Paraúna

Paraúna-GO
banner

Bem-vindo a Paraúna!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Paraúna, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Paraúna. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Paraúna para programar a sua viagem.

Informações de Paraúna

Roteiros do Brasil

Região Nascentes do Oeste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Paraúna teve sua origem nas terras do numnicípio de Palmeira de Goiás, do qual fora distrito com o nome de Bota Fumaça, por volta de 1900. Na Fazenda São José, próximo às margens do córrego do mesmo nome, os habitantes construíram um rancho de palha que servia de templo, onde todos os primeiros domingos do mês rezavam um terço oferecido ao Menino Jesus.
Influenciados com o desenvolvimento do povoado, os proprietários da fazenda resolveram doar uma parte de terras ao menino Jesus, constituindo assim o seu patrimônio. O povoado, até então com o nome de Fumaça, ganhou a denominação de São José do Turvo por ocasião da sua elevação à categoria de Distrito. Foi em 7 de julho de 1930 que o Distrito passou a denominar-se Paraúna, topônimo formado pelos étimos tupis PARA (Rio) e UNA (Preto). A magnífica cidade de Paraúna, conta com uma infra-estrutura e padrão de vida, de primeiro mundo. suas ruas avenidas limpíssimas e modernas, tem no comércio outra fonte de riqueza. 

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

10 de Novembro.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município localizado na micro-região da Serra do Caiapó, rico em atrações turísticas, é também rico na produção industrial. No município estão instaladas unidades de grandes laticínios, destilarias para a fabricação de aguardente e cerâmica. 
Na agricultura o destaque é para o 5º lugar na produção de algodão e tomate dentro do Estado. Produz ainda, arroz, milho e soja em grande escala. Na pecuária Paraúna, detém o 5º maior plantel de vacas de leite, somado. 

 

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

155 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

Cachoeira do Cervo 

Uma belíssima cachoeira com 12 mts de queda livre. 
 
Cachoeira do Desengano
 
Ribeirão do Desengano nasce em Paraúna na Serra das Divisões. Forma três belas quedas dágua. 
 
Córrego Couro do Cervo
 
Local para deliciosos banhos de cachoeira. 
 
Formosinho
 
Ideais para o banho. 
 
Muralha de Ferro
 
Representada por um conglomerado de rochas, como se fossem um grande muro estendido por vários quilômetros de extensão. 
 
Ponte de Pedra
 
As águas do Rio Ponte de Pedra cavaram lentamente as paredes da rocha calcárea, abrindo uma passagem secreta. 
 
Serras: das Galés, da Portaria
 
Galés-A 27 km da sede do município, essa curiosa formação rochosa se estende por 56 alqueires de domínio privado, sendo uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Portaria-Localizada na Fazenda São Domingos. É formada por grandes elevações e tabuleiros totalmente cobertos por gramíneas e pequenos arbustos.  

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Paraúna.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (64) 3957-7004

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.cidadesdegoiascom.br

         www.cnm.org.br

Colaboração fotos: Wagner & Associados

Comentários de Paraúna

Amei as fotos da cidade, atraves delas fiz uma viagem ao passado.Morei ai a alguns anos atras, e continuo apaixonada por esta cidade. É um local encantado, cheio de magia.
Por: Laura l.Ramos Xavier

Sou de Paraúna, mas no entanto vivo em Goiânia. Gostaria que fosse monstrado neste portal fotos das belezas naturais que contém nesta cidade maravilhosa de pessoas acolhedoras.
Por: Marcilene Pereira

Eu nasce em Paraúna,hoje eu moro em Porto Nacional-to,mais amo de coração Paraúna...foi em Paraúna que vivi minha infancia...defendo Paraúna cm unhas e dentes....falow...
Por: samara de Medrade

parrauna e uma cidade muito bacana morei la durante 12 anos de minha vida,hoji atualmente estou residindo em naviraí-ms mais a sardade de parauna e muito grande um grande abraço a todos os paraunenses e todos os meus amigos ai de paraúna-go "Rogerio soró" geraldo, gê, dú, renato, romilda, gessê, daniel, e a toda a galera desssa cidade maravilhosa um forte abraço.
Por: marcelo ribeiro da silveira

Eu não só conheço Paraúna, como também nasci nesta cidade maravilhosa,cheia de encantos e belezas naturais,assim que posso vou visitá-la, faça o mesmo,você não vai se arrepender.
Por: Laudicena Lemes dos Santos

PARAUNA E MINHA TERRA MINHA MÃE QUERIDA, AMO ESSA CIDADE E CHORO SEMPRE QUANDO VEJO FOTOS DA CIDADE, ESTOU MUITO LONGE MAIS MEU CORAÇÃO ESTA AI, É ESSE LUGAR QUE EU AMO É AI QUE QUERO PASSAR MEUS ULTIMOS DIAS DE VIDA. ME AGUARDE PARAUNA, UM DIA EU VOU VOLTAR... TEM ALGUNS PESSONAGENS AI QUE E IMPOSSIVEL NÃO LEMBRAR COMO: TORÓ DA PREFEITURA, LUIZINHO DA FARMÁCIA MARANATA, DIGUINETE COM SUAS NOTICIAS, FIQUERA DO BAR, MUDINHO ENGRAXATE,PAULINHO DO LUZITANA, SELMINHA DA LARANGINHA ENTRE OUTRAS PESSOAS QUE FAZEM DE PARAÚNA O MELHOR LUGAR DE SE VIVER.
Por: MONICA CRISTINA OLIVEIRA ALVES. (MARANATA)

realmente e uma cidade maravilho, e cada lugar que agente conhece e uma emoçao a mais...
Por: polyanna

Paraúna é sem dúvida alguma a cidade mais fantastica do nosso Brasil ! Tive o praser em conviver com seu hospitaleiro povo por alguns inesquecívei anos , o que acrescentou muita coisa boa em minha vida !!! VIVA PARAÚNA CIDADE ETERNA !!!!!
Por: Paulo Guimaraes Mendes

eu conheço parauna sim,eu nasci la,e moro em uma fazenda que fica ha 62 km de la.eu vou la toda semana.amoooooooooooooo parauna.
Por: mariana ramos alves

ESTIVE EM PARAUNA, NO DE 2009, EM UMA VIAGEM DE TRABALHO OCASIAO EM QUE PERMANECI NA CIDADE POR DUAS SEMANAS, VISITEI ALGUNS PONTOS TURISCOS DA CIDADE, PONTE DE PEDRA E OUTROS. EU E MEUS COLEGAS FOMOS MUITO BEM RECEBIDOS NA CIDADE, GOSTEI MUITO E PRETENDO VOLTAR UM DIA.OBRIGADO.
Por: SEBASTIAO DE SOUZA LEMES FILHO

parauna e minha vida minha cidade q nunca vo esquece mesmo nao troco aqui pra nada tomara q nao ne
Por: gabriel

Me criei em Paraúna desde os 6 anos de idade. Considero minha cidade natal. Há 18 anos me mudei da cidade, mas ainda carrego na mente o sabor da minha infancia e a base de minha formaçao cultural e moral (Colégio Estadual de Paraúna). Hoje vivo em Luanda (Angola). Mas para além de familiares que ainda vivem lá, ainda cultivo algumas amizades. me criei andando por estas serras maravilhosas e o clima de paz, amor e reencontro consigo mesmo. E para as pessoas que nao conhece, sugiro a inclusão ao seu plano de férias que com certeza, não irão se arrepender. Vale a pena conferir. A todos de Paraúna, meu grande abraço.
Por: MÁRIO SERGIO OLIVEIRA

oi eu ja merei ai em parauna e uma cidade maravilhosa so que agora eu morro em brasilia mais colquer dia eu vou ai beleza um abraçao para todas pessoas de paraunas bjs xau xau !!!
Por: Geovandro

moro em parauna a 31 anos amo essa cidade sempro falo parauna e abesçoada por Deus vizite parauna e voçe não vai se arrepeder
Por: livia alves cardoso

minha cidade natal,tenho muita saudades de ver minhas amigas de infancia cidade maravilhosa
Por: elza vieira

vou visitar minha cidade natal,rever meus amigos de infancia ,visitar a escola PROF.FERREIRA ,IGREJA SAO SEBASTIAO.SADADES,KATIA,ANGELA ODULIA eMARIA VANDERLEUZA.ABRAÇOS ELZA
Por: elza vieira borges

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paraúna

Envie seu comentário sobre Paraúna