Iraí

Iraí-RS
banner

Bem-vindo a Iraí!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Iraí, informações atualizadas sobre a cidade Iraí, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Iraí.

A cidade de Iraí, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1933. A localidade está em uma altitude de 235m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.872 habitantes. A área total de Iraí é de 200,0km², e sua densidade demográfica é de 44,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Iraí-RS é 98460-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Subtítulo: Iraí, cidade que esconde saúde em suas águas

Conhecer belezas naturais e, ainda por cima, melhorar a saúde. É o que promete o município de Iraí, no Rio Grande do Sul. Por causa das fontes minerais, o lugar ganhou fama de Cidade Saúde e atrai visitantes do mundo todo por causa de suas águas, que são consideradas por muitos como a melhor água mineral do país.

O poder dos banhos terapêuticos é reconhecido pelos médicos. Por isso, em Iraí, o visitante encontra o caminho necessário para relaxar com as águas minerais. Por causa de sua composição química, muitas dessas águas são recomendadas para tratar algumas doenças, como o reumatismo, as doenças de pele ou do sistema nervoso, entre outras.

O Balneário Osvaldo Cruz, por exemplo, foi edificado sobre uma fonte da qual provém a água mineral termal, de 36,5º C. Ideal para quem busca, na natureza, a cura para as doenças. Reza a lenda que os banhos ofertados ali são capazes de rejuvenescer, pois além das piscinas com água mineral, o visitante também avista um parque repleto de paisagens naturais. Trata-se da Reserva Florestal Bosque Sagrado, ótimo local para a realização de passeios ciclísticos, caminhadas ou simplesmente repousar às margens do rio do Mel.

Na cidade Saúde, a área de camping pode ser desfrutada no rio do Mel. Há estrutura disponível para o visitante fazer acampamentos com os amigos e familiares.

A mata nativa, juntamente com o rio Uruguai, contribui para oferecer ao turista uma visão ímpar. Assistir ao pôr do sol à beira do rio é levar para casa lembranças do paraíso. Se o visitante se programar antecipadamente, dá para fazer passeios de barco pelo rio Uruguai e contemplar as paisagens iraiense.

Se o turista se encantar com pedras preciosas, em Iraí ele encontra lojas especializadas no assunto. É que algumas áreas, como a do Médio Alto Uruguai, são abundantes em pedras, o que insere o município na Rota das Gemas e Joias.

Já quem busca cultura, história e memória durante os passeios, precisa conhecer a reserva indígena Kaigangue, onde vivem em torno de 560 indígenas. Além de poder apreciar o artesanato étnico e contribuir com o comércio desse povo, o visitante é recebido com danças típicas.

Iraí agrada a todos os gostos. Há temperaturas altas durante o verão e termômetros baixos no inverno. Se nos meses mais quentes a temperatura chega à casa dos 40° C, não é preciso se preocupar, pois a população sabe: quando chegar o inverno, os termômetros podem descer até o 0º C.

Informações de Iraí

Roteiros do Brasil

Região Hidrominerais

Microrregião Águas e Pedras Preciosas

Iraí - Paraíso das Águas Termais

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Iraí, em torno de 1893, foi colonizada por refugiados de Cruz Alta e arredores, partidários da Revolução Federalista, que cruzaram as terras de Palmeiras das Missões rumo às barrancas do Rio Uruguai num percurso de 120Km, sob ameaça de ação governamental.  Nos primeiros tempos, os refugiados enfrentaram dificuldades por estarem isolados de qualquer núcleo populacional. Próximo ao balneário Osvaldo Cruz, os visitantes podem conhecer uma fonte termal.

Significado do Nome

Estabeleceram-se às margens do Arroio do Mel - daí a denominação IRAHI de origem indígena (IRA: mel; HI: água). Surgiu por volta de 1937 a grafia IRAÍ, seguindo a evolução dos tempos e os preceitos da nova grafia.

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-Grandense

Limites

Planalto, Fred. Westphalen,Ametista do Sul

Acesso Rodoviário

BR 158/ 386, RS 324

 

Distâncias

441 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

SÍTIO COM CULTURAS DIVERSAS

Mostra de projeto de apicultura, de piscicultura e museu da cultura italiana.

SÍTIO COM PRODUTOS COLONIAIS E LIDA CAMPEIRA

Além de passeios a cavalo e banhos de cachoeira.

PRAINHA DO RIO URUGUAI

Pequena praia localizada no Rio Uruguai, com amplo local para banho e pesca. Possui bar, churrasqueira e quadra para futebol. Localizada na BR 386, Km 03, funciona todos os dias, das 07h às 19h30.

BALNEÁRIO OSVALDO CRUZ

Construído sobre uma fonte, da qual jorra água mineral termal, alcalina, radioativa, clorosulfatada e bicarbonatada, com temperatura de 36,5ºC, o Balneário Oswaldo Cruz é uma ótima opção para quem deseja desfrutar dos poderes medicinais da água termal, aliados à tranquilidade de um parque cercado de belezas naturais e opções de lazer. Nas dependências do Balneário você usufrui: - piscinas com água mineral; -ampla ´rea verde para caminhadas pela mata virgem; - banheiras de hidromassagem; - excelentes instalações. Banhos oferecidos pelo Balneário: - banho natural ou normal; - banho de piscina; - banho aquecido; - ducha escocesa; - hidromassagem normal ou natural; - hidromassagem aquecida. Localizado na Rua Antônio Siqueira, s/n.º. Horário de atendimento: das 08h30 às 11h30 e das 15h às 19h.

RESERVA INDÍGENA KAIGANG

Apresentação de dança típica, comercializa-ção de artesanato. Localiza-se na RS 234, na saída para o município de Planalto, distante 4 Km da sede. Funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h.

PARQUE ECOLÓGICO

Bosque com várias espécies nativas e exóticas, possui trilhas ecológicas e a melhor fonte de água mineral do Brasil. Localiza-se às margens do Rio do Mel, próximo ao centro da cidade. Funciona todos os dias, até as 19h.
 
BARQUILHA

Clube as margens do Rio Uruguai, com área para lazer. Oferece passeios de barco, jet sky, piscina infantil, churrasqueiras e pesca. Funciona todos os dias, das 08h às 23h.
 
BELVEDER

Às margens do rio Uruguai, possui venda de produtos coloniais. Funciona todos os dias, das 08h às 23h.

EMISA

Área de lazer, apresenta área para camping provida de bares, minimercado, chuveiros, quadras esportivas, churrasqueiras e piscina e trilhas ecológicas. Funciona todos os dias, das 08h às 24h.

PONTE DA INTEGRAÇÃO RS/SC

POnte sobre o Rio Uruguai, com vão de 1003m interligando os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Monumento da Pomona

Monumento da divindade romana das frutas, dos jardins e das colheitas. Monumento feito pelo artista plástico Vasco Prado, natural de Uruguaiana (RS), em 1950. Foi feito a partir de um bloco de arenito rosa.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Iraí

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3745-1288 - Fax: (55) 3745-1500

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3745-2047 - Fax: (55) 3745-1500
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3745-1160

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3745-1425

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:       www.irai.famurs.com.br

                   www.turismoirai.com.br

Comentários de Iraí

Olá. Conheço sim Iraí, nasci lá e morei até os meus 14 anos lá. É uma cidade muito bonita, muito verde, muita natureza. Sempre que posso vou vizitar Iraí, tenho orgunho de ser de Iraí.
Por: Juliana Diotti

Estou com saudade da minha cidade natal mas se Deus quiser fim de ano estarei por ai, um abraço a todos meus conteranios.
Por: Claudio Antonio Negretti

MEU PAI NASCEU NESSA CIDADE TENHO MUITA VONTADE DE CONHECER.
Por: SORAY SAORIN

A cidade é muito bomita mas a secretaria do turismo podia botar mais fotos!
Por: Emily Alievi Flores.

saudade muita saudade ...gostaria de ver mais fotos atualizadas da cidade.....morei ai e visitei a última vez em 1994 talvez um dia eu apareça por ai matar a saudade!!!
Por: carmem lucia chagas

agradeço por colocarem meu comentário no portal.mas quando enviei o outro comentário não falei o mais importante!conheço muitos lugares no brasil mas nunca provei nada igual a essa água maravilhosa ! e aida lembro do sabor inesquecível que ela tem!!recomendo as pessos que tiverem oportunidade conheçam IRAI bjs para todos os cidadões..
Por: carmem lucia chagas

maravilhosas capelas de ametista. adorei a cidade e me orgulho de nossas belezas.
Por: liu

Irai tem um belo balneario de agua mineral. O recanto onde ele está localizado é muito bonito. Há um camping na barragem da corsan, no rio do mel, muito bonito. Os hotéis são bons e os preços bem acessíveis. Há outra área verde de lazer na chamada fonte fria, na linha russa, com uma ponte barragem.Ali pode-se pescar e banhar-se no rio do Mel. A ponte do rio uruguai é um belo cartão postal na entrada do RS. Há artesanato. Há área indígena. Pode-se adquirir boas facas na fábrica de facas Pazini.Morei sete anos nesta cidade e dela tenho boas recordações.Vale a pena visitá-la.
Por: cezar lopes

ola!!!!!!!!morei por muitos anos em irai, sou apaixonada por esse lugar. em irai vc encontra muita paz, a gente dessa cidade te faz sentir como a casa....é um lugar magico, uma cidade unica, encatadora.meu sonho é voltar a viver ali....quem tiver a oportunidade venha até irai, com certeza nao se arrependera, é maravilhoso, unico. irai forever..
Por: patricia cruz

Conheço Iraí por causa de suas águas termais. Recomenda-se aos viajantes em férias experimentar. Tem o Rio Uruguai e Rio do Mel onde existe uma reserva indígena. Cidade pitoresca de povo acolhedor.
Por: Pedro Martim Kokuszka

é um blo lugar. Com água mineral nas termas de 1ª qualidade. excelente opção para quem deseja descanso
Por: sandra paixao

CONHEÇO ,SIM IRAÍ.VISITAMOS IRAÍ DUAS VEZES POR ANOI.É FÉRIAS DE VERÃO E JULHO.GOSTO MUITO DAÍ POR SER UM LUGAR TRANQUILO E DESFRUTAR DE TUDO O QUE ELA NOS OFERECE
Por: LORI MILAQNI

gosto muito de iraí,apesar do conservacionismo do seu povo, é minha terra natal e um lugar muito bom p descanso, pena que não exploram seu potencial.
Por: amilton

Irai nasci e me criei nesta linda cidade so sinto que esta nao gera emprego mas ,sinto saudade dos meu tempos de guri que brincava e estudava ha bons tempos so me resta sentir saudade .Adoro Amo esta cidade ..
Por: Cleomar Meneghetti

Sim, e tenho boas recordaçoes quando passava as férias em Irai, o rio do mel e sua represa onde tomava banho(nadava), a taba(bar), o tenis clube, a noite de irai e seus bares, as amizades(muitas) de diversos lugares do rs, do brasil e até mesmo do exterior, do hotel avenida e a familia Prida tao acolhedora, dos banhos no balneário Osvaldo Cruz. com certeza um lugar, uma cidade aprazivel e acolhedora.
Por: j h a padilha

Cidade Maravilhosa,ar puro,´otimo para descansar,minha terra natal,tenho saudades.
Por: vera lucia lucca madeira.

Além dos rios do mel, uruguai e da várzea que circundam a cidade tem; suas matas para quem gosta da natureza. A citada prainha onde várias vezes fui como muitos dos visitantes me banhar nas águas do rio uruguai, muito bom. O balneário com suas águas termais e bosques onde são feitas caminhadas assim como em toda a cidade, pois é muito tranquila. Alguns dos hotéis: O Balneário, O Avenida, O Planalto, O Iraí, O internacional, O São Luiz etc. janeiro na festa da laranja, no carnaval, nas comemorações da semana da Pátria semana farroupilha, mes de setembro é muito bom ficar por lá. Poderia ficar horas falando desta cidade. me criei lá.
Por: ´Fatima A. D. Rodrigues Nery

eu vou pa IRAI todos os anos senpre vou no balneario e nos rios e muito divertido!!!!!!!!! bjoss essa
Por: maressa machado

A cidade está linda, pelas fotos que vi, fazem alguns anos que não volto p/minha terrinha natal, mas tenho familia ainda aí, qualquer dia volto, parabéns pela beleza da cidade e pelo verde que conservam. Loreni.
Por: LORENI GUILHERMINA G. CLAUDINO

se deus quiser estarei ai no feridao de 2 de novembro quero ir colher jabuticaba e visitar meus parentes os baldin os dalanhol os reche e é claro os lotti tambem meus padrinhos ilda e migel folle um abraço a todos..........
Por: leonir lotti

Eu conheço Irai, e minha terra natal, gosto muito de la, toda vez q vou de ferias passo ai.
Por: Maria de Oliveira

E uma cidade que vale a pena conhecer, pelas belezas naturais como pelo seu povo hospitaleiro, sempre que posso dou uma passada para rever amigos e descançar.
Por: sergio edivan paim

E a melhor cidade do mundooooooo!!!!!!!!!! Adoro essa cidade!!!!
Por: lucinha

olha eu nasci em POA mas irai é como se fosse minha cidade natal é muito linda nosso balneario muito bunito nosso rios e matas maravilhosas meu nome é douglas moro em irai e jamais esquecerei dessa nossa cidade!!!!
Por: Douglas Moreira

gostei muito das informaçoes, agora desejo conhecer essa cidade q tem o meu nome!!!!
Por: iraí lammedhy

Boa tarde aos navegadores, cidadezinha maravilhosa, especialmente para quem gosta de uma vida pacata e tranquila, show de bola, vida natural e água de qualidade, pessoas hospitaleiras e hotéis com muito conforto, n~~ao moro em Irái, mas depois de aposentado, poderá ser um ótimo destino, especialmente no verão.
Por: Denis Campos Uchôa

Oi,eu sou maressa tenho 10 anos. Minha vo mora ai,vou tds os anos e maaravolhosa a cidade. E pra quem ir a irai boa viagene aproveire cada segundo divirtasse!
Por: Maressa machado da cruz

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Iraí
Fundação:
1933
Altitude:
235m
População:
8.872 habitantes
Área:
200,0km²
Densidade Demográfica:
44,36hab/km²
CEP:
98460-000

Envie seu comentário sobre Iraí