Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Grão Mogol?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Grão Mogol

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado Serra de Santo Antônio do Itacambiraçu, atual Grão Mogol, teve sua origem relacionada à descoberta de diamantes no final do século XVIII. No ano de 1839, o lugarejo era chamado de Arraial da Serra de Grão Mogol e logo passou a atrair pessoas do país e estrangeiros (portugueses, franceses, alemães, entrelém de outros europeus), que, provavelmente, atuavam na exploração de diamantes.
O local passou a destacar-se por movimentar o comércio de diamantes explorados inicialmente de forma clandestina. Isso passou a incomodar a Coroa Portuguesa que logo enviou um representante para assumir o controle da exploração e comercialização dos diamantes. No ano de 1840, o arraial evolui para Vila Provincial e no mesmo ano foi transformado em Distrito.
Só no ano de 1858, Grão Mogol recebeu a categoria de cidade. Durante décadas, Grão Mogol destacou-se como a mais importante cidade da região Norte Mineira. O processo de decadência da exploração das minas de diamantes, ocorrida especialmente após a década de 1960, coincidiu com a emancipação de parte do território de Grão Mogol e com a criação dos novos municípios de Itacambira, Cristália e Botumirim.
Ainda nesse período, a falta de oportunidade de emprego fez com que os moradores locais iniciassem um processo de migração em direção às cidades próximas e à grandes centros urbanos como São Paulo. Com isso a cidade estagnou no seu crescimento e a sua população residente decresceu. No entanto, o conjunto de prédios históricos e as manifestações culturais continuam como heranças marcantes daquela época, preservadas pelo tempo, constituem-se em atrativos turísticos potenciais para o município.

Significado do Nome

A expedição atraiu um grande número de aventureiros à região, dando início à formação do arraial Serrinha, mais tarde Serra. Ao topônimo Serra, foi acrescentado a expressão Grão-Mogor. É elevado a município em 1840. Teve a denominação mudada para Grão Mogol, em 1911.

Aniversário da Cidade

23 de Março

Gentílico

grão-mogolense

População

15.026 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A microrregião de Grão Mogol é uma das microrregiões do estado brasileiro de Minas Gerais pertencente à mesorregião Norte de Minas. Sua população foi estimada em 2006 pelo IBGE em 41.682 habitantes e está dividida em seis municípios. Possui uma área total de 9.075,710 km².

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

22,4° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas 

Limites

Riacho dos Machados
Francisco Sá
Itacambira
Botumirim
Cristália
Berilo
Virgem da Lapa
Josenópolis
Padre Carvalho
Fruta de Leite
Juramento 

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-135, BR-251, MG-307 

Distâncias:

Da Capital:

551 km

Outros


hspace=0 TURISMO

Resumo:

De acordo com a presidente do Circuito Turístico do Lago de Irapé, Diná Ferreira da Costa, a região tem potencial para o turismo, porém ainda desconhecido. “Com a certificação, será possível fomentar o desenvolvimento desse potencial, transformando-o produto turístico, gerando mais renda e emprego. E, principalmente, minimizando problemas sociais, marca que o Norte de Minas é conhecido”, ressalta a presidente. Outro ponto importante, segundo Diná, é o fortalecimento do circuito, “porque vamos ter mais oportunidades de conseguir projetos e recursos para a região”.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos da região

A usina Presidente Juscelino Kubitscheck, hidrelétrica de Irapé, está situada entre os municípios de Berilo e Grão Mogol. Com 208 metros, é a mais alta do Brasil em altura e a segunda da América Latina.

Patrimônio Natural

Com grutas e rios.

Patrimônio Histórico

A cidade de Grão Mogol preserva os prédios históricos, como os sobrados e residências, construídos com pedras, reproduzindo o estilo da arquitetura colonial portuguesa. É destaque a Igreja Matriz de Santo Antônio, um dos símbolos da cidade, erguida por escravos.

Canyon do Extrema

Canyon do Extrema constituído por poços profundos e várias quedas de água.Formação de panelões e marmitas
 
Lapa dos Fróes

Lapa dos Fróes, local que servia de abrigo a garimpeiros e atualmente aos migrantes sem teto.

Lapa da Água Fria

Trilha do Barão

Caminho revestido e pedras que ligava a residência do Barão ao povoado local. 

Igreja Matriz de Santo Antônio

Construída no século XIX pelo trabalho escravo para atender as necessidades de serviços religiosos da população branca local.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

- A região também possui diversas manifestações culturais tradicionais, com as festas natalinas com pastorinhas, folias de reis e corais.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRÃO MOGOL

E-mail: indics@cemig.com.br

Telefones: (38) 3238-1247

Sites: http://www.graomogol.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3238-1557

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Grão Mogol e pousadas em Grão Mogol para visitar Grão Mogol.

Promova a cidade de Grão Mogol no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!