Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Camanducaia?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Camanducaia

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Seras Verdes do Sul de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No calor das comemorações dos 11 anos da Independência do Brasil, os habitantes do arraial de Jaguari  “resolveram proclamar a independência do arraial, até a decisão da Regência do Império”.
Alegavam  que as autoridades judiciais da Vila de Pouso Alegre eram arbitrárias e não prestavam as informações que eram solicitadas. A decisão de elevar o arraial à vila contou com a unanimidade de toda a população, incluindo os guardas nacionais e o Padre Francisco de Paula Toledo.
O acontecimento não teve a aprovação da administração provincial, e os juízes locais foram presos e condenados. Eram eles os seguintes juízes de paz: Pedro de Alcântara e Silva, do distrito de Jaguari; Felix José de Noronha Negreiros, de Santa Rita; Antônio Marques de Oliveira, de Cambuí; e Manoel Antônio da Silva, de Capivari. Quando o grupo dos sediciosos de Ouro Preto foi  anistiado em 1835, os juízes  da região do Jaguari  também se beneficiaram da anistia. 
 Em 1840, finalmente o antigo desejo dos habitantes foi realizado; o arraial foi elevado à vila. Pela lei de nº 1.527, de 20 de Julho de 1868, a Vila de Jaguari foi elevada à condição de cidade, adotando um antigo nome pelo qual a região já vinha sendo conhecida – Camanducaia.
A grande atração de Camanducaia é a bela estação climática de Monte Verde , que é um distrito do município. Pinheiros, eucaliptos, partes da mata atlântica e um clima seco e frio fazem dessa típica vila de montanha, com arquitetura européia, um lugar muito especial onde a  natureza é a grande atração.
Monte Verde possui uma ampla infra-estrutura turística, com uma excelente rede hoteleira e variado comércio, onde se encontram artesanato, malharia e lã, cerâmica, ferro batido, artigos esotéricos, perfumaria, chocolates e outros interessantes produtos. Os restaurantes e casas de chá fazem de Monte Verde um paraíso gastronômico. Especialidades européias como fondues, raclettes, apfelstrudels e trutas estão presentes em quase todos os cardápios, inclusive, uma das opções de passeio é a visita a uma criação de trutas. Mas, Monte Verde também é mineira e, por isso, não faltam os restaurantes com nossa saborosa culinária.

Significado do Nome

"Camanducaia" é um termo tupi que significa "mata do amendoim queimado", através da junção dos termos ka'a ("mata"), mandubi ("amendoim") e kaî ("queimar").

Aniversário da Cidade

20 de Julho

Gentílico

camanducaiense

População

21.074 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Camanducaia, muito aconchegante de belas riquezas naturais. Venha fazer parte desse convívio pessoalmente. Será inesquicível!

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Paraisópolis, Gonçalves, Sapucaí-Mirim, São José dos Campos, Joanópolis, Extrema, Itapeva.

Acesso Rodoviário

 


Distâncias:

Da Capital:

459 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

O município possui inúmeras atrações turísticas, como as grutas José Pereira, do Pico do Selado, além da bela cachoeira do Quinzinho, onde se pode pescar trutas. Mas são as áreas naturais de Monte Verde - distrito de Camanducaia - as mais belas e atrativas da região.
O distrito de Monte Verde, considerada a "Suíça Mineira" por sua semelhança com os Alpes Suíços, é hoje um dos melhores locais para quem deseja um maior contato com a natureza.
Serras, cascatas, pinheiros, ciprestes e um ar mais puro compõem a sua paisagem.

 

Principais Pontos Turísticos

Monte Verde 

Atrativos Históricos - Culturais - Aquitetônicos / Casarios / Prédios.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Companhia Sinfônica de Teatro. 

- A cidade ainda conta com eventos típicos como Carnaval de Rua, Aniversário da Cidade (20 de julho), Festa da Padroeira (8 de dezembro), Festa do Peão de Boaiadeiro, entre outras festividades.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMANDUCAIA

E-mail: secretaria@camanducaia.mg.gov.br

Telefones:

Sites: http://www.camanducaia.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: 1notasrtdpjcaman@micropic.com.br

Telefones: (35) 3433-1406

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Camanducaia e pousadas em Camanducaia para visitar Camanducaia.

Promova a cidade de Camanducaia no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!