente de tomé açu kem fala e luana moradora de tomé açu mais minha residencia fica em quatro bocas adoro essa cidade moro a 16 anos nesse lugar,mais agora estou em belem do para nao consigo me adapta nessa cidade prefiro tome açu amo de paixao.bjks Luana
Por: Luana danieli

adoro a cidade onde moro! muita gente legal,festas bacanas e passeios divertidos.
Por: sabrina

T.Açu minha cidade,acolhedora jamais deixarei de amar meus irmãos toméaçuense.guardo este lugar dentro do meu coração.
Por: Jeisianne Farias

EU SOU FILHO DE TOME AÇU PA DESDE 1984 ESTOU FORA DESTA CIDADE,A INDA TENHO VONTADE DE VOLTA PARA MINHA CIDADE NATAL ESTOU VENDO AS FOTOS LINDA O MEU VOTO E 10 OBRIGADO. PORTO VELHO,
Por: ANTONIO COSME DA SILVA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tomé-Açú

Envie seu comentário sobre Tomé-Açú

banner