Passa Vinte

Passa Vinte-MG

Bem-vindo a Passa Vinte!

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Passa Vinte, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Passa Vinte, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 752m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.142 habitantes. A área total de Passa Vinte é de 246,4km², e sua densidade demográfica é de 8,69hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Passa Vinte-MG é 37330-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Passa Vinte

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O primitivo povoado que deu origem ao município de Passa Vinte, denominava-se Cedro devido à grande quantidade desta espécie na região. Segundo a tradição, o povoado originou-se da construção de uma capela, encomendada por duas ex-escravas em homenagem a Santo Antônio, cuja imagem foi por elas encontrada quando iam buscar lenha. Em 1857, a capela de Santo Antônio de Passa Vinte foi elevada à categoria de distrito e, ao ser criado o município de Liberdade, em 1938, Passa Vinte anexou-se a ele, vindo a emancipar-se em 1953. A cidade é também chamada de A Pérola da Mantiqueira. Passa Vinte situa-se na confluência entre os estados de Minas e Rio, onde as montanhas formam um vale que parece a concha côncava de uma grande ostra.

História da Estrada de Passa Vinte

Baseado no Livro “Estudos e Depoimentos” de “Daniel de Carvalho”.

- Aspectos Bizarros –

“A história dos caminhos, como, aliás, a de outros empreendimentos brasileiros, apresenta aspectos interessantes, e, por vezes, desconcertantes.”

Quando começou a construção de ferrovias no mundo, por volta de 1850, o Brasil foi um dos primeiros países a ensaiar o novo sistema.

Com a concessão dada ao Barão de Mauá para a via férrea de Petrópolis, dizia-se que as vias-férreas dispensavam as estradas de rodagem.

- Uma estrada esquecida –

Foi nesta época, o lançamento da melhor estrada de rodagem do Império: a União e Indústria.”

Porém, pasmem, outra estrada foi construída com o mesmo estudo e rigor técnico e na mesma época, só que não tendo a mesma sorte na memória, nem na diligência dos homens. Estamos falando da estrada de Passa Vinte.

Infelizmente a história esqueceu este fato e não menciona em praticamente nenhuma publicação a construção desta estrada.

A única exceção é o livro de Xavier da Veiga (Efemérides Mineiras) que faz referência à construção desta estrada, na data de 6 de abril de 1859.

Interessante é que apesar de não ser mencionada historicamente, mesmo nas biografias dos governantes que autorizaram a construção e também dos engenheiros da época, a estrada de Passa Vinte era de certa forma cuidada e conservada.

Com a febre das ferrovias, tanto a União Indústria quanto a estrada de Passa Vinte foram deixadas no abandono.

Hoje em dia, a União Indústria foi restaurada. “Será justo o abandono e o esquecimento em que ficou a estrada de Passa Vinte?”

- O Traçado da estrada de Passa Vinte –

O traçado decidido como o de maior vantagem econômica iniciava em Barra Mansa e terminava em Lavras. Margeava o Rio Paraíba por aproximadamente 24 quilômetros até Quatis. Depois iria em direção a uma região acidentada antes de alcançar o Rio Preto até atravessar o Posto Fiscal de Minas Gerais, na “Barreira de Passa Vinte”.

Segue seu traçado até um altitude de 1260 metros, com belas paisagens, passando por Augusto Pestana e Liberdade, depois como uma topografia mais favorável até chegar em Lavras.

A Via Férrea segue este mesmo traçado, só se desviando na estação de Augusto Pestana para atingir Bom Jardim e Andrelândia. Porém nas proximidades de São Vicente do Ferrer, retoma o traçado original.

- Origem e Estudo da Estrada –

Durante a Colônia era proibida a abertura de novas picadas para novas minas descobertas.

Apesar da proibição foi aberta uma picada de Airuoca ao Rio de Janeiro. Em 9 de Abril de 1745 foi proibida a utilização deste caminho.

Na impossibilidade de impedir o trânsito por um lugar com muitas facilidades e a Fazenda Pública perdendo muito ouro, foram criados Postos de Arrecadação de pedágios.

Daí a origem do Posto Fiscal da estrada de Passa Vinte e fazendo com que o Governo de Província estudasse o traçado de uma verdadeira estrada de rodagem de Barra Mansa a Lavras.

“Pelo seu valor econômico, pela sua importância estratégica, pelo seu interesse turístico, pois galga a Mantiqueira num dos pontos mais pitorescos, estrada de Passa Vinte bastará, por si só, para recomendar o nome dos que levarem a cabo sua construção.”

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico

passavintense

População

2.084 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Sua economia baseia-se na agropecuária, concentrando a produção agrícola no milho (com quase 80% do total), e a pecuária na criação de gado leiteiro.

Clima

Temperado

Temperatura Média

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul no Estado de Minas Gerais

Limites

Bocaina de Minas, Liberdade, Bom Jardim de Minas, Santa Rita de Jacutinga, Valença, Quatis e Resende.

Acesso Rodoviário

BR 116

Distâncias:

Da Capital

351 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Fumaça

Categoria: Atrativos Naturais / Ecológicos

Cachoeira da Prainha

Categoria: Atrativos Naturais / Ecológicos

Cachoeira do Carlos Euler

Categoria: Atrativos Naturais / Ecológicos

Cachoeira do Tião Chaves

Categoria: Atrativos Naturais / Ecológicos

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Agosto

- Festa de Nossa Senhora dos Anjos

09 a 11 - II Seminário de Educação

 Setembro

08 - II Noite Árabe

 Outubro

12 - Festa das Crianças

 Novembro

17 - Festival do Chopp

 Dezembro

08 a 11 - VI Jogos de Verão

12 - Aniversário da Cidade

31 -  Reveillon

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUnicipal de PASSA VINTE

E-mail:

Telefones: (32) 3295-1131

Sites: http://www.passavinte.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

Terminal Rodoviário de Passa Vinte-MG

End: Rua Monsenhor Marciano, 16
Telefone: (32) 3295-1132

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: cartoriop20@yahoo.com.br

Telefones: (32) 8411-7762

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Passa Vinte
Fundação:
1953
Altitude:
752m
População:
2.142 habitantes
Área:
246,4km²
Densidade Demográfica:
8,69hab/km²
CEP:
37330-000

Estive nessa cidade no festival de chopp no dia 15 de novembro, passado. Ao me aproximar da cidade, tive que parar algumas vezes, para filmar e tirar fotos. Uma foto daquela enorme montanha/pedreira, esta sendo plano de fundo para o meu celular e computador. Montanha mística, linda, enorme, quase que colocada no centro da cidade. Nos anos 60 morei nessa cidade, mas a cada dia ela esta mais bonita. Até a viagem noturna de volta, foi muito legal.Tomei um banho de natureza, voltei descansado e cheio de histórias. Foi fantástico.
Por: Pedro Antonio Nossar Lima

Morei em Passa Vinte há 30 anos atrás, tenho ótimas recordações, é um lugar de pessoas hospitaleiras, local ideal para se viver tranquilo ou quem sabe passar férias, ainda voltarei lá.....
Por: Iêda

Que alegria achar o site!! Morei em Passa Vinte a uns 26 anos atraz,morei no centro e no acampamento da Rabello, pretendo voltar ai esse ano p matar as saudades, se alquem dai puder entrar em contato comigo fico muito agradecida.
Por: NIda

gosto muito de P.vinte,nasci nessa cidade;Para descançar nos dias de férias não tem outro lugar.quando vou para casa da minha mãe,(ortilha), lá roça. esqueço de todos os problemas.
Por: moises

nasci,cresci nessa cidade.Meus pais moram na roça,(entermo,só mãe) sou filho do saudoso josé ladinho como era conhecido.E agora filho da ortilha; nas ferias! como é gostoso comer a comida mineira e estar ao lado de minha mãe,e meus irmãos!Aí em passa vinte. um abraço à todos vocês povo passavintenses.
Por: moiyses eulalio

É uma cidade maravilhosa cheia de pontos turisticos como cachoeiras, montanhas,uma população acolhedora.
Por: JANILSON CARLOS DA SILVA

É uma cidade maravilhosa cheia de pontos turisticos como cachoeiras, montanhas,uma população acolhedora.
Por: JANILSON CARLOS DA SILVA

É uma cidadezinha bucólica, mas q passei momentos mt agradáveis com pessoas mt simpáticas e hospedeiras, seu rio e cachoeiras são um show à parte discontaçao para as tardes de domingo.
Por: Fabiana

essa cidade maravilhosa que mora no meu coração saudades de passa vinte bejos a todos os passavintensses
Por: adriana mendonça

Amo esta cidade ,se podesse moraria la.conheço varias pessas de la,irmaos da fe .o lugar e otimo pr passar ferias ,descansar,curtir as matas e aquela pedra na entrada? sou apaixonadaaaaaaaaaaaaa.beijos pr tds.
Por: marlene oliveira perota

amo passa vinte tenho parentes lá ,e sempre quando da estou indo pra lá.
Por: andreia

Adoro essa cidade toda vez eu passo as férias aí,,Carnaval em 2010 foi um máximo,,,DD+++
Por: Viany

eu morei em passa vinte,hoje tenho vontade, de ve-la novamente,pois tenho muitas saudades desse lugar maravilhoso,hoje moro em paranagua pr mas nao esqueço desse lugar.
Por: carlos alberto de paula

Passa Vinte, cidade muito boa para se viver com seu povo hospitaleiro, suas cachoeiras de aguas transparentes e uma vegetação muito densa com várias espécies de fauna e flora. vale a pena conhecer.
Por: joão batista neto

Nasci em Passa Vinte, vivi em Passa Vinte, estudei em Passa Vinte, me mudei de Passa Vinte ainda pequena , porém não esqueço dos bons momentos ali vividos, é minha cidade natal.Quando quiser encontrar sossego e paz vá conhecer PASSA VINTE o melhor lugar do mundo.
Por: Teodora Coutinho de Amorim

pense em 1 lugar lindo e calmo para ser feliz? sou fã do festival de chop e tudo dessa cidade . sou de são josé dos campos sp e ñ me arrependo de ir nessa cidade.
Por: liu

Trabalhei em Passa 20,em1978,na AG,no tunel 16,da ferrovia do aco,cidade aprazivel,deixou saudades.Ainda volto la.
Por: Mauro Lucio De Sousa

ADORO PASSA VINTE ,TENHO MUITAS LEMBRANÇAS DE QUANDO VIVI LA.MINHA MAE CONHECIDA COMO TIANA MORA LA AINDA. ADORO QUANDO VOU LA E COMO DA COMIDA MARAVILHOSA QUE ELA FAZ .PASSA VINTE MORA NO MEU CORAÇAO.
Por: Lucimar silva

meus pais ainda moram na terrinha maravilhosa sempre que posso vou la o que tem cachoeira pedreia cavalgada tudo de otimo a famosa prainha pousa la no sitio cabana do colibri no espraiado a famosa pracinha que muitos ja por la passaram e com certeza tem otimas recordaçoes quem nunca foi nao sabe o que ta perdendo quem nao conhece seu chico do bagaço e uma pessoa unica alem de ser meu pai querido?
Por: clizalda fonseca bagaço bar

Nasci e morei próximo a estação em Passa Vinte MG até 1995, lugar maravilhoso para quem esta precisando de descanço, paz e tranquilidade, ótimas cachoeiras e a natureza é deslumbrante. Saudades de minha terrinha!
Por: Herly Céser Rodrigues

EU, FALAR DE PASSA VINTE-MG, ATE DOI, MINHA TERRA QUERIDA, MINHA CIDADE AMADA, QUERIA EU ESTAR VIVENDO AI,...? ( TRABALHO EM SÃO PAULO, MAIS MEU SONHO E AINDA PODER VOLTAR....?
Por: LUIZ PAULO MATHIAS

quero voltar em breve para recordar de Passa Vinte
Por: Charles

Adorei as poucas vezes que fui a Passa Vinte, o festival do Chopp é td de bom, a cidade é tranquila...e vou sempre q puder...
Por: lidiane missel

Passa Vinte!Terra de gente boa ,amiga!Almas de anjos !Cidade que Deus abençoou a cada um dos seres;animais,vegetais!Até no ar tem bençãos!Salve Deus !SalvePassa Vinte com sua gente amada,trabalhadeira!
Por: Angela Maria Da Costa

nasci nesta cidade que amo tanto, sai dai na adolecencia. mas de vez em quando vou passear em Passa Vinte amo esta cidade
Por: rita

PASSA VINTE- MG , MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA MORAR., FALAR DE PASSA VINTE , E RELEMBRAR TODO PASSDO. ( PASSA VINTE ) ADORO VC.
Por: LUIZ MATHIAS

Envie seu comentário sobre Passa Vinte