Piau

Piau-MG
banner

Bem-vindo a Piau!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Piau, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Piau, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 462m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.099 habitantes. A área total de Piau é de 191,9km², e sua densidade demográfica é de 16,15hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Piau-MG é 36157-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Piau

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A terra boa das encostas e vales foi logo sendo ocupada pelas lavouras e pastagens das fazendas que instalaram.
Em honra do Divino Espírito Santo construíram uma capela sem nenhuma licença das autoridades religiosas.
Em 26 de maio de 1813, o capitão Antônio Fernandes de São José obteve uma provisão régia legalizando a capela que ficou filiada à igreja do Engenho do mato.
Em 22 de julho de 1868 a capela foi transformada em paróquia.
Em 14 de setembro de 1891 foi transformada em distrito.
Em 12 de dezembro de 1953, depois de pertencer a vários municípios, nesta data emancipa-se do município de Rio Novo com o nome de Piau.

Significado do Nome

Registros históricos contam que fugindo de Ouro Preto, Barbacena, Prados, Diamantina, Serro Frio, São João del-Rei e outras cidades e vilas da região central da província, vários conjurados adentraram pelos sertões proibidos, indo estabelecer-se numa zona montanhosa e de densas matas, cortada por um rio particularmente piscoso, logo denominado Rio Piau, porque era esse o tipo de peixe mais encontrado nele.

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O principal produto é a banana, cuja produção é na maior parte vendida para Juiz de Fora e região.

Clima


Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata

Limites

Tabuleiro, Santos Dumont, Juiz de Fora, Coronel Pacheco, Goianá, Rio Novo.

Acesso Rodoviário

BR-040, MG-353 e MG-133

Distâncias:

Da Capital:

287 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

O Município é pequeno mas rico em belezas naturais. O principal atrativo da cidade são as belas paisagens, a Igreja, casas e fazendas antigas, e a tradicional festa da Banana (criada em 1984) que ocorre anualmente na segunda semana de julho.

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Véu da Noiva

Localizada perto da Cemig. Há outras cachoeiras, na região, inexploradas e/ou em terras particulares.

Fazendas Antigas

São as duas fazendas mais antigas da cidade. A visita deve ser marcada com antecedência.
 
Igreja Matriz de Piau

Igreja bem antiga semelhante às de cidades antigas de Minas Gerais (como Ouro Preto). A visita tem que ser na hora da missa ou com hora marcada.

Usina Cemig

Construção antiga localizada na estrada que liga Piau a Santos Dumont.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

- Tradicional festa da Banana que ocorre anualmente na segunda semana do mês.

 Outubro

12 - Festa do Padroeiro Divino Espírito Santo.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIAU

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3254-1123

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3254-1326

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.terra.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Piau

oiii tbbbb adorei ter visitado esse site nunca pensei q minha cidade natal fosse ficar tao linda meu sonho e voltar pra i que local e essas paissaigen linda eu morei e naci no campo maior no piaui sou uma defensora do piaui todos pensan de outrs cidades q os piauense pansan fome mas e mentira gostaria q divulgassen mais abraço
Por: mariada cruz silva dainez

nao moro em piau mas sou natural da cidade, epara mim e um dos munipios mineiro mais bonito,em relaçao as belezas naturais visitepiau voce vai gosta muito
Por: getulio mendes

Nasci em Piau e adoro esta cidade. Sempre que tenho oportunidade, retorno. Tem lindas cachoeiras e gente muita hospitaleira.
Por: Daisy

Sou natural de Piau, essa cidade é belissima, rica de paisagens, pessoas trabalhoras e acolhedoras. Esta cidade é o paraiso! Visitem!!!
Por: Raquel Greggio

Gostaria de saber o que vai acontecer detalhadamente em cada dia de festa, da festa da banana. è pq vou com meu marido e meus dois filhos, ah gostaria de saber sobre hoteis e pousadas baratas na cidade. Muito obrigada, eu ja fui em Piau e adooorei a cidade.
Por: marcia rosa

A cidade é linda,minha vó nasceu e cresceu ai a cidade é tudo aquilo que ela me falava linda pena que ela perdeu o contato com seus parentes minha vó se chama Maria da glória de castro se alguem for meu parente saiba que goataria muito de conhece-los nas minhas ferias se der concertza meu destino será Piau Minas Gerais,beijos para todos de Piau.
Por: Adecleia Maria Castro

É o melhor lugar para descansar e viver Povo hospitaleiro, gente simples e cortês. A "Festa da Banana" em julho já é tradição e sucesso na região. O Bar do Ti Nelson ponto de proza e cerveja gelada. Pode vir...
Por: Dolores

Nasci no Piáu, na Fazenda Santa Cruz,esta fazenda foi do meu avô Manuel Valle Lopes. Moro em São Bernardo do Campo-SP, mas todas as vezes em que vou a Juiz de Fora, não deixo de visitar a minha cidade natal.Fui batizada na Igreja do Divino Espírito Santo,tenho muitas recordações das procissões em que participei com minha mãe. Todas as músicas sacras que canto hoje , lembro-me das procissões em que percorri as ruas do Piáu. Tenho muitas boas lembranças da Fazenda Santa Cruz, na frente da minha casa na fazenda tinha(porque agora já morreu o pé )de flambaiam, onde eu subia nos galhos para colher flores para levar para o cemitério no dia dos mortos, lembro-me que minha mãe colocava as flores em uma cesta e nós iamos de charrete para a cidade levar as flores nos túmulos em que minha mãe visitava.Na entrada da fazenda tinha plantado ameixeiras, onde minha irmã subiu num dos galhos para pegar a fruta e tem até hoje a marca do ferimento que tem no queixo, porque ela subiu no telhado através do galho e o mesmo se quebrou e ela caiu com o queixo na telha, onde fez o ferimento.Tenho a Fazenda Santa Cruz guardada no meu coração. Em julho deste ano (2009) estive em Juiz de Fora e fomos visitar a fazenda, todas as vezes em que vamos lá somos muito bem recebidas pelo proprietário e seus funcionários. Há 3 anos atrás comprei queijo na fazenda, mas desta vez não tinha, infelizmente não estão fabricando mais.Lembro-me das enchentes, onde via passar boiando, porco, galinha e vaca, nós ficavamos na janela do quarto que dava para o rio , então era uma das nossas distrações, onde meu pai ficava muito preocupado com os animais indo embora com a enchente. Saudades, muitas saudades do meu tempo de infância.Um grande abraço a todos.
Por: Vera Marson

Em Piau no mês de Julho temos a tradicional festa da banana, onde recebemos inumeras pessoas, são 4 dias de festa. Esta festa é divulgada a nivel nacional, vale a pena conferir.
Por: Fernando Lima

lindo nao troco minha cidade por nada e o melhor para se viver
Por: bruno

Sou nascida em Piau,meus familiares (Rocha,Assis e Jesus)ainda vivem na cidade,mas a 58 anos não tenho notícias.Queria um dia reencontra-los.Moro em Juiz de Fora,no bairro N. Srª das Graças.
Por: maria rocha lopes

Sou filho de piauense, meu Pai nasceu em Piau no ano de 1919, família (Monteiro, Rezende), hj com 91 anos esta se preparando para participar pela 1 vez da festa da banana. Abraços!!!
Por: Claudio Queiroga Monteiro

CIDADE CALMA DE PESSOAS AMIGAS SEMPRE QUANDO VOU ME RESCEBEM BEM .
Por: ELIANE B ASCAR

nasci em Piau, estou fora a 40 anos. Sinto muita saudades da minha terra querida, amigos e familiares. Sempre
Por: maria do carmo lopes barros

Nasci em Piau, estou fora ha 40 anos. Sinto muita saudades da minha terra querida, amigos e familiares. Nasci no Sitio Bela Vista, onde tenho boas recordações.Tenho poucos parentes lá agora, visito-os sempre q posso.
Por: maria do carmo lopes barros

Nasci em Piau, na Fazenda Bela Vista, visito sempre que posso.Tenho Boas recordações.Cidade boa e acolhedora.
Por: Cely Souza Lopes

Sou de Piau - MG e gostaria de comentar sobre a festa da Banana que acontece todos os anos no mês de julho. É uma festa muito bonita que valoriza a cultura da banana, principal fonte de renda do municipio.
Por: Maria Angelica de Castro Fernandes

Nasci nesta linda cidade, embora seja pequena, mas de um povo muito acolhedor, como todo bom mineiro.
Por: Vera Lucia Castro Marson

Conheci Piau-MG.no dia 20-12-2010, achei linda a cidade, pessoal muito educado. Pena que não tenha hotel, foi isso que me informaram. A Igreja é Linda. Sou comprador de bananas e espero um dia participar da Festa da Banana de Piau. Parabéns
Por: Yutaka Niitsuma (Banana Real-RJ.)

Amo Piau!!! Cidade tranquila...paz total!!! Voltarei em breve.
Por: Daniele Portugal

Piau é uma cidade maravilhosa , povo acolhedor tudo de bom.
Por: RAQUEL DIAS CAETANO

Amo Piau!!!!Cidade maravilhosa!!!Espero voltar em breve!
Por: Daniele

As terras são boas,povo de labuta,e o mais importante,nosso modelo de produção é praticamente orgânico,so falta divulgar "Ô produto ôrganico"(banana)p/ agrega melhor valor de mercado.
Por: Herminio A/C.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piau
Fundação:
1953
Altitude:
462m
População:
3.099 habitantes
Área:
191,9km²
Densidade Demográfica:
16,15hab/km²
CEP:
36157-000

Envie seu comentário sobre Piau

banner