Lençóis

Lençóis-BA

Bem-vindo a Lençóis!

Comece planejando a sua viagem para Lençóis utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Lençóis e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Lençóis.

A cidade de Lençóis, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1857. A localidade está em uma altitude de 394m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.655 habitantes. A área total de Lençóis é de 1.245,1km², e sua densidade demográfica é de 8,56hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lençóis-BA é 46960-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Uma cidade que hoje é um ponto turístico, mas, no passado, foi o cenário dos garimpeiros que procuravam diamantes é Lençóis, localizada no estado da Bahia. A estimativa é de que cerca de 120 mil turistas visitam o município todos os anos, passando cerca de uma semana lá. Até a década de 90, a cidade recebia praticamente apenas jovens mochileiros. Hoje, sua infraestrutura melhorou muito, de modo que oferece opções para todos os públicos.

Vamos aos pontos turísticos!

• Parque Nacional da Chapada Diamantina

Abrange seis municípios baianos, sendo que Lençóis é um deles. Sua característica principal é preservar a natureza local, com 152.000 hectares de vegetação nativa, relevo bastante acidentado, cânions, rios, cavernas e grutas, ótimo ponto para o ecoturismo. Inclusive, nesse parque fica a quinta maior caverna do Brasil, a Gruta da Lapa Doce, com 25 quilômetros. Em alguns locais, é possível se deparar até com pinturas rupestres.

• Cachoeira dos Mosquitos

Que tal tomar um revigorante banho de cachoeira? Esse é o lugar perfeito! Para chegar até a cachoeira, os visitantes percorrem uma trilha no meio da natureza e precisam atravessar um rio. Esse percurso é fácil e bastante agradável, principalmente ao chegar no destino. As pedras que ficam na base da cachoeira formam pequenas piscinas naturais, lindas e refrescantes.

• Poço do Diabo

Também é uma cachoeira, mas lá muita gente vai para praticar rapel e andar de tirolesa. A trilha que leva até ela também é rápida e simples, 15 minutos de caminhada são o suficiente para desfrutar desse local encantador. O poço é relativamente fundo, o que exige uma atenção redobrada por parte dos visitantes.

• Serra das Paridas

O passeio nessa serra é praticamente uma aula prática de arqueologia, pois o cenário remete ao tempo das cavernas, com direito a pinturas rupestres em imensos paredões rochosos. A serra é considerada um complexo arqueológico de 18 sítios, com milhares de ilustrações. O interessante é que esse local foi descoberto por acaso, em 2005, e acabou se tornando um dos principais pontos turísticos. Para chegar até lá, é necessário percorrer uma estrada de chão por cerca de uma hora.

Informações de Lençóis

ROTEIROS DO BRASIL

Região

"Capital das Lavras""Vila Rica da Bahia"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê. A tradição oral, levantada não se sabe por quem, dá conta de que, por volta de 1844  um personagem, de existência não confirmada, chamado Casusa Prado e o seu escravo teriam vindo do Mucugê para descobrirem diamantes. Segundo o relato, o escravo extraiu muitas gemas e seu senhor o mandou o pagem vendê-las em Chapada Velha. Ali, o homem foi preso sob a alegação de ser um ladrão de estrada (é razoável supor que foi torturado para revelar a origem das lavras). No entanto, a notícia teria disparado uma "corrida do diamante" rumo a esta Lavra nova. Desse modo, diz-se que quem chegasse por último poderia ver, de cima da serra, os tetos das barracas estendidas lá em baixo, como se fora uma cidade de lençóis. A notícia da descoberta propagou-se e para a localidade onde seria Lençóis afluíram logo aventureiros de toda a parte da Província (atual estado da Bahia): seja gente de condições baixas, seja gente de linhagem e de grandes recursos, inclusive numerosa escravatura, mas todos com o mesmo ideal.

Significado do Nome:

Diz-se que quem chegasse por último poderia ver, de cima da serra, os tetos das barracas estendidas lá em baixo, como se fora uma cidade de lençóis.

Outra versão, consta (não se sabe onde) que o nome da cidade de Lençóis vem dos lagedos por onde o rio passa espumando, serra abaixo. Diz-se que se parece um lençol bordado ou rendado. Essa visão era obtida, principalmente, pelas pessoas que chegavam por cima da serra do Sincorá.

Aniversário da Cidade:

20 de Maio

Gentílico:

lençoense

População:

 11.300 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Por ser a porta de entrada da Chapada Diamantina, e à 394m de altitude, a cidade de Lençóis é famosa por ser o principal destino turístico da região. Tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1973, possui casarões que guardam a memóriade sua época áurea. Os amantes da natureza têm Lençóis como um destino obrigatório. Conta também com o Parque Nacional da Chapada Diamantina. A tradição e a cultura também imperam no local, tornando a cidade um grande centro para turistas. Se voce é adepto do ecoturismo, não pode deixar de conhecer Lençóis

Clima:

semi-árido

Temperatura Média:

30ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-381 e BR-122

Localização:

Centro-Sul baiano

Limites:

Andaraí, Palmeiras, Iraquara e Bonito

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.911 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.608 km

-Salvador/BA - 418 km

-São Paulo/SP - 3.369 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Reduto do ecoturismo, Lençóis se abre em meio a uma natureza extravagante, que se descortina em um dos contrafortes da Serra do Sincorá, diante da opulência de serras e morros, como o estonteante Pai Inácio, que abre a uma vista panorâmica de toda a região.Vales e planícies da flora serrana, com exuberantes bromélias, orquídeas e sempre-vivas, colorem a paisagem em um bonito contraste com espécies típicas da caatinga. Grutas, canyons e uma imensidão de cachoeiras, cercadas pela vegetação nativa de Mata Atlântica, completam o cenário local.m

Principais Pontos Turísticos:

-Parque Nacional da Chapada Diamantina

  -Foi criado em 1985, para proteger e preservar a área. Infraestrutura adequada ao turismo de aventura.

-Serrano

  -Antigo garimpo originou a cidade e é formado por rochas coloridas e grandes crateras, que se transformam em deliciosas bacias, ideais para banho.

-Salão de Areias

  -A 1 km da cidade, este é o passeio para todas as idades. Chega-se até uma boca de gruta, onde formações rochosas multicoloridas propiciam, por decomposição, areias de diversas cores que são utilizadas para o artesanato.

-Poço Halley 

  -É um grande poço formado pelo rio que corre mansamente, a 2 km da sede.

-Cahoeirrinha

  -Descendo entre os rochedos, essa queda d’água tem a água cristalina e é um excelente banho, ficando a poucos metros do serrano.

-Cahoeirrinha da Primavera

  -Originada do rio Grisante, essa cachoeira despeja suas águas em terreno de pedras, dando um tom ferruginoso. Fica a 3 km da sede.

-Ribeiro do Meio

  -É um poço maravilhoso com uma corredeira que passa por sobre lajes escorregadias, foi transformada em um “tobogã natural, a 4 km da sede”.

-Cachoeira do Sossego

  -Situada a 7 km da sede, esta maravilhosa cachoeira está num canyon formado pelo rio Ribeirão, cercada por muita área verde.

-Gruta do Lapão

  -Distante 2 km da sede, esta gruta é formada por rochas coloridas de grande beleza e possui fendas que se direcionam a profundos abismos.

-Praia Zaidã

   -De areias alvas e com muita área verde ao seu redor, essa praia fluvial fica no rio São José, próxima à entrada da cidade - a mais ou menos 800 metros da sede.

-Rio Mucugezinho

  -A 4 km da sede, esse rio corre em alguns trechos sobre lajes, formando tobogãs e crateras, como o Poço do Diabo, onde o banho e o mergulho são ideais.

-Matriz de Nossa Senhora do Rosário

-Residência da Família Sá

  -Onde hoje funciona a Prefeitura Municipal - revelam parte da riqueza das famílias tradicionais.

-Museu Afrânio Peixoto

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Religião do Jaré

  -Religião de matriz angolana, uma superposição de valores indígenas e africanos. Seu culto acontece nos terreiros e suas rezas e carurus, nas casas dos populares.

-Maio

  -Dia 20 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LENÇÓIS

Endereço: Rua Nossa Sra. da Vitória, 01 - CEP: 46960-000

E-mail: 

Telefones:  (75) 3334-1261

Site:  www.lencois.ba.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODODVIÁRIO DE LENÇÓIS

Endereço: Avenida Senhor dos Passos, s/n - Centro - CEP: 46960-000

Telefone: 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: 

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-http://www.jornalfolhadoestado.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lençóis
Fundação:
1857
Altitude:
394m
População:
10.655 habitantes
Área:
1.245,1km²
Densidade Demográfica:
8,56hab/km²
CEP:
46960-000

Conta em “características”, que o Senhor Bom Jesus dos Passos é o padroeiro de Lençóis, mas isso é um engano, às vezes até os próprios nativos se confundem, Lençóis é paróquia de Nossa Senhora da Conceição, portanto Nossa Senhora da Conceição é a padroeira. Senhor dos Passos é padroeiro dos garimpeiros de Lençóis, que inclusive se organizam em uma associação, a “Sociedade União dos Mineiros” (SUM). A festa em louvor ao Senhor dos passos é realmente muito grandiosa, entretanto a festa de padroeiro em Lençóis é em 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição. Obrigado, Felipe Sá.
Por: Felipe Sá Dourado

A cidade é Extramamente acolhedora, tenho o privilégio de ir á está 3x ao ano e é literalment uma das melhores cidades da Bahia!
Por: Thais Almeida

Eu, Rogério Ribeiro, 31. É paulistano de nascimento, mas mora atualmente em Curitiba, onde trabalha como cabeleireiro. De férias em Salvador, procurou uma agência de turismo na Chapada que trabalha-se com público GLS, encontrando então a Discover Chapada. Solicitando então um roteiro que aproveitasse ao máximo o pouco tempo que possuía para conhecer a Chapada Diamantina-Bahia, Rogério descobriu através da DC uma combinação perfeita do turismo GLS com o ecoturismo uma que vez esta agência também está direcionada para esse público. Acompanhado pela Discover Chapada sediada na cidade de Lençóis, Rogério que nunca tinha ido à Chapada Diamantina, teve fôlego suficiente para conhecer vários roteiros turísticos da região. Além disso, pode aproveitar uma balada na Rua das Pedras, ponto do agito lençoense, onde encontramos diversos bares e restaurantes. Quem pensa em ecoturismo, lembra na hora de longas caminhadas e noites acampando, deve-se saber também que esta não é a única opção, mesmo para os amantes da natureza. Diversos roteiros podem ser feitos de carro ou à pé, sendo esta uma das opções escolhida por ele. -“É preciso ter um pouco de preparo físico, mas mesmo eu que nunca tinha feito trilha não tive problemas”, diz Rogério, cujo grupo que estava era bastante heterogêneo. Rogério elogiou a seleção de pontos turísticos elaborado pela Discover Chapada, além da oportunidade de desfrutar um pouco de cada atração da região. No seu roteiro visitou as grutas da Lapa Doce e da Pratinha, o Morro do Pai Inácio de onde se pode contemplar uma das mais belas paisagens da Chapada Diamantina e terminando em meio ao verde e uma deliciosa cachoeira, no Rio Mucugezinho. Ele resume: “Eu vim para curtir a natureza, e ela sem dúvida deu show”. Se o espetáculo das belezas naturais ficou mais que aprovado, Rogério não deixou de destacar a forma como se sentiu bem acolhido pelas pessoas da região, dizendo que em momento algum sentiu-se alvo de qualquer forma de preconceito: “Consegui aproveitar uma viagem diferente, dentro do meu orçamento, além de fazer ótimos amigos. Mal posso esperar para voltar e ficar mais tempo”, ele conclui. Um Abraço a todos da equipe da Discover, voltarei sempre! Rogério Ribeiro roger.logan@hotmail.com Quem Leva: Discover Chapada – www.discoverchapada.com / info@discoverchapada.com Maiores informações: Agência de Turismo Discover Chapada. Telefones: (75) 3334-1200
Por: Rogério Ribeiro

toda vez que vou em lencois,renovo minhas forças,nao sei!algo passa quando entro nas grutas,sinto uma energia possitiva.Lencois é muito charmosa,gente de todo mundo e de todos estilos se encontram ali. tem um lugar xamado sonrisal muito lindo!ah, aproveio para mandar lembrança a daniela,a recepcionista da pousada q fikei hospedada.
Por: Alexandra

bom dia a todos lençoenses cidade simplesmente divina tenho orgulho de minha saudosa mãe ter nascido nesse lugar divino quanta saudades este ano com muita´fé irei a esta cidade no mes de junho um abraço a todos lençoenses um aché forte é boa festa a todos salve salve simpatia aparecido
Por: aparecido rodrigues da silva

Cidade maravilhosa, a 1ª vez que visitei, ganhei a viagem de aniversário foi no reveilon 2008/2009, meu anversáio é 1 de janeiro, imagine ai...
Por: claudia oliveira da silva

Essa cidade é muito linda...moro em Uibai e as pessoas de la gostam mto de fretar onibus p/ relaxar em lençois...
Por: Jeandro Silva Carvalho

LUGAR MARAVILHOSO. FUI EM FAMILIA NAS FERIAS 2008-9. ADRELINA A MIL NO MORRO DO PAI INACIO. UM DOS VISUAIS MAIS LINDOS DO MUNDO.
Por: INES

sidade prinsesa essa sidade e a melhor sidade de todo o mundo!!!!!!!
Por: natan de oliveira santos

Lencóis é uma cidade maravilhosa abençoada de belezas naturais quem não conhece eu recomendo
Por: Lene

É O PONTO DE PARTIDA PARA QUALQUER PASSEIO NA CHAPADA, À NOITE VÁRIOS BARES COM DIVERSOS TIPOS MUSICAIS, FINAL DE SEMANA TEM O INFERNINHO( BOATE), ARTEZANATO, ETC E TAL E A CHAPADA UM LUGAR IDEAL PARA PASSEAR, MORAR, NAMORAR ETC E TAL????
Por: MIGUEL MACHADO DE ANDRADE NETO

eu moro em Lençois e lencçois É liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo lençois tem muitos pontos turisticos legais
Por: nara

Envie seu comentário sobre Lençóis