Baturité

Baturité-CE
banner

Bem-vindo a Baturité!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Baturité, informações e fotos da maravilhosa Baturité. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Baturité, recomendadas por internautas.

A cidade de Baturité, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1858. A localidade está em uma altitude de 171m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 30.617 habitantes. A área total de Baturité é de 347,3km², e sua densidade demográfica é de 88,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Baturité-CE é 62760-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Existem diversas maneiras de aproveitar aqueles dias livres (feriados, férias ou finais de semana). Mas, certamente, o que está na preferência da maioria das pessoas é pegar a estrada e viajar. É o lugar ideal para quem busca conhecer pessoas novas, lugares com belas paisagens, culturas variadas ou apenas para descansar, uma viagem é capaz de revigorar qualquer um.

Não precisa nem mesmo sair do país para encontrar toda a diversidade que você procura. O Brasil é vasto em todos os aspectos, inclusive, e, talvez, especialmente, nos culturais. Pessoas completamente diferentes, gastronomias das mais variadas, sotaques e belezas naturais são encontrados de norte a sul. Para os que gostam de conhecer mais do Brasil, o município de Baturité pode estar entre as opções. Saiba mais sobre a cidade de Baturité.

Esporte e cultura em Baturité

A cidade de Baturité está localizada no estado do Ceará e tem como uma das fontes de sua economia o turismo. O município conta com uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Mata Atlântica, cachoeiras e trilhas – ótimas opções para aqueles que gostam de esportes radicais e de aventura, além de, é claro, muita natureza. Se você é o tipo de turista que gosta de aproveitar e desfrutar as belezas naturais dos lugares que visita, Baturité pode ser a cidade que estava faltando em sua lista de viagens.

O município de Baturité também possui muita cultura, tanto nos monumentos locais como também nos museus e nas edificações espalhadas pela cidade. Entre os pontos turísticos que você poderá conhecer estão: Museu Comendador Ananias Arruda, Pelourinho, Prédio da Cultura, Igreja Matriz, Via Sacra Pública de Baturité, Palácio Entre Rios, Estrada de Ferro (com a Estação Ferroviária), Antiga Escola Apostólica dos Jesuítas, maior imagem do mundo de Nossa Senhora de Fátima (no morro da Via Sacra), Mirante do Cruzeiro e Igreja de Santa Luzia.

O município ainda conta com a Festa de Nossa Senhora da Palma (em agosto) e a Festa de Santa Luzia (em dezembro). Aos sábados acontece a feira livre, sendo este um marco na cidade reunindo comerciantes e turistas. Surpreenda-se com Baturité e tudo que este município brasileiro tem para lhe oferecer.

Informações de Baturité

Roteiros do Brasil

Região Serras de Aratanha e Baturité

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao Século XVII, quando no ano de 1746 e por solicitação dos colonizadores Inácio Moreira Barros e  seu companheiro André Moreira de Moura, concedeu-lhes o Capitão-Mor João de Teive Barreto, uma Sesmaria cujos limites abrangiam o centro geográfico a partir do qual se iniciariam futuros povoamentos. Nove anos após ou, precisamente em 1755, instalou-se no mesmo local a Missão de Nossa Senhora da Palma, tendo como finalidade re-aldear os Índios Jenipapos e Canindés. Ignora-se se dessa ocupação tenha havido consenso de partes ou, contrariamente, possa ter ocorrido conflito de posse. Sabe-se, no entanto de 1759, que o Desembargador Bernardo Coelho da Gama e Casco, erigiu em Vila o reduto, dando-lhe o nome de Monte-Mor o Novo d’América e deixando sob o arbítrio das Vigararias Gerais a antiga Missão Jesuítica. No momento, entretanto, de proceder-se à conferência em relação ao número de moradores, que deveria constar obrigatoriamente de 50 fogos, verificou-se a inexistência desse quantitativo, o que implicaria a inconsistência legal do fato determinado pelo Todo-Poderoso Desembargador. Inconformados com o resultado político, decorrente da insuficiência populacional e arrimados na estrutura socialmente construída, clérigos e moradores dirigiram-se à Corte, expondo e solicitando o restabelecimento do que antes fora proposto. Desse procedimento e consoante Carta Régia de 6 de Agosto de 1763 e Portaria de 15 do mesmo mês e ano, restabeleceu-se o privilégio anterior. A partir de então, cumpriram-se tão-somente os complementos de ordem burocrática. Em Edital,  publicado a 31 de Março de 1784, fixou-se a data de ereção do povoado em Vila. Vencidos os prazos, consignados em lei, deu-se de fato e de direito o que de modo satisfatório viria ao encontro das comuns aspirações. O antigo reduto missionário chamava-se Monte-Mor o Novo d’América. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei nº 844 de 9 de Agosto de 1858, alterando a denominação para o nome atual. Independentemente dos radicais missionários, em que se beneficiaram os Índios realdeados, tem-se na área do Clero Secular a criação da respectiva Paróquia, confirmando no padroado Nossa Senhora da Palma. Houve, como instrumento de apoio a esse referendo, o Alvará Régio, datado de 8 de Maio de 1785. 

Significado do Nome:

O topônimo Baturité é um centro de contradições, segundo:

Paulino Nogueira, este vem do decomposto do Tupi BU (sair, rebentar, sair da fonte), TY (água) e ETE (boa) e significa sair água boa, uma alusão às inúmeras fontes de água cristalina que jorram da serra; ou uma corrutela do IBI (terra), TIRA (alta), ETÉ e significa serra;
José de Alencar, este vem de Baturieté (narceja: uma ave ilustre), que composta por Batuira e Eté, nome que honra o chefe Potyguara e na linguagem figurada significa valente nadador;
Von Martius vem da corrutela de Epo (por ventura) e ITA-ETË (aço) que significa certo aço;
Pedro Catão, vem de Batu (monte serra) e Ete (desinencia superlativa) e significa verdadeira serra, serra por excelência;
Antônio Martins Filho e Raimundo Girão diferenciam da versão de Paulino Nogueira apenas nos termos Tira, que seria Itira ou Atira (o monte, o monte), pois na análise fonética YBY, Y representa-se por I ou U, o que resultou para os portugueses IBI ou UBU e de ATYRA resultou ATURA. Compondo ficou IBATURA, BATURA com a queda da vogal inicial átona, fenômeno muito comum na acomadação portuguesa do Tupi. Desta forma BATURA (montão, monte de terra ou serra) e os índios juntaram o sufixo ETÉ (principal, a verdadeira ou real) e ficou BATUETÉ (serra verdadeira ou real). Para estes a expressão Serra de Baturité é pleonástica, pois Baturité já siginifica serra.
Sua denominação original era Aldeias das Missões, Missão de Nossa Senhora da Palma, Palmas, depois Vila Real Monte-Mor o Novo da América e desde 1858, Baturité. 

Aniversário da Cidade:

09 de agosto 

Gentílico:

baturiteense

População:

33.326 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical úmido 

Temperatura Média:

média: 30º a 24º 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte cearense 

Limites:

Norte: Pacoti, Redenção e Guaramiranga, Sul: Itapiúna, Leste: Aracoiaba, Oeste: Mulungu e Capistrano. 

Acesso Rodoviário:

CE-356,CE-360 

Distâncias:

Da Capital:

100 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz.
 
Prédio da Cultura (hoje a sede da Sec. de Saúde).

Pelourinho (marco da fundação da cidade).

Palácio Entre Rios (antiga cadeia municipal e hoje sede da Prefeitura).

Museu Comendador Ananias Arruda.

Estrada de Ferro juntamente com a Estação Ferroviária (onde expõe obras de Olavo Dutra Alencar).

Via Sacra Pública de Baturité (com 365 degraus).

Imagem de Nossa Senhora de Fátima (exposta no alto do morro da Via Sacra, a maior Imagem da Santa no mundo).

Igreja de Santa Luzia (inaugurada em 1879).

Antiga Escola Apostólica dos Jesuítas (hoje transformado em um hotel, lembra um castelo medieval).

Mirante do Cruzeiro (magnífica obra de uma Cruz com 25m de altura sobre uma montanha. Monumento recém inaugurado).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março

- Festa de São José.
 
 Abril

- Feirarte de Baturité.

- Dia do Município.

 Maio

01 à 31 - Mês Mariano.

 Julho

- Festa do Chitão.

 Agosto

- Festa de Nossa Senhora da Palma

 Setembro

FENEBEE - Feira da Região do Maciço  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BATURITÉ

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.baturite.ce.gov.br/home/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3347-1310

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Baturité

Desde pequena que viajo pra BATURITÉ ,é uma cidade lindissima,temos o jesuitas que é uma imagem inesplicavel,toda vez que vou pra lá tenho que ir apreciar a naturiteza que Deus concedeu aos moradores de Baturité.cruzeiro que lá de cima vimos toda a cidade. adorooo BATURITÉ
Por: tamirys lyma

Conheço muito bem Baturité, pois morei cerca de cinco anos nessa cidade que hoje me traz boas lembranças e saudade. Conheço todos os seus pontos turísticos e realmente são lindos, especialmente quando se caminha para o Jesuíta e entra naquelas matas nativas com cachoeiras deslumbrantes. O que nenhuma foto demonstra e só se percebe ao chegar na cidade é o carismoa do seu povo. É único! Vale realmente rever tudo de novo e para quem não teve essa oportunidade vale conhecer esse pontinho verde de Brasil.
Por: Ana Raquel Mano Meinerz

cidade maravilhosa, tenho muita saudades de vc e suas maravilhas, um dia voltarei ao seu braços.
Por: Francisco Enilton Silva Costa

ja morrei la;e otimoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Por: samyra

Voce precisa conhecer "os lençois cearenses" que estão localizado no Munipio de Barroquinha-CE. São 17 Kms. de dunas, partindo da lagoa da gamileira no distrito de Araras até a praia de Curimãs. Voce precisa desfrutar destas belezas.
Por: Ozanan da Silva Dionisio

bom dia, nao sei ai + aqui esta amanhecendo, estou muito feliz de estar podendo ver minha cidade, estou morando atualmente em mocambique, e posso lhe falar estou morrendo de saldades do meu ceara, principalmente de baturite, + o bom e q em janeiro eu estarei de volta, e estou contando os dias pra chegar logo janeiro, por favor coloquem + fotos da nossa maravilhosa cidade, cuidem bem dela para q ela continue esta maravilha de lugar, com toda certeza baturite e o melhor lugar do mundo pra se morar, tem orgulho de ser cearence e orgulho de BATURITE.
Por: eduardo cavalcante

eu amo essa cidade ela tem varios lugares bonitos
Por: mara

eu vol trabalhar em baturite ver a cidade fiquei mais feliz davida viva a baturié
Por: wendell josede andrade

nasci nessa cidade linda,nao moro mais ai mas morro de saudades!!!
Por: juliana

SE DEUS FEZ O MUNDO...FEZ A FELICIDADE DE MUITOS CEARENSES, POIS SE EXISTE MARAVILHA NA TERRA , ESTAR NA CIDADE DE BATURITÉ...PÔ...CARA, É MAIS BELA, A MAIS BONITA CIDADE DO MUNDO. SALVE BATURITÉ...AMO-A DE CORAÇÃO. VIVA A RADIO MACIÇO .
Por: RIBEIRO JUNIOR

eu amo minha cidade ,pois ela faz parte de minha vida., hoje sou o que sou,tenho muito otimismo de apreciar todas as coisas bela desta maravilhosa cidade, que é Baturité., agradeço a Jesus Cristo dela fazer parte de minha vida.,Baturité é tudo de bom estar nela,grande em natureza e lazer,e suas exuberância.
Por: marizeuda

uma bela cidade que envolve uma grande e imensa natureza,com pessoas alegres e hospitaliros,e na serra com grandes hotéis lindos e com belos locais com cachoeiras viva baturité do ceará,só maravilha que Deus fez.benoar
Por: BENOAR

FALAR DE BATURITÉ É TER SENSIBILIDADE DAQUILO QUE GOSTA E AMA. VIVI EMBATURITÉ E A FELICIDADE FOI TAMANHÃ QUE ESPERO VOLTAR EM BREVE. A CONVIVENCIA COM GENTE EDUCADA. ACOLHEDORA, SIMPLES, SIMPÁTICA É ALGO JAMAIS VISTO. O POVO DE BATURITÉ É MARAVILHOSO, QUE CONSERVE ESTE COMPORTAMENTO INÉDITO DE PERSONALIDADE ALÍ EXISTENTE...
Por: ribeiro junior

Nasci em Baturite-CE, porém moro em Santa Catarina,hoje! As pessoas não imaginam a beleza que temos escondida nesse pedaço de paraiso! Sinto muita falta do clima,das cachoeiras e do calor humano que é dedicado as pessoas... Amo esse lugar:é realmente um paraiso!
Por: Rozilene

essa é minha cidade natal, estou morrendo de saudades de vc, ainda voltarei para os seus braços e morrerei neles.
Por: FRANCISCO ENILTON SILVA COSTA

Eu fui somente uma vez para Baturité e foi como amor a primeira vista. É um lugar muito aconchegante, com um ar hospitaleiro. Concerteza irei voltar mais vezes.
Por: Maria Silvany

é uma cidade serrana com um clima muito agradável, entre as belezas conheci o Mosteiro dos Jesuitas, um local para voce repousar, fazer retiro e também passar lua de mel, o Cruzeiro, a Estação Ferroviária e o monumento Nossa Sra Fátima.
Por: FRANCISCO SILVA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Baturité
Fundação:
1858
Altitude:
171m
População:
30.617 habitantes
Área:
347,3km²
Densidade Demográfica:
88,16hab/km²
CEP:
62760-000

Envie seu comentário sobre Baturité

banner