Cametá

Cametá-PA
banner

Bem-vindo a Cametá!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Cametá, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Cametá. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Cametá para programar a sua viagem.

Informações de Cametá

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Cametá situado à margem esquerda do Rio Tocantins, linha do seu território habitados por nativos denominados de “CAAMUTÁS”. Em seu território habitavam outras tribos, todos pertencentes ao grupo étnico dos Índios TUPINAMBÁS.
Logo depois da fundação da cidade de Belém, os colonizadores foram atraídos pelas riquezas da região do Rio Tocantins. Apesar das lutas entre portugueses, franceses e holandeses, empenhados na conquista da Calha Amazônica, os portugueses utilizando-se da cruz e da espada fixaram-se à margem esquerda do Rio Tocantins por primeiro.
Em 1617, Frei Cristóvão de São José, religioso dos Padres Capuchos da Ordem de Santo Antônio, sobe o Rio Tocantins, desembarcando “numa margem de terra à esquerda do Rio”. É o início da civilização Cristã entre os índios CAMUTÁS. Agindo com persistência e paciência, atrai a tribo para próximo da ermida que havia construído, começa então a ser habitada as terras que Frei Cristóvão havia desbravado. Assentando os alicerces de futuras capitanias o Capitão-Mor Feliciano Coelho de Carvalho, no ano de 1632, organiza uma expedição para combater os estrangeiros que invadiam a região. Dois anos depois, em 1634, o Governador da Província, criou a Capitania de Cametá em favor de Feliciano. O povoado é elevado à categoria de Vila, com o nome de Vila Viçosa de Santa Cruz de Cametá, em 1635, tendo como Santo Padroeiro São João Batista.
De Cametá saíram varias expedições exploratórias, como a de Pedro Teixeira em 1673 com o Padre Antônio Vieira. No começo de século XVIII, verificou-se a mudança da Vila do local onde foi erguida inicialmente, para onde hoje está a cidade, lugar chamado pelos índios de Murajuba, por causa do fenômeno natural da erosão de sua ribanceira (margem).
Em 21 de Outubro de 1848, Cametá obteve o status de cidade.
Em 1823, ocorriam no Pará lutas entre nacionalistas e conservadores, pois os portugueses, continuavam a assumir os cargos de maior expressão no Governo da Província. Vários motins se sucederam, ora dirigido por uma corrente, ora por outra. Nesse mesmo ano, ocorre um fato que vem acirrar mais ódio dos “Nativos” contra os estrangeiros, que teve como principal inspirador o Oficial inglês Greenfel, com as mortes ocorridas no “Brigue Palhaço”.Elevando ao auge o descontentamento dos Nacionalistas, nascendo assim a Cabanagem, explosão cívica de maior repercussão revolucionária na História da Amazônia e do Brasil Regência.
A cidade de Cametá teve o papel destacado, durante todo o Movimento, foi de Cametá que o Dr. Ângelo Corrêa, foi a Belém, atendendo ao chamado do Governo Cabano chefiado por Antônio Vinagre, para assumir a presidência da província, após uma série de desentendimentos, não pôde assumir o governo. E retorna a Cametá onde toma posse do cargo perante a Câmara Municipal. Assim, por um breve período, Cametá foi a sede do Governo da Província. Convém ressaltar que o Município sempre teve destacado papel na história do Pará.
 

Significado do Nome

A denominação Cametá, de origem TUPY, relaciona-se ao fato dos Índios Camutás, construírem nos troncos das árvores casas para espera de caça, conhecida também como “CAA-MUTA”, que em linguagem nativa, significa armação elevada de copa de árvore, pois “CAA” é explicado como Mato, floresta ou bosque e “MUTA” como degrau, armação ou elevação. 

Aniversário da Cidade:

24 de Dezembro  

Gentílico:

cametaense

População:

120.904 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar maravilhoso de viver e passar férias.

 

Clima:

Subtropical temperado 

Temperatura Média:

 21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Nordeste Paraense  

Limites:

Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras, Igarape-Mirim 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

150 km   

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Conhecidas por seus patrimônios históricos, suas belas praias, tranqüilidade e natureza exótica. Para se chegar lá pela estrada atravessa as lindas Águas do Tocantins em balsa ou então em barcos que saem de Porto Velho em Belém. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMETÁ

E-mail:  [email protected]

Telefones: (91) 3781-1240 / 1296 - Fax: (91) 3781-1323

Sites: http://www.prefeituradecameta.com.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Itapemirim S/A

SAC: 0800 723 2121

Deficiente Auditivo
SAC: 0800 726 0246

Site: http://www.itapemirim.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO COHEN:

R Frei Cristóvão de Lisboa 1108 - Central
Cametá, PA | CEP: 68400-000
Telefone: (91) 3781-1445
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

12ª ZONA ELEITORAL

R Quinze de Novembro 2639
Cametá, PA | CEP: 68400-000
Telefone: (91) 3781-1570

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Cametá

adoro cameta principalmente o carnaval e maravilhoso e as pessoas daquela terra sao muito simples e sao hospitaleiras
Por: maria liduina moreira pinto

quero visitar cametá-pa quero guia de fotos da cidade,restaurante e hoteis!
Por: rosely

A CIDADE MAIS LINDA DO MUNDO!!!!!!!!! SINTO TANTA SAUDADE CAMETA TE AMO!!!!!!!!!
Por: THAYUANNA

Cametá é uns dos municipios mais belo de Belém_pará,as praias são maravilhosa,as pessoas são contagiantes,muitas festas com banda regionais,comidas exercelente e muito história que o povo tem pra contar.So vendo,pra crê o que estou escrevendo.La é muito bom pra se viver um clima bastante fresquinho.Então vão e conheça mais um pouco de cametá.
Por: marcia

Adoro minha cidade de cameta que pena que nao posso esta ai.Sinto tanta saudade da minha familia que estam ai abraco para todos.
Por: maria do carmo goncalves correa

O rio cupijo pelo banho nas aguas frias e pela natureza exuberante
Por: raimundo nonato de melo brandao

Fui a cametá e visitei o bar do gato que é um ambiente totalmento diferente de tudo por onde andei, lá voce vai conhecer pessoas de todos os lugares onde todos estao atraz do mesmo objetivo que é a diversão num ambiente totalmente ecletico. resumindo, é de MAIS.......
Por: Marcelo

fe,força e esperanca que em breve nossa cidade terao muitas fotos em seu portal. como cametaense o melhor lugar para min chama-se CUPIJÓ.
Por: raimundo nonato de melo brandao

cidade de gente hospitaleira cidade de pessoas simples saudades de minha cidade morei 10 anos mis enesqueciveis da minha vida a praia da aldeia diversao praças e um carnaval invejavel de brincar um peixe chamado mapara e açai se destacam pelos principios de religiao igrja s de sao joao sao benedito o arraial lidas morenas crianças aindam brincam na rua andam de bicicleta e caminham sobre a chuva da tarde linda cidade do mestre cupijo do siria e marchinhas de carnaval camarao fresco farinha torradinhas biju de farinha mingau de arroz e frutas como piqui uxi ai se pudesse4 o meu tempo de criança
Por: aleksandra pacheco da silva

e uma cidade linda principalmente as omunidade que as rodeiam como cujario eo reveion que e lindo na beira da praia
Por: jacilene pantoja rodrigues

Cidade de Cametá berço de homens ilustres e com povo hospitaleiro.Minha terra com encantos e mistérios das lendas contadas pelos caboclos ribeirinhos.Tenho orgulho de ser e viver em Cametá.Quem não conhece que venha se degustar das comidas tipicas e do famoso Mapará com açaí.
Por: Hélen Jurema Leal Cardoso

Sou cametaense assim que posso visito a minha terra adorei, um abraço a todos cametaense principalmente do PACAJÁ
Por: João Bosco Seabra Freitas

Olá!! Esta grande e maravilhosa cidade tem um lugar especial em minha vida. Nela passei minha infancia, adolescencia e parte da junventude, só sair de Cametá para buscar as realizações dos meus sonhos. Deixei Cametá em 1982, para estudar Teologia. Hoje Deus tem dado-me a oportunidade de ser um cidadão cosmopolitano, porque ai aprendir como ser um verdaeiro cidadão. Hoje sou formado em Teologia, Ciencias da religião, estou concluindo Filosofia. Criei aqui no Estado do Maranhão uma escola Bíblica. Sou grato a todos os meus professores e as duas escolas que ai estudei: General Osório, e Alacid Nunes. Meu forte abraço a todos a cametaenses.
Por: Pr. Benedito Barbosa

Cidade linda, gente linda! Amo cametá... um povo notável de personalidade e muito orgulho de ser cametaense.
Por: Josivane

olá,sou de minas gerais,mas conheci cametá trabalhando no ano de 2007,me apaixonei pelo lugar,mas especialmente por uma moradora de lá,chamada:Claine,hj estamos casados,temos duas filhinhas maravilhosas.... e deixo aqui a dica para todos,Cametá é uma cidade maravilhosa,vale a pena conhecer,ah,e quando forem lá,fiquem no hotel cicero de souza,mais conhecido como hotel do gordo...
Por: rafael rodrigues da silva

[blue] ta muito linda sou filha de la de melhor tem tudo e uma maravilha
Por: andreia

esta cidade é muito maravilhosa estive passeando por la, e constatei uma cidade muito grande com vários pontos turisticos,varios eventos e varias praias,sendo uma mais bonita que a outra.E aconselho vc que quer viajar para um lugar especial e com varias opições, eu aconselho CAMETÁ.
Por: joaquim neto ribeiro

ADOREI VER FOTOS DA MINHA QUERIDA CAMETÁ. MESMO LONGE (DE SANTARÉM-PA )NÃO ESQUEÇO E NUNCA ESQUECEREI A MINA TERRA
Por: REGINALDO MOIA GAIA

Quem não conhece Cametá que venha conhecer abeleza que é, cidade hospitaleira, onde as pessoas se sentem a vontade, e não querem mais deixar essa terra tão boa. Venha e comprove o que eu estou dizendo.
Por: elzira

EU FIQUEI MIUTO FELIZ EM VER AS FOTOS DA MINHA CIDADE, POIS GOSTEI MAIS DE VE-LA BONITA E CRESCENDO CADA VEZ MAIS. ♥♫♥bjos♥♫♥
Por: doriene cardoso da silva

moro em Cametá desde criança e quanto mais conheço a região mais me impressiono com ela.tenho uma admiração pelo povo Tocantino - gente guerreira- como seus antepassados.Tanto ribeirinho(caboclo) quanto os colonos travam batalha diária pela sobrevivencia e,mesmo assim,são alegres e hospitaleiros.Viva o povo Tocantino do PARÁ!!
Por: JOSE SEBASTÃO FARIAS FIEL

já visitei "Cametá" e tudo lá é muito bonito: as praias, os pontos turísticos,as festas juninas,o carnaval e principalmente os cametaenses que é um povo maravilhoso e muito acolhedor. Abraços a todos os cametaenses-Suzana - Belém-PA.
Por: Suzana Guimarães Rodrigues

estive em Cametá algumas vezes, sinto muitas saudades de todos, jamais esqueço, minha passagem por esta Cidade maravilhoa. Sou de Esplanada-Bahia.
Por: David Ferraz

queria mandar um abraço a todos de Cametá-Pará e dizer que conheçam também a minha querida Bahia. Nunca esqueço do Pará, conhecí Cametá quando trabalhjava em Tucurí, mais a Cidade de Cametá me deixou eternas saudades.
Por: David Ferraz

estive em Cametá algumas vezes, sinto muitas saudades de todos, jamais esqueço, minha passagem por esta Cidade maravilhoa. Sou de Esplanada-Bahia.
Por: David Ferraz

Tenho algumas obras de artes "pintura em tela" q pode contribuir para o site, está sendo muito boa a iniciativa também sou amante da nossa cultura!!!!
Por: Jairzinho

A alguns anos atrás, fiz uma viagem no Barco Mico Dourado, acompanhado do Sr Salico e do Poeta Salomão Laredo, percorremos o Rio Tocantins, passamos pela Vila de Carapajó(vila do nascimento de minha mãe), onde vimos a dança do Bangoê e a Festividade de São Benedito que acontece no mês de Outubro em Carapajó, fomos a Ilha do Parurú, Praticaia, Mapiraí e Cuxipiari, finalizamos a nossa viagem de ida na Vila do Carmo que é lugar natal do amigo Salomão. que linda e inesquecível viagem. edimilson machado Contador
Por: manoel edimilson machado pinto

cameta e uma das cidades mais lindas que conheci em toda minha vida
Por: ezequiel

cameta é um paraiso povo ospitaleiro praias lindas gostaria de morar em cameta
Por: GILSON CANDIDO FERREIRA

Cametá é a cidade mais maravilhosa do mundo!! Tenho orgulho de ser cametaense!!Y LOVE YOU CAMETÁ!!!
Por: by: Michelly lima

cameta;lugar onde meus pais nasceram ;admiro de montao !!!sempre que tenho uma folga vou visitar a cidade que amo .
Por: heisa pantoja

orgulhosa de ser cametaense...melhor carnaval do estado do PARÁ...
Por: nira

RESUMINDO O QUE TEM DE MELHOR EM cAMETÁ É ESSE POVO MARAVILHOSO. TIVE A FELICIDADE DE MORAR 08 ANOS NO ESTADO do PARÁ, TRABALHANDO NA HIDRELÉTRICA DE TUCURUÍ, EM UMA OCASIÃO A CONVITE DE UM Amigo cametaense, conhcí Cametá. Não esqueci mais...
Por: DAVID FERRAZ

Sou Cametaense,adoro minhas minha cidade, e sempre quando posso vou visitar. Adoro a praia da Aldeia,mas só quando esta deserta, para com que eu possa admirar a natureza.
Por: Maria das Graças Dias Maciel

isso sim é que é cidade gostosa de se passear e viver cametá amo-te.
Por: amanda

Cametá, falar o quê? Terra de pessoas hospitaleiras dos notáveis da praia da aldeia do melhor carnaval do estado do Pará. Cametá LINDA!!!!!!!!!
Por: Leonardo Ferreira

cametá e uma cidade linda,com suas praias e seus igarapes, e com um povo hospitaleiro que e capas de dar a rede que dorme se o visitante nao a tiver, e de dividir o seu almoço com o visitante,lhe o ferecendo mapara camarao e açai e muito amor e carinho e respeito pelo visitante
Por: manoel brito

sou cametaense apaixonada,adoro tudo de cameta,principalmente da praia da aldeia.beijos
Por: denise gomes

hoje moro em castanhal, mais nasci em JUABA- CAMETÁ-PA a culinária muito rica de cametá deve ser apresciada por todos.
Por: Boaventura lopes

Minha cidade maravilhosa o que eu mas gosto é o carnaval tenho orgulho em dizer que sou cametaense.
Por: nilza

me lembro de cametá , do mapará,junto com açaí ,até no jantar. nao esqço de cametá ,pois nascí lá. e tou indo pra lá;brincar,pular,dançar,gritar,chorar matando a saudade de de cametá. e féris somente lá,
Por: heide joao dos santos miranda

a cidade de cameta e a mais maravilhosa do mundo.eu adoooooooorooooo CAMETAAAAAAA.........bjjoooossss para todosss,,
Por: gisely wanzeler

Nasci em Fortaleza, conheci cametá em 1992 e até hoje vou de Ferias,pois e um lugar muito bonito e agradavel.
Por: Luciano Castro

Sim, sou filho de lá, é uma cidade exuberantre, hospitaleira com seus filhos notáveis e visitan- tes. Terra do gostoso mapará com açai, das lindas praias que aparecem com o baixar das água do rio tocantins, das férias do mes de julho e do maios carnaval do estado
Por: REGINALDO MOIA GAIA

olha eu sou do ceara, gosto muito do para enclusivo eu ja morei en castanhal, a pouco dias tive la a cidade de cameta e bem intereçante adorei as foto... qualquer dia desse eu vou ai. meu fone e 85 91981311
Por: genivaldo farias de olivira

Sou Cametaense com muito orgulho!!!!!, Cametá tem outras prais lindas
Por: Lindalva Itaparica

a cidade de cametá é maravilhosa e encantadora,e tem uma praia otima....
Por: LUZIMAR

já conheço a cidade e é tudo de bom, quem for a cameta conheça as igreja historicas; e apraça dos notaveis, valeú
Por: janiovaldo alves barbosa

adorei o site, naci na ilha grande de juaba,faz mais de 25 anos q nao vou la....q fotos belicimas,q saudades. obrigado
Por: manoel farias

oi, sou cametaense , esse municipio é tudo de bom, meus páis ainda residem lá ...mas é um verdadeiro paraiso.fica em aripijó conhecido como bar do roque.....é maravilhoso temos o rio tocantis .garapés e muita areia.....
Por: fatima coelho

Cametá terra de gente hospitaleira, Visite cametá voçê ira adora passar as ferrias. E tudo de bom.
Por: Fofinho Flabar Aldeia

como bom cametaense da vila de pacajá, visitei o portal e adorei as fotos, matei a saudade. um abraço atodos...
Por: Bosco

sou da vila de pacajá-cametá um lugar maravilhoso. pra curtir praia de rio e carnaval.
Por: bosco

Cametá é uma cidade muito bonita, otimo de se morar. vc precisa visitar as praças, praias, principalmente a praia da aldeia.
Por: clenilson andrade dos antos

Saudades de minha terra,de minha familia,de minha mãe e de minha escola de Samba Verde Rosa que fui mestre de bateria por três anos nota dez.visite cametá e veras que cidade abençoada. TE AMO CAMETÁ.
Por: neto lima

quero passa a minha ferias na praia da audeia pois e um lugar ideal pra curtiçâo esto com saldade pois fais 3 anos que eu nâo viajo. quero be ber uma branha. tirando gosto com mapará e açai
Por: Odivaldo Ribeiro de Freitas

Sou filho dessa cidade maravilhosa, no entanto fazem 25 anos que estou fora (em Manaus), dos quais 17 anos sem retornar, porém jamais esqueci minhas raízes, em breve retornarei para vivenciar tudo de bom que se preservou ao longo dos anos, rever velhos amigos e conquistar novas amizades, e evidentemente também para brincar no melhor carnaval do Estado do Pará (Cametá). Everaldo Corrêa...
Por: EVERALDO B. DE SOUZA CORRÊA

cametá pra mim e dos melhores lugas pra passa f se eu podesse eu nunca saia dair tem tudo de bom voce emcontra ai adoro cametá
Por: milene salgadoportilio

Eu conheci cametá essa cidade é linda maravilhosa eu amei muito.....
Por: cassiane

Eu sou filha cametaense e já passei o carnaval do Rio mais eu jamais trocarei o meu carnaval na minha cidade. É a coisa mais gostosa voce se diverti sem preocupação, dança, pula, bebe até cair no chão. Eu te amo cametá.
Por: Raimunda M. Bandeira

Amigos cametaense,vamos votar na nossa Igreja de S.João Batista que está concorrendo entre as sete maravilhas,pois ela é linda mesmo.
Por: Raimunda M. Bandeira

CAMETÁ, ME AGUARDA PELO CARNAVAL, QUERO PULAR ATÉ AMANHECER AS BELAS MARCHINHAS COMPOSTAS POR MUCBEL E MESTRE CUPIJÓ E TERMINAR COMO ANTIGAMENTE OU ALDEIA OU NO CURIMAN.
Por: RAIMUNDA BANDEIRA

OCARNAVAL DE CAMETÁ PODERIA SER UMA DAS MARAVILHA DO NOSSO ESTADO.EXISTE CARNAVAL MELHOR DO QUE EM CAMETÁ?
Por: RAIMUNDA M.BANDEIRA

moro nesce lugar abençoado há 35 anos é um prazer fazer parte desce povo acolhedor e festeiro além do carnaval espetacular tem muita coisa boa para se curti em cameta como o nosso mapará com açai.
Por: jiucelio da silva guimaraes

a cidade do meu coração cidade a onde eu nasci o melhor carnaval do estado do pará vá conheser cametá comer o nosso gostoso mapará
Por: manoel maria barreiros duarte

cametá é uma jóai do tocantins cidade maravilhosa,cheia de praias lidas e igarepes com aguas fria.
Por: HEVERTON BRUNO GOMES DOS SANTOS

um dia eu ainda vou conhecer cameta´na epoca do carnaval...
Por: samuel

FAZ 18 ANOS QUE SAI DE CAMETÁ E 7 QUE NÃO VOU AI FIQUEI FELIZ EM VER AS FOTOS DE MINHA CIDADE E MAIS FELIZ EM VER BONITA E BELA.DE Joaquim(São Luis-MA)
Por: Joaquim Pinheiro da Silva

Cameta e uma cidade maravilhosa adorei a praia da aldeia
Por: Camilly suellen

melhor carnaval, melhor férias, cidade de gente hospitaleira,a- miga com bastante divertimento belas festas pra se curtir até ao amanhecer. É tudo de bom.
Por: Rimunda Bandeira

parabens acidade e linda msmo tenho vontade de conhecer essa cidade
Por: isaac

Cametá e´um paraíso, sem contar que o seu carnaval é o melhor do pará
Por: susana carneiro sena

NASCI NA CIDADE DE CAMETÁ MOREI HÁ 14 ANOS ,HOJE MORO EM BARCARENA MAS NUNCA ESQUECI DA MINHA CIDADE NATAL..............
Por: dilcilene gomes e gomes

NASCI NA CIDADE DE CAMETÁ MOREI HÁ 14 ANOS ,HOJE MORO EM BARCARENA MAS NUNCA ESQUECI DA MINHA CIDADE NATAL..............
Por: dilcilene gomes e gomes

saudades cametá! Minha terra, meu discanso, meu amor1
Por: wagner tipico cametáense

Quantas saudades da minha querida e linda cidade. Que pena não poder estar todos os anos aí para matar as saudades que sinto.
Por: REGINALDO MOIA GAIA

vou passar as ferias em cameta porque tem lindas praias, muitas festas,gente alegre, minha familia mora la. enfim, cameta tem muitas opçoes de laser.
Por: cleide

Cametá minha terra maravilhosa quem nao conhece precisa conhecer
Por: daiane silva

Adoro está cidade linda, cheia de encanto;principalmente a praia da ALDEIA lugar onde nasci e cresci ............BIJS
Por: dilcilene gomes e gomes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cametá

Envie seu comentário sobre Cametá