Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Barão de Cocais?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Barão de Cocais

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

 Circuito Turístico do Ouro 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Das muitas localidades surgidas da atividade mineradora, uma ficou conhecida como São João Batista do Morro Grande, tornando-se, anos depois, a cidade de Barão de Cocais. O município foi criado em 1943 com o nome de Barão de Cocais em homenagem a José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, um dos comandantes da Revolução Liberal de Minas que chegou a ser aclamado, em Barbacena, presidente interino da Província de Minas Gerais. Durante todo o século XVIII e parte do XIX, o local teve sua atividade baseada na mineração. Um fascinante testemunho desta época é o sítio arqueológico de Congo Soco. Comprada pelos ingleses no século XIX, a localidade da Mina do Congo Soco se transformou em uma vila britânica nos trópicos, possuindo hospital, capela e cemitério particular. O conjunto das ruínas de Congo Soco é tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico desde 1995.  

Significado do Nome

Seu nome presta uma homenagem ao patrono, Tenente Coronel José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, que tinha o título de Barão de Cocais. 

Aniversário da Cidade

31 de Dezembro 

Gentílico

cocaiense

População

28.432 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município histórico da zona metalúrgica, no Centro do Estado, conhecido com o Portal do Caraça, Barão de Cocais possui a arquitetura típica do Ciclo do Ouro, com casario colonial e os caminhos feitos em pedra. Seu padroeiro é São João.

Clima

Temperado Quente

Temperatura Média

19º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Metropolitana de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. 

Limites

Bom Jesus do Amparo, Caeté, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Acesso Rodoviário

BR-262  /  MG-436

Distâncias:

Da Capital:

101 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

O município possui ótimos atrativos naturais. Uma boa dica é o Distrito de Cocais, onde é possível encontrar um verdadeiro oásis escondido na mata, a Cachoeira Cocais, que pode ser alcançada por trilha. Ela possui dez quedas d’água que descem de uma montanha de pedras com mais de 30 m de altura, proporcionando um espetáculo maravilhoso. Os saltos formam duchas naturais e uma grande piscina que proporciona gostosos banhos. Outra atração imperdível no distrito é a Pedra Pintada, onde algumas pinturas rupestres podem ser apreciadas. Vale lembrar que Barão de Cocais está bem no caminho para o Santuário do Caraça, outro passeio imperdível para quem está no município.

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Cambota

Localiza-se no Córrego São Miguel, onde formam-se vários saltos ao longo do seu curso, que não ultrapassam 7 m de altura. O volume de água não é grande, pois o seu leito tem aproximadamente três metros. A água é límpida com temperatura média de 20º C. Logo após os saltos, há duchas naturais e piscinas, onde é possível tomar banhos. Em torno da cachoeira, existe uma mata de galeria que, em uma certa época do ano, é substituída por campo. Nesta região estão várias espécies de Orquídeas, Canelas-de-Ema e Samambaias. Não é necessário o acompanhamento de guias.

Cachoeira do Cume

Está situada no Córrego São Miguel. Nesta parte do córrego, surge uma formação rochosa, onde a água escorre e forma pequenos poços, com altura de aproximadamente 10 metros. O volume de água não é grande. A água é límpida e a temperatura média é de 20ºC. Logo após o salto há uma piscina natural, onde é possível tomar banhos. Em torno da cachoeira existe uma mata de galeria, que é substituída por campos. Nesta região, existem várias espécies de Orquídeas, Canelas-de-Ema e Samambaias. Não é necessário o acompanhamento por guias, pois este local não apresenta perigo.

Campos do Garimpo

É uma grande área de campinas, com uma enorme variedade florística, destacando-se a Canela-de-Ema, Cipós, Orquídeas, Maracujá e algumas Bromeliáceas. Também são encontrados minerais diversos, como ferrosos, calcários, alumínio, ouro rolado em elevada altitude no Espinhaço e manganês. O local oferece vistas panorâmicas, podendo-se avistar seis cidades em seu raio de visão. Ali também estão situados os picos da Água Limpa e do Cume. Nesse lugar, nasce o rio Una que banha Cocais. 

Cruzeiro das Almas

Tem mais de duzentos anos de existência, está virado para a antiga trilha dos Caetés, tribo indígena que habitava a região. Foi construído no século XVIII, como pagamento de uma promessa de um cavaleiro, que foi impedido de passar ali, por almas de outro mundo. Assim, muitas lendas giram em torno do lugar. O Cruzeiro tem as seguintes inscrições: P.N.A.M, pelas almas - 13 de dezembro de 1788. J.T.S, Sábado, dia de Santa Luzia, pelas dez horas da noite, sairam as almas voando.

Cachoeira de Cocais ou Pedra Pintada 

Esta cachoeira é um verdadeiro oásis escondido na mata. É a principal cachoeira formada no leito do Rio Una. As dez quedas que descem de uma montanha de pedras de mais de 30 metros, proporcionam um espetáculo maravilhoso. Logo após os saltos, formam duchas naturais e uma grande piscina, onde é possível tomar banhos, a água é limpa e a temperatura gira em torno de 20º C. 

Pedra Pintada

Abrigo natural de rochas quartzíticas, onde os homens pré-históricos deixaram sinais de sua permanência no local através de pinturas rupestres.

Fonte Três Bicas

Localizada próxima à praça central da cidade, a fonte encontra-se em local cimentado e cercado com grades. Captada de uma única fonte, é dividida entre três bicas utilizadas para lavar roupas. A água vem de uma nascente de uma antiga mina de ouro, existente nos fundos da casa de nº 184, da mesma rua. Há informações de que a água é ferruginosa.

Igreja Matriz de São João Batista

Construída em 1763, teve sua primeira construção em 1713. O seu traço contou com a colaboração de Aleijadinho. Abaixo de um dos altares há a imagem de madeira do Senhor Morto, os altares mais antigos possuem talha e douramento, pois os outros vieram da fazenda de Morro Grande. No interior, a igreja dedicada a São João Batista conserva muitas riquezas não só arquitetônicas, mas também ornamentais.

Pedra da Cambota

Considerado na região como um ponto chave para estudos geológicos, está localizado nas proximidades do córrego São Miguel, de onde se descortina uma bela vista panorâmica. A vegetação em seu entorno é composta por gramíneas, Canelas de Ema, Orquídeas e algumas Bromélias. No local encontram-se as torres de TV e da Telemar. O local oferece vistas panorâmicas, atingindo várias cidades em seu raio de visão. 

Sobrado do Cartório 

É uma das últimas construções coloniais existentes na Vila de Cocais. De dois pavimentos, é quase idêntico ao sobrado do Barão de Cocais, que existia de frente à Igreja de Santana. Foi construído pelos bandeirantes Furtado Leite, fundadores de Cocais, e pertenceu a Fernando José do Espírito Santo, conhecido por Fernando Toco. O Sobrado se transformava, às vezes, em casa de danças e diversões e em sede de encontros políticos. Hoje, pertence à família Prandini, que ali possui um cartório de registro, onde se encontra assinaturas do Barão de Cocais, Visconde de Barbacena e de Fernando Toco.
 
Solar da Ladeira 

É um dos últimos casarões antigos existentes na Vila Colonial de Cocais. Conhecido pelos moradores do lugar com a “Casa do Mingote”, este casarão já hospedou Duque de Caxias, em 1842, em  visita ao Barão de Cocais. O Solar da Ladeira fica situado no alto de uma ladeira no Largo de Santana. O Solar da Ladeira é atualmente de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce e está arrendado para a Mineração Socimex.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

24 - Festa de São João

 Julho

- Festa de Pé de Pomba

 Agosto

- Festa do Perpétuo Socorro - Povoado do Socorro

- Cavalgada e Reodeios

 Setembro

- Festa do XIII - Bairro Leão XIII

 Novembro

11 e 12 - Festival Jabutitanga - Festa da Jabuticaba e da Pitanga

 Dezembro

31 - Galinhada de Cocais - Distrito de Cocais 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARÃO DE COCAIS

E-mail: contato@baraodecocais.mg.gov.br

Telefones: (31) 3837-1853 

Sites: http://www.baraodecocais.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail: cartoriopataro@yahoo.com.br

Telefones: (31) 3557-3817   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Barão de Cocais e pousadas em Barão de Cocais para visitar Barão de Cocais.

Promova a cidade de Barão de Cocais no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!