Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Canápolis?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Canápolis

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Recanto de Minas

Circuito Turístico Águas do Cerrado

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Sua história tem origem no povoado que surgiu em terras doadas pelo fazendeiro José de Paula Gouveia para a prefeitura de Monte Alegre de Minas. A fertilidade dos solos é a topografia contribuiram enormemente para o crescimento do núcleo.
Em 1938, é elevado a distrito, com o nome de Canápolis. Passa de distrito a cidade em 1948. A cachoeira do córrego do Cerrado é uma das atrações turísticas da cidade.

Significado do Nome

Devido as inúmeras plantações de cana-de-açúcar existentes na região.

Gentílico

Canapolino

Aniversário da Cidade

14 de Julho

População

11.357 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade do interior, tranquila, que acolhe muito bem aos turistas, com a hospitalidade mineira de sempre!

Clima

Árido

Temperatura Média

23,6° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Triângulo Mineiro 

Limites

Centralina, Capinópolis, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba.

Acesso Rodoviário

Entrocamento da MG 226 com a BR 153

Distâncias:

Da Capital:

655 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira Côrrego do Serrado 

A cachoeira do Córrego do Serrado está localizada no terreno dos Franciscanos, sendo a mais conhecida dos moradores locais. Possui uma queda de aproximadamente 10 metros de altura por 15 metros de largura, formando, logo abaixo, um poço onde os freqüentadores tomam banho. Devido à presença de pedras, não há possibilidade de natação. A cachoeira é formada pelas águas do Córrego do Serrado, onde, antes da queda, está localizada uma barragem de captação de água da Copasa.
Após a queda principal, ocorrem várias quedas menores em forma de cascatas. A corredeira do rio não é muito forte, devido ao fluxo dágua. A água tem cor turva, porém não há poluição. A vegetação circundante é de mata-galeria e mata rala. Há existência de pássaros silvestres na região.

Cachoeira da Fazenda Mata Velha 

A cachoeira Mata Velha, formada no rio Pirapetinga, localiza-se na fazenda de mesmo nome.
A queda tem, aproximadamente, dois metros de altura por quinze de largura. O poço, que possui 2,5 metros de profundidade, possibilita a prática de natação. A água do rio tem cor turva, porém, de aparência límpida e fria. Pode-se pescar ao longo do rio, onde encontramos algumas espécies de peixes, entre elas o piau, o lambari, a traíra, entre outros.
A vegetação circundante é de mata-galeria e rasteira. A fauna local compõe-se de pássaros silvestres, tais como, papagaio, tucano, periquito, etc. Para visitar a cachoeira, deve-se obter autorização antecipada do proprietário. A freqüência do local é, em sua maioria, de pessoas da fazenda, devido à distância desta da cidade. 

Destilaria de aguardente Antônio Monte Filho 

A destilaria localiza-se na fazenda Santo Antônio e destaca-se na região por sua grande produção de aguardente, chegando na época da safra a 2 milhões de litros em 150 dias. Instalada na região desde 1976, está passando a partir deste ano - 1995, a contar com novas instalações visando a modernização e incrementação da sua produção. A aguardente produzida é comercializada nas cidades vizinhas e em outros Estados como: Goiás, Mato Grosso e São Paulo. Além da aguardente faz-se também o comércio de cana-de-açúcar com os açucareiros de Araporã (MG).
Para visitar o local é necessário obter autorização antecipada.

Fábrica de aguardente 

A fazenda Grotãozinho é uma das muitas da região que se especializou na produção de aguardente. Apesar da pouca produção, mais ou menos 30 litros/dia, a aguardente é de excelente qualidade, sendo comercializada somente na região. Para a fabricação da aguardente não é utilizado nenhum maquinário moderno, sendo sua fabricação quase artesanal.
A cana de açúcar utilizada na fabricação da aguardente é plantada na mesma propriedade, com o emprego de técnica convencional. Para visitar o local é necessário prévia autorização com o proprietário.

Fazenda Olho Dágua 

A fazenda Olho Dágua caracteriza-se entre as demais por ser a única da região que se especializou na plantação de acerola. A fazenda possui uma área de 4 hectares.
Para o plantio são utilizadas técnicas modernas e convencionais,  adaptadas às condições ambientais, sugeridas por técnicos da Emater que visitam o local regularmente.
A comercialização da produção é feita na região, e também em outras cidades como: São José do Rio Preto ( SP), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Ituiutaba (MG) e Itumbiara ( GO).Para visitar o local é necessário obter prévia autorização com o proprietário.

Fazenda Pirapitinga do Campo 
 
A fazenda Pirapitinga do Campo se destaca na região pela sua extensão e variedade de culturas.Entre as várias plantações encontram-se : café, cana-de-açúcar, laranja e ainda a criação de gado de corte.A comercialização dos produtos é feita com várias cidades de Minas e de outros Estados. São utilizadas técnicas modernas nas plantações para maior produtividade.A fazenda é a maior da região com 17.842 hectares e pertence ao grupo Brascan.Para visitar a fazenda é necessária prévia autorização do proprietário.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- XVI EXPOCAN - Exposição Agropecuária

- Exposição de veículos e máquinas agrícolas, ordenhadeiras, produtos agropecuários e industriais. Animais. Comércio. Com cerca de 30 expositores será aberta ao público com bilheteria. Duração 24h.

- Evento que é fruto de um projeto intitulado FOLCLORE E MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E HISTÓRIA, idealizado pela professora bibliotecária, Valda Maria Santana Braga e realizado em parceria com as demais professoras, supervisoras, diretora e toda comunidade escolar, com o apoio da Casa de Cultura, Polícia Militar e Conselho Tutelar. Esta parada foi um marco na história de Canápolis, pois com ela pôde-se entender que é a cultura que tece redes, modela o barro, cria mitos e crenças, conta causos, dança e canta os Santos e escreve as histórias mais interessantes que marcam a vida e a infância de cada um.
Foi um evento muito atrativo, contagiante e de grande criatividade por parte de quem o desenvolveu e que ficará, com certeza, eternamente na memória de quem o assistiu, e mais ainda na dos que participaram ativamente.
Com isso pode se dizer que é preciso buscar na memória e no passado todas as manifestações populares, costumes, crendices e superstições, para concluirmos que é conhecendo o ontem que poderemos entender o hoje, e que a história nos mostra que tudo é possível.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANÁPOLIS

E-mail: contato@canapolisnet.com

Telefones: (34) 3266-2035 /  9962-8427

Sites: http://www.canapolisnet.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933    

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (34) 3266-1376 / 2557

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 


Conheça nossas opções de hotéis em Canápolis e pousadas em Canápolis para visitar Canápolis.

Promova a cidade de Canápolis no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!