Aquidauana

Aquidauana-MS
banner

Bem-vindo a Aquidauana!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Aquidauana, informações e fotos da maravilhosa Aquidauana. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Aquidauana, recomendadas por internautas.

A cidade de Aquidauana, localizada no estado de Mato Grosso do Sul (MS), foi fundada no ano de 15/08/1892. A localidade está em uma altitude de 147m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 40.860 habitantes. A área total de Aquidauana é de 17.008,5km², e sua densidade demográfica é de 2,40hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Aquidauana-MS é 79200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Aquidauana

Roteiros do Brasil

Roteiro: Rota Pantanal Bonito

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Fundada em 15 de agosto de 1892, as margens do rio Moboteteu atual rio Aquidauana, foi implantada por uma comissão composta pelo major Theodoro Rondon e pelos coronéis João dAlmeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa e Manoel Antônio Paes de Barros. Foi elevada a distrito pela lei número 467, de 18 de dezembro de 1906 e o município foi criado pela lei número 772, de 16 de julho de 1918.

Significado do Nome

O nome Aquidauana é de origem indígena (idioma Guaicuru) e significa "Rio Estreito".

Aniversário da Cidade

15 de Agosto

Gentílico

aquidauanense

População

45.623 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A Unesco reconheceu o Pantanal Matogrossense como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta integrando-o ao acervo dos patrimônios da humanidade. Localizado no interior da América do Sul, o pantanal matogrossense é a maior extensão úmida contínua do planeta.

O Pantanal entretanto não é um só. Existem 10 (dez) tipos de pantanal na região com características diferentes de solo, vegetação e drenagem, são eles: - Nabileque - 9,4 %; - Miranda, 4,6%; - Aquidauana, 4,9 %; - Abobral - 1,6 %; - Nhecolândia - 17,8 %; - Paiaguás - 18,3 %; - Paraguai - 5,3 %; - Barão de Melgaço - 13,3 %; - Poconé - 12,9 %; - Cáceres - 11,9 %.A beleza proporcionada pela paisagem pantaneira fascina pessoas de todo o mundo fazendo com que o turismo se desenvolva em vários municípios da região. O desenvolvimento de um pensamento ambientalista e social para o pantanal matogrossense tem levado vários pesquisadores a discutirem o impacto da ocupação humana neste ecossistema. Dentre os principais problemas ambientais destacamos: - a pesca predatória; - a caça de jacarés; - a poluição dos rios da bacia do Paraguai; - os garimpos do Estado de Mato Grosso e a poluição das águas pelo mercúrio; - a hidrovia Paraguai-Paraná. Tais questões tem sido alvo de uma extensa discussão e algumas ações ambientais por parte dos órgãos ambientais e da comunidade tem coibido tais agressões.

Clima 

Quente

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Campo Grande: BR-262 até Anastácio e depois BR- 419.

Localização

Município do Pantanal do Estado do Mato Grosso do Sul.

Limites

Anastácio, Miranda, Dois Irmãos do Buriti, Rio Negro, Corguinho, Terenos, Rio Verde de Mato Grosso e Corumbá

Acesso Rodoviário

BR-262

Distâncias:

Da Capital:

131 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo

Principais Pontos Turísticos

Igreja Nossa Senhora da Conceição

A Igreja Nossa Senhora da Conceição é tida como a principal da cidade, sendo denominada Matriz desde a data de sua construção. É uma cópia de catedral de Notredame, em Paris, e aqueles que não conhecem a verdadeira não devem perder a oportunidade de conferir.
A igreja, que foi inaugurada na década de 1930, também serve como palco para diversas festas populares.

Museu de Arte Pantaneira

O Museu de Arte Pantaneira Rubens Corrêa mantém um vasto acervo de objetos regionais, além de obras de arte. O objetivo é preservar a cultura dos nativos do Pantanal através de exposições de arte popular e materiais utilizados na rotina dos habitantes locais. O espaço também é utilizado com freqüência para manifestações artísticas.
O Museu de Arte Pantaneira Rubens Corrêa recebeu tal nome em homenagem ao trabalho do ator, que nasceu na cidade.

Endereço: Rua Cândido Mariano, 462 - Centro

Parque Ecológico

Uma área de preservação no centro da cidade de Aquidauana dá uma pequena amostra, dentro da área urbana, da riqueza da flora presente no Pantanal. Com uma extensa área de lazer dotada de pista de cooper, o Parque Ecológico da Lagoa Comprida possui infra-estrutura adequada para oferecer conforto aos visitantes, com banheiros e seguranças espalhados pelo local.

Morro do Paxixi

Para os amantes do ecoturismo, uma ótima opção de lazer em Aquidauana é fazer uma visita ao Morro do Paxixi. É uma enorme pedra de quartzito, bastante procurada por alpinistas.

Tribos Indígenas

Em Aquidauana ainda podem ser encontradas aldeias dos índios Guatós, Kaiowá, Bororo, Umotina, Pareci e Kinikinao. É uma das regiões com maior população indígena do Estado. Atualmente, calcula-se que existam mais de 50 mil indígenas e descendentes vivendo no local.
Os índios Terena sempre se submeteram a acordos para poderem manter a sua tribo viva. Assim, sobreviveram aos colonizadores e ao avanço do progresso. São índios muito pacíficos e voltados mais à caça e à pesca do que guerras ou conflitos. Para terem suas terras protegidas, os Terena prestavam serviços para outras tribos em troca de proteção. Na Guerra do Paraguai, por exemplo, eles foram a última tribo a guerrear, o que pode ter salvado o povo de ser dizimado como tantos outros.

Desde então, a perda as terras foi só uma conseqüência da intervenção de fazendeiros da região, que começaram a tomar conta de cada vez mais propriedades, despejando as famílias que lá viviam. Hoje, os Terena saem muitas vezes de seus pequenos espaços para trabalhar na cidade, porque só assim conseguem manter as famílias. Apesar do contato constante com o português, o idioma nativo ainda é muito utilizado, como uma tentativa de preservar ao máximo a cultura através da língua falada. No entanto, a expressão cultural dos Terena também pode ser observada em produtos artesanais, danças típicas e cultivo de alimentos.

Rio Aquidauana

O Rio Aquidauana é o mais importante da cidade. Nasce na Serra de Maracaju e corre em direção ao Rio Miranda, bem próximo do Passo do Lontra e da Estrada Parque do Pantanal. Traça o limite entre os municípios de Aquidauana e Anastácio.

As águas calmas são bastante favoráveis à prática de esportes aquáticos. Muitos visitantes e moradores do local tomam banho no rio, que também atrai pescadores.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Pantaneta - A exemplo do carnaval comemorado fora da data oficial tão comum na região norte do País, que foi onde começaram a ser organizadas esses tipos de festas, a região Centro-Oeste também possui micaretas organizadas em datas diferentes do convencional. Em Aquidauana ocorre desde 1997 a festa chamada Pantaneta, a maior micareta realizada na região, sempre realizada no início do mês de setembro. Formulada para atrair mais turistas para o Pantanal, a Pantaneta tem o propósito de mostrar menos rios, peixes e animais silvestres, enquanto coloca à disposição do turista mais festa e animação. O evento agradou tanto que anualmente a região atrai várias excursões e visitantes de diversos cantos do Brasil, dando a Aquidauana uma posição de destaque no circuito de festividades em território nacional. A festa costuma reunir um grande número de músicos consagrados e bandas regionais, que fazem a abertura do evento. O Pantaneta ainda conta com excelente infra-estrutura, onde há banheiros, bares e esquema de segurança e emergência médica para evitar qualquer complicação em caso de algum incidente com os foliões.

 Janeiro

20/01 - Festa de São Sebastião

 Fevereiro

- Carnaval

 Abril

09 - Procissão do Fogo
19 - Feira do Índio

Maio

1º - Festa do Trabalhador na Colônia de Férias da ACIAA
08 - Audição do Dia das Mães

Junho

10 - Procissão de Corpus Christi
- Festas Juninas
- Arraia do Fogo
- Arraia Pantaneiro

Agosto

07 - Audição do Dia dos Pais
07 a 15 - 37ª Expoaqui (Parque de Exposição)
15 - Aniversário da Cidade – Desfile Cívico
15 - Concurso de Miss Aquidauana

Setembro

03 a 06 - Pantaneta
07 - Parada Militar
- Jogos da Primavera

Outubro

- Feira do Peixe
12 - Festa do Clube do Laço Pantaneiro

Novembro

18ª Prova de Santa Delfina – Canoagem

Dezembro

08 - Procissão das Flores
18 - Audição de Natal

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA

E-mail:

Telefones: (67) 3241-2050

Sites: http://www.aquidauana.ms.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barao de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E 2º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3241-3828

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Aquidauana

Eu nasci, nesta cidade, é o melhor lugar do mundo, olha que passei, e morei em outro país do outro lado do mundo...nada é comparavel... Aquidauana sempre.... lugar muito abençoado por DEUS... em: 01/10/2008(quarta-feira)
Por: ADEMIR SILVA DO NASCIMENTO

a cidade pode não ser o Rio de Janeiro, mas se assim posso chamá-la, também é a cidade maravilhosa. ótima para lazer, descanso, e tranquilidade. hoje resido na capital do MS, mas sempre que tenho um tempo vo para aquidauana dar uma desestressada vale apena conferir!!!
Por: deivison

Gosto tanto de aquidauana q fiquei 2 anos fora morando inclusive em outro estado, mas não dá mais p aguentar a saudade, pois a partir do inicio de 2009 estaremos de volta, difinito. um abraço a todos aquidanauenses e FELIZ NATAL!!
Por: joao dionel da silva

Praticamente nascido em Aquidauana, morei muitos anos na princesinha do pantanal, hoje resido em Cuiabá, mas sempre que posso, visito minha querida cidade, minha mãe e irmãos. Cidade bucólica, transmite paz e tranqüilidade.
Por: Mamede Ortega dos Santos

aquidauana me aguarde embreve estarei ai cidade maravilhosa e abençoada por DEUS la vou eu aquidauana
Por: adriana freitas

naciem aquidauana no ano de1947mas me mudei para são pauloem 1958 e numca mas volteiconhecia familia dos trindade o patrono era antonio trindade por sinal e meu padrinhode batismo c/dna china gostaria muito de saber como esta a cidade
Por: clovis acosta

Nâo conheço, mas pelas fotos no computador muito bonita,Tenho minhacunhada que mora nessa cidade, mas gostaria de conheçer obrigado
Por: vlater paixâo

É uma cidade linda...com muitos pontos turisticos, com uma diversidade muito grande de paisagem...e uma cidade muito interessante....
Por: Mayara

meu jesus aqquidauana e lindo de mais moreia ai 13 anos e um paraiso de cidade.
Por: josiane arguelho moraes

lugar maravilhoso eu moro aquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Por: ygdgysg

mus amigos aquidauana é omelhor lugar do mundo eu morei em aquidauana e amo esse lugar hoje moro em quedas do iguaçu PR e fico louco para volta pro meu paraiso.
Por: Ruytter Vicente de Araujo

Aquidauana, a princesinh do sul, antes da divisão do Estado. Hoje, o portal do pantanal. Cidade hospitaleira, com o mais belo por do sol já visto. Lugar bom para pescar e descansar - Pesqueiro 110, entre muitos outros.
Por: João Augusto

Morei em Aquidauana, há 16 anos atraz, no começo estranhei o calor, mais depois me acostumei, amei a cidade, calma tranquila, muito peixe maravilhosos, morei 3 anos. Hoje moro na serra gaúcha há 10 anos, mais quando puder vou voltar pra aquidauana.
Por: maria sales

EU AMO MINHA LINDA CIDADE DE AQUIDAUANA NÃO TROCO ESSE LUGAR POR NADA !!!!!!!!!!!!!!!
Por: JULIANA AGUIRRE DA SILVA

Já se faz 27 ano que moro em Aquidauana, não encontrei lugar melhor; Aquidauana e uma cidade tranquila e daqui não saio daqui ninguem me tira.
Por: Angela de oliveira

Aquidauana é realmente uma linda cidade.Morei lá por 10 anos e, vale a pena conhecer a princesinha do sul; como carinhosamente é conhecida. Um grande abraço aos grandes amigos que la deixei.
Por: willian gabriel monteiro

AmOoo essa terrinha maravilhosa...moro aki por enqto,linda,encanta com suas belezas naturais...maravilhosa...
Por: Tayse

nasci nesta cidade linda e bucolica!,sou filha de francisco loreto rolim e espedita nobre rolim nasci em l946,minha cidade não se compara ao rio de janeiro onde hoje resido, e trabalho, sou advogada,gostaria imensamente de voltar a residir nesta cidade conhecida como princezinha do pantanal " é linda, bendita seja deus por manter aquidauana como é beijos a todos que ai residem !!! vcs são felizes !!!!!
Por: alderi maria nobre rolim

aquidauana e um lugar maravilhoso, sou boliviano e morei la 15 anos, agora moro en santa cruz de la sierra, mais nao esquco nunca desa hermosa cidade, de gente simples e maravilhosa, parabens aquidauana por existir.
Por: alex lenin coimbra aguilera

passei a minha infancia nesta acolhedora cidade nos anos 60,guardo na memoria o velho trem a igreja matriz o corrego joão dias,o piscoso rio aquidauana . quanta saudadetenho desta terra; vivo em santa catarina de 1966.
Por: jaime f.r.lima

NASCI NESTA LINDA CIDADE QUE APRENDI AMAR MESMO SEM CONHECE-LA, MEUS PAIS VIERAM PARA O RIO DE JANEIRO EU AINDA ERA UM BEBEZINHO,MAS SE DEUS PERMITIR VOU PASSEAR NA MINHA CIDADE NATAL E CONHECE-LA DE PERTINHO
Por: ALDERI MARIA NOBRE ROLIM

eu amo essa cidade eu nasci e passei uma boa parte da minha vida de criança nela ,hoje com 29 anos moro em jaciara mato grosso mais nunca esqueci de aquidauana
Por: DENIL MARTINEZ DE SOUZA

Eu amo esta cidade. Nasçi ai, e depois com 10 anos de idade mudei. Mas ela é lindissima, portal do pantanal, cidade historica. www.fitoterapiasantafe.com.br
Por: cleber

Aquidauna é o local de nascimento de minha filha, hoje com 37 anos de idade. Isto, quando eu servi no Nono Batalhão de Engenharia de Combate. Ando ansioso para retornar, a passeio, a fim de matar saudade dessa cidade que nunca esqueci, e onde só deixei bons amigos.
Por: Sérgio de Freitas Marques

NASCI EM AQUIDAUANA, CIDADE LINDA E SINTO MUITA SAUDADE, DOS AMIGOS(AS).ESPERO UM DIA VOLTAR A MORAR NESSE LUGAR MARAVILHOSO.
Por: LUCIENE SE SOUZA PIRES

Olá, Conheci Aquidauana em janeiro de 2011, na posse do novo comandante de BCombe. Fomos muito bem recebidos no Pensionato Barbosa. A comida da Lourdes é muito boa. Gostamos muito da cidade, suas largas avenidas arborizadas, seu rio, a estação, fizemos a viagem de trem de Taunay a Aquidauana (mineiro não perde trem mas a nossa van estragou e pegamos o trem no meio do caminho). Passeamos pelos lados do Camisão, visitamos os postos de vendas dos produtos indígenas e o Mercado Municipal, trouxemos produtos terenas e kadweus. E demos uma breve esticada até Bonito. O que pudemos notar é que falta mais valorização da cidade, seus habitantes, a cultura local. Acho que é a mesma falta de identidade que sofremos aqui em Barbacena/MG. Ficamos tristes com a mortandade de peixes que ocorreu no Rio Negro. Com saudade, Olivia
Por: olivia Bortolusci

Bem. moro em São Paulo, estive em Aquidauana a muitos anos, mais de 30 anos . Mas um apreço por esta cidade porque tenho uma irmã que mora ai. Faz mais de vinte que não a vejo. Ao longos destes anos percebo pela internete que Aquidauana cresceu muito. Quero visita-la em minhas férias em Setembro. Abraços.
Por: José Zilmar Alves Paixão

fik a dik e um santuario tranquilo d muita paz e tranquilidade
Por: donizete aparecido rodrigues dos reis

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aquidauana
Fundação:
15/08/1892
Altitude:
147m
População:
40.860 habitantes
Área:
17.008,5km²
Densidade Demográfica:
2,40hab/km²
CEP:
79200-000

Envie seu comentário sobre Aquidauana

banner