Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Envira?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Envira

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A denominação do município originou-se do rio Envira, principal afluente do Tarauacá.
Consta que entre os primitivos habitantes da região – Marauás, Canamaris, Catuquinas, Catauaixis e outros, havia uns índios anões cuja estatura de pouco mais de 1m e outros que eram dotados de um apêndice caudal, à semelhança dos símios.
A história do município de Envira pode ser descrita com a trajetória social e política de um povo de raízes nordestinas, com a participação de remanescentes indígenas e alguns imigrantes de outros locais dos determinantes da cultura popular, condicionante de muitos hábitos e costumes típicos das atividades de exploração do látex e do “status” que do regime de arrendamento predominante nos seringais.
Datam de meados do século XIX as penetrações pelo rio Juruá acima, chegando até a região onde se encontra Envira, promovidas pelos desbravantes dos primeiros seringais nativos do ciclo da borracha. Desta época até o término da II Guerra Mundial, quando cessou a vinda da última grande leva migratória, dos conhecidos “soldados da borracha”, os nordestinos representaram a principal força de trabalho e ocupação territorial da região, enquanto as populações indígenas foram gradativamente diminuindo, às margens do rio Tarauacá, afluente do Juruá.
Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1920, entre os distritos do município de Eirunepé, figura o da Foz do Embira (Envira). Posteriormente esse distrito com os demais daquele município, com exceção do distrito sede, foram extintos.
Em 1955, pela Lei Estadual nº 96, foi criado o município de Envira, com território desmembrado dos municípios de Eirunepé e Carauari e constituído de um só distrito e René Levy é nomeado seu 1º prefeito.
Em 01.03.1956 instala-se o município, mas sua sede municipal, antes prevista para o local conhecido como “Aracati”, só é inaugurada em 31.01.1962, com a fundação oficial da cidade de Envira. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

31 de Janeiro 

Gentílico:

envirense

População:

16.328 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

 

 

• Setor Primário
- Agricultura: destaque para a cultura temporária de mandioca, arroz, milho, cana-de-açúcar, feijão e batata-doce. Culturas permanentes: banana, cupuaçu, café, citros, abacaxi, etc. Com potencial agrícola acentuado, pelas suas terras férteis, o município já exporta excedentes de arroz, milho farinha e banana.
- Pecuária: em franco desenvolvimento nas áreas adjacentes às principais estradas vicinais do município. A produção leiteira é crescente, com produção de derivados do leite.
- Pesca: com representatividade econômica limitada pela forma artesanal da pesca e infra-estrutura de apoio. No entanto, além de garantir, em conjunto com a farinha, a dieta alimentar da maioria absoluta da população, gera excedentes para os municípios vizinhos de Tarauacá (AC) e Feijó (AC). Tende à um incremento sensível a partir da implantação de nova infra-estrutura frigorífica e geleira.
- Extrativismo Vegetal: voltado para extração de madeira, com atendimento da demanda local e pequena exportação. Em menor escala, atividades remanescentes da exploração do látex, coleta de cacau nativo, plantas medicinais e aproveitamento do açaí, buriti, abacaba, andiroba, copaíba, e outros produtos naturais com fins de consumo familiar e do mercado da sede municipal.
- Avicultura: com bases domésticas para o consumo familiar, em fase de expansão com fins de abastecimento da sede através da implantação de módulos de criação intensiva.
- Piscicultura: cerca de 30 pequenos açudes, construídos no período de 1990 a 1995, representam o início promissor da piscicultura local, ainda com pouca representatividade econômica.
• Setor Secundário
- Indústrias: usinas de beneficiamento de arroz, serrarias, olarias, marcenaria e sorveteria.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviço: hotéis, pensões, restaurantes, pensão alimentícia, lanchonetes, clubes dançantes, bares, mercados, feiras e borracharias.

 

 

Clima:

Quente-úmido 

Temperatura Média:

23º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região do Juruá 

Limites:

Pauini, Estado do Acre, Eirunepé, Itamarati

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

1.215 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

São bem importantes a flora e a fauna do município, principalmente a primeira, na qual sobressaem a seringueira e madeira de boa qualidade como: aguano e o cedro. Na segunda citam-se, por exemplo: onça, maracajá, queixada e capivara.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

O município possui igarapés e lagos, para não falar no rio que lhe banha a sede em cujas águas podemos encontrar os mais belos matupás, salientando-se a Vitória-Régia, que sem dúvida alguma é um motivo de atração para quem visita a região.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENVIRA

E-mail:

Telefones: (97) 3483-1057

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus

E-mail:

Telefones: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO JUDICIAL E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (97) 3483-1551

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

www.seplan.am.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Envira e pousadas em Envira para visitar Envira.

Promova a cidade de Envira no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!