Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Nova Almeida?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Nova Almeida

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Metropolitana

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1557, durante um trabalho de evangelização das Aldeias Indígenas do litoral, Braz Lourenço visita os Índios Tupiniquins localizados na foz do rio Nhupãgoa, atual rio Reis Magos e, ali inicia um trabalho de catequese, construindo uma capela de palhas e rezando a primeira missa a 6 de janeiro, sendo local denominada de Aldeia dos Reis Magos.
A data histórica da fundação é 6 de janeiro de 1557, quando é inaugurada a pequena capela na Aldeia Indígena.
Em 1557 é quando padre Braz Lourenço, juntamente com os Tupiniquins, constrói uma pequena capela de palhas, e inaugura-a no dia 06 de janeiro de 1557, fundando a “Aldeia dos Reis Magos”.
Doze anos depois, em 1559, José de Anchieta organiza a construção de um povoado e inicia as obras da Igreja, que são concluídas somente em 1580. Portanto, a implantação do povoado dos Reis Magos, só ocorrerá mais tarde com a presença de padre José de Anchieta, em 1569.
Em 1610, a Aldeia dos Reis Magos, passa a se chamar Aldeia Nova e Yapara, com a doação de uma sesmaria para os índios locais.
Em 1615 a Igreja é reformada, com a ampliação da residência e colégio dos padres, recebendo então a denominação de Santo Inácio e São Tiago.
Em 1758, o Governo resolve criar a Vila Almeida, acaba recebendo o nome de Nova Almeida, para diferenciar de Almeida, em Portugal.
Nova Almeida foi sede da Comarca, de 1760 a 1921, quando foi transferia para Fundão pela Câmara Municipal da Serra.
Em 11 de novembro de 1938, Nova Almeida desmembrou-se do município de Fundão, passando a ser Distrito do Município da Serra.
Nova Almeida foi sede da Comarca, de 1760 à 1921, quando foi transferida para Fundão pela Câmara Municipal de Serra e em 11 de Novembro de 1938, Nova Almeida desmembrou-se do município de Fundão, passando a ser Distrito do Município de Serra.
Atualmente, Nova Almeida possui 91 Km² de área e em se tratando de turismo, é o distrito mais desenvolvido.  

Significado do Nome:

Os registros históricos dão conta de que o padre evangelista, Brás Lourenço, juntamente com os índios locais, os tupiniquins, erigiu uma pequena capela de palhas, e inaugurou-a no dia 06 de Janeiro de 1557, daí o nome de Aldeia dos Reis Magos. Em 1610 a Aldeia dos Reis Magos, passa a se chamar Aldeia Nova e Yapara, com a doação de uma sesmaria para os índios locais. Em 1758, com o alvará de criação da Vila De Almeida, recebe o nome de Nova Almeida, para diferenciar de Almeida em Portugal.  

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Nova Almeida é uma vila situada ao norte do município de Serra no Estado do Espírito Santo, Brasil com belas praias e ambiente rústico.

Clima:

Quente e úmido com chuvas de outubro a março

Temperatura Média 

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Vitória: BR-101 (Serra-sede) e BR-262

Localização

Distrito da Região Central do Estado de Espírito Santo

Limites

Fundão, Vitória, Cariacica, SAnta Leopoldina e Oceâno Atlântico

Acesso Rodoviário

BR-101 e  BR-262

Distâncias

33 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja dos Reis Magos

A história da Igreja dos Reis Magos é uma história de fé, trabalho, lutas, sofrimento e, acima de tudo, de alegria.
Dos antigos aldeamento jesuítico no Espírito Santo, somente a ex-aldeia dos Reis Magos, composta de Igreja, residência e praça , ainda permanece completa e com as características originais.
A sua construção teve início com o Padre Braz Lourenço, junto aos índios Tupiniquins locais.
A primeira capela foi erigida no dia 06 de janeiro de 1557. Era pequena e feita de palhas.
Em 1569 é construída uma nova capela, com ampliação para residência dos padres, terminando-se a obra em 1580.
A construção da Igreja segue a linha arquitetônica de outras edificações da ordem dos jesuítas , num programa construtivo de quadra, características dos mosteiros medievais, muitos ainda encontrados em Lisboa.
As edificações jesuíticas eram feitas para durar enquanto durasse o mundo, tendo o conjunto Reis Magos, as paredes de pedra de recifes com argamassa de barro , areia, cal de conchas (ostras) e óleo de baleia, que sustentam as estruturas de madeira dos pisos e telhados da cobertura em telhas de barro.
Um detalhe típico é que tais telhas eram moldadas nas coxas dos índios que trabalharam na construção da igreja , daí terem as mesmas tamanho e formato diversos.
Os jesuítas tiveram ocasião de escolher o local que melhor proporcionasse uma visão geral do local e, com calma, fazer a construção.
Esta localização permitia boa locomoção para o interior ou para o contato com outra aldeias, pelo litoral, o que facilitava o trabalho de catequização dos índios e propiciar uma fuga fácil no caso de invasão.

Utensílios:

Vários dos elementos arquitetônicos de algumas peças de utilidades e outras decorativas da Igreja foram esculpidas em mármore português, também conhecido como Pedra de Lioz, que foram trazidos como lastros nos navios. Essas peças vinham prontas de Portugal para serem montadas aqui.

- Pórtico da Entrada Principal: Conta-se que o pórtico da entrada principal da Igreja dos Reis Magos foi montada em pedra de Lioz que retiraram do navio que naufragou em Nova Almeida. 

- Pias em Pedras de Lioz: Na Igreja há 05 (cinco) pias em mármore português, sendo: uma na parede da sacristia (antiga caixa dágua, bica e saída para água servida); uma maior , a única circular e com pé , tendo sido muitas pessoas importantes batizadas ali; e três do tipo bacia, ovais e fixadas nas paredes, para uso de água benta. 

- Altar-Mor: O retábulo do altar-mor é entalhado em madeira e é uma das principais esculturas de interesse histórico no Espírito Santo. È provável que tenha sido concluída em 1701, tendo o seu traçado erudito atribuído a um padre jesuíta e a sua execução possivelmente a índios do local. 

- Adoração dos Reis Magos: A pintura a óleo sobre painel de madeira que, segundo Borges,1998, é do Frei Belchior Paulo e é uma das mais antigas peças de arte sacra brasileira. O Frei veio para o Brasil em 1587 com outros missionários. Os historiadores de arte consideram o Frei como o que iniciou a pintura artística brasileira, pois até então não havia peças decorativas de arte.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O Congo é uma das mais importantes manifestações da cultura capixaba, ligada aos costumes e tradições africanas, a festa em Nova Almeida é uma das mais tradicionais e populares da região.

 Janeiro

20 - Atigindo seu ápice no dia de São Sebastião, com procissão marítima e participação de várias bandas locais de Congo. 

 Dezembro

26 - Começando com a puxada do mastro, dia de São Benedito. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA - DISTRITO DE NOVA ALMEIDA

E-mail:

Telefones: (27) 3291-2000

Sites: http://www.serra.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone : (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE PROTESTO, OFÍCIO DE REG. DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOC. E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS - 2ª ZONA:

E-mail: cartorio@cartorioserra.com.br

Telefones: (27) 3328-0455

Sites: http://www.cartorioserra.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Nova Almeida e pousadas em Nova Almeida para visitar Nova Almeida.

Promova a cidade de Nova Almeida no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!