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Passa Vinte

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Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O primitivo povoado que deu origem ao município de Passa Vinte, denominava-se Cedro devido à grande quantidade desta espécie na região. Segundo a tradição, o povoado originou-se da construção de uma capela, encomendada por duas ex-escravas em homenagem a Santo Antônio, cuja imagem foi por elas encontrada quando iam buscar lenha. Em 1857, a capela de Santo Antônio de Passa Vinte foi elevada à categoria de distrito e, ao ser criado o município de Liberdade, em 1938, Passa Vinte anexou-se a ele, vindo a emancipar-se em 1953. A cidade é também chamada de A Pérola da Mantiqueira. Passa Vinte situa-se na confluência entre os estados de Minas e Rio, onde as montanhas formam um vale que parece a concha côncava de uma grande ostra.

História da Estrada de Passa Vinte

Baseado no Livro “Estudos e Depoimentos” de “Daniel de Carvalho”.

- Aspectos Bizarros –

“A história dos caminhos, como, aliás, a de outros empreendimentos brasileiros, apresenta aspectos interessantes, e, por vezes, desconcertantes.”

Quando começou a construção de ferrovias no mundo, por volta de 1850, o Brasil foi um dos primeiros países a ensaiar o novo sistema.

Com a concessão dada ao Barão de Mauá para a via férrea de Petrópolis, dizia-se que as vias-férreas dispensavam as estradas de rodagem.

- Uma estrada esquecida –

Foi nesta época, o lançamento da melhor estrada de rodagem do Império: a União e Indústria.”

Porém, pasmem, outra estrada foi construída com o mesmo estudo e rigor técnico e na mesma época, só que não tendo a mesma sorte na memória, nem na diligência dos homens. Estamos falando da estrada de Passa Vinte.

Infelizmente a história esqueceu este fato e não menciona em praticamente nenhuma publicação a construção desta estrada.

A única exceção é o livro de Xavier da Veiga (Efemérides Mineiras) que faz referência à construção desta estrada, na data de 6 de abril de 1859.

Interessante é que apesar de não ser mencionada historicamente, mesmo nas biografias dos governantes que autorizaram a construção e também dos engenheiros da época, a estrada de Passa Vinte era de certa forma cuidada e conservada.

Com a febre das ferrovias, tanto a União Indústria quanto a estrada de Passa Vinte foram deixadas no abandono.

Hoje em dia, a União Indústria foi restaurada. “Será justo o abandono e o esquecimento em que ficou a estrada de Passa Vinte?”

- O Traçado da estrada de Passa Vinte –

O traçado decidido como o de maior vantagem econômica iniciava em Barra Mansa e terminava em Lavras. Margeava o Rio Paraíba por aproximadamente 24 quilômetros até Quatis. Depois iria em direção a uma região acidentada antes de alcançar o Rio Preto até atravessar o Posto Fiscal de Minas Gerais, na “Barreira de Passa Vinte”.

Segue seu traçado até um altitude de 1260 metros, com belas paisagens, passando por Augusto Pestana e Liberdade, depois como uma topografia mais favorável até chegar em Lavras.

A Via Férrea segue este mesmo traçado, só se desviando na estação de Augusto Pestana para atingir Bom Jardim e Andrelândia. Porém nas proximidades de São Vicente do Ferrer, retoma o traçado original.

- Origem e Estudo da Estrada –

Durante a Colônia era proibida a abertura de novas picadas para novas minas descobertas.

Apesar da proibição foi aberta uma picada de Airuoca ao Rio de Janeiro. Em 9 de Abril de 1745 foi proibida a utilização deste caminho.

Na impossibilidade de impedir o trânsito por um lugar com muitas facilidades e a Fazenda Pública perdendo muito ouro, foram criados Postos de Arrecadação de pedágios.

Daí a origem do Posto Fiscal da estrada de Passa Vinte e fazendo com que o Governo de Província estudasse o traçado de uma verdadeira estrada de rodagem de Barra Mansa a Lavras.

“Pelo seu valor econômico, pela sua importância estratégica, pelo seu interesse turístico, pois galga a Mantiqueira num dos pontos mais pitorescos, estrada de Passa Vinte bastará, por si só, para recomendar o nome dos que levarem a cabo sua construção.”

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico

passavintense

População

2.084 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Sua economia baseia-se na agropecuária, concentrando a produção agrícola no milho (com quase 80% do total), e a pecuária na criação de gado leiteiro.

Clima

Temperado

Temperatura Média

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul no Estado de Minas Gerais

Limites

Bocaina de Minas, Liberdade, Bom Jardim de Minas, Santa Rita de Jacutinga, Valença, Quatis e Resende.

Acesso Rodoviário

BR 116

Distâncias:

Da Capital

351 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Fumaça

Categoria: Atrativos Naturais / Ecológicos

Cachoeira da Prainha

Categoria: Atrativos Naturais / Ecológicos

Cachoeira do Carlos Euler

Categoria: Atrativos Naturais / Ecológicos

Cachoeira do Tião Chaves

Categoria: Atrativos Naturais / Ecológicos

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Agosto

- Festa de Nossa Senhora dos Anjos

09 a 11 - II Seminário de Educação

 Setembro

08 - II Noite Árabe

 Outubro

12 - Festa das Crianças

 Novembro

17 - Festival do Chopp

 Dezembro

08 a 11 - VI Jogos de Verão

12 - Aniversário da Cidade

31 -  Reveillon

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUnicipal de PASSA VINTE

E-mail:

Telefones: (32) 3295-1131

Sites: http://www.passavinte.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

Terminal Rodoviário de Passa Vinte-MG

End: Rua Monsenhor Marciano, 16
Telefone: (32) 3295-1132

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CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

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Sites: http://portal.mj.gov.br/

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Telefone:

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HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


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