Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Cametá?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Cametá

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Cametá situado à margem esquerda do Rio Tocantins, linha do seu território habitados por nativos denominados de “CAAMUTÁS”. Em seu território habitavam outras tribos, todos pertencentes ao grupo étnico dos Índios TUPINAMBÁS.
Logo depois da fundação da cidade de Belém, os colonizadores foram atraídos pelas riquezas da região do Rio Tocantins. Apesar das lutas entre portugueses, franceses e holandeses, empenhados na conquista da Calha Amazônica, os portugueses utilizando-se da cruz e da espada fixaram-se à margem esquerda do Rio Tocantins por primeiro.
Em 1617, Frei Cristóvão de São José, religioso dos Padres Capuchos da Ordem de Santo Antônio, sobe o Rio Tocantins, desembarcando “numa margem de terra à esquerda do Rio”. É o início da civilização Cristã entre os índios CAMUTÁS. Agindo com persistência e paciência, atrai a tribo para próximo da ermida que havia construído, começa então a ser habitada as terras que Frei Cristóvão havia desbravado. Assentando os alicerces de futuras capitanias o Capitão-Mor Feliciano Coelho de Carvalho, no ano de 1632, organiza uma expedição para combater os estrangeiros que invadiam a região. Dois anos depois, em 1634, o Governador da Província, criou a Capitania de Cametá em favor de Feliciano. O povoado é elevado à categoria de Vila, com o nome de Vila Viçosa de Santa Cruz de Cametá, em 1635, tendo como Santo Padroeiro São João Batista.
De Cametá saíram varias expedições exploratórias, como a de Pedro Teixeira em 1673 com o Padre Antônio Vieira. No começo de século XVIII, verificou-se a mudança da Vila do local onde foi erguida inicialmente, para onde hoje está a cidade, lugar chamado pelos índios de Murajuba, por causa do fenômeno natural da erosão de sua ribanceira (margem).
Em 21 de Outubro de 1848, Cametá obteve o status de cidade.
Em 1823, ocorriam no Pará lutas entre nacionalistas e conservadores, pois os portugueses, continuavam a assumir os cargos de maior expressão no Governo da Província. Vários motins se sucederam, ora dirigido por uma corrente, ora por outra. Nesse mesmo ano, ocorre um fato que vem acirrar mais ódio dos “Nativos” contra os estrangeiros, que teve como principal inspirador o Oficial inglês Greenfel, com as mortes ocorridas no “Brigue Palhaço”.Elevando ao auge o descontentamento dos Nacionalistas, nascendo assim a Cabanagem, explosão cívica de maior repercussão revolucionária na História da Amazônia e do Brasil Regência.
A cidade de Cametá teve o papel destacado, durante todo o Movimento, foi de Cametá que o Dr. Ângelo Corrêa, foi a Belém, atendendo ao chamado do Governo Cabano chefiado por Antônio Vinagre, para assumir a presidência da província, após uma série de desentendimentos, não pôde assumir o governo. E retorna a Cametá onde toma posse do cargo perante a Câmara Municipal. Assim, por um breve período, Cametá foi a sede do Governo da Província. Convém ressaltar que o Município sempre teve destacado papel na história do Pará.
 

Significado do Nome

A denominação Cametá, de origem TUPY, relaciona-se ao fato dos Índios Camutás, construírem nos troncos das árvores casas para espera de caça, conhecida também como “CAA-MUTA”, que em linguagem nativa, significa armação elevada de copa de árvore, pois “CAA” é explicado como Mato, floresta ou bosque e “MUTA” como degrau, armação ou elevação. 

Aniversário da Cidade:

24 de Dezembro  

Gentílico:

cametaense

População:

120.904 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar maravilhoso de viver e passar férias.

 

Clima:

Subtropical temperado 

Temperatura Média:

 21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Nordeste Paraense  

Limites:

Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras, Igarape-Mirim 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

150 km   

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Conhecidas por seus patrimônios históricos, suas belas praias, tranqüilidade e natureza exótica. Para se chegar lá pela estrada atravessa as lindas Águas do Tocantins em balsa ou então em barcos que saem de Porto Velho em Belém. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMETÁ

E-mail:  slcalves@yahoo.com.br

Telefones: (91) 3781-1240 / 1296 - Fax: (91) 3781-1323

Sites: http://www.prefeituradecameta.com.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Itapemirim S/A

SAC: 0800 723 2121

Deficiente Auditivo
SAC: 0800 726 0246

Site: http://www.itapemirim.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO COHEN:

R Frei Cristóvão de Lisboa 1108 - Central
Cametá, PA | CEP: 68400-000
Telefone: (91) 3781-1445
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

12ª ZONA ELEITORAL

R Quinze de Novembro 2639
Cametá, PA | CEP: 68400-000
Telefone: (91) 3781-1570

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 


Conheça nossas opções de hotéis em Cametá e pousadas em Cametá para visitar Cametá.

Promova a cidade de Cametá no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!