Siriri

Siriri-SE
banner

Bem-vindo a Siriri!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Siriri e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Siriri.

A cidade de Siriri, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1874. A localidade está em uma altitude de 38m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.135 habitantes. A área total de Siriri é de 167,1km², e sua densidade demográfica é de 42,7hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Siriri-SE é 49630-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Siriri

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Pólo dos Tabuleiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes do município de Siriri, a 55 quilômetros da capital, foram indígenas que se mudaram da aldeia de Japaratuba. Eles se estabeleceram em um lugar chamado Remanso, onde hoje fica a Praça Jackson de Figueiredo. Os indígenas elegeram Siriri, irmão do cacique Sérgio, como chefe.
De acordo com a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, a tribo, levada por seu espírito nômade, logo depois mudou-se. Quando os índios foram embora, algumas pessoas construíram as primeiras casas. A povoação recém-criada, que depois originou a cidade de Siriri, chamava-se Pé do Banco. Os moradores mais antigos da cidade afirmam que esse nome surgiu porque as mulheres do povoado costumavam lavar roupas no riacho próximo, sentadas em bancos, e uma delas esqueceu o cachimbo no pé do banco.
Em 1637, na época da invasão dos holandeses, Sergipe já contava com 400 currais, distribuídos por todo o território. Entre eles estava o de Camarão, localizado na Vila Pé do Banco, entre os rios Siriri e Ganhamoroba.
Em 1811, foi criada a vila de Japaratuba, desmembrada da de Pé do Branco, cujos limites deveriam ser pelo Rio Siriri até Piranhas, engenho do Padre João Gomes de Melo, e daí seguir pela estrada da Serra Negra até chegar à estrada real de Maruim, ficando os engenhos da Jurema e Serra Negra para a freguesia de Pé do Banco. Freguesia desde 1700, Pé do Banco só foi confirmada nesta categoria pela Lei provincial nº 24, de 6 de março de 1839.
No povoado havia a paróquia Jesus Maria e José, construída pelo arcebispo d. João Franco de Oliveira. Seu primeiro vigário foi o padre Manoel Carneiro de Saá, que tomou posse em 18 de fevereiro de 1700. “A paróquia media dez metros de comprimento e quatro de largura, habitavam dois mil brancos, dois mil pretos e três mil e quinhentos de diversas misturas, sendo um total de 7.500 habitantes, que trabalhavam na lavoura da cana”, informa a Enciclopédia.
Em 26 de março de 1874, o município de Siriri foi criado, com sede no antigo povoado Jesus Maria e José do Pé do Banco, sendo desmembrado do território de Divina Pastora. Hoje, a cidade possui nove povoados: Sabinopolense, Itaperoá, Fazendinha, Mata do Cipó, Castanhal, Vila Nova, Lagoa Grande, Siririzinho e Piranhas.
De acordo com pesquisas de Ricardina Oliveira Souza, conhecida como D. Bebé, que está escrevendo um livro sobre a cidade, na metade do século XX existiam 14 engenhos de cana-de-açúcar em Siriri. “Todos eles foram extintos. Como essa era a principal atividade econômica, o município, que antes era rico, ficou pobre e decadente. Só em 1964, quando o petróleo foi descoberto no subsolo de Siriri, que a situação melhorou, mas mesmo assim não voltou a ser como antes”. Hoje a principal renda do município continua vindo do petróleo. 

Significado do Nome

Siriri também era o nome do rio que passava nas proximidades da taba. 

Aniversário da Cidade:

26 de Março 

Gentílico:

siririense

População:

8.006 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Leste Sergipano  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

34 km   

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIRIRI

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3297-1232

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mails: [email protected]

Telefones: (79) 9802-3518 / 9900-0831

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.cnm.org.br

www.municipionline.com.br

www.infonet.com.br

www.agencia.se.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Siriri

Eu soube que haverá uma festa muito boa em Siriri (SE), este mês de janeiro/2009. Estava buscando maiores informações mas não encontrei nada nesse site de vocês. Será que vocês poderiam se informar e disponibilizar no site ou me enviar por e-mail?
Por: Roberto

Olá gostaria de saber sobre cavalgada de mata do cipó em Siriri. Atenciosamente
Por: gisely

Siriri tu és minha querida,tu és minha verdade.Siriri tu és a minha vida com paz progresso e liberdade!!!
Por: lucileia de jesus santos

sou carioca de SIRIRI, visitei esta minha cidade há pouco tempo, achei uma gracinha. Pena que SIRIRI não valoriza as personalidades de sua terra . SONIA MARIA MOURA VIEIRA
Por: sonia maria moura vieira

È uma pequena cidade mais é o meu lugar; quem sabe um dia eu possa morar longe mas o que todos sabem um bom filho a casa torna! pensando bem ainda pensaria duas vezes se morarei em outro lugar, para depois não dizer? eu era feliz e não sabia, aqui eu tenho a minha familia, o cantato com a natureza, a minha casa e a pessoa que amo. tá bom demais...há visitem a famosa festa de santos reis é uma guerra de cabacinhas mas vale a pena é dá paz. xêro
Por: aliny

cidade maravilhoso cheia de maravilha naturais e arquitetura barroca é boa e acolhedora.
Por: cristiano

Não por ser a minha cidade natal: Mais é uma cidade que tenho muita saldade por ser calma e acolhedora e hospitaleira
Por: Jose Santiao santos= Santinho

SIRIRI É UMA CIDADE FANTÁSTICA. BEM PACATA, COM GENTE BACANA. MOREI DURANTE UM TEMPO E SEMPRE QUE POSSO RETORNO PARA REVER AMIGOS E MINHA FAMÍLIA QUE CONTINUA MORANDO LÁ.
Por: IVAN NERI

O melhor da Cidade de Siriri é a povo hospitaleiro e muito amigo, uma cidade muito calma e gostosa de morar.
Por: Neide Andrade

A MELHOR DAS CIDADES DO ESTADO DE SERGIPE PARA SE VIVER, CIDADE TRANQUILA CALMA SEM NEM UM TIPO DE VIOLENCIA BOM PARA QUEM QUER DESFRUTAR DAS BELEZAS DAS PAISAGENS. EU MORO HÁ MAIS DE 18 ANOS EM SIRIRI E ESTOU MUITO SATISFEITO COM MINHA TERRA QUERIDA CHAMADA SIRIRI. QUE SE ORIGINOU-SE DE UM CACIQUE CHAMADO KIRIRIS.
Por: erivaldo oliveira menezes junior

o meu vÔ morreu com 93anos.meu pai tem 90 anos,pois eles que ja viveram, e viver, eles sempre dizeram que os povos indios, e negros sao pessoas valentes com dignidade.pois aqui temoslindas paisagens.rios maravilhosos.comidas saborosas,pessoas amaveis,e amigueiras,tem um rio onde as aguas sao quentes e fria oa mesmo tenpo,tem muito pé de frutas de várias qaulidades, etem muito mais.
Por: solene paixao sousa santos

Sou um filho ausente e saudoso desssa queida cidade. Ai passei 21 anos da minha vida. Ai estão sepultados os meus pais e ai deixei grandes amigos, verdadeiros irmãos. Que saudade de Dona Adélia, Dona Letícia. Fecho pos olhos e parece que as vejo. Saudades de Noêmia e seus filhos Magnólia, Valderez, Enoque e Zé Robério. João Batisa e Beto de Viana. Talmo, Antonio Moura. Dalma Moura e sua esposa Maria Clar. Obede e sua esposa Stela (ou será Estela?). Oh! Siriri! a saudade é tanta que chega a doer. Um dia voltarei a ve-lo com certeza.
Por: camilo de lelis morais

O que tem de melhor são as pessoas muito hospitaleiras e alegres, a festa de reis é muito boa, não perco um ano.
Por: Lindaura

siriri é muito bom principalmente quando tem festa da cabaçinha é bom demais eu mesmo adoro siriri e o lugar que eu adoro passar minhas ferias lá bjos thauuuuuuuuuu
Por: lian alice santos pereira

visitei siriri no natal. passei o natal e tbm a festa de reis q foi maravilhoso. um povo muito acolhedor. o q tem de melhor é as pessoas entre si. e por isso pretendo voltar mais vezes..... há sou de poço verde se
Por: marivalda

JA MOREI AI SINTO SAUDADES dosmeu amigos só nao consigo localizá-los
Por: JEANE

Rapaz esse siriri estar bonbando d mas otimo de se morar sem contar as pessoas entre ""....
Por: andré

siriri tem todo potencial para ser uma cidade modelo de sergipe,mas a atual administração cruzou os braços,fechou os olhos e o povo que se dane,quem vive em siriri vive naquela,um dia melhora,os vereadores acha certo nada fazem pelo povo sofrido siririense,aqui fica a revolta de um simples siririense que ama muito esse municipio,ate aproxima.
Por: eronildesnunes

Conheci Siriri nos anos 70, através do amigo Camilo L. Morais, nosso colega de trabalho em Aguas Belas-PE. Era uma cidade pequena mas muito agradável. Povo legal . Com certeza está muito melhor agora.
Por: Wilsonita Ubirajara

pois é eu conheço e aprovo siriri,é uma cidade muito boa de visitar,apesar de ser pequena ela guarda muitas belezas e uma recepçao sensacional!
Por: claudjane

Como não falar de SIRIRI, terra de um povo hospitaleiro,com suas festas tradicionais, como por exemplo a festa de santos reis, não deixando de lado recepitividade deste povo que unidos ombro a ombro constroem um SIRIRI, cada vês melhor.
Por: Senegóid leonam sod sotnas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Siriri
Fundação:
1874
Altitude:
38m
População:
7.135 habitantes
Área:
167,1km²
Densidade Demográfica:
42,7hab/km²
CEP:
49630-000

Envie seu comentário sobre Siriri