Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece São Bento?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

São Bento

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Segundo a tradição, o primeiro povoador da antiga São bento dos Perizes foi João Alves Pinheiro, oriundo da Vila de Alcântara. Lugar de poucos habitantes no século XVIII, já contava,em 1822, com uma população de cerca de 600 casais, pelos quais foi enviado ao Conselho da Província requerimento que objetivava sua elevação à categoria de vila. Apesar de ter recebido voto favorável da Câmara de Alcântara, esse pleito somente veio a ser atendido a 29 de abril de 1933, pela Lei provincial Nº7. Graças ao interesse de seus administradores pela educação, a vila passou a contar com uma escola de primeiras letras em 1837 e com um estabelecimento de ensino de humanidades, fundado pelo padre Luiz Raimundo da silva Brito, sob a invocação de N. S. da Conceição, em 1866. Palco de inúmeros movimentos artísticos e literários, São Bento ganhou seu primeiro teatro em 1854, por iniciativa de Antônio Alexandre Bucello, tendo suas atividades sido encerradas com o desabamento do prédio que o abrigava. Em 1865, Benedito de Barros Vasconcelos, João Novaes Guimarães, João Miguel da cruz e o major Antônio Raimundo de oliveira Gomes formaram uma sociedade, instalando um novo teatro – o Recreio Dramático – em uma casa na Rua Grande. Já neste século, a partir de 1902, quando começou a ser editado o jornal O São Bento, a cidade foi contemplada com vários órgãos de imprensa: Luz, criado por Gonçalo Guimarães; O Laço, jornalzinho humorístico redigido por Sarney Costa, Antônio Carvalho e Ivan Araújo; Aura , sob a orientação de Urbano Pinheiro, Enes Carvalho e Augusto Conte Soares; Offside, tendo à frente Benedito Maia Moniz, Olegário Azevedo e Urbano Pinheiro , e O Imparcial, publicado de 12 de outubro de 1921 a 19 de outubro de 1924, sob a direção de Urbano Pinheiro. São Bento foi elevada à categoria de idade e sede de município pela Lei Nº 361, de 30 de março de 1905. Entre seus filhos mais ilustres, destacam-se: Felipe Benício de Oliveira Conduru, Dom Luiz Raimundo da Silva Brito, José Luso Torres, Domingos Quadros Barbosa Álvares, Raimundo de Araújo Castro, Carlos Humberto Reis, Urbano Pinheiro, Sarney Araújo Costa,Dom Felipe Benedito Condurú Pacheco e D. Luís Raimundo da Costa Leite.

Significado do Nome:

No início do povoamento, sob a invocação de São Bento, frei Manoel Justino Ayres de Carvalho, pregador régio e mestre em filosofia, foi o primeiro da freguesia nomeado vigário designado para servir a comunidade enquanto os paroquianos não construíssem uma igreja.

Aniversário da Cidade:

30 de Março

Gentílico:

sambentuense

População:

40.717 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade com um povo muito hospitaleiro, muito bela e com um dos mellhores carnavais do Brasil. Venha conferir!

Clima:

Tropical úmido

Temperatura Média:

hspace=0 COMO CHEGAR:

Via terrestre para São Bento e por meio da travessia de Ferry-boat até o povoado de Cujupe (Alcântara), depois o de Três Marias, seguindo na MA 014, sentido oposto da cidade de Pinheiro.

Localização:

Norte Maranhense 

Limites:

Pinheiro(ao oeste), Palmeirândia(ao norte), São Bento de Bacurituba (ao leste), Peri-Mirim(ao norte tb) e São Vicente de Férrer (ao sul).

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

Da Capital:

60 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

São Bento é um município Maranhense com potencial turistico muito elevado, com a existência dos Campos Alagados, que no inverno tornam-se um verdadeiro Pantanal. Os campos alagados são atrativos da região, que despertam interesse pela sua beleza natural. O igarapé Vale do Conduru é uma escavação feita pelo sambentoense professor Conduru, com a finalidade de fazer a comunicação da cidade com a baía de São Marcos, outrora bastante usado pela comunidade para entrar e sair de São Bento. É navegável por barco à vela e pequenas embarcações a motor. O mesmo sofre influência da maré no seu volume de água doce, podendo chegar a 20 metros de largura por 5 metros de profundidade. A lagoa de Sororoca, no povoado do mesmo nome, é coberta de vegetação movediça que algumas pessoas falam mover-se ao sabor do vento. Lá são encontrados animais lacustres diversos, entre os quais lontras, jacarés e garças. Nesse mesmo local, há uma ilha flutuante, que flutuava durante todo o dia em um lado da lagoa, e amanhecia em outro. A ilha não se move mais, provavelmente devido ao fato de a lagoa estar secando ou por estar presa à terra pelas raízes das árvores.

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Culturais:

São Bento, desde os primórdios, participou ativamente nas artes e literatura do Estado. Em 1854, o francês Antonio Alexandre Bucello constituiu um pequeno teatro que teve vida curta. Mas, em 1865, o Dr. Benedito de Barros, João Novais, João Miguel e o major Antonio Raimundo fizeram uma sociedade teatral com o nome de Recreio Dramático.
Os amantes das letras tiveram a idéia de escrever, a mão, um pequeno jornal, O São Bento, que durou 9 edições. Destas, somente três foram datilografadas. Depois do São Bento, surgiram outros jornais, entre eles, O Luz, também escrito manualmente. Em seguida, veio O Laço, jornalzinho humorístico redigido pelos jovens Sarney Costa, Antonio Carvalho e Ivan Araújo. O município se tornou um celeiro cultural, surgindo inúmeros outros jornais, teatros e manifestações culturais.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Atraindo fiéis de toda a baixada maranhense, os festejos religiosos de São Bento são espetáculos de fé aos católicos e devotos, que todos os anos ali chegam para reverenciar a Nossa Senhora dos Remédios no tradicional festejo do Remedinho, que acontece sempre no último final de semana de outubro. Há todo um ritual e pompa do largo montado na Praça da Igreja que é construída em estilo barroco, com seu altar original do tempo de capela.Já o festejo de São Bento, padroeiro da cidade, acontece sempre na segunda quinzena de dezembro.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENTO

E-mail:

Telefones: (98) 3383-1957

Sites: http://www.saobento.ma.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO:

E-mail:

Telefones: (98) 9984-7012   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em São Bento e pousadas em São Bento para visitar São Bento.

Promova a cidade de São Bento no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!