Jequiá da Praia

Jequiá da Praia-AL
banner

Bem-vindo a Jequiá da Praia!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Jequiá da Praia e muitas outras opções de hospedagem na cidade Jequiá da Praia. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Jequiá da Praia.


Localizado no litoral sul de Alagoas, a cerca de 70 quilômetros de Maceió, a cidade de Jequiá da Praia é rica em belezas naturais. O município é o mais novo do estado – foi fundado em 1995, possui 338,600 km² de área total e a economia tem como base a pesca, agricultura e o turismo. Além do mar, o turista encontra lagoas, rios, falésias, áreas de mangue e tabuleiros costeiros. A cidade é banhada pelo Oceano Atlântico, por lagoas como a Azeda, Jacarecica e Jequiá, rios como o Taquari e o Jequiá e diversas lagunas.

Natureza exuberante atrai turistas

Com rica fauna e abundante flora, especialmente com presença expressiva da Mata Atlântica, Jequiá da Praia atrai os turistas que gostam de ficar perto da natureza. As praias de Jacarecica do Sul e Pituba têm características selvagens, que guardam os encantos de lugares pouco explorados. As falésias, paredões de rocha esculpidos pela erosão causada pelas ondas, marés e pela chuva, chamam a atenção pela sua exuberância e grandeza. A Lagoa Azeda possui águas movimentadas, coqueiros e mangues e concentra os praticantes da pesca de arremesso.

Na região de Duas Barras é possível contemplar o encontro da Lagoa Jequiá com o mar e os manguezais. A lagoa que leva o nome do município possui 18 quilômetros de extensão, sendo considerada a terceira maior de Alagoas, um quilômetro de largura e seu volume de água garante o primeiro lugar do estado em profundeza. Com tamanha dimensão, a Lagoa Jequiá é muito procurada para a prática de esportes aquáticos. Ainda em Duas Barras, o turista pode conhecer as dunas de Marapé e a praia da Barra de Jequiá. Para chegar às dunas é preciso atravessar o Jequiá por meio de escunas. A travessia é rápida – dura cerca de cinco minutos.

A gastronomia tem os frutos do mar como principal ingrediente dos pratos típicos feitos pelos jequiaenses. Caranguejo, siri, moqueca de peixe e de camarão, peixada e maçunim, marisco comum na costa brasileira, são algumas das comidas mais famosas da região. Os doces e compotas são um festival de sabores a parte. Os preferidos são feitos com as frutas nativas, como a carambola, o coco e a jaca.

Informações de Jequiá da Praia

ROTEIROS DO BRASIL

Região das Lagoas e Mares do Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Este é o município mais novo do Estado de Alagoas, criado em Maio de 1995 pela lei 5.675 de 03 de Fevereiro. Banhado pelo Oceano Atlântico, e pelas lagoas Jequiá, Jacarecica e Azeda, o município era antes parte de São Miguel dos Campos e de Coruripe.
Jequiá da Praia é a cidade do litoral sul de Alagoas que mais apresenta cenários selvagens. As praias e lagoas, em conjunto com o clima quase sempre excelente, dão à região um ar de paraíso. São 488 km2 de beleza, como as praias de Jacarecica do Sul, Lagoa Azeda e Pituba, ou o povoado de Duas Barras.  

Significado do Nome:

O nome Jequiá da Praia vem de origem indigna que significa “cesto com muitos peixes”

Aniversário da Cidade:

03 de Fevereiro 

Gentílico:

jequiáense

População:

Estimativa - 15.000 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município é dotado de um grande ecossistema de flora e fauna. Possui estrutura turística com pousada, restaurante, complexo de lazer construído no meio das belezas naturais, preservando a vegetação local e dando oportunidade do visitante conviver com animais silvestres. Uma ótima opção para quem curte a natureza. Confira!

Clima:

tropical 

Temperatura Média:

23º C á 34º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovia - AL-101

Localização:

-Litoral Sul de Alagoas

-São Miguel dos Campos 

Limites:

Roteiro, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Coruripe e Oceano Atlântico 

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.850 km

-Maceió/AL - 65,2 Km

-São Paulo/SP - 2.373 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Dunas de Marapé

  -A 65 km de Maceió e a 35 km de Barra de São Miguel, Dunas de Marapé fica em Jequiá da Praia. O acesso é através de travessia de barco e o local reúne um centro de lazer com estrutura de praia e restaurante, bastante movimentados. Na praia, de areia fofa, recifes e muito verde, uma das atrações é o encontro com o rio, de águas transparentes. Há passeios a cavalo, de barco e de bugue – o último leva ao alto das falésias, onde ficam as areias coloridas.

-Praia da Lagoa Azeda

  -Praia tranquila de grande extensão, é considerada um bom lugar para descansar e se distanciar da rotina agitada das grandes cidades. É uma praia simples, sem muitos atrativos, que conta com uma estrada próxima. Praticamente inexplorada pelo turismo, ainda não é muito conhecida pela maioria dos que visitam a cidade, recebendo um moderado número de turistas. A maior parte conhece o lugar quando está a caminho de outras praias. Conta com uma estreita faixa de areia dourada batida, o mar é calmo, de águas claras, mas nem sempre está próprio para o banho. É um lugar muito procurado para a pesca,
 
-Praia Barra de Jequiá

  -Considerada uma das praias mais belas da região, é o cenário ideal para um agradável dia na praia. De grande tranquilidade, costuma encantar os diversos turistas que chegam ao lugar durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e se distanciar da rotina agitada. Cercada por mata nativa preservada, essa praia costuma ser bastante procurada por amantes da natureza, que aproveitam para repor as energis nessa bela paisagem. Conta com uma boa faixa de areia clara e fofa, o mar é agitado, com boas ondas a maior parte do tempo, sendo bastante procurado por surfistas. Há também uma parte com águas calmas e cristalinas, que mais parece uma piscina natural. É muito propício para o banho, principalmente para crianças e idosos. Possui boa infraestrutura turística, com bares e restaurantes, além de pousadas.

-Praia de Jacarecica do Sul

  -Praia de grande litoral e beleza natural, é considerada um dos recantos da cidade. É vista como uma boa opção para um agradável dia na praia, seja com a família ou amigos. Costuma receber um bom número de turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias. Cercada por mata nativa preservada, essa praia se destaca por conta das grandes falésiasque atraem diversos visitantes que costumam admirar o lugar. Possui uma estreita faixa de areia dourada, o mar é levemente agitado, apresentando boas ondas a maior parte do tempo. De águas transparentes, é muito propício para o banho e prática de alguns esportes náuticos, como bodyboard. Essa praia não conta com infraestrutura próxima, sendo indicado que o visitante leve alimentos e bebidas.

-Rio Jequiá

  -O mais importante do município, de grande valor natural pela variedade de sua fauna e flora.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

-Fevereiro

  -Dia 03 Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JEQUIÁ DA PRAIA

Endereço:  Rua Boa Vista s/n

E-mail: [email protected]

Telefones: (82) 3276-5289

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Endereço: Rua São Pedro,  Centro
           Jequiá Da Praia - AL, CEP: 57244-000

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-www.maisalagoas.uol.com.br

-www.cnm.org.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Jequiá da Praia

Como é lindo o meu Jequiá....terra d egente hospitaleira e gentil. Berço sagrado da natureza. Onde Deus abençoou com sua mão divina. Te adoro Jequiá!!! Talma Lúcia
Por: Talma Lúcia

Essa cidade tem uma beleza escondida que é explendida, nenhuma foto ai demonstra nem 10% de como ela é exuberante e linda as Alagoas é um estado privilegiado.
Por: Ianna

jequiá da praia lugar maravilhoso, onde me criei e tenho saudades um paraiso tropical onde as águas se encontram e o lazer é maravilhoso saudades dejequiá
Por: jorge roque da silva

Fiquei admirado com a reportágem da Globo sobre Jequiá. Tenho uma casa de praia em Japaratinga-Al e quando for para lá em Janeiro com certeza passarei por ai com minha esposa. Jequiá é um PARAÍSO!
Por: Charlton Castro Soares

Ochente morei muito tempo aí visse? È bom demais, acho um lugar maravilhoso, pretendo viajar de férias com a familia
Por: paulo alves guimarães

A CIDADE É LINDA ,VELHAO TODOS VER;POIS EU JA FAÇO PARTE DESTA CIDADE ,A MUITO TEMPO POI,NAICI LAR E SUSTENTO MILHA FAMILIA TRABALHANDO NA SAUDE POI GOSTU MUITO DO GUE FAÇO PRINCIPALMENTE DANDO PALEASTA POI INFORMAÇAO NUNCA É DE MAIS;
Por: joao celestino dos santos

O MELHOR EM JEQUIÁ DA PRAIA É O PASSEIO DE LANCHA PELA LAGOA INDO ATÉ O LOCAL CONHECIDO COMO BOCA DA BARRA. ´´E IMPERDÍVEL.
Por: Luiz Reinaldo

nao existe um lugar melhor de que jequiq da praia aqui e um paraiso tanto de beleza e o prefeito e lindooooooooooo de morrer kkkkk jequia da praia quem conheçe nunca esqueçe o mail lindoooooo um paraisooooooooooo....
Por: kelly cristina

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jequiá da Praia

Envie seu comentário sobre Jequiá da Praia