Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Tombos?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Tombos

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Minas - Rio

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade teve sua formação iniciada a partir da chegada do Coronel Maximiniano José Pereira de Souza que, no início do século XIX, ao conhecer o local, resolveu nele se fixar definitivamente com seus familiares e amigos.
A região possui excelentes terras para agricultura e pecuária. E, com o decorrer dos anos, devido ao desenvolvimento natural das lavouras, principalmente a do café, que se tornou uma das mais atrativas atividades econômicas da época, formou-se um pequeno núcleo populacional.
Como posseiro das terras onde se instalara, o Coronel Maximiniano fez doação, em 1849, de uma parte delas para o patrimônio de Nossa Senhora da Conceição, cuja capela seria edificada em honra a essa padroeira.
Após a doação, o local passou a chamar-se Nossa Senhora da Conceição de Tombos que, pouco tempo depois, foi elevado à categoria de distrito pela lei Provincial nº 605, de 21 de Maio de 1852. Posteriormente, esse nome foi alterado para Tombos de Carangola, passando, finalmente, a se chamar simplesmente Tombos em 27 de Janeiro de 1924, quando da sua emancipação política pela lei nº 843, de 07 de Setembro de 1923.

Significado do Nome

O município recebeu este nome em alusão às três quedas (tombos) d'água da cachoeira do rio Carangola que fica na cidade. Inicialmente conhecida como Tombos do Carangola, o nome foi encurtado com o tempo para Tombos.

Aniversário da Cidade

21 de Maio

Gentílico

tombense

População

9.542 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Tombos: cidade de belíssimas cachoeiras e grutas santas! Vale a pena conhecer!

Clima

Sub-Tropical 

Temperatura Média

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR

De Belo Horizonte: Siga a BR-262 no sentido das Praias em Realeza, seguir para Carangola e Tombos.

Localização

Região Sudeste de Minas 

Limites

Faria Lemos, Pedra Dourada, Eugenópolis, Antônio Prado de Minas, Porciúncula

Acesso Rodoviário

BR 262

Distâncias:

Da Capítal

389 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira de Tombos 

Cachoeira sede no município, com 60 metros de altura, apresenta três quedas.

Cachoeira e Balneário do Grilo 

É uma pequena cachoeira onde os visitantes aproveitam para se banhar. No balneário funcionam cabanas rústicas com músicas ao vivo.
 
Caminho da Luz 

O início da caminhada é na base da Cachoeira de Tombos, a 5ª maior em volume de queda dágua do país, situada na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro. A água, elemento de purificação, energiza os caminhantes, que se maravilham diante da imponente beleza da cachoeira, em cujas margens está situada uma das primeiras usinas hidrelétricas de Minas.
O município guarda muitos momentos de sua história no museu instalado na antiga estação ferroviária, no secular Hotel Serpa e em suas inúmeras fazendas centenárias, como a Fazenda Oliveira (1845), de propriedade da família Vidigal, importante marco da época do Império, preservada com suas dezenas dedependências no estilo colonial, tendo ao redor uma das mais expressivas reservas da Mata Atlântica da região. Ali, acompanhado pelo gado leiteiro, o caminhante faz uma pequena parada para tirar fotos e descansar por alguns minutos à sombra das frondosas mangueiras após os primeiros quilômetros percorridos.
Deixando a centenária Oliveira, a jornada continua em direção à Gruta da Pedra Santa, em Catuné, onde é concluído o primeiro dia de peregrinação. Para isso entra-se pelo caminho de acesso à Mata do Banco, onde os micos saltam de galho em galho e diversos pássaros fazem ecoar por entre os resquícios da Mata Atlântica seus cantos melodiosos, enquanto a mata e suas flores exalam um agradável perfume, proporcionado pela mistura das variadas espécies vegetais ali existentes. Os verdes campos perdem-se de vista após a passagem pela Mata do Banco, enquanto o gado adorna o Caminho com suas cores variadas e o desprender de mugidos que parecem saudar o caminhante.
Já próximo a Catuné, na grande árvore da fazenda de Maurílio Fumian, o caminhante tem duas opções: percorrer a via original do Caminho da Luz, descendo quatrocentos metros para iniciar a subida pela centenária rota de romaria à Gruta Santa, onde encontra belos riachos e pedras de tamanhos variados, ou subir pela estrada principal de acesso a Catuné, a qual é utilizada pelos Ciclistas e Cavaleiros da Luz e pelos carros de apoio. Pela via original, o caminhante, ao chegar no alto da colina, pode apreciar as montanhas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, com seus matizes e encantos, dali até a Gruta Santa é apenas mais um quilômetro, passando por um riacho de água cristalina e refrescante.
Após horas de caminhada por lugares fascinantes, o peregrino chega à Gruta da Pedra Santa, cuja padroeira é Nossa Senhora de Lourdes, um local de grande mistério para a ciência e para os religiosos. Há pouco mais de um século, compreendia apenas uma área de cerca de 150 m². Hoje, tem mais de 35 metros de altura e 1.200 m² de área, sendo que, a seu lado, outra grande gruta de aproximadamente 400 m² está em formação, já quase se fundindo à original. O maior enigma da Gruta Santa de Catuné é que as pedras que caem de seu teto e laterais, fazendo com que a mesma aumente de tamanho, caem e desaparecem sem que ninguém veja, não havendo, até hoje, explicação para tal fenômeno. Segundo D. Madalena Alves Fumian, zeladora da Gruta de Catuné há quarenta anos, a Gruta da Pedra Santa, como também é chamada, era utilizada como esconderijo por escravos fugitivos, sendo que, conforme relatos, alguns deles viram a imagem de Nossa Senhora no alto da pedra. O homem branco tomou conhecimento da mesma apenas em meados de 1.800, encontrando no local vestígios de índios que, em tempos remotos, ali deixaram objetos de barro. O lugar é propício às meditações e teofanias, sendo incontáveis os relatos de milagres ali ocorridos. Recomenda-se fazer uma prece no local, onde energias supremas são fortemente sentidas. Catuné é uma comunidade que respira amor e luz por todos os poros. Ali ninguém passa fome ou dorme ao relento, pois a comunidade sempre tem um braço estendido para amparar o irmão necessitado, seja ele filho da terra ou não.

Gruta da Pedra Santa 

Possui aproximadamente 80 metros de profundidade. Localizada no distrito de Catuné, foi nela erguido um altar em honra à Nossa Senhora de Lourdes, onde se realiza anualmente, no terceiro domingo de julho, uma festa religiosa que atrai grande número de turistas.

Montanhas com Pedras 

O local é propício para a prática de Rapel. Algumas das montanhas já estão grampeadas (marcadas pelos praticantes do rapel).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- EXPOTOMBOS - A antiga Feira de Suínos e Bovinos de Tombos - FESUIBOVI -, atualmente EXPOTOMBOS, ocorre no mês de maio e é o mais tradicional evento local.

- Carnaval - A cidade recebe grande número de visitantes para viver os festejos do reinado de Momo, com sua tradição local, o boi pintadinho, as bonecas do carrapicho, o siri-maneta e outros. Desfilam ainda pela cidade as escolas de samba: GRES Não Venhas Assim, GRES Balança Roseira e GRES Acadêmicos de São Sebastião.

- Exposição Agropecuária - A festa tem como objetivo destacar os produtos agropecuários, principal fonte de renda do Município.

- Jogos de Inverno - Os Jogos de Inverno de Tombos, realizados na segunda quinzena de julho, tem por objetivo incentivar e integrar jovens, adultos e idosos.

 Janeiro

13 à 21 - Festa de São Sebastião - Festa religiosa realizada anualmente em janeiro, onde os fiéis celebram o padroeiro da Igreja. É uma tradição de muitos anos com missa solene e novena. A festa é  animada com barracas, shows,leilão de gado e prendas, queima de fogos, gincana e etc.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOMBOS

E-mail:

Telefones: (32) 3751-1595

Sites: http://www.prefeituratombos.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Tombos

Telefone: (35) 3751-1263

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: primeirooficiodetombos@gmail.com

Telefones: (32) 3751-1263

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Tombos e pousadas em Tombos para visitar Tombos.

Promova a cidade de Tombos no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!