Tabatinga

Tabatinga-SP
banner

Bem-vindo a Tabatinga!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Tabatinga, informações e fotos da maravilhosa Tabatinga. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Tabatinga, recomendadas por internautas.

A cidade de Tabatinga, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1925. A localidade está em uma altitude de 490m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.655 habitantes. A área total de Tabatinga é de 367,4km², e sua densidade demográfica é de 37,17hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tabatinga-SP é 14910-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tabatinga

 

                            

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

Capital dos Bichos de Pelúcia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem de Tabatinga está diretamente ligada à expansão cafeeira, ocorrida em meados do século XIX, na região oeste do Estado de São Paulo. Dos grandes núcleos de terras vendidos pelo governo no século XIX, as fazendas Santana e São João das Três Barras constituíram a maior parte do território de Tabatinga.
Em 1896, Joaquim Pinto Ramalho fez uma doação para a construção do patrimônio de Nossa Senhora do Bom Conselho, onde surgiu o povoado de São João das Três Barras que deu origem à cidade.
Em 4 de novembro de 1911, o povoado tornou-se distrito em terras do município de Ibitinga.
Nos anos subseqüentes os trilhos da Estrada de Ferro Douradense atingiram a cidade e, posteriormente, também os da Araraquarense, que trouxeram inúmeros benefícios à economia da região e promoveram o crescimento da população. Em 18 de dezembro de 1925, adquiriu autonomia política com o nome de Tabatinga. 

Significado do Nome

Em tupi-guarani, significa “aldeia branca”, de taba, “aldeia” e tinga, “branca”.

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Tabatinguense

População:

14.686 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical  

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Araraquara

Limites:

Nova Europa, Itápolis, Ibitinga, Boa Esperança do Sul

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-331 (Rodovia Deputado Victor Maida) / SP-040/331

Distâncias:

Da Capital:

292 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

Cia. E. F. Dourado (1909-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1969)
TABATINGA
(antiga SÃO JOÃO DAS TRÊS BARRAS)
Município de Tabatinga, SP
Tronco CEFD - km 102,410 (1929)   SP-2601
Ramal de Ribeirão Bonito - km 128,901   Inauguração: 15.01.1909
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1909 (já demolido)
 
Histórico da Linha: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e no mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois.
 
A Estação: A estação de Tabatinga foi inaugurada pela Douradense em 1909. A partir de 1915, também passou a ser ponto de saída do ramal de Itápolis; no ano seguinte, passava a ser o ponto final do ramal de Tabatinga, da Araraquarense, que vinha desde seu tronco em Silvânia. Até 1922, os trilhos da Douradense que chegavam a Tabatinga eram os de bitola estreita, 0,60 m; somente nesse ano a Dourado conseguiu terminar o alargamento para a bitola métrica que o Governo do Estado tanto demorou em autorizar. Da mesma forma, o ramal de Itápolis também foi alargado nesse ano. A estação era dividida em duas: no armazém anexo, funcionava a Tabatinga-norte, que era de responsabilidade da E. F. Araraquara, e ali chegavam os trens que vinham da EFA. Em 1949, a estação de Tabatinga passou a atender a Cia. Paulista. Em 1966, o ramal que vinha de Silvânia foi fechado; e em dezembro de mesmo ano, o ramal de Itápolis também foi suprimido. No início de 1969, foi a vez da própria estação fechar, juntamente com o último trecho que restava da velha Douradense, até Ibitinga. A estação foi demolida, em meados dos anos 80, e em seu lugar se construíram pequenos galpões que hoje estão na entrada da cidade, junto à ponte. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABATINGA

E-mail:  [email protected]

Telefones: (16) 3321-9500

Sites: http://www.tabatinga.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESA DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Empresa Cruz Ltda.

Endereço: Praça Pedro de Toledo, 24 - Centro 
Fone: (16) 3392-1324
Horário: 2ª a 6ªfeira das 6:30 às 11:00 / 14:30 às 18:00 - Sábado das 6:30 às 10:30

E-mail: [email protected]

Site: http://www.empresacruz.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Tv. Avibar, 294 - Bairro: Centro
Tabatinga-SP - CEP: 14910-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (16) 3385-2315

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Tabatinga

Sou de Ibaté e minha familia mora ai em tabatinga eu ainda não fui ai estou com saudades de minha mãe ela mora na rua Xv de Novembro tenhao certeza que ai é lindo mais minha mãe faz falt aaqui viviane
Por: Viviane do Espirito Barbóza

olá, não conheço tabatinga mais,quero muito e vou visitar a cidade de tabatinga um dia.
Por: luciana

meuspais são de Tabatinga,nasci em Itápolis,más meus pais e avós eram de Tabatinga,tenho muitos parentes nessa cidade,esse ano pretendo visita-los,moro em São Paulo há 41anos.saudades daterra natal.
Por: Aparecida de Fátima Fausto

sim minha familia mora ai . é uma cidade linda , onde a natureza é preservada, as pessoas são amigaveis . Tabatinga é uma cidade dos contos de fadas.
Por: elenice gobi

tabatinga é uma cidade pequena mais marcante maravilhosa eu adoro morar aki!!!!
Por: leticia

cidade maravilhosa *-* tenho orgulho de ser tabatinguese *-*
Por: carol

goto muito de tabtinga ja morei la e hum cidade muito boa e asfestao entao mem se fala o rodeio entao a fera do bichinho de pelucia e muito boa e gosto de ri so em ano que tou morando em bauru que nao vou mais ou fazer de tudo pra ir la e no rodeio tam bem xauuuuuuuuu
Por: jose murilo afonso

simplismente a cidade + encantadora q eu conheco...nasci aqui,cresci aqui,estudei a vida toda aqui,e os momentos + felizes da minha life eu passei aqui...Cada pedaço de tabatinga tem uma historia minha guardada...Tenho orgulho de ser TABATINGUENSE!!!!!!!!!!!
Por: Michele

fui nascido e criado em Tabatinga estou ha 36 anos morando longe de la mas sinto muita saudades desta cidade .Hoje sempre que posso vou visitar Tabatinga minha cidade natal amada moro atualmente em Pindamonhagaba
Por: alfredo gonçalves

cheguei em tabatinga a mais de 35 anos, fiz muitos amigos no meio esportivos e demais anglo de tabatinga,aqui me casei tenho meus filhos...pais e parentes e pretendo a qui ficar pra sempre abraços...
Por: osmar barbosa

Vou até tabatinga ainda este ano, meu pai nasceu nesta cidade e tenho muita vontade de conhecer este lugar, mas vou conhecer sim, em breve.
Por: vivian

Sempre vou pra ai tabatinga é uma cidade maravilhosa,eu adoro essa cidade.
Por: Viviane

Sempre vou pra ai tabatinga é uma cidade maravilhosa,eu adoro essa cidade.
Por: Viviane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tabatinga
Fundação:
1925
Altitude:
490m
População:
13.655 habitantes
Área:
367,4km²
Densidade Demográfica:
37,17hab/km²
CEP:
14910-000

Envie seu comentário sobre Tabatinga