Nova Almeida

Nova Almeida-ES

Bem-vindo a Nova Almeida!

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Nova Almeida, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Nova Almeida

Roteiros do Brasil

Região Turística Metropolitana

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1557, durante um trabalho de evangelização das Aldeias Indígenas do litoral, Braz Lourenço visita os Índios Tupiniquins localizados na foz do rio Nhupãgoa, atual rio Reis Magos e, ali inicia um trabalho de catequese, construindo uma capela de palhas e rezando a primeira missa a 6 de janeiro, sendo local denominada de Aldeia dos Reis Magos.
A data histórica da fundação é 6 de janeiro de 1557, quando é inaugurada a pequena capela na Aldeia Indígena.
Em 1557 é quando padre Braz Lourenço, juntamente com os Tupiniquins, constrói uma pequena capela de palhas, e inaugura-a no dia 06 de janeiro de 1557, fundando a “Aldeia dos Reis Magos”.
Doze anos depois, em 1559, José de Anchieta organiza a construção de um povoado e inicia as obras da Igreja, que são concluídas somente em 1580. Portanto, a implantação do povoado dos Reis Magos, só ocorrerá mais tarde com a presença de padre José de Anchieta, em 1569.
Em 1610, a Aldeia dos Reis Magos, passa a se chamar Aldeia Nova e Yapara, com a doação de uma sesmaria para os índios locais.
Em 1615 a Igreja é reformada, com a ampliação da residência e colégio dos padres, recebendo então a denominação de Santo Inácio e São Tiago.
Em 1758, o Governo resolve criar a Vila Almeida, acaba recebendo o nome de Nova Almeida, para diferenciar de Almeida, em Portugal.
Nova Almeida foi sede da Comarca, de 1760 a 1921, quando foi transferia para Fundão pela Câmara Municipal da Serra.
Em 11 de novembro de 1938, Nova Almeida desmembrou-se do município de Fundão, passando a ser Distrito do Município da Serra.
Nova Almeida foi sede da Comarca, de 1760 à 1921, quando foi transferida para Fundão pela Câmara Municipal de Serra e em 11 de Novembro de 1938, Nova Almeida desmembrou-se do município de Fundão, passando a ser Distrito do Município de Serra.
Atualmente, Nova Almeida possui 91 Km² de área e em se tratando de turismo, é o distrito mais desenvolvido.  

Significado do Nome:

Os registros históricos dão conta de que o padre evangelista, Brás Lourenço, juntamente com os índios locais, os tupiniquins, erigiu uma pequena capela de palhas, e inaugurou-a no dia 06 de Janeiro de 1557, daí o nome de Aldeia dos Reis Magos. Em 1610 a Aldeia dos Reis Magos, passa a se chamar Aldeia Nova e Yapara, com a doação de uma sesmaria para os índios locais. Em 1758, com o alvará de criação da Vila De Almeida, recebe o nome de Nova Almeida, para diferenciar de Almeida em Portugal.  

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Nova Almeida é uma vila situada ao norte do município de Serra no Estado do Espírito Santo, Brasil com belas praias e ambiente rústico.

Clima:

Quente e úmido com chuvas de outubro a março

Temperatura Média 

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Vitória: BR-101 (Serra-sede) e BR-262

Localização

Distrito da Região Central do Estado de Espírito Santo

Limites

Fundão, Vitória, Cariacica, SAnta Leopoldina e Oceâno Atlântico

Acesso Rodoviário

BR-101 e  BR-262

Distâncias

33 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja dos Reis Magos

A história da Igreja dos Reis Magos é uma história de fé, trabalho, lutas, sofrimento e, acima de tudo, de alegria.
Dos antigos aldeamento jesuítico no Espírito Santo, somente a ex-aldeia dos Reis Magos, composta de Igreja, residência e praça , ainda permanece completa e com as características originais.
A sua construção teve início com o Padre Braz Lourenço, junto aos índios Tupiniquins locais.
A primeira capela foi erigida no dia 06 de janeiro de 1557. Era pequena e feita de palhas.
Em 1569 é construída uma nova capela, com ampliação para residência dos padres, terminando-se a obra em 1580.
A construção da Igreja segue a linha arquitetônica de outras edificações da ordem dos jesuítas , num programa construtivo de quadra, características dos mosteiros medievais, muitos ainda encontrados em Lisboa.
As edificações jesuíticas eram feitas para durar enquanto durasse o mundo, tendo o conjunto Reis Magos, as paredes de pedra de recifes com argamassa de barro , areia, cal de conchas (ostras) e óleo de baleia, que sustentam as estruturas de madeira dos pisos e telhados da cobertura em telhas de barro.
Um detalhe típico é que tais telhas eram moldadas nas coxas dos índios que trabalharam na construção da igreja , daí terem as mesmas tamanho e formato diversos.
Os jesuítas tiveram ocasião de escolher o local que melhor proporcionasse uma visão geral do local e, com calma, fazer a construção.
Esta localização permitia boa locomoção para o interior ou para o contato com outra aldeias, pelo litoral, o que facilitava o trabalho de catequização dos índios e propiciar uma fuga fácil no caso de invasão.

Utensílios:

Vários dos elementos arquitetônicos de algumas peças de utilidades e outras decorativas da Igreja foram esculpidas em mármore português, também conhecido como Pedra de Lioz, que foram trazidos como lastros nos navios. Essas peças vinham prontas de Portugal para serem montadas aqui.

- Pórtico da Entrada Principal: Conta-se que o pórtico da entrada principal da Igreja dos Reis Magos foi montada em pedra de Lioz que retiraram do navio que naufragou em Nova Almeida. 

- Pias em Pedras de Lioz: Na Igreja há 05 (cinco) pias em mármore português, sendo: uma na parede da sacristia (antiga caixa dágua, bica e saída para água servida); uma maior , a única circular e com pé , tendo sido muitas pessoas importantes batizadas ali; e três do tipo bacia, ovais e fixadas nas paredes, para uso de água benta. 

- Altar-Mor: O retábulo do altar-mor é entalhado em madeira e é uma das principais esculturas de interesse histórico no Espírito Santo. È provável que tenha sido concluída em 1701, tendo o seu traçado erudito atribuído a um padre jesuíta e a sua execução possivelmente a índios do local. 

- Adoração dos Reis Magos: A pintura a óleo sobre painel de madeira que, segundo Borges,1998, é do Frei Belchior Paulo e é uma das mais antigas peças de arte sacra brasileira. O Frei veio para o Brasil em 1587 com outros missionários. Os historiadores de arte consideram o Frei como o que iniciou a pintura artística brasileira, pois até então não havia peças decorativas de arte.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O Congo é uma das mais importantes manifestações da cultura capixaba, ligada aos costumes e tradições africanas, a festa em Nova Almeida é uma das mais tradicionais e populares da região.

 Janeiro

20 - Atigindo seu ápice no dia de São Sebastião, com procissão marítima e participação de várias bandas locais de Congo. 

 Dezembro

26 - Começando com a puxada do mastro, dia de São Benedito. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA - DISTRITO DE NOVA ALMEIDA

E-mail:

Telefones: (27) 3291-2000

Sites: http://www.serra.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone : (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE PROTESTO, OFÍCIO DE REG. DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOC. E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS - 2ª ZONA:

E-mail: cartorio@cartorioserra.com.br

Telefones: (27) 3328-0455

Sites: http://www.cartorioserra.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Nova Almeida

È uma cidade belicima, pretendo visita-lós o mais breve possivel, gostaria de saber se há alguma família com o seguinte sobre nome nesta cidade Goronso ** ou ** Goronzo thua aguado resposta....
Por: Patricia Silva

Estive por 03 vezes em Nova Almeida e me apaixonei pela cidade. Eu e meu marido estamos até pensando em comprar um imóvel nesta linda cidade. Ficamos conhecendo um Sr. dono de um barzinho na praia, chamado Sr. Paulo, pedir o numero do telefone dele, se for possível, se hover algum cadatros dos bares, podem me informar? Gostaria muito de ter contato com ele e sua esposa.
Por: Celma Carvalho

Não conheço gostaria de conhecer em breve , com minha familia, vai depender das condições, financeiras.
Por: Elci Alves Pena

Nova Almeida é uma Vila muito aconchegante, a Igreja dos Reis Magos é um ponto indispensável de se conhecer, a vista da torre dos sinos é linda!!!
Por: Aline Prado

Não conheço Nova Almeida, mas em breve pretendo conhecer, já estou ansiosa e curiosa para ver suas belas praias.
Por: valdeniza campos ferreira

nova almeida e 10 maravilha ,sua praia e otima a areia e fina otima.
Por: tatiana fiorani

Já morei em Nova Almeida, na eóca fazia cursinho em Vitória, morava com meus tios em uma casaabeira mar perto do Grupo Escola. Quando morei era apenas uma vila de pescadores, linda, tranquila, a natureza fazia sua morada retratada na flora, fauna, na epóca encontravamos ossos de animais gigantes desenterradospela maré. As prais de uma beleza sem igual, a Igreja nos proporcionava uma vista belissíma. Também já era bastantefrequentada por turistas, mineiros, cariocas, paulistas, etc. O povo bastante acolhedor. Acredito que hoje passados tantos anos a vila esteja ainda mais linda, pois, tive a oportunidade de ver em fotogravias. Há, foi lá que aos 15 anos vivi uma grande paixão, um rapaz chamado Robson e seus pasi tinham uma mecearia onde vendiam o melhor quindim. Ainda sonho em voltar e aconselho todos os que querem conhecer paraisos a visitar Nova Almeida. Até porque hoje tem aquela linda pousada. Saudades...saudades... Sandra Lilian
Por: Sandra Lilian Neves da Silva

NOVA ALMEIDA E UM LUGAR MUITO BOM DE SE MORAR,AQUI VOCÊ TEM VARIOS LUGARES PRA ALMOÇAR,CURTI PRAIA, PASSEAR COM OS AMIGOS NA PRAÇA E MUITO MAIS...VENHA VISITAR NOVA ALMEIDA POIS VOCÊ VAI GOSTAR MUITO...VAI QUERER ATÉ MORAR AQUI...
Por: PATY

NOVA ALMEIDA É UM BAIRRO MUITO CONHECIDO PARA SE OSPEDAR NO CARNAVAL ,FERIAS E DA I SE VAI JA MORREI EM NOVA ALMEIDA SEI DO ENCANTO QUE TEM ESSA CIDADE E DEMAIS
Por: PATRICIA

quando conheci foi em ferias gostei tanto que mudei para n almeida morei 12 anos devido a uma cirurgia de aneurisma ralizada com sucesso no dorio silva pela equipe dr alonso l de souza tudo correu muito bem so ,como meus filhos pediram muito que eu volta-se para o rio de janeiro então agora so vou a passeio mais quado estou em nova almeida me sinto muito feliz e opovo de n almeida e muito hospitaleiro e ainda guarda raizes mantendo acesa a chama da culturae do folclore capixaba,o espirito santo esta de perabenssssssss! ha se eu tive-se condições compraria uma casinha bem pertinho do noroeste s.mercado,farmacia s.t antonio,ponto socorro das bicicletas lojas bernardo ,agropet,bar da d. iva,consultorio dentista dr eduardo,escola sonho encantado da maria alice antigo e show de comida caseira no restaurante garagem da zaza e muitas coisas ebastante saldade,quem sabe ainda volto a morar lá milagres eu acredito em Deus!
Por: solimar c da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nova Almeida

Envie seu comentário sobre Nova Almeida