Itaúba

Itaúba-MT
banner

Bem-vindo a Itaúba!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Itaúba, fotos, informações, os principais hotéis de Itaúba, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Itaúba, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1986. A localidade está em uma altitude de 240m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.900 habitantes. A área total de Itaúba é de 6.491,6km², e sua densidade demográfica é de 1,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itaúba-MT é 78510-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itaúba

Roteiros do Brasil

Região Vale do Teles Pires

"CAPITAL ESTADUAL DA CASTANHA"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Desta forma, presume-se que, ao dar o nome de Itaúba à localidade, os pioneiros queriam indicar que o povo desta região tinha uma postura decidida, firme, dura na luta como a itaúba nas matas.
Os principais colonizadores do atual município de Itaúba foram os irmãos Bedim, catarinenses de Aberlardo Luz, que, em 1973, adquiriram terras com o fito expresso de explorar madeiras, beneficiá-las e em seguida abrir pastagens. Em seguida vieram Erci Vicente dos Santos, Getúlio Gelioli, Jorge Strapazon, João Pelechatti e outros. Eles lançaram a semente do núcleo de povoamento do que seria a cidade de Itaúba.
Formou-se um patrimônio que, em 18 de Setembro de 1977, transformou-se em Distrito Administrativo do município de Chapada dos Guimarães. O município de Itaúba foi criado pela Lei Estadual nº  5.005, de 13 de Maio de 1986. 

Significado do Nome

O nome Itaúba foi adotado como típico e expressivo do lugar, devido à essência vegetal dominante nas matas virgens onde a cidade foi projetada, ainda no início da década de setenta, graças à construção da BR-163. O naturalista alemão Karl Friedrich Philipp von Martius (1863), classificou a árvore itaúba como Lígnum lapideum, madeira de pedra, dura, resistente como a pedra. A classificação botânica da árvore é Mezilaurus itaúba, espécie da família das lauráceas.
Apresenta folhas espessas e oblongas, pequenas flores e frutos de bagas negras. É a rainha das madeiras de construção, largamente utilizada nas propriedades rurais como mourões de cerca.    

Aniversário da Cidade

13 de Maio

Gentílico


População

4.570 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A econômia do município gira em torno das indústrias madeireiras, que dispõem de grande quantidade de matéria prima na região.

Clima 

Temperado

Temperatura Média

24° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Mato-grossense

Limites


Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

568,10 Km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa da Castanha

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAÚBA

E-mail:

Telefones: (66) 3561-1138

Sites: http://www.itauba.mt.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (66) 3561-1016

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Itaúba

sim, eu conheço itauba. alias, eu morei nesta cidade por um ano antes de mudar para boston (usa). tenho la uma casa. a cidade e calma e as pessoas são gentis...vale a pena conhecer !!!
Por: claudio neves

eu moro en itauba faz 1 3 anos e adoro essa cidade. aqui e bom de mais os rios.
Por: joyce roberta

O que tenho a dizer sobre a cidade de Itajubá, É que eu participei da historia desta cidade por dez 10 anos. Dês da década de 90 até década de 2000, e tenho muita saudade deste lugar hospedeiro. A minha satisfação maior é de ter cido funcionário dos Fundadores desta cidade maravilhosa, Que é o Grupo Bedim.
Por: Mauro Alves de Souza

eu ja passei uns dias em itauba fui la em 2001 e adorei a cidade tenho parentes que mora la, um dia tenho certeza que vou voltar la
Por: alexsandro de cacoal ro

nem sei oque dizer,venham e tome suas conclusoes,é sem aplavras,so vendo mesmo pra acreditar,eu nao acreditei quando vim aqui
Por: nina

morei em itauba de 89 a 91e essa cidade deixou muitas saudades ,povo maravilhoso, so tinha uma rua asfaltada, a delegacia era de madeira,deixei muitos amigos ai que saudade. abracos.
Por: cleber castelhone

Conheci Itaúba ainda quando era Distrito de Colider. participei das comemorações quando virou cidade. Lá têm um povo acolhedor. Um grande abraço ao seus moradores. ass. Pinta
Por: Jefferson A. Farina

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaúba
Fundação:
1986
Altitude:
240m
População:
8.900 habitantes
Área:
6.491,6km²
Densidade Demográfica:
1,37hab/km²
CEP:
78510-000

Envie seu comentário sobre Itaúba