Grão Mogol

Grão Mogol-MG
banner

Bem-vindo a Grão Mogol!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Grão Mogol, informações atualizadas sobre a cidade Grão Mogol, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Grão Mogol.

A cidade de Grão Mogol, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1840. A localidade está em uma altitude de 829m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.253 habitantes. A área total de Grão Mogol é de 3.902,8km², e sua densidade demográfica é de 3,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Grão Mogol-MG é 39570-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Grão Mogol

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado Serra de Santo Antônio do Itacambiraçu, atual Grão Mogol, teve sua origem relacionada à descoberta de diamantes no final do século XVIII. No ano de 1839, o lugarejo era chamado de Arraial da Serra de Grão Mogol e logo passou a atrair pessoas do país e estrangeiros (portugueses, franceses, alemães, entrelém de outros europeus), que, provavelmente, atuavam na exploração de diamantes.
O local passou a destacar-se por movimentar o comércio de diamantes explorados inicialmente de forma clandestina. Isso passou a incomodar a Coroa Portuguesa que logo enviou um representante para assumir o controle da exploração e comercialização dos diamantes. No ano de 1840, o arraial evolui para Vila Provincial e no mesmo ano foi transformado em Distrito.
Só no ano de 1858, Grão Mogol recebeu a categoria de cidade. Durante décadas, Grão Mogol destacou-se como a mais importante cidade da região Norte Mineira. O processo de decadência da exploração das minas de diamantes, ocorrida especialmente após a década de 1960, coincidiu com a emancipação de parte do território de Grão Mogol e com a criação dos novos municípios de Itacambira, Cristália e Botumirim.
Ainda nesse período, a falta de oportunidade de emprego fez com que os moradores locais iniciassem um processo de migração em direção às cidades próximas e à grandes centros urbanos como São Paulo. Com isso a cidade estagnou no seu crescimento e a sua população residente decresceu. No entanto, o conjunto de prédios históricos e as manifestações culturais continuam como heranças marcantes daquela época, preservadas pelo tempo, constituem-se em atrativos turísticos potenciais para o município.

Significado do Nome

A expedição atraiu um grande número de aventureiros à região, dando início à formação do arraial Serrinha, mais tarde Serra. Ao topônimo Serra, foi acrescentado a expressão Grão-Mogor. É elevado a município em 1840. Teve a denominação mudada para Grão Mogol, em 1911.

Aniversário da Cidade

23 de Março

Gentílico

grão-mogolense

População

15.026 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A microrregião de Grão Mogol é uma das microrregiões do estado brasileiro de Minas Gerais pertencente à mesorregião Norte de Minas. Sua população foi estimada em 2006 pelo IBGE em 41.682 habitantes e está dividida em seis municípios. Possui uma área total de 9.075,710 km².

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

22,4° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas 

Limites

Riacho dos Machados
Francisco Sá
Itacambira
Botumirim
Cristália
Berilo
Virgem da Lapa
Josenópolis
Padre Carvalho
Fruta de Leite
Juramento 

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-135, BR-251, MG-307 

Distâncias:

Da Capital:

551 km

Outros


hspace=0 TURISMO

Resumo:

De acordo com a presidente do Circuito Turístico do Lago de Irapé, Diná Ferreira da Costa, a região tem potencial para o turismo, porém ainda desconhecido. “Com a certificação, será possível fomentar o desenvolvimento desse potencial, transformando-o produto turístico, gerando mais renda e emprego. E, principalmente, minimizando problemas sociais, marca que o Norte de Minas é conhecido”, ressalta a presidente. Outro ponto importante, segundo Diná, é o fortalecimento do circuito, “porque vamos ter mais oportunidades de conseguir projetos e recursos para a região”.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos da região

A usina Presidente Juscelino Kubitscheck, hidrelétrica de Irapé, está situada entre os municípios de Berilo e Grão Mogol. Com 208 metros, é a mais alta do Brasil em altura e a segunda da América Latina.

Patrimônio Natural

Com grutas e rios.

Patrimônio Histórico

A cidade de Grão Mogol preserva os prédios históricos, como os sobrados e residências, construídos com pedras, reproduzindo o estilo da arquitetura colonial portuguesa. É destaque a Igreja Matriz de Santo Antônio, um dos símbolos da cidade, erguida por escravos.

Canyon do Extrema

Canyon do Extrema constituído por poços profundos e várias quedas de água.Formação de panelões e marmitas
 
Lapa dos Fróes

Lapa dos Fróes, local que servia de abrigo a garimpeiros e atualmente aos migrantes sem teto.

Lapa da Água Fria

Trilha do Barão

Caminho revestido e pedras que ligava a residência do Barão ao povoado local. 

Igreja Matriz de Santo Antônio

Construída no século XIX pelo trabalho escravo para atender as necessidades de serviços religiosos da população branca local.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

- A região também possui diversas manifestações culturais tradicionais, com as festas natalinas com pastorinhas, folias de reis e corais.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRÃO MOGOL

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3238-1247

Sites: http://www.graomogol.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3238-1557

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Grão Mogol

eita terrinha abençoada foi la que nasci cresci .... mas hoje moro fora
Por: eduardo correia

adoro esta cidade maravilhosa que nasci que deuz abensoi todos que mora ai e nos que saimos para procurarmos um novo horisonte
Por: rosalina ap alves de araujo

cidade linda ,hospitaleira,povo simples mas com um acolhimento sem igual,paisagens naturais unicase tudo mais.grao mogol quantas saudades de ti
Por: edson lacerda

Minha mae e da cidade de grao mogol, visitei a cidadee quando tinha 4 anos ,hoje tenho 21,e tenho mta vontade conhecer ele de novo,vejo as fotos pela internet parece ser uma cidade mto bonita ,gostaria de ter fotos das escolas e habitantes da cidade,espero q tenha mtas coisas bonitas
Por: leiliane

Sou natural de Grão Mo- gol, vivi os primeiros de- zoito anos de minha vida, estudei até o 3º ano de contabilidade, deixei mui tos amigos, professores e diretores, com os quais aprendi muito infelizmen- te, por circunstâncias da vida mudei para São Pau lo e hoje estou residindo na cidade de Sorocaba. Hoje me sinto muito a von tade e satisfeito de poder falar de minha cidade, na qual ainda tenho alguns parentes e poder ver a e- volução da mesma. Espe- ro tão logo sejá possível estar fazendo uma visita, revendo os velhos amigos e apreciando a beleza na tural que sempre acompa nhou esta cidade. Atenciosamente, Edmilson Soares Bomfim [email protected] 07/07/2009
Por: Edmilson Soares Bomfim

eu morei em Grão Mogol na minha infancia, vendo muitas fotos da cidade, cinto muita saudade daquele ano 1959, onde havia muito garimpo e ouro, parabéns pelas fotos desta maravilha que é Grão Mogol um grande abraço te+!!!!!!
Por: jose osmar neves

Conheço tudo ela. Era uma cidade muito rica continha muito ouro e pratae diamante foi tudo retirado de la pelos jezuitas e pelo grupo da vae do rio doca ninguem fala nada por conter muito poder.Agora vou sitar alguns pontos de extraçao e minerio. Ela começa em governador de valadares e sai a grao mogol indo ao rio riacho dos machados fransisco sá passa por de baixo da terra saindo em mato grosso do norte na faenda do ex-governador júlio campos do mato grosso isso que eu acabei de citar é era o caminho de um filao de outro e riquezas que sai na serra pelada no belem do para
Por: silvano da silva resende

Minha cidade.Minha vida..Jaándei por umas cidades históricas mas nenhuma igual a ela, quando chego nesses lugares ás vezes me arrependo pois Grão Mogol cidade pequena é um lugar extremamente gostoso de cheiro agradável gente hospitaleira e uma uma beleza ímpar..lugares tranquilos e rejevenescedores da alma..Amo minha cidade !! N há outra igual á ela...!!!Quem te conhece n esquece jamais...
Por: Paula Cristina S. Fróes

moro em santos sao paulo mas conheço muitas pessoas em grao mogol acho essa cidade muito bonita esse sossego e muito legal quando tenho oportonidade vo ate ai adoro as festas do val e o carnaval e muito bom parabens a todos voces que cuida de grao mogol obrigado ate breve
Por: leandro

não temos palavras para descrever grão mogol so podemos dizer que uma cidade estorica rica em historias as pessoas que nela vivem que somos nos são pessoas hospitaleiras venham conhecer um pedaço do mundo que voces nao vao esquecer jamais
Por: geovana

eu nasci ai mais eu sai nas fraudas nao lenbro da cidade, hojo eu moro em ribeirao preto sp ninha mae nora em francisco sa mg neu pai ja e falecido no cartorio de registro da cidade de grao mogol mg o nome del deve esta ai antonio rodrigues lopes eu asseso internet para ver as foto da cidade que e linda maravilhosa este e o pedaço mais emportante de ninas e do brasil que todos noradores fique com deus e eu vocontinuar vendo ninha querida cidade
Por: antonio augusto pereira lopes

Cidade perfeita pra quem busca a tranquilidade e a hospitalidade de uma tipica e mineira cidade interiorana (gastronomia, serras, cachoeiras, praias de agua doce, ruas de pedra, etc). Mas para quem busca festa de verdade , recomendo o carnaval de Grão Mogol, esse sim deixa saudade em quem conhece... Matheus - Belém Pa
Por: Matheus

ha uma cidade q quem conheçe jamais esqueçe um paraiso para se morar que deus preserve sempre!!!!
Por: rosilene santos

GRAO MOGOL E UMA CIDADE TURISTICA MUITO BONITA E TEM UMA FESTA MUITO BOA QUE E O CARNAVAL E TAMBEM A FESTA DO VAU
Por: PATRICIA MARIA SOARES BATISTA

sou natural de grão mogol gosto muito daqui,mas eu gosto + mesmo é do carnaval aqui.Muita gente bonita muita festa,e muita curtição é esse o cardápio do carnaval de grão mogol nessa época aqui é d+ porque tem muita festa e super bandas que animam a festa,em 2010 nós vamos curtir:inala-êh,u bloco,íris do samba,som de br e dois em um,são 5 dias de festa imperdíveis que você não pode perder!!!!!!!!!!
Por: vitório diniz

oláááá pessoal, esta cidade e tudo de bom, não é porque é minha cidade, mas é porque é linda mesmo, a igreja matriz de santo antonio é o eterno patrimônio histórico. Amo muito, não to morando lá, mas muito em breve estarei de volta!!!! bjos a todos os meus amigos que la residem!!!!
Por: Dulce Dias de Sousa

fala de grao mogol mi dar muita saudade dos garimpo das lapas do nosso serrados areia mantega est lugares foi .onde eu sempre andavo lindos lugares esta eminha terra natal
Por: JOSE ANTONIO DOS SANTOS

fala de nossa cidade grao.mogol nao porde deixa de fala em nossa lindas igrejas matriz melhor arquitetura do .numdo e tambem?.linda cachoeras. onde muita vesis eu passava as nimhas tardes val grao m
Por: jose antonio dos santos

sou de sao bras do suaçui e trabalhei ai .construindo uma ponte pela usimina mecanica .gostei muito dessa cidade .
Por: mario

Estou muito orgulhosa, pela a beleza da minha cidade. saudades da minha terrinha amada.
Por: Fatima Lima

Grão Mogol, uma cidade pequena sim, maiis ki abrange muita paisagem bonita , de uma gastronomia fenomenal,de festas inesqueciveis, de passeios marcantes, de amigos pra viida toda, Grão Mogol smpre será minha cidade do ♥,msmo as vezes cansando pelo fato de seer muito parada , mais é assim , as vezes precisamos saiir da nossa cidade pra da valor. - Grão Mogol smpre .
Por: Mateus Andrade

a minha familia mora em grão mogol,sempre vou lá a cidade é linda a comida e ótima sou muito bem recebida sempre que vou lá é o melhor lugar para se descançar nas férias.
Por: Marly Dos Anjos Siqueira

me encantei com o carnaval de vc`s parabens muita disciplina e companherismo
Por: fabio de castro

quem gosta de trilha,é so procurar claudinha ela é guia e conduz a trilha do barão com uma parada na gruta do quebra coco que é o maior encanto. São 08 horas de trilha mais vale a pena.
Por: mauricio

GRAOMOGOL MINHA TERRA NATAL GRAO E UM CIDADE DE MUITA HISTORIA PARA CONTA .SOB NOSSOS GARINPO NOSSAS GRUTA .SB NOSSOS CASARAO ISTORICO SB NOSSAS, LINDA E BELAS IGREJA
Por: jose A ntonio dos santos

conheço a cidade!adoro ir na serra do barão tenho muitos amigos e parentes nessa cidade todo ano passo um pouco das minhas ferias nela!ate mais!!!
Por: jacqueline

Estou lonje da minha terra a três anos e tenho saudades de tudo, pricipalmente da igreja matriz onde vivenciei Histórias com Deus...bjs família grãomogolense.
Por: Sandra s

linda demais;maiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis e´so pra quem pode
Por: walinton andrade

Nasci,cresci,e vivo em Grão mogol. Maravilhosamente linda. Saudável, hospitaleira. Inesquecivelmente, inesquecivel.
Por: EDES DA SILVA

Amei as fotos !! Gostaria de conhecer a cidade de GraoMogol. ...Quem sabe um dia .... Vivo na capital mineira mas,capital e muito cansativa ! abraços
Por: Edilane

esta cidade e maravilhosa eu nasci ai tem 15 anos que nao vou ai mas amo minha terra e tenho varios parentes por ai bjs para todos
Por: Marly Silva Correia

esta cidade e maravilhosa eu nasci ai tem 15 anos que nao vou ai mas amo minha terra e tenho varios parentes por ai bjs para todos
Por: Marly Silva Correia

mellor lugar do mundo para se viver.venhao nos visitar estamos esperando por vcs
Por: luiz claudio pereira costa

Sou de Grão Mogol e moro no DF a 16 anos,sinto muita saudade desse lugar lindo e tranquilo.Pessoal vá conhecer esse lugar com certeza não haverá arrependimento!!!SAUDADES de Grão Mogol!!!!!!
Por: Janaína

nasci em graõ mogol adoro essa cidede e muito linda tenho parentes ai beijos para todos
Por: marina

nasci en grao mogol hoje moro en sao paulo mas amo essa cidade ai ja mais esquecerei minha cidade natal sempre que posso dou um pulinho ai esse lugar e tudo de bom quem nao conhece deve conhecer e lindo e simplismente inesquecivel bjs
Por: arlindo golberto cassiano

NASCI EM CRISTALIA CRESCI EM GRAO MOGOL ATUALMENTE MORO EM S J DO RIO PRETO SP MAS NAO DEIXO DE VISITAR GRAO MOGOL PELO O MENOS 3 VEZES NO ANO, MEU PONTO PREFERIDO E O BALNEARIO LOCAL OTIMO PARA ALIVIAR TENSOES UM VERDADEIRO PARAISO NATURAL. ABRAÇOS A TODOS DA LINDA CIDADE DE GRAO MOGOL E REGIAO.
Por: evilma aparecida de aguiar

o carnaval em grao mogol e o melhor muita gente bonita um lugar super bacana para curtir a vontade ... bacana de mais
Por: maryanna

GRAO MOGOL PRA MIM E UM SONHO DE LUGAR,ESSA CIDADE DE GENTE MARAVILHOSA ACOLHEDOURA,DE UM POVO FELIZ,ABENCOADO POR DEUS.DEUS PASSOU POR ALI E FEZ MARAVILHAS VOCES DEVERIAM CONHEÇER TENHO CERTEZA QUE NAO VAO SE ARREPENDER,SOU DE GRAO MOGOL FILHA DE DONA ZOLINA, IRMA DE TCHU,LUANA,LUCINHA E MARTA NIVIA DIOMAR,BINHA E TICO.SOU CRIA DALI MAS MORO FORA,MORO NO RIO DE JANEIRO MAS SEMPRE KI POSSO ESTOU LA FAZENDO UMA VISITA. A CIDADE DOS DIAMANTES MINHA BELA GRAO MOGOL.OHHHH......SAUDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: zileide costa

Olá, sou de grão Mogol, a cidade tem muitos encantos, mas como me criei na zona rural desse minicípio, gostaria de falar um pouco sobre essa gente sertaneja, que embora com as dificuldades existentes numa região considerada das mais pobres do país, é de uma receptividade incrível. Descobrir também as maravilhas rurais do município, sua gente, sua forma de viver e produzir é sem dúvida, uma aventura inesquecível. Sou graomogolense, formada em geografia pela Unimontes e trabalho atualmente com meu marido, somos fotógrafos. Abraço!!!
Por: Jussara

minha cidade natal,so tive a oportunidade de visitar uma vez. me de as dicas para visitar,neste feriado da semana santa moro em goiania
Por: Juvenato Melo

com homens maravilhosos.amo de paixao essa cidade.
Por: eliana lopes

acho a cidade muito bela ;sou daí mas atualmente moro em bh
Por: rosanarodriguesdasilva

Sem comentarios, uma cidade maravilhosa isso sim que e o lugar perfeito pra se viver com saude e paz. Parabens Grao Mogol. Marcia Gomes
Por: Marcia

MINHA TERRA NATAL...QUE DESEJO DE ESTAR AI NESTE CARNAVAL...BOAS FESTAS
Por: Mecias

cidade perfeita pra c divertir com familia... tipica cidade mg 100% recomendado!!!!!!!!!!!
Por: weverton

Amo essa cidade.Sou feliz muito feliz aqui. adorooooooooooooo
Por: GERCIANA ANDRADE

Achei as fotos lindas,o lugar parece muito bom para curtir umas ferias.
Por: gabi

NUNCA VOU ESQUECER UMA CIDADE TÃO GENTIL E ACOLHEDORA! ESPERO UM DIA ESTAR AI DE NOVO!!!!
Por: ubere ribeiro

as belezas naturais , a simpatia do povo, a história em geral e manda um abração pro seu antonio da venda e todo pessoal da biblioteca pois fiquei 3 meses chovendo e o que tinha pra fazer era ir à biblioteca abraços a karem!!!
Por: ubere ribeiro

Adoro falar do norte de minas. E se de grao mogol tenho muitas recordaçoes . Quando morava em josenopolis tudo que precisava ser resolvido teria ser em grao mogol pois josenopolis nao oferecia nenhuma estrutura naquela epoca. Hoje tudo mudou .parabens a todos voces merecem esse pedaço do paraiso
Por: Obdenio ribeiro de matos

Conheço sou natural de Grão Mogol é um ótimo local para passear onde você pode apreciar de várias belezas naturais e historicas como:igreja matriz, gruta da lapa fria, a cidade serrana visual deslumbrante ao amanhecer principalmente da parte mais alta da cidade. Visite Grão Mogol cidade hospitaleira e de muita paz.
Por: Gilberto Dias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Grão Mogol
Fundação:
1840
Altitude:
829m
População:
14.253 habitantes
Área:
3.902,8km²
Densidade Demográfica:
3,65hab/km²
CEP:
39570-000

Envie seu comentário sobre Grão Mogol

banner