Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Quirinópolis?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Quirinópolis

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Quirinópolis data de meados do século XIX, quando esta parte do sudoeste goiano era completamente desabitado. A entrada dos primeiros desbravadores ocorreu em 1832, quando João Crisóstomo de Oliveira partiu com sua família e grande número de escravos de Ouro Preto (MG), passando pelo porto de Santa Rita do Paranaíba (Itumbiara, hoje), adentrando os sertões de Goiás, atingindo os limites de Ribeirão Fortaleza, entre o Córrego Água Limpa e o Rio São Francisco, tomando posse de vasta extensão de terras, onde fixou residência, construindo grande fazenda.
De temperamento prepotente, não admitia a entrada de outros na região, tendo poucos anos depois de sua chegada expulsado Padre Antonio Dias e sua caravana. Outro também que pretendeu fixar residência na região foi o Paulista Gustavo Lemes e sua família. Esta logo se desentendeu com João Crisótomo que mantinha sua atitude (Talvez em conseqüência disso, Custódio Lemes tenha sido assassinado). Em 1843. José Vicente de Lima e José Ferreira de Jesus e sua mulher Maria Jacinta Oliveira doaram uma faixa de terra á Igreja Católica, originando o povoado de Abadia do Paranaíba, recebendo posteriormente o nome de Nossa Senhora D’Abadia. Em 1879, através da Lei 603, de 29 de Julho daquele ano, foi elevada á categoria de Freguesia, como o nome de Nossa Senhora D’Abadia ou Capelinha. A primeira Capela construída, aos poucos foi abandonada por localizar-se em área de baixada. Em 1910, foi demolida por José Quirino Cardoso (Daí Quirinópolis), que construiu a atual Velha Matriz, mais uma vez com o auxílio do povoado. Finalmente pelo Decreto Lei nº 8.305, de 31 de Dezembro de 1943, foi elevada à categoria de cidade, desmembrando-se do Município de Rio Verde (1 hora de Q.), cuja Comarca passou a constituir Termo, cuja emancipação, ocorreu no dia 22 de Janeiro de 1944.O fato da região não registrar ocorrências minerais importantes, fez com que os desbravadores se motivassem pelas terras férteis, notadamente as que se localizam na bacia do Rio Paranaíba, divisa com o Estado de Minas Gerais. As condições favoráveis viabilizaram a exploração agropastoril, que se constituiu com base para a implantação do município no decorrer do tempo. A história conta que até 1966 (Inauguração da Hidrelétrica de Cachoeira Dourada – 1 hora de Q.) o desenvolvimento do município foi incipiente, sendo que a partir dessa época registrou importante mudanças no perfil sócio econômico, decorrente da expansão da Pecuária e da Agricultura, que refletiram positivamente, no crescimento das atividades do setor terciário. No final de 1970 e no decorrer do Decênio de 1980, o município registrou expressiva taxa de crescimento, populacional, revelando notável expansão das atividades econômicas e melhoria de sua infra estrutura econômica e social na zona Urbana.

Significado do Nome

Quirinópolis recebeu este nome em homenagem a José Quirino, um dos desbravadores da região do sudoeste goiano. JOsé Quirino chegou à localidade no início do Século XIX, quando esta região era completamente desabitada. A alteração no nome da cidade foi aprovada pelo Decreto Lei Estadual nº 17, de 24 de fevereiro de 1931.

Aniversário da Cidade

22 de Janeiro

Gentílico

quirinopolino

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Quirinópolis é um lugar de pessoas hospitaleiras, agradáveis. Cidade limpa, bem cuidada. Às margens do Lago Sol Poente acontecem os grandes eventos do ano, a Festa Agropecuária é muito boa.Tem também boa comida, não deixe de experimentar a Chica Doida, (prato criado por gente de lá) e a deliciosa galinhada!

Clima 

Mesotérmico e Sub-úmido

Temperatura Média

30° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano

Limites

Rio Verde, Itumbiara, São Simão, Caçú.

Acesso Rodoviário

Interliga as principais regiôes do país por uma ótima malha rodoviária, através da GO 164, que liga a BR 452 e a GO 206 a BR 384.

 

Distâncias:

Da Capital:

293 km

Outras:

Brasília - 416 km
Anápolis - 348 km
Rio Verde - 101 km
Jataí - 204 km
Ituiutaba - 107 km
Uberlândia - 288 km
Uberaba - 376 km
Araxá - 339 km
Ribeirão Preto - 465 km
São José do Rio Preto - 377 km
Manaus - 2.634 km
Belo Horizonte - 720 km
São Paulo - 750 km
Rio de Janeiro - 1.100 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Como opções de lazer, Quirinópolis oferece boate, bar, Museu histórico, o Lago do Sol Poente, praças, vários bares e restaurantes, clubes noturnos, pesque e pague, três clubes sociais, possuindo, ao todo, saunas, salões sociais e salões de jogos, pista de cooper, lago artificial.

 

Principais Pontos Turísticos

A ‘Chica Doida’

Uma iguaria assada, a base de milho verde, é a estrela principal do festival. Entre as novidades, além da degustação de vários pratos, estão o concurso gastronômico ‘A Chica mais Doida’ e oficinas de culinária com ‘chefes’ convidados, que vão ensinar receitas modernas paro o cardápio junino.

Atrativos Culturais e Naturais

O município possui ainda um rico patrimônio histórico, cultural e religioso na área urbana, construído em seus mais de 60 anos de história.  o visitante tem diversas cachoeiras da região. Quirinópolis conta também com belezas naturais como a Cachoeira do São Francisco, a do jacaré.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A cidade possui o Lago Do Sol Poente, que realiza festas típicas ao longo do ano, como o Carnaquiri, Rodeio show,  Campeonato de jet-ski e festa do Trabalhador, Festa Junina,  Baile da Melhor Idade, Festeq, Desfile 07 de Setembro, Copa Cidade de Futebol, Danqui, Cantaqui.

- Além destas potencialidades, Quirinópolis conta também com vários eventos de grande porte, como a Rodeio Show, que atrai cerca de 100 mil visitantes), vários pontos turísticos, as Festas Populares, enfim um notável potencial turístico.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIRINÓPOLIS

E-mail: atendimento@camaradequirinopolis.go.gov.br

Telefones: (64) 3615-9100

Sites: http://www.quirinopolis.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS E DE PROTESTOS E OFÍCIO DO REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: tabelionato-parreira@bol.com.br

Telefones: (64) 3651-1120

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

www.camaradequirinopolis.go.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Quirinópolis e pousadas em Quirinópolis para visitar Quirinópolis.

Promova a cidade de Quirinópolis no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!