Pastos Bons

Pastos Bons-MA
banner

Bem-vindo a Pastos Bons!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Pastos Bons e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Pastos Bons.

A cidade de Pastos Bons, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1880. A localidade está em uma altitude de 309m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.958 habitantes. A área total de Pastos Bons é de 1.636,6km², e sua densidade demográfica é de 9,14hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pastos Bons-MA é 65870-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pastos Bons

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Ao tempo da entrada dos primeiros colonizadores, segundo a opinião de Cezar Marques e a tradição ainda corrente, a região de Pastos Bons era habitada pelos Amanajós, índios que seriam louros ou de cor mais clara que a dos indivíduos das demais tribos existentes no Maranhão. O povoamento da região foi iniciado por bandeirantes e fazendeiros que, vindos do vale do São Francisco e da Serra da Ibiapaba, em Pernambuco, ficaram extasiados com a imensidão verde dos campos gerais que lá encontraram, donde advém a denominação de Pastos Bons. Segundo Carlota carvalho, em seu livro “O Sertão”, Pastos Bons teria sido elevada à condição de vila em 1764, tornando-se ponto de partida das bandeira que então foram organizadas para conquistar as terras que, no sentido do oeste maranhense, ainda permaneciam desconhecidas. Pouco depois da proclamação da Independência, seus habitantes se manifestaram contrários à autoridade do Imperador Pedro I, tentando criar a República de Pastos Bons, que chegou a ter, inclusive, carta constitucional e bandeira, mas não passou de um sonho. A partir do século passado, perdeu parte de seu território para a constituição de Mirador (1870), Loreto (1873), Nova Iorque (1890), Alto Parnaíba (1881) e Benedito Leite (1919).

Gentílico


Significado do Nome

pastosbonense

Aniversário da Cidade


População

18.079 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Pastos Bons, uma pequena cidade com cara de grande,local onde tudo de bom pode acontecer!  

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Maranhense 

Limites

Passagem Franca, Nova Iorque, Sucupira do Norte, Paraibano, São João dos Patos.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

550 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

- A cidade é conhecida pelo festejo de São Bento, em Julho. Possui um dos carnavais mais movimentados da Região.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PASTOS BONS

E-mail:

Telefones: (99) 3555-1245

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO:

E-mail:

Telefones: (99) 3555-1157

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.famem.org.br

 www.municipionline.com.br

www.achetudoeregiao.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Pastos Bons

esssa cidade e d++ e aluz da minha vida eu a amo mto..so faltou ser inseridas fotos das lindas paisagens contidas em p. bons..valeuuu
Por: ronnizyo

moro em pastos bons desde quado nassi posso garanttir e uma linda cidade
Por: islandia sa

City de primeira, passei carnaval 2007 muito bom,blocos bons, fique no agua pra beber, muito organizado bloco do meu amigo walter mota, filho sr. neto barros vice prefeito gente muito boa... abraços a todos..
Por: filpe

eita cidade véa que amo de paixão minha cidade do coração ...te amo Pastos Bons
Por: RENATO SARADIET

eu nao conheco, mas a minha mae esta ai mas nao tenho contato com ela ,nas se ela mi liga algum dia ,eu irei conhecer essa cidade ,tem meses q tento falar com eu preciso muito ve-la porque tem 6anos q nao vejo to com muita saudade dela ,o nome dela e maria do rosario tavares figueiredo. se vc puder me ajudar eu agradeço......
Por: simaria tavares figueiredo

Pastos Bons é uma cidade belíssima,pequena mais muito aconchegante,minha familia mora toda air,e eu atualmente estou em teresina mais gostaria de voltar a morar air quem sabe se eu conseguir um emprego não voltarei!!
Por: Alana \\\\\\maria

pastos bons eu estou morrendo de saudade dessa cidade maravilhosa. é a kariele aqui de brasília DF filha do ROBELINO E DA CARMEM DA CANDIA DO CHICACA.Beijos para todos adoro essa cidade...........
Por: karielle antos de susa

o melhor que tem ai em Pasts bons são os festeijos pricipalmemte o de julho e muito mais.......
Por: karielle santos de sousa

Morei em Pastos Bons na minha adolescencia e tenho ótimas recordações dessa cidade maravilhosa. tenho mtos colegas de escola ai.
Por: Rosa Chaves

parabens, Pastos Bons está ficando cada vez melhor, sou filho desta maravilhosa cidade, moro distante, so tenho a dizer que Amos voçês. Raimundo e Maria
Por: RAIMUNDO NONATO ALVES DE OLIVEIRA

tem uma bela cachoeira nas proximidades do município
Por: josé pereira

Pastos Bons,uma pequena cidade com cara de grande,local onde tudo de bom pode acontecer!
Por: dionny willian

Nasci, passei minha adolecencia nesta cidade. Hoje graças aos recursos (internet) tenho o prazer de rever, pelos menos através de fotos, como agora está linda. Lembrei tanto o correio ao ver na foto. como passei pela esta rua. amei. quem sabe um dia volto ai para ver de perto.
Por: Nazare Aguiar

gostei das fotos de minha cidade,nasci e cresci ai hoje moro muito longe mas guar do boas recordações da minha infancia e adolescencia.Tenho vontade de voltar ai,mas com certeza não vai demorar.
Por: socorro aguiar

AH!!SOU Dessa ,cidade é uma city maravilhosa ,adoro ela ,muito conhecida pelo festejo de julho muito visitada nesse mês!!Muitos lugares lindos!!È pastos bons, adoro passar minhas férias ai, te adoro!!pastos bons!!!!!!!!!!!
Por: Samantha Cristiny mendes de Sá

se eu podese voltar o tempo nâo deixaria pastos bons por cidade nenhuma eu era feliz e nâo sabia.
Por: antonio oliveira de souza

Amo essa cidade linda, que sobreviveu bravamente aos descasos de alguns administradores. agora porem tem alguem que ama pastos bons como eu. a hospitalidade e o clima sao sem dúvida nenhuma as coisas que mais destacam, depois vem a culinaria. mas acredito mesmo que pastos bons tem um fascinio proprio que quem conhece nao esquece jamais.
Por: MARLUCIA DA SILVA ROCHA

sou filho de pastos bons ja moro fora da cidade a 15 anos mas vou todas as ferisa em julho moro em belem pa, mas amo minha pastos bons cidade natal'pastos bons te amo' teu filho querido robero braz
Por: roberto resende braz

é uma cidade linda nascir e crecir nela tenho muitas saudades de todos dai
Por: eleneide da silva carvalho setuval

SOU FILHO DESSA CIDADE MARAVILHOSA, COM MUITO ORGULHO! JA ESTOU ALGUNS ANOS FORA, MAIS LOGO QUE POSSIVEL RETORNAREI!
Por: E.O.C

cidade maravilhosa,a cidade que tem o melhor carnaval!Eu vou p/ carnaval de 2010.
Por: geovana

Nasci no municipio de mirador , na localidade chamada Aroeiras, MAIS VIVI em pastos BONS. Uma cidade linda onde deixei amigos maravilhosos. Os festejos sao caso a parte. Pelas fotos vejo que esta ainda mais linda. Pretendo visitar-la este ano. Rever alguns amigos e desfrutar da beleza deste lugar. JORGE LUIZ DA SILVA RÊGO
Por: JORGE LUIZ DA SILVA RÊGO

cidade linda q eu amo e nunca esqueceriiiiiiiiiiiiiiii
Por: pompilho

Tem seis anos que moro nesta cidade,cidade maravilhosa e linda de se conhecer.Venha e não se arrependa.
Por: Tanaka ogawa

Cidade bonita de, gente simples que sabe viver.sem medo das dificuldades, onde podemos sentar tomar cerveja ,jogar conversa fora, dançar, sem medo da violencia que tem na cidade grande.
Por: elma

AMO PASTOS BONS, TENHO 22 ANOS E MOREI LA DESDE OS 4 ANOS HOJE ESTOU EM FLORIANO MAIS AMO MINHA TERRA QUERIDA
Por: HEIDIANE PINTO DE OLIVEIRA

Nasci no Bom-jardim, municipio de Pastos-bons, morei aí até os 18 anos de idade. Hoje moro em Minas Gerais, mas não consigo esquecer Pastos -bons,terra e cidade de um povo acolhedor. E as festas de São Bento, ném se fala! è muito legal mesmo.
Por: Antonio Lucena Ribeiro

essa cidade e maravilhosa e eu gosto tanto que adotei como uma das minhas paixões
Por: ze henriquematos

Atravez dessas fotos, o que se deu para observar é que essa cidade é um belo ponto turisco, pois muito organizada e limpa pois sem falar que a minha vó " Maria Martins Vila Nova " morou ai desde seu nascimento a até a sua mocidade desde então quando casou com meu vô "Algusto Leal de Almeida". Pois assim fico muito feliz em saber que essa cidade foi a terra natal deles, cendo que seus filhos e demais descendentes como netos bisnetos e sobrinhos moram em Sítio Novo/TO e em Palmas/TO e eu como neto "Cléston Gomes de Almeida" tenho muita vontade de conhecer essa cidade.
Por: Cleston Gomes de Almeida

tenho muittas saudades de minha cidade querida em breve estarei por ai pra mata a saudades que tenho abraço a todos
Por: rosana

Sou filha desta cidade maravilhosa, e moro em Brasíia-DF. Comento muito para meus amigos que amo esta cidade, principalmente a Igreja de Sao Banto e o Olho D´Agua de Sao Bento. Lembro-me de todas as ruas onde deixei meus rastros desde 1955. Abraços a todos.
Por: Raimundinha Barbalho Costa

"Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeiam, não gorgeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, nossas varzeas tem mais flores, nossos bosques tem mais vida, nossa vida mais amores. Não permita Deus que eu morra, sem que volte para lá, sem que desfrute os primores que não encontro por cá, sem que ainda aviste as palmeiras onde canta o sabiá"
Por: Maria Cecilia Xavier Guimaraes

Sou de Floriano mas na i dos padres destruiu,avist que parece paisagem suiça.Lindo.Estou fazendo uma pesquisanfancia passei férias em Pastos Bons. Foram dias maravilhosos.O banho no Olho Dagua deS.Bento,o povo,a velha igreja que tristemente os apadres modificaradm.Estou fazendo uma pesquisa sobre Pastos Bons dada sua importancia histórica. Voltarei qualquer dia.
Por: luis paulo o. lopes

Essa cidade , é maravilhosa.tenho muito orgulho dela... Mas não é o fato de estar longe que me faz esquece-la... Um grande abraços a todos ...Itamara " nunca esquecemos os lugares onde nos trazem as melhores recordações de nossas vidas"
Por: itamara almeida

EU ADORO PASTOS BONS AMO DE PAIXAO SE EU PUDESCE IRIA SEMPRE AI. TO COM MUITAS SAUDADES BJAO PARA TODOS AI!!!!!!
Por: LECIANE

HA 34 ANOS MORO EM PASTOS BONS E NÃO PRETENDO DEIXÁ-LA NEM DEPOIS DE MORTO, POIS PRETENDO SER ENTERRADO NELA, É UMA CIDADE HOSPITALEIRA QUE SEMPRE RECEBE SEUS CONTERRANEOS E VISITANTES DE BRAÇOS ABERTOS. VISITI-NOS E VERÁS TODA A BELEZA DE NOSSA CIDADE. TEM UM BELO CARNAVAL, ÓTIMO FESTEJO DE SÃO BENTO E OUTRAS ATRAÇÕES DO INTERIOR. PASTOS BONS DE CORAÇÃO "TE AMO MUITO"
Por: JAIR BAIXA LIMPA

CIDADE DOS BONS AMIGOS,BONS PASSEIOS,BONS FESTEJOS,BONS TUDO. AMO ESTA CIDADE UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS DAI.
Por: MAURICIO ALVES CARDOSO (SP)

Minha Pastos Bons querida!Que saudades tenho de ti...em breve regressarei,para aí ficar o resto dos meus dias.Ao vê-la,recordo-me com alegria de minha querida infância...dos tempos de escola...dos amigos que aí ficaram...dos meus queridos pais-avós...inesquecíveis.Como sinto a falta da tua calmaria,simples e pacata terra...amor de minha vida!!!Acúrcio Jr,Rio de Janeiro.
Por: Acúrcio oliveira Teixeira Júnior

adoro essa cidade onde nasce a melhor cidade de todas
Por: ana beatriz

pastoséum cidade muita bonita grasas esse povo querido
Por: mari

Claro que conheço e morro de saudades, pois vim de lá, minha cidade querida. Pena q não posso estar lá sempre, tenho muitas saudades e boas recordações do festejo de São Bento.
Por: Rita maria barbosa de castro

pastos bons cidade maravilhosa minha cidade linda maravilhosa...
Por: gilvana barros dos santos

eu já ha 2anos longe de p/bons estoucom muita saudade. eu amo essa cidade muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiito
Por: ´jose evangelista

Estou com programação para ir com minha familia em Janeiro, conhecer parte da minha familia. Gostaria de saber oacesso de floriano para pastos bons éstá em boas condições.
Por: weliton

Minha cidade querida!Que saudades tenho deste lugar... um dia voltarei para ficar até o fim da minha vida. tenho saudades dos maravilhosos dias da minha infância...dos tempos de escola...dos amigos(as) que aí ficaram...das paixões vividas da minha família querida... AMO ESSE LUGAR. Geanes. Palmas - TO
Por: Geanes

terra de gente simples e alegre um lurgazinho bem especial principalmente em julho...quem conhece jamais esquece!
Por: carla

Nasci em Pastos Bons, adoro minha cidade, hoje moro em Sao Luis e trabalho na baixada. Sou dentista como o meu querido Acurcio Junior que tb postou um comentario. Saudades de tudo.
Por: Luciara Cunha Duarte

Que surpresa boa!!!Ao abrir novamente o site,como frequentemente faço,sempre na esperança de encontrar comentários de amigos,parentes,etc,percebí que pessoas especiais,mas muito especiais mesmo,passaram por aquí!Que saudades...quanto tempo,hein?!...rsrs.Pessoas que há muito tempo não as vejo,há quase uma década.Espero que estejam bem e desejo muitas felicidades,sempre!!!Fico na esperança de que,em breve,nos vejamos novamente.UM GRANDE E FORTE ABRAÇ[email protected]úrcio Jr.,Rio de Janeiro-RJ.
Por: Acúrcio Oliveira Teixeira Júnior

Sou filho da terra, amo a minha cidade.Parabens pelas lindas imágens de Pastos Bons.
Por: Josimar Pereira

Como um Pastobonense apaixonado, tenho que lembrá-los da Pequena Memória de Pastos Bons, onde foram resgatados objetos que fazem parte da história dessa cidade que teve seu papel tão importante na economia do estado do Maranhão. Não deixem de conhecer esse pequeno espaço cheio de boas lembranças. Cristóvam Teixeira
Por: Cristovam Teixeira

eu ainda nao conheço ,mas logo vou conhecer,masa minha mae mora ai ......
Por: simaria tavares figueiredo

Caro amigo Cristóvam,tenho enorme carinho e admiração pelo trabalho de divulgação e resgate da história de nossa amada Pastos Bons,realizado com tanto amor,respeito e orgulho,por você.Tenho grande adoração e respeito por nossa querida terra.Ao visitar a Pequena Memória de Pastos Bons,lembro-me de meu saudoso e amado avô Joca Teixeira,que como ninguém,conhecia tão bem a história de nosso povo.É fechar os olhos e imaginá-lo desenrolando um emaranhado de árvores genealógicas.Que saudades...À você e à Pastos Bons,o meu abraço!!!Acúrcio Jr.,Rio de Janeiro.
Por: Acúrcio Oliveira Teixeira Júnior

Eu sou de pasatos bons,nasci e me criei.Hoje moro em Brasília,mas amo minha terra querida que é Pastos Bons.Quero conversar com migos daí pelo msn ou pelo orkut. [email protected] esse é meu orkut me respondam.Beijos
Por: Elda

Tenho muita saudade da minha querida Pastos Bons.Espero em breve está visitando esta cidade tão linda e divertida,com suas festas animadas e sua gente simples e batalhadora.Beijos minha querida cidade,em breve estarei aí conteplando sua beleza!e-mail:[email protected]
Por: Elda fernandes

A MUITOS ANOS VOU AO FEATEJO DE SÃO BENTO E É MARAVILHOSO A CIDADE É MUITO HOSPITALEIRA E BACANA. ADOOOOOOOORO!
Por: MARA

Não nasci em Pastos Bons,mas vivi minha infância e minha adolescência aqui com meus queridos e amados pais-avós,que hj fazem uma enorme falta pra mim.Sinto-me como se eu tivesse num fundo e não pudesse mais subir... Nunca pensei em perdê-los,mas Deus os levou.Sempre que posso volto a essa Terrinha boa. Parabéns Pastos Bons por ser essa cidade MARAVILHOSA!
Por: ANA CAROLINE TEIXEIRA

mudou muito acidade morei ai rua beucinas barros
Por: adriano lima da silva

Ô terrinha boa!!! Quero passar o carnaval nesta terra querida.
Por: ANA CAROLINE TEIXEIRA

pastos bons cidade linda maravilhosa pra se viver não a lugar melhor o carnaval não a melhor festejo de são bento nem se fala te adoro pastos bons .
Por: werlleson batista

sou pastosbonensse e conheco muitas historias de la .acho interessante falar da origem dos amanajos e de alguns pioneiros como domingos o qual foi homenagea do com o nome da av.domingos sertao
Por: lucialba rego

Pra falar a verdade eu nem sei como começar a falar deste amor incondicional que tenho por minha cidade natal.. foram tantos momentos bons e unicos,que hoje tão longe , o peito grita de taanta saudade.. Nessa cidade maravilhosa deixei muitos tesouros , como PAI , MÃE , IRMÃ, AMIGOS e familia em geral pois assim atribuo aos que me amam e me cercam .. Breve estarei lá e pra mais uma vez , fazer HISTORIA ,alias,começar de onde PAREI traçando um novo CAMINHO .. saudades minha PASTOS BONS ,cidade a qual eu muito me orgulho de ser a minha RAÍZ .. beijão a todos
Por: Samara Teixeira

Passar o fim de 2010 em minha cidade natal ao lado de minha família e dos meus amigos foi maravilhoso, pude apresentar Pastos Bons ao meu filho - uma cidade incrível - e pensar que na minha adolescência não tinha nada de interessante - atualmente encontra-se de tudo, principalmente qualidade de vida - O clima maravilhoso - as facilidades que uma cidade grande tem - aí tive conforto para resolver pagamentos - fazer compras (pois tem um comércio bem variado) -E principalmente é uma cidade muito... mas muito acolhedora.... Realmente o que uma boa administração não é capaz de fazer por uma cidade? Estou tentando matar a saudade através da internet. Que maravilha..... Claudia Pontes
Por: Claudia Maria Pontes

Amo Pastos Bons!!! Principalmente o Carnaval e o festejo de Julho onde nestas datas a cidade se torna mais bela ...
Por: Marcia Andreia Dias Buna

GOSTO DESSA CIDADE,ESTOU DISTANTE DELA, PORÉM TENHO MINHA FAMILIA QUE A AMO. LOGO RETORNAREI P/ FICARMOS JUNTOS!
Por: EWERTON CARVALHO

NASCI E CRESCI NESSA CIDADE MARAVILHOSA,QUE TANTO AMO, HOJE ESTOU DISTANTE MAIS JAMAIS TE ESQUECEREI E VISITO SO NO MES DE JULHO NO FESTEJO DO PADROEIRO SAO BENTO,JUNTO COM MEU ESPOSO
Por: JANE VIEIRA MATOS

Nasci em Pastos Bons,amo minha cidade,sinta muito saudades das pessoas que lá estão,principalmente da minha família e dos amigos mais proximos;em breve estarei lá para vê todos que eu amo e também para rever todas as maravilhas que Pastos Bons tem.
Por: Elda Fernandes da silva

tenho 33 anos,mas faz 21 q moro em sao paulo pois guardo toda minha infancia na mente como se fosse hoje, aquelas brincadeiras maravilhosas q hoje nao existe mas. TE AMO MINHA CIDADE QUERIDA.
Por: luiza

e uma cidade muito bonita muitas goisas para se aprender.Kadson
Por: kadson

minha cidade que eu adoro abrço a todos os pastoboneses em breve estarei ai.falouuuuu
Por: celsim

Adoro Pb minha Cidade maravilhosa Os Eventos Ha Uma Cidade Espetacular !
Por: juliana

Nao sou de P.B mas é uma cidade que encanta e enobrece quem a visita. Com toda sua majestosa e exuberante paisagem,pessoas acolhedoras e com um brilho natural e especial.Morar aqui se traduz numa simples palavra:DEMAIS
Por: ezaquiene garreto passos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pastos Bons
Fundação:
1880
Altitude:
309m
População:
14.958 habitantes
Área:
1.636,6km²
Densidade Demográfica:
9,14hab/km²
CEP:
65870-000

Envie seu comentário sobre Pastos Bons

banner