Tombos

Tombos-MG
banner

Bem-vindo a Tombos!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Tombos e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Tombos.

A cidade de Tombos, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 273m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.699 habitantes. A área total de Tombos é de 284,1km², e sua densidade demográfica é de 37,66hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tombos-MG é 36844-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tombos

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Minas - Rio

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade teve sua formação iniciada a partir da chegada do Coronel Maximiniano José Pereira de Souza que, no início do século XIX, ao conhecer o local, resolveu nele se fixar definitivamente com seus familiares e amigos.
A região possui excelentes terras para agricultura e pecuária. E, com o decorrer dos anos, devido ao desenvolvimento natural das lavouras, principalmente a do café, que se tornou uma das mais atrativas atividades econômicas da época, formou-se um pequeno núcleo populacional.
Como posseiro das terras onde se instalara, o Coronel Maximiniano fez doação, em 1849, de uma parte delas para o patrimônio de Nossa Senhora da Conceição, cuja capela seria edificada em honra a essa padroeira.
Após a doação, o local passou a chamar-se Nossa Senhora da Conceição de Tombos que, pouco tempo depois, foi elevado à categoria de distrito pela lei Provincial nº 605, de 21 de Maio de 1852. Posteriormente, esse nome foi alterado para Tombos de Carangola, passando, finalmente, a se chamar simplesmente Tombos em 27 de Janeiro de 1924, quando da sua emancipação política pela lei nº 843, de 07 de Setembro de 1923.

Significado do Nome

O município recebeu este nome em alusão às três quedas (tombos) d'água da cachoeira do rio Carangola que fica na cidade. Inicialmente conhecida como Tombos do Carangola, o nome foi encurtado com o tempo para Tombos.

Aniversário da Cidade

21 de Maio

Gentílico

tombense

População

9.542 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Tombos: cidade de belíssimas cachoeiras e grutas santas! Vale a pena conhecer!

Clima

Sub-Tropical 

Temperatura Média

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR

De Belo Horizonte: Siga a BR-262 no sentido das Praias em Realeza, seguir para Carangola e Tombos.

Localização

Região Sudeste de Minas 

Limites

Faria Lemos, Pedra Dourada, Eugenópolis, Antônio Prado de Minas, Porciúncula

Acesso Rodoviário

BR 262

Distâncias:

Da Capítal

389 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira de Tombos 

Cachoeira sede no município, com 60 metros de altura, apresenta três quedas.

Cachoeira e Balneário do Grilo 

É uma pequena cachoeira onde os visitantes aproveitam para se banhar. No balneário funcionam cabanas rústicas com músicas ao vivo.
 
Caminho da Luz 

O início da caminhada é na base da Cachoeira de Tombos, a 5ª maior em volume de queda dágua do país, situada na divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro. A água, elemento de purificação, energiza os caminhantes, que se maravilham diante da imponente beleza da cachoeira, em cujas margens está situada uma das primeiras usinas hidrelétricas de Minas.
O município guarda muitos momentos de sua história no museu instalado na antiga estação ferroviária, no secular Hotel Serpa e em suas inúmeras fazendas centenárias, como a Fazenda Oliveira (1845), de propriedade da família Vidigal, importante marco da época do Império, preservada com suas dezenas dedependências no estilo colonial, tendo ao redor uma das mais expressivas reservas da Mata Atlântica da região. Ali, acompanhado pelo gado leiteiro, o caminhante faz uma pequena parada para tirar fotos e descansar por alguns minutos à sombra das frondosas mangueiras após os primeiros quilômetros percorridos.
Deixando a centenária Oliveira, a jornada continua em direção à Gruta da Pedra Santa, em Catuné, onde é concluído o primeiro dia de peregrinação. Para isso entra-se pelo caminho de acesso à Mata do Banco, onde os micos saltam de galho em galho e diversos pássaros fazem ecoar por entre os resquícios da Mata Atlântica seus cantos melodiosos, enquanto a mata e suas flores exalam um agradável perfume, proporcionado pela mistura das variadas espécies vegetais ali existentes. Os verdes campos perdem-se de vista após a passagem pela Mata do Banco, enquanto o gado adorna o Caminho com suas cores variadas e o desprender de mugidos que parecem saudar o caminhante.
Já próximo a Catuné, na grande árvore da fazenda de Maurílio Fumian, o caminhante tem duas opções: percorrer a via original do Caminho da Luz, descendo quatrocentos metros para iniciar a subida pela centenária rota de romaria à Gruta Santa, onde encontra belos riachos e pedras de tamanhos variados, ou subir pela estrada principal de acesso a Catuné, a qual é utilizada pelos Ciclistas e Cavaleiros da Luz e pelos carros de apoio. Pela via original, o caminhante, ao chegar no alto da colina, pode apreciar as montanhas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, com seus matizes e encantos, dali até a Gruta Santa é apenas mais um quilômetro, passando por um riacho de água cristalina e refrescante.
Após horas de caminhada por lugares fascinantes, o peregrino chega à Gruta da Pedra Santa, cuja padroeira é Nossa Senhora de Lourdes, um local de grande mistério para a ciência e para os religiosos. Há pouco mais de um século, compreendia apenas uma área de cerca de 150 m². Hoje, tem mais de 35 metros de altura e 1.200 m² de área, sendo que, a seu lado, outra grande gruta de aproximadamente 400 m² está em formação, já quase se fundindo à original. O maior enigma da Gruta Santa de Catuné é que as pedras que caem de seu teto e laterais, fazendo com que a mesma aumente de tamanho, caem e desaparecem sem que ninguém veja, não havendo, até hoje, explicação para tal fenômeno. Segundo D. Madalena Alves Fumian, zeladora da Gruta de Catuné há quarenta anos, a Gruta da Pedra Santa, como também é chamada, era utilizada como esconderijo por escravos fugitivos, sendo que, conforme relatos, alguns deles viram a imagem de Nossa Senhora no alto da pedra. O homem branco tomou conhecimento da mesma apenas em meados de 1.800, encontrando no local vestígios de índios que, em tempos remotos, ali deixaram objetos de barro. O lugar é propício às meditações e teofanias, sendo incontáveis os relatos de milagres ali ocorridos. Recomenda-se fazer uma prece no local, onde energias supremas são fortemente sentidas. Catuné é uma comunidade que respira amor e luz por todos os poros. Ali ninguém passa fome ou dorme ao relento, pois a comunidade sempre tem um braço estendido para amparar o irmão necessitado, seja ele filho da terra ou não.

Gruta da Pedra Santa 

Possui aproximadamente 80 metros de profundidade. Localizada no distrito de Catuné, foi nela erguido um altar em honra à Nossa Senhora de Lourdes, onde se realiza anualmente, no terceiro domingo de julho, uma festa religiosa que atrai grande número de turistas.

Montanhas com Pedras 

O local é propício para a prática de Rapel. Algumas das montanhas já estão grampeadas (marcadas pelos praticantes do rapel).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- EXPOTOMBOS - A antiga Feira de Suínos e Bovinos de Tombos - FESUIBOVI -, atualmente EXPOTOMBOS, ocorre no mês de maio e é o mais tradicional evento local.

- Carnaval - A cidade recebe grande número de visitantes para viver os festejos do reinado de Momo, com sua tradição local, o boi pintadinho, as bonecas do carrapicho, o siri-maneta e outros. Desfilam ainda pela cidade as escolas de samba: GRES Não Venhas Assim, GRES Balança Roseira e GRES Acadêmicos de São Sebastião.

- Exposição Agropecuária - A festa tem como objetivo destacar os produtos agropecuários, principal fonte de renda do Município.

- Jogos de Inverno - Os Jogos de Inverno de Tombos, realizados na segunda quinzena de julho, tem por objetivo incentivar e integrar jovens, adultos e idosos.

 Janeiro

13 à 21 - Festa de São Sebastião - Festa religiosa realizada anualmente em janeiro, onde os fiéis celebram o padroeiro da Igreja. É uma tradição de muitos anos com missa solene e novena. A festa é  animada com barracas, shows,leilão de gado e prendas, queima de fogos, gincana e etc.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOMBOS

E-mail:

Telefones: (32) 3751-1595

Sites: http://www.prefeituratombos.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Tombos

Telefone: (35) 3751-1263

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3751-1263

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tombos

cidade acolhedora. pacata, que muito precisa de progresso. omelhor de tombos era a seresta no balniario do grillo.e minha familia .
Por: lara

EU QUANDO VOU CIDADE GOSTO DE PESCAR , IR PARA ROÇA , DAR UM MERGULHO NO GRILO E COM MUITO CUIDADO . EU FICO NA CASA DE MINHA CUNHADA TONHA .ELA TEM UMA MÃO P/ COZINHAR . MAIS TEM HOTEIS BONS.
Por: JAIRSON FERREIRA DA SILVA

Eu conheço muito bem a cidade de tombos nasci e morei lá por 18 anos da minha vida,os melhores por sinal,lá a na tureza fala mais alto e tem oque há de melhor no mundo pessoas aconchegantes,o verdadeiro carisma mineiro!!!!
Por: shirla

Ola boa noite. eu nasci nesta cidade , vim para o rio ainda criança mas sinto muita saudades gostaria muito de voltar para visitar. mas não sei como chegar de onibus .
Por: Ana paula

SOU FILHO DESTA CIDADE MARAVILHOSA MAS TEM MUITOS ANOS QUE NAO A TOMBOS HOJE MORO NA CIDADE DE BRAGANÇA PAULISTA NO ESTADO DE S.PAULO NAO FALTARA OPORTUNIDADE EM REVER MINHA CIDADE NATAL.
Por: luiz carlos barcelos coimbra

o grilo a cachoeira o carnaval e muito legal mais eu estava querendo uma vida melhor para mim e para meus filhos por isso estou aqui trabalhando na forever
Por: thiago

Claro Pow...Ferias Sempre la...Agora No Niver da cidade!
Por: Gustavo Igor

Conheci Tombos em 2007, ao fazer visitas a parentes do meu marido que moram na cidade. Confesso que achei uma cidadezinha acochegante e bem simpática, estamos para voltar em breve..Abraços, parabéns pela cidade! Dra Selma
Por: Selma Dantas de Berto

cidade super acolhedora.sabe conquistar quem por ela passa.
Por: lu

achei bonito essa pagina sou nacida no tombos meu bairro e niteroi, meu pae e paulinho bombeiro
Por: derize

conhecer, ainda não. eu gostaria muito de conhecer pos eu conheço uma menina que mora em tombos, mais esatamente em catuné. assim que eu puder eu vou tirar um tempo e vou dar uma passadinha para conhecer.
Por: rafael dossares rosa

meus pais são tombense e tenho tios que ainda vievem lá e por esse motivo visito quando posso a cidade que e muito acolhedora alem da linda cachoeira que existe la. vale a pena conhecer Tombos.
Por: Maria da gloria sampaio ferreira mori

Claro que conheço Tombos!! Amo aquela cidade, nasci e vivi boa parte da minha vida lá e posso afirmar, é um lugarzinho pitoresco, tranquilo e muito charmoso!! Aliás, pra quem interesse saber, o carnaval de lá é sensacional!! Vale a pena conferir!! BJUSSSSSS
Por: Izabel Cristina Ferreira

nasci nessa querida cidade e vivi até os meus 17 anos . mesmo estando morando fora de tombos (hoje vivo no maranhao) , tenho registrado bons momentos nesse vale tão delicioso. Um abraço saudoso de uma filha dessa cidade, tão agradavel.
Por: MARIA DOLORES RODRIGUES CAMPOS

Fui criado nesta cidade desde minha infância, tenho maravilhosas recordações, cresci junto com meu grande amigo de infância Celso Alvim que morava na usina hidroeletrica, amo muito sua família embora estejamos separados há mais de cinquenta anos seus pais Pedro Alvim e sua mãe d. Maria eram com se fossem meus pais. Amo esta cidade. Gostaria que alquém daí se comunicasse comigo. Estou no aguardo. Sou do tempo do inesquecivel MUNDICO sapateiro da família do Chico Cachoeiro, seus irmãos são Chiquinho e Fernando além de outros, mas estes eram meus amigos. Eu morava no bairro quebra copo na rua Gomes de Campos. Saudades. José Maria, vulgo ZEZINHO Meu Endereço Av. Paulo de Frontin nº 368 bairro Aterrado cidade de Volta Redonda.
Por: José Maria de Carvalho Fraga

Conheço a cidade de Tombos,aliás eu nasci lá e morro de saudades,de um lugar tranquiloe aconchegante como aquele,ar puro pesssoas super receptivas e carinhosas,tudo lá é mais gostoso,sempre que posso vou matar saudades !!!
Por: shirla

Juventude de Tombos organizem-se para tornar viavel o turismo nesta linda cidade voçes são capazes, o futuro melhor depende de todos a cidade tem seu potencial muito legal a união e a meta, e essa cachoeira que maravilha. Vamos lá Saúde e Paz a Todos!!!!!!
Por: Fábio Mendes Lima

não conheço a cidade de Tombos, mas torço para q o tombense suba para segundona com o mamore. um abraço a todos.
Por: jean carlos

Eu fui criada nesta cidade tão charmosa, e PASSO TODAS AS MINHAS FÉRIAS LÁ. Até hoje fico emocionada, com as paisagens maravilhosas de TOMBOS. O cruzeiro, as cachoeiras, o balneário do grilo, e outras paisagens que não dá para descrever de tão belas. Eu recomendo a todos que quando puder, venham conhecer essa linda e aconchegante cidade do interior de minas gerais.... Tombos.......................
Por: Flávia

ainda não tiver o prazer de conhece-la mais conheço muitas pessoa que comentou sobre as maravilha que é beleza natural da cidade e de um povo alegre ,e também minha mãe é da ir por este motivo também quero conhecer em sua o menagem. amei a cidade e quero conhecer-la o mais breve .com suas
Por: josé hailson de oliveira

Eumorei muitos anos nessa cidade que encanta as pessoas que ai ja viveram.espero volta ai em breve,para mata a saudade desse povo tao acolhedor.
Por: Rita de cassia ferreira lameu

Já estive em Tombos há alguns anos, minha mãe nasceu nessa bela cidade, ela reclama que não é divulgada, e acho até muito bom, pois se divulgassem acabaria o sossego dessa deliciosa cidade.Tento ir no carnaval da cidade, mas sempre quando ligo os hoteis já estão cheios.Procuro sempre saber dos concursos, pois adoraria viver nessa cidade.Espero em breve levar meu filho e amigos para conhecer.
Por: Cláudia

Nao moro em tombos + estou sempre indo visitar, ADORO esta cidade cheia de gente maneira e hospitaleira...alem de ser uma cidade calma, boa de se morar!
Por: Flávia

Ja conheço Tombos, mais de passagem,em breve estarei lá para conhecer melhor a Cidade...me pareceu uma Cidade muito Tranquila!!!
Por: Fabio Rios

Sempre ouço falar das belezas de Tombo, e de fato pelas fotos parece ser uma cidade maravilhosa para conhecer. Espero brevemente estar desfrutando desse privilégio.
Por: Valdo Pinhero

Voce quer sossego e paz e só passar um final de semana nesta cidade maravilhosa,desfrutar de um ar puríssimo e das charretes dentro da cidade e o máximo.
Por: carlos henrique alves

ola tombens passsei por ai, para curtir a expor de tombos adorei espero voutar mais vez.
Por: mauro

sempre vou a tombos a trabalho junto com mina esposa gosto muito da Cidade e tambem , da receptividade dos moradores. A ESTAÇAO FERROVIARIA, e magnifica e esta bem preservada, como tambem o HOTEL . ao lado onde por sinal me hospedo quando estou nesta cidade abraços a todos parabens
Por: antonio garcia alves UBA MG

Essa é minha cidade e esse é o meu povo.Amei ter nascido aqui e apesar de Tombos ser uma típica cidade interiorana ,ela tem um brilho especial e seus filhos apesar da simplicidade, possuem almas nobres.Quando alguém precisa de ajuda as pessoas esquecem as divergências e optam pela solidariedade.É show!!! "Quem conhece Tombos,não resiste não, volta o mais depressa sentindo saudades em seu coração". Mineirinha,encanta com suas cachoeiras. Sinto orgulho de ser Tombense!!!
Por: Luciana Furtado Borba Garcia

sou do rio mas adoro esta nessa cidade e muito tranquila a cidade e muito deferente do rio vou muito na asociasao dos produtores v estao de parabens
Por: joao carlos

Eu amo minha cidade,cresci correndo pelas ruas do Quebra-copo.
Por: KellytCristina Ferreira Giovanelli

Conheço sim. Já estive aí em um carnaval da cidade, e foi muito bom. Fiquei hospedado no hotel que hoje já não existe mais, que é da família muller que por sinal acabou se tornando nossos amigos.
Por: Washington Soares

que lugar bonito voce nesta cidade voce se encontra na natureza na primeira oportunidade irei visita la obrigado meu deus por existir lugares assim ate breve e fica com deus
Por: soares

é uma otima cidade, tem caichoeiras, ótimos bares, a noite o centro da cidade fica cheio , enfim é um lugar que eu moraria .
Por: Eddie

Já passei um mês em Tombos.Adorei a Cidade. Ia muito em porciúncula. Pretendo voltar este ano de 2010.
Por: CLÁUDIO JOSÉ DE LIMA

Sou nascida e criada nessa agradável cidade do interior mineiro. Onde o clima é bom e as pessoas hospitaleiras. Visitem nossas belezas naturais, principalmente a cachoeira que deu origem ao nome de nossa cidade.
Por: Ana Paula Rodrigues Campos Barros

Nasci em Natividade, e conheço Tombos de infancia. Agora,hoje:estou conhecendo de verdade, os pontos lindos turisticos que ela tem a oferecer . amei tudo !!! Parabéns
Por: Cely

visitei a cidade a mais ou menos oito anos atrás, meu marido foi criado e tem parentes na cidade, adorei ,tem belas cachoeiras tudo de bom ,agora tenho filhos e pretendo levalos para conhecer tombos que meu marido se orgulha em dizer q viveu boa parte de sua vida .
Por: daniella maria ferreira gomes rente

Passei a gostar desta cidade ainda criança, depois comecei a jogar no Tombense meu carisma por esta cidade e pelo povo aumentou ainda mais. Saudações Nilton do Tita.
Por: Nilton Santos da Fonseca

costumo ir a tombos todo ano, o que falta ali é desenvolver o turismo rural.
Por: andre de oliveira vasques

Sou mineiro e tombense;sai de Tombos em l.950;moro atualmente em São Paulo.;mas nunca esqueço minha cidade natal.Adoro o carnaval de Tombos e a festa agropecuária sou torcedor do Tmbense F.C.
Por: Elias Albino de elias Oliveira

Sou nascido e criado nesta cidade, tenho orgulho disso.
Por: Jayme Janette Guerra

não conheco ainda tombos, mais pretendo ir logo pra esta cidade linda,
Por: marco antonio consolini

Eu sou filha de Tombos,nasci,cresçi eu amo minha cidade natal,me casei e moro no rio sou filha do margaret mora no pontilhao,quando chega natal e ona novo e carnaval estou junto a voces..beijos p todos e a cidade maravilhosa.
Por: cristiane de lima e silva

sou cria de tombos morro de saudade da minha cidade maravilhosa e o jeito e matar saudade vendo as imagem na nete beijo
Por: regina de fatima de oliveira

eu simplesmente amo essa cidade pois minha infancia foi uma maravilha morei em tombos ate meus 19 anos de idade atualmente moro em cabo frio mas sinto muitas saudades da minha linda cidade e de meus amigos de infancia eu ñ consigo deixar de gostar dessa cidade linda e pacata q eu vivi toda minha infacia linda cidade
Por: elias toledo de oliveira

ñ conheço mas gostaria muito de conhecer agora vai ser mas facil pois tenho uma irmã que esta morando nesta cidade.e na proxima ferias irei ai conhecer as cachoeiras pois eu soube que são lindas!!!!!!sou mineira de coração.bjs
Por: nilda

EUUUUUUUUU AMOOOOOOOOOOOOOOO MINHA CIDADEEEEEEEEEEEEE MUIIIIIIITOOOOOOOOOOO!!!1
Por: anna paulla

Conheço a cidade através de uma ex namorada,moro em Petrópolis,Itaipava;acho a cidade maravilhosa assim como as pessoas da cidade....os eventos mt animadose o clima perfeito.Espero voltar a visitar algum dia!!!!
Por: JULIO CEZAR

AMO ESTA CIDADE QUE FOI O MEU LAR DURANTE O GINASIAL. NAO PENSE MUITO EM VISITA-LA,VÁ E DEPOIS ME CONTE!!!!!!!!!
Por: RENATO CORDEIRO LEITE

a exposição de tombos foi sucesso, a escola da águ santa fez uma bela apresectação
Por: maria elisa fernades rodrigues

a exposição de tombos foi sucesso, a escola da águ santa fez uma bela apresectação
Por: maria elisa fernades rodrigues

NACI NESTA CIDADE MARAVILHOSA MAIS TIVE QUI SAI PARA RIO MAIS VOLTO MAIS TARDE
Por: SEBASTIÃO CARLO9S DE LANES MACHADO

eu ia muito nas minhas férias , quando criança. Lugar lindo!
Por: Bruna

TOMBOS e uma CIDADE muito BOA, é muito tranquila e eu gostei, tem varios pontos turísticos como:Cachoeira, Fazendas antigas o grilo o hotel e o mais importante o MUSEU etc.
Por: walef

A 21 anos não moro mais no municipio de Tombos. Mas em todas as minhas férias viajo para a cidade, pois meus pais moram em um Sítio no municipio. Tenho contato com todos os amigos e parentes tambem Adoro a CIDADE.
Por: Edineia Pereira Javarine

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tombos
Fundação:
1923
Altitude:
273m
População:
10.699 habitantes
Área:
284,1km²
Densidade Demográfica:
37,66hab/km²
CEP:
36844-000

Envie seu comentário sobre Tombos

banner