Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Ipu?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Ipu

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região Serra de Ibiapaba

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens remontam aos pródromos da colonização provincial, tendo como ponto de referência o ano de 1694, quando uma senhora de nome Joana Paula Vieira Mimosa, obteve por Sesmaria e doadas pela Corte, vinte léguas de terras no rodapé, lado Sul e fronteiriço da Serra da Ibiapaba. Operosa e sobretudo portadora de índole pacífica, Dna. Joana conseguiu atrair em torno de sua pessoa a simpatia     e confiança dos nativos serranos, convertendo-se em verdadeira catequética. Às expensas de semelhantes cabedais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, a benemérita senhora conseguiu transformar o antes reduto em povoação, dando-lhe o nome de Papo.
A elevação do povoado à categoria de Vila, com a denominação de Vila Nova del Rey, deu-se conforme se insere em data de 12 de Maio de 1791, sendo instalada pelo Ouvidor Manuel Magalhães Pinto e Avelar de Barbedo, na então povoação de Campo Grande. Com o advento da Lei Provincial nº 200, de 26 de Agosto de 1840, transfere-se a sede de Campo Grande para o lugar denominado Ipu Grande, com o nome de Vila Nova do Ipu. Suprimido o Distrito, consoante Lei Provincial nº 230, de 12 de Janeiro de 1841, teve sua restauração consignada em Lei Provincial nº 261, de 3 de Dezembro de 1842, mantendo a última denominação. Sua elevação à categoria de Município, com a simplificação resultante do nome atual, deu-se consoante Lei Provincial nº 2.298, de 25 de Novembro de 1885.
Em suas primeiras manifestações de apoio eclesial, registra-se, em 1740 e procedente de Vila Viçosa, a presença de alguns clérigos cujo desempenho consistiu na formação de redutos catequéticos, dos quais consta do programa o precitado reduto. Desse trabalho missionário, cujos esforços não foram inócuos, resultou a edificação de uma capela que, por seu turno, daria lugar à Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, o que de fato ocorreu, conforme Provisão de 30 de Agosto  de 1757.
Com o advento do Decreto Imperial nº 200, de 26 de Março de 1840, transfere-se a Freguesia, até então situada em São Gonçalo da Serra dos Cocos, para São Sebastião do Ipu, compreendendo, na jurisdição desta, as capelas de Nossa Senhora da Conceição de Ipueiras e de Nossa Senhora dos Prazeres de Campo Grande.
Decorrido quase meio século, novas transformações se processam, desta vez com relação à mudança de hierarquia e evolução de ordem administrativa. Essa novidade tem como instrumento de apoio a Lei nº 2.037, de 27 de Outubro de 1883, convertendo ao título de Igreja-Matriz as capelas de São Gonçalo dos Cocos e São Sebastião do Ipu. 

Significado do Nome

Ipu, oxítono. Origem - Do tupi-guarani I (água) e o onomatopaico PU (queda). 

Aniversário da Cidade:

26 de Agosto 

Gentílico:

ipuense

População: 

40.300 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Pires Ferreira, Reriutaba, Guaraciaba do Norte (N), Ipueiras, Hidrolândia (S), Hidrolândia, Pires Ferreira (L), Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipueiras (O).

Acesso Rodoviário:

Vários asfaltados, a partir de Fortaleza: via Sobral-Reriutaba-Pires Ferreira; ou via Canindé-Santa Quitéria e daí alternativamente Araras-Reriutaba ou Hidrolândia, todos com percurso entre 280 e 380km. Linhas de ônibus regulares na Rodoviária de Fortaleza. 

Distâncias:

Da Capital: 

257 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira da Bica

A principal atração da cidade de Ipu é a chamada bica, cachoeira que o riacho Ipuçaba descreve ao precipitar-se de 135 metros das alturas  da serra da Ibiapaba. Dista 3 km da cidade, em estrada calçada de pedras e parte em asfalto. 

Riacho São Francisco 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

10 à 20 - Festa de São Sebastião.

 Fevereiro

- Carnaval

 Junho

- Festas Juninas

 Agosto

- Semana do Município.

 Setembro

23 - Festa Cultural no Patronato Sousa Carvalho

- Festejos de São Francisco. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPU

E-mail: comunicacaosocial@ipu.ce.gov.br

Telefones: (88) 3683-2021 / 2022

Sites: http://ipu.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Fortaleza - São Tomé.

Endereço: Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTROS CIVIL:

E-mail: cartoriotavares@hotmail.com

Telefones: (88) 3683-1255

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Ipu e pousadas em Ipu para visitar Ipu.

Promova a cidade de Ipu no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!