Martins

Martins-RN
banner

Bem-vindo a Martins!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Martins, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Martins. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Martins para programar a sua viagem.

A cidade de Martins, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1841. A localidade está em uma altitude de 703m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.267 habitantes. A área total de Martins é de 171,3km², e sua densidade demográfica é de 42,42hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Martins-RN é 59800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Martins

                      Roteiros do Brasil

                 Região Pólo Serrano

                  A Princesa Serrana

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Concessão:
 
1706 - Data de Sesmaria no riacho Umari, concedida a João Malheiro, Antônio Velho de Brito, Pe. Manoel Pinheiro Teixeira e Dona Josefa Freire.
1716 - Data de terra no riacho Gavião, concedida a Francisco da Silva Cardoso.
1725 - Data de terra ao norte da Serra, concedida a Antônio Carvalho Maciel
1736 - Data de terra na localidade Picos dos Carros, concedida a Aleixo Teixeira
1742 - Data de sesmaria concedida ao Capitão Francisco Martins Roriz.

Os primeiros marcos de distribuição de terras na Serra datam de 1706, quando foram outorgadas as Datas de Sesmaria às pessoas que as requereram para seu usufruto. Contudo, não se tem notícia de registro sobre a posse das quatro primeiras concessões. O registro de posse refere-se à Data de Sesmaria requerida pelo Capitão Francisco Martins Roriz, cuja concessão lhe foi outorgada pelo então capitão-mor Francisco Xavier de Miranda Henriques. Conhecida como Serra do Campo Grande e Serra da Conceição; depois Maioridade, logo Imperatriz, e finalmente Martins.

Significado do Nome

 

Homenagem ao colonizador e fundador Francisco Martins Roriz.

Aniversário da Cidade

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Sua economia básica é a agricultura, e pecuária de leite e corte. Em pequeno número ainda são encontrados Engenhos de cana-de-açúcar e Casas de Farinha - hoje mecanizadas. É uma cidade limpa, e seu povo acolhedor.

Clima 

 

Temperatura Média

25º C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo de Natal pela BR-304 até Assu, de lá se toma a RN-233 até Caraúbas, em seguida se pega a RN-117 até Martins, passando por Umarizal.

Localização

Município da Região Serrana do Médio Oeste Potiguar

Limites

Norte - Umarizal, Viçosa
Sul -  Antônio Martins, Serrinha dos Pintos
Leste -  Frutuoso Gomes, Lucrécia
Oeste -  Serrinha dos Pintos, Portalegre

Acesso Rodoviário

BR-304, RN-233 e RN-117

Distâncias

362 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Martins tem um enorme potencial turístico. Suas belas paisagens observadas dos Mirantes; banhos em cachoeiras na época das chuvas; caminhadas em trilhas para quem gosta de trecking; praticando rappel ou observando o perfil de Cristo numa majestosa pedra; museus histórico, cultural e arqueológico; pequena reserva florestal particular; engenhos de cana e casas de farinha na época de funcionamento; as obras do artista plástico; construções antigas ao estilo barroco; imagens portuguesas; sobrado com varanda em pedra de cantaria; cavernas.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Naturais

Outros pontos que merecem atenção turística são a Gruta da Trincheira e a estrada da subida da serra, a famosa Casa de Pedra, Pedra Rajada, Pedra do Sapo, Reserva Ecológica do Sr. Clezinho.

Edifício PAX

Rua Cel. Demétrio Lemos, 19 - Centro
O Sobrado - como é conhecido - foi construído pelo Tenente José de Sousa Martins Pereira e sua obra foi concluída no ano de 1871. Esse prédio chegou à posse do grande tribuno abolicionista e Senador da República, Dr. Almino Álvares Affonso, casado com uma das herdeiras, Abigail que, não tendo nenhuma utilidade para o imponente sobrado, fez doação ao município para fins educativos e nele funcionou, inicialmente, o Orfanato Abigail Afonso e, mais tarde, a Escola Comercial de Martins. Hoje funcionam a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Museu de Arqueologia, o Museu Histórico, e a Biblioteca Pública.

Largo Raimundo Nonato

Rua da Maioridade (Antiga Rua das Pedras)
A 18 de agosto de 1987, em homenagem ao Dr. RAIMUNDO NONATO, Escritor e Juiz, foi inaugurada no seu 80º aniversário, no Largo que leva o seu nome, a herma em bronze. O homenageado nasceu naquele local, na pequenina e humilde Rua das Pedras; marco inicial da colonização de Martins. Ocupou a 1ª Cadeira da Academia Norteriograndense de Letras. Faleceu a 22 de agosto de 1983 no Rio de Janeiro e foi sepultado em Natal. 
 
Casa de Agá Fagundes

Praça Almino Afonso - Centro
Construída no século passado, a CASA DE DONA AGÁ como é conhecida, passou de geração a geração. Aberta aos visitantes, põe à mostra seu acervo de móveis antigos. 

Praça Dr. Almino Affonso

Centro da cidade
A 15 de novembro de 1929, em homenagem a Dr. ALMINO ÁLVARES AFFONSO, abolicionista e republicano, foi inaugurada na Praça principal que tem o seu nome, a herma em bronze, obra do escultor carioca Eduardo Sá, oferta do Cel. Demétrio do Rego Lemos. O homenageado nasceu no Sítio Croatá, do núcleo Caeira, território de Patu, então vila de Martins, no ano de 1840.  Faleceu em 13 de fevereiro de 1899. Patu desmembrou-se de Martins em 1890. O núcleo comunitário Caeira  foi desmembrado de Patu e elevado à categoria de cidade com o nome de Almino Afonso.

Nicho Nossa Senhora do Livramento

Rua Francisco Martins Roriz
A cidade possui uma construção histórica, reunindo, segundo os profissionais da área, os estilos Gótico, Clássico, Colonial e Barroco. O Nicho é uma dessas construções. Oratório aberto para a Rua Francisco Martins Roriz, construído pelo Sr. Luiz Ferreira Melo, em cumprimento a uma promessa para que seus netos não fossem recrutados para a Guerra do Paraguai. A imagem de Nossa Senhora do Livramento veio de Recife, por ele mesmo conduzida a cavalo. A chegada da imagem foi muito festejada, tendo abrilhantado a festa a banda de música de Aracatí-CE. Também é tradicional a procissão do Nicho para a Igreja Matriz na passagem de Ano.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Praça Almino Afonso - Centro
No ano de 1815 José Antônio de Lemos requereu licença ao Bispo de Olinda para construir uma nova igreja destinada ao culto de N. S. da Conceição. Foi elevada a MATRIZ, no dia 1º de novembro de 1840. Os altares do templo seguem o estilo gótico. As imagens em madeira, são no estilo barroco e de valor inestimável. É a imagem mais antiga de toda a Diocese de Mossoró. Dirige a Paróquia há 30 anos, o italiano de Pinzollo, Pe. Walter

Casa de Pedra

Fazenda Trincheira   
A Casa de Pedra localiza-se num pequeno vale da Fazenda Trincheira,  sendo a cristalização mais antiga de um afloramento marítimo de calcário, do período pré-cambriano. É uma caverna com 100m de comprimento, dividida em vários recintos menores, alguns bastante profundos e escuros. Tem uma sala espaçosa com 18 metros de comprimento por 12 de largura; o teto alcança mais de 10 metros e dele pendem várias estalactites havendo no centro do salão maior uma grande estalagmite. Está cadastrada na Sociedade Brasileira de Cavidades Naturais como a segunda maior do País, em mármore.

Capela Nossa Senhora do Rosário

Rua Francisco Martins Roriz (Largo da Lagoa)
Sobre a origem da Capela do Rosário conta-se que, a mulher do Capitão Francisco Martins Roriz, Micaela, perdera-se na mata. Ele então mobilizou seus escravos e pessoas da comunidade para a busca. Desesperado ante esse fato, fez o Capitão uma promessa: mandaria erguer uma capela em louvor à Virgem do Rosário, onde quer que encontrasse sua esposa. Pela madrugada um grupo de voluntários deparou-se com o seu corpo o qual foi, no mesmo local, sepultado.
O Capitão Francisco Martins Roriz requereu licença ao Bispo de Pernambuco para construir uma Casa de Orações. O Bispo D. Frei Luiz de Santa Tereza, a 14 de abril de 1748 assinou a provisão que permitia a criação da capela. O sesmeiro iniciou então a tarefa que durou 10 anos. O Vigário Pe. José Aranda de Andrade, da Vara ao tempo em que Açu era Curato, benzeu a Capela do Rosário, entregando-a ao culto público a 28 de abril de 1758. Curiosamente, a mais antiga capela não fora oferecida à Padroeira, N. S. da Conceição e sim, à N. S. do Rosário. Essa capela, triste pela sua história, é o primeiro marco religioso chantado nas alturas da Serra, nos meados do século XVIII. Por complicações na sua estrutura, foi remodelada em 1934 e sua entrada principal foi mudada para o nascente; contudo, essa capelinha ainda conserva sua fisionomia sisuda e acolhedora dos anos passados, quando a porta de peroba era aberta aos fiéis para a celebração da única missa dominical.
Ao lado direito da Capela do Rosário, está a rua que deu origem a Martins, chamada antes de Rua das Pedras e hoje Rua da Maioridade, em homenagem à maioridade de D. Pedro II. As calçadas das casas também eram construídas de pedras, sem uso de argamassa. 

Escola Estadual Almino Affonso

Rua Dr. Bianor Fernandes
Educandário mais antigo da cidade. Ainda conserva todos os detalhes da sua fachada. Por ela passaram os mais ilustres filhos de Martins. Ao visitar a Escola Estadual Almino Afonso, merece destaque especial o Museu Cultural Cel. Demétrio Lemos, doador de todo o seu acervo, formado por uma coleção de estatuetas em Art Nouveau, móveis artisticamente decorados, uma biblioteca com mais de mil volumes, destacando-se a versão original de O INFERNO de Dante Alighiére, ORLANDO FURIOSO de Ariosto e OS LUSÍADAS de Luiz Vaz de Camões, preciosíssima pelo seu valor histórico, vez que a tiragem foi dedicada à Sua Majestade D. Pedro II, Imperador do Brasil, pelo editor português, Emílio Biel.

Mirante do Canto

Bairro Canto
Construído pelo Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Martins com recursos do Banco Mundial, o Mirante do Canto atrai não só os turistas como também moradores da cidade, para apreciar o belo panorama que se descortina à sua frente.
Podem ser vistas as cidades de Umarizal, Patu, Lucrécia, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, e muitas comunidades rurais do município, como também algumas cidades da Paraíba. Bem à sua frente, ergue-se, imponente, uma formação calcária já bastante cristalizada, popularmente conhecida como Casa de Pedra. À noite, pode-se admirar um enorme pontilhado de luzes; são as cidades que ficam na planície e se revelam nessa hora, bem como a queima de gás natural, nos campos de extração de petróleo da Petrobrás.
 
Mirante da Carranca

Bairro Jacu
Construído pelo Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Martins, com recursos do Banco Mundial, o Mirante da Carranca atrai turistas e o povo em geral por ser um recanto que oferece um panorama natural dos mais belos.
 
Diadema

Início da Rodovia 13 de Maio
Construída em 1931, com recursos próprios, pelo Cel. Demétrio do Rego Lemos, administrada pelo seu sobrinho, Dr. Pelópidas Fernandes de Oliveira, então Juiz de Direito da Comarca. Inaugurada no dia do seu aniversário, foi festivamente entregue ao povo martinense, recebendo, por isso, o nome de Rodovia 13 de Maio.
No projeto inicial dessa Rodovia, contavam-se 72 curvas, que acompanhavam a base e curvatura dos serrotes, e uma única ponte, com extensão de 8 metros. O objetivo da construção da Rodovia foi o intercâmbio comercial entre Martins, Mineiro (hoje Frutuoso Gomes), e Boa Esperança (depois Demétrio Lemos e hoje Antônio Martins), visto que nesses povoados havia estação ferroviária. A localidade Diadema é assim chamada, por apresentar uma visão em arco, lembrando esse adorno usado na cabeça, pelas mulheres, para prender os cabelos. E é desse local que se pode ter uma visão espetacular do pôr do sol, além de se avistar, ao longe, o Serrote da Veneza, Pico Branco, Sítio Porção, e outras comunidades pertencentes ao município de Martins.
 
Gruta Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Bairro Jacu
A Gruta N. S. do Perpétuo Socorro foi construída em virtude de uma graça alcançada pela professora da UFRN, Terezinha Lemos. Fica situada na localidade Bela Vista, na Carranca, Bairro Jacu. A vista que se descortina convida a reflexões e faz com que o observador sinta mais de perto a força do Grande Arquiteto do Universo.
 
Museu de Arqueologia

Rua Cel. Demétrio Lemos, 19
O acervo que compõe o Museu de Arqueologia é oriundo da Casa de Pedra, resultado de escavações feitas por uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; primeiro, sob a Coordenação do Professor José Nunes Cabral de Carvalho, que esperava encontrar fósseis de Megatherium (espécie de preguiça gigante); depois, o Professor Armand François Gaston Laroche deu continuidade aos trabalhos de pesquisa, de âmbito Nacional, com recursos oriundos do CNPQ.
O material lítico coletado nas escavações dentro e fora da caverna, num total de, aproximadamente, 5 mil peças, inclusive parte de uma ossada humana, é a prova concreta e inequívoca da presença de caçadores nômades naquele local. Integra também o acervo do Museu, uma coleção de gráficos, mostrando o resultado da pesquisa.
Foram publicados três volumes sobre essa pesquisa, sendo os dois primeiros sob os auspícios da Coleção Mossoroense e o terceiro, do Instituto Histórico e Cultural de Martins.
 
Museu Histórico
 
Rua Cel. Demétrio Lemos, 19
O Museu Histórico foi criado a 20 de dezembro de 1955, pelo Instituto Histórico e Cultural de Martins, como parte de suas metas. Funciona no Edifício PAX desde a sua criação e ocupa 4 salas: uma com exposição de objetos de Arte Sacra, duas com Móveis e Louças do século atrasado e uma com Biblioteca Jurídica e Galeria Fotográfica, onde se expõem fotos de filhos ilustres de Martins e do Estado. A beleza arquitetônica do prédio secular que abriga o Museu e que data do ano de 1871, dispensa comentários.
 
Casa do Artista Plástico RAIMUNDO DAMASCENA

Rua Desembargador Hemetério Fernandes
Na visita à casa do artista plástico Raimundo Damascena, o turista poderá admirar várias de suas telas.
 
Gruta Nossa Senhora Aparecida

Bairro Jocelyn Villar
Cumprimento de uma promessa à Nossa Senhora Aparecida, feita pela Senhorita Ana Tereza, de Natal e construída em 1994. O local é ideal para reflexões além de oferecer um belo panorama, no início da descida da serra, no sentido Sul, para Serrinha dos Pintos.
 
Pedra Rajada/Picos dos Carros

Tem esta denominação por ser toda rajada, devido à formação de manchas provocadas pelas águas que escorrem durante o inverno. O que mais chama a atenção é a silhueta de um perfil que se assemelha ao rosto de Cristo, como se estivesse com as mãos postas levantadas à ponta do queixo, elevando ligeiramente a cabeça, como num gesto de oração ao Pai. Pode ser vista do lado esquerdo de quem sobe a serra.
 
Cachoeiras da Umarizeira

Sítio Umarizeira
As Cachoeiras ficam em propriedade particular. Suas águas cristalinas proporcionam um belo espetáculo no inverno, quando a natureza parece primar pelo encanto do local, tornando-o aconchegante e poético.
 
Pedra do Sapo

Picos dos Carros
Tem essa denominação por retratar fielmente a imagem desse batráquio. Fica sobre uma enorme rocha, bem na sua extremidade esquerda, para quem sobe a serra.

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

- Festival de Gastronomia

- Festa N. S. do Rosário

- Dia da Pátria

- Dia dia Criança e do Professor

- Festa da Padroeira de Lagoa Nova

- Finados 

- Emancipação do Município

- Festas Natalinas

- Festa da Padroeira

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Martins.

 

hspace=0 

hspace=0 (84) 3391-224 - Fax: (84) 3391-121

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos: Sra. Gabriela Gondim

Sites:    www.rn.gov.br      

            www.martins-rn.com.br

            www.pmmartins.com.br

 

Comentários de Martins

Sim! Pois estava trabalhando no dia das eleições. Sou o Cb Lindemberg da Polícia do Exército ( Pernambuco ) Estavamos fazendo a segurança da população de Martins e Serrinhá dos Pintos. Irei por aí nas minhas férias em Dezembro. Mim informaram que as festas começam por no dia 27 de Dez 2008. Se vocês quiserem mim add no orkut o end. é: [email protected] Foi com muita satisfação que ter tarbalhado e conhecido está cidade tão maravilhosa. Um abraço à todos vocês. Tcháu... SAUDADES!!!
Por: lindemberg

Parabens Maze que Deus esteja na sua frente sempre, honestidade, trabalho, isso nao lhe faltará, pois com Deus tudo é luz nao o esqueça e do seu povo sempre, amém vi seu video aqui em natal, parabens as mulheres estao na frente atá porque trabalham mais que os homens sem menosprezar MAS É VERDADE sim ja viu aí meu painel de fotos da natureza lutemos por ela tb bote arvores em natal que saudade das plantas lindas que existiam ao lado da nossa igreja , mas , vamos em frente, meu ab maze de dorinha e leoncinho já
Por: MARIA JOSE BARRETO

Que saudades dessa cidade onde viví parte de minha infância tão feliz. Sou da família QUEIROZ. Mando meu abraço para todos os meus queridos conterrâneos e parentes.E-mail: [email protected], se alguem desejar corresponder-se. Abraços e FELIZ 2009
Por: AURY AMELIA DE QUEIROZ

Simplismente Maravilhoso Vale apena conferir um dos lugas mas muitos que ja vi. So deus pra fazer uma maravilha dessas.
Por: larissa kelly

ainda não conheço mais foi muito bem recomendadagostaria de conhecer
Por: marli

Martins acima de tudo,o melhor clima!Linda cidade do interior do rn,recomendo passar ferias ou temporada principalmente nos meses de dezembro ou julho,onde em julho acontece o famoso festival gastronomico e cultural,que alias esta sendo considerado o maior festival de rua no brasil.ótima pedida!
Por: Marcos Henrique Alves De Oliveira

Amo essa cidade, sou apaixonada pelo clima,e suas belezas naturais,sem falar no conforto oferecido pelos hoteis da cidade e o calor aconchegate da população.Enfim gosto e recomendo a todos que conheço.
Por: Maria Edilene Ferreira

Moro em Sao Paulo, visitei martins há 3 anos.minha familia vivem no povoada salva vida,gostei muito de ver como estar mudado ,muito mais bonito sinto muita saudades dos dias que passei ai.
Por: francisco gonçalves barbosa

Sou do Estado de São Paulo, cidade de Sumaré. Já visitei Martins 4 vezes e nunca me esqueço de lá. Não vejo a hora de voltar.
Por: Rogeria Rohwedder

Martinhs-RN, é uma cidade que fica bem pertinho do céu. O Mirante do Canto é um pedacinho do paraíso na terra, o lugar mais lindo que já conheci do no meu lindo Rio GRande do Norte. Vale a pena conhecer.
Por: Ana Maria

Martins é lindo,encantador,porém,faz um frio...mais é otimo...! quem vai não se arrepende!
Por: Hewynly Dantas

matins e um canto maravilhoso que todo mundo tenhe que ver porque e um lugar que e lindo a natureza e verde açudes lindo como ninguem ja maginou comencar e reflete eu sou erika e moro em natal e ja morem la vc vai amar muito. beijo e conhecar.
Por: maria erica de amorim silva

sou filho de martins,moro fora más a amo, a cidade e o povo que nela vive
Por: francisco das chagas bezerra silva

sou filho de martins,moro fora más a amo, a cidade e o povo que nela vive
Por: francisco das chagas bezerra silva

NÃO TEM COMO DEFINIR MARTINS ...É UM LUGAR ESPETACULAR ,LINDO.COM MUITAS HISTORIAS ILUZITADAS,,MARAVILOSO
Por: UARIA

nao só conheco como sou filha de martins. minha terra querida e abençoada. há mais de vinte .anos que deixei essa cidade. mais nao esqueço esse paraiso. ainda tenho minhas raizes. bjus a todos da minha cidade.
Por: maria lice

martins o ponto turistico más confortavel e importante de todo rio grande do norte cidade de ar puro cidade limpa com hotéis é posadas a disposição de todos os turistas e serão bem recebidos por todos os martinense !!!!!
Por: maria de lourdes lemos

voce que ainda não conhece essa serra maravilhosa,não perca tempo,venha correndo conhecer,pois voce esta deixando de conhecer um dos lugares mais belos desse estado ou talvez desse pais,porque não dizer?
Por: vanderlei leite de araujo

sei quer martins e lugar lindo quero um dia poder conhecer
Por: daniele domingos da silva

aida nao visitei mas vou, em meados de janeiro de 2010.sempre me falaram muito bem dai, entao eu sou da opiniao q e realmente uma delicia . estou ansiosa.
Por: cida souza

Esta é a cidade ds meus sonhos. Gostaria muito de conhecer passar minhas ferias neste paraíso.
Por: Edna Maria Jacinto de Araujo

Gostei muito da cidade, a rádio vida, Museu, Hoteis, Serrano e Chaalé, são ótimos, os mirantes, Memorial, o clima as pessoas, enfim, tudo maravilha.
Por: Francisco de Assis de Lima

Sou nascido em Martins e moro em São paulo há 30 anos nunca esquecerei a minha cidade que está cada dia mais linda vejo fotos entro sempre no site de Martins para saber notícias de minha querida cidade. Sou jornalista aquí em São paulo, e sempre que tenho espaço nas mídias para as quais eu já trabalhei eu procuro mostrar as maravilhas do meu estado para quem não conhece.
Por: José Alves de Freitas

moro em são paulo e adoro martins porque o meu esposo e de la da familia galdino e fernandes gosto do povo que são muito gente fina e porque a cidade e linda
Por: ina batista galdino

NOSSA Q SAUDADE DA MINHA TERRINHA DE ORIGEM ,E QUEM NÃO CONHECE NÃO SABE O Q TÁ PERDENDO, VAI LÁ CONHECER AS MARAVILHAS POTIGUARES E AS PESSOAS MARAVILHOSAS .
Por: sanzia

falar de martins é muito simples e ao mesmo tempo complexo. Eu diria que é simplesmente a melhor cidade do mundo, contudo pra que vcs entendam seria bom se a conhecesse. Cidade muito bonita e calma de gente humilde e acolhedora, tem seus mirantes que dao inveja as cicades circunvizinhas, sem falar no hotel, no chalé(unico na regiao), e nas suas inumeras pousadas, que dao ao visitante uma boa chance de escolher qual delas se encaixa melhor no seu perfil.
Por: edinilton carlos

o clima sem duvida é o melhor.sem contar cm as belezas naturais
Por: fabianajuliety

Nasci em Martins, hoje moro no Rio, mas amo essa cidade,Martins tem o melhor Clima que já vi. Tenho muita saudades da minha cidade.
Por: Rosa

goestei muito de martis é muito bonito... pretendo volta ai mais vezes
Por: anna

Cidada muito agaradavel de se conhecer e com vistas maravilhosas.
Por: \ana \paula

martins cidade linda e maravilhosa do RN considerada a cidade de temperatura mais fria do estado do RN venha conhecer as lindas paisagens de martins um pedacinho do céu
Por: não reconhecido

É A CIDADE MAIS LINDA E ACONCHEGANTE DO rn.sua cultura e tradicoes..são fasinates
Por: Gorethe Cavalcante

Eu nasci nesta linda cidade,o melhor é o clima. As festas,a comida. é um lugar único
Por: Jeová Rodrigues dos Santos

Sou muito viajado, ja visitei pra mais de 300 municipios, principalmente aqui no nordeste,mais uma cidade pequena no porte de Martins, desconheco. muito limpa, agradavel,povo acolhedor,clima maravilhosoe acima de tudo os pontos turisticos. amei.
Por: Everardo de lucena filho

essa cidade me marcou demais. bjsssssssssssss gostaria de saber qual e´ o melhor tempo de festas
Por: vanessa

Oi pessoal, posso dezer que tenho muito orgulho de ser martineses , vcs tiverão a portinidade de conhercer , vão ter um clima europeu maravilhoso, e suas belezas de uma pequena cidade de pessoas colherdoras e alegres, pois a queles que foram gostarão muito, tenjho saudades desse de sua tranquilidade e paz....
Por: claudevan nunes de andrade

Martins é uma cidade linda de um povo maravilhoso. Morei lá dois anos onde tive o privilégio de estudar no Instituto Batista de Martins e fiz o curso primário e um curso bíblico. Tenho muitas saudades de Martins, pricipalmente dos irmãos da Igreja Batista, do tempo em que o missionário Americano Dr. Tumblin morava lá. Um abraço forte a todos da família Queiroz e ao amigo de escola, Genaro. Pr. Jônatas Estelita de Souza
Por: pr Jônatas Estelita de Souza

Nascí em Sítio Serrinha dos Pintos, próximo de artins. Morei em Martins alguns anos. Tenho orgulho do lugar em que viví. O clima é um primor, as pessoas fraternas e carinhosas. Visite-a, tem surpresas maravilhosas.
Por: AURY AMELIA DE QUEIROZ

moro em Brasília, sou fihla de martins. amo minha terrinha! passei oito meses ano passado(2009) deixei amigos maravilhosos. sinto muita saudade de martins. em breve voltarei... beijos prá todos martineses
Por: maria gorete monteiro

Essa cidade é realmente muito linda, perfeita para casais apaixonados. Adorei!
Por: Milena Maria Carvalho Medeiros dos Santos

Todos falam que é um lugar maravilhoso, embora eu não conheça ainda, mas, acho que realmente é mesmo. pretendo conhecer em breve para constatar. Se Deus quiser
Por: Chagas Lopes

A CIDADE É MARAVILHOSA ,O CLIMA DE INVERNO É ÓTIMO TENHO FAMILIA EM MARTINS E GRAÇAS A DEUS MEU NOIVO É DE MARTINS
Por: REBECA

Nasci em Martins, moro em São Paulo a 40 anos. estive ai no ano de 2008 e fiquei muito contente revivi os meus tempos de crianças ai na pracinha da Igreja pois naquela época era seminarista. segue uma imagem minha. Quem quiser em contato comigo e-mail: [email protected]
Por: Zacalves Batista Maia

Ah,sou suspeita pra falar de uma cidade no qual passei toda minha infancia.onde ainda hoje não existe maldade,ainda se dorme com a porta so encostada,bicicletas amanhece na sua porta, e por ai vai, falar de martins e como falar de Jesus,nao tenho palavras. e como o exemplo, perfeito,visite-o
Por: Everardo de lucena filho

Nasi no nos picos ,mas sair ainda criança mais nuca esqesi uma nacente d, agua chamada damiana bem no pe da pedra ragada era muito linda nao sei se ainda exite .moro goiania gois.
Por: francisca maria

achei a cidade linda um lugar muito aconchegante para descançar martins e o lugar ideal para tirar férias.
Por: edimilson pereira dos santos

moro em mossoro passei o reveion em martins adorei nao eziste cidade melhor vou voltar mais vezes lady kayte
Por: maria leide dos santos

o que mais mim encantou em martins foi oponto turisto abeleza da paisagem amei tudo em martins leide
Por: maria leide dos santos

a vista mais linda de martins qe nuca saiu da minha memoria foi onaser do sol visto no comeso da ladeira da trincheira,nuca esqesi ,olha isso faz anos foi deca de 50 deveria ter entre 5 ou6 anos .moroem goiania
Por: francisca maria

Quem sou eu para fazer comentario da minha linda terra vivo a matar a saudade atraves da internet.
Por: Jose Fernandes de Oliveira

visitei martins na decada de 80adorei a cidade muito em breve pretendo voltar adorei a cidade muito aconchegante abraço a todos os habitantes desta maravilhosa cidade
Por: cicero lima

Olá moro em São Paulo, a 35 anos ,mais sempre que posso visito virtualmente minha cidade onde nasci Martins e linda
Por: Vanderley Ricarte

eu nao conheso martins mas tenho vontade di conhecer
Por: helder

Esta é a cidade que nasci e morei por dez anos. Apos 47 anos voltei e fiquei encantada com minha terra ...povo bom e hospitaleiro...sinto saudades de martins e do nosso povo! BEIJOS PRÁ TODOS OS MARTINENSES.
Por: maria gorete monteiro

MARTINS,A PRINCESA SERRANA,COM CERTEZA MARTINS É UMA DAS MAIS BELAS CIDADES DO INTERIOR DO RN,TEMOS MUITAS RIQUEZAS NATURAIS,UM CLIMA AMENO,SEU POVO E MUITO HOSPITALEIRO.VENHA CONHECER E SINTA-SE BEM MAIS PERTO DO CUE.
Por: vanderlei araujo

oi minha noiva escolheu martins para irmos em lua de mel, não tenho conhecimento sobre a cidade mas espero que martins nos ofereca uma lua de mel maravilhosa, somos um casal apaixonados que queremos nos apaixonar por essa cidade
Por: thiago jose

Adoro Martins,meu pai nasceu ai e ja fui muito para esta cidade maravilhosa quando era pequeno.tenho primos ai e em breve voltarei para paseear .Abraço.
Por: Hiram de Queiroz Costa

Tudo de bom,ainda há quem diga que Deus não existe.Viagem perfeita quando subimos a serra encantador um verdadeiro presente que Deus preparou para cada um de nos.Quero voltar ...
Por: leninha

nao conheco martins tenho vontade,quem ja foi achou lindo deslumbrante,romantico,fantastico fiquei curiosa.
Por: LOURDES

martins é tudo de bom ,maravilhosa cidade ,linda de tudo e as pessoas sao belas eu amo martins e tbm claro minha familia é de la dos liberatos, eu faiz tempo que eu nao vou mais se deus quizer tou ai sexta ,so o frio e gente o clima de la é muito bom, pra mim nao tem cidade melhor do martinsssss.
Por: claudia vivianna

minha linda cidade,que nascie.hoje moro em são paulo,mas meu coraçaõ não dessa cidade.adoroooooooooo/martins esta na palma da minha mao.
Por: fabio freire lopes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Martins
Fundação:
1841
Altitude:
703m
População:
7.267 habitantes
Área:
171,3km²
Densidade Demográfica:
42,42hab/km²
CEP:
59800-000

Envie seu comentário sobre Martins