Olinda

Bem-vindo a Olinda!

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Olinda, informações atualizadas sobre a cidade Olinda, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Olinda.

A cidade de Olinda, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1537. A localidade está em uma altitude de 16m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 354.732 habitantes. A área total de Olinda é de 38,1km², e sua densidade demográfica é de 9.310,55hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Olinda-PE é 53000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, como um dos patrimônios históricos e culturais da humanidade, a cidade de Olinda, por sua beleza natural, monumentos históricos e manifestações culturais, atrai turistas de todas as nacionalidades.

Localizada a poucos quilômetros de Recife, a capital do estado de Pernambuco, Olinda é terceira maior cidade do estado e se destaca como centro cultural, comercial e turístico. Não se tem o registro da data exata de fundação da cidade de Olinda, mas se sabe que, em 1535, Duarte Coelho tomou posse da Capitania de Pernambuco e, logo em seguida, escolheu o local para se instalar. Naquela época, ali havia uma ladeia de índios, conhecida como Marim. O povoado logo se desenvolveu e deu origem ao que é hoje, a cidade de Olinda.

A arquitetura colonial bem preservada e riqueza cultural contribuíram para que a cidade de Olinda fosse escolhida, em 2006, como a Capital Brasileira da Cultura. Olinda organiza eventos culturais durante todo o ano, como feiras de artesanato, gastronomia, onde se destaca a tapioca, festivais de reggae, samba, maracatus e afoxés, noites literárias e apresentações musicais. Porém, é na época do carnaval que Olinda se transforma e recebe milhares de visitantes que se divertem dias e noites pelas ruas, vielas e ladeiras da cidade. Diversos blocos carnavalescos e os tradicionais bonecos gigantes que, acompanhados por orquestras de frevos e maracatus, conduzem os milhares de foliões.

Atrações turísticas

A cidade de Olinda é uma das mais antigas do Brasil, e mantém muito bem preservada a sua arquitetura colonial. Há uma grande quantidade de prédios e monumentos históricos em Olinda, que valem a pena ser visitados. Entre eles, a Capela de São Pedro, o Convento de São Francisco, o Convento de N. S. da Conceição, a Igreja da Sé, a Igreja do Carmo, o Museu Regional, o Palácio dos Governadores, o Mosteiro de São Bento, a Igreja de São Pedro Mártir, o Seminário de Olinda, o Farol de Olinda, e, mais recentes, como o Elevador, o Maspe, o MAC, o Museu do Mamulengo e o Mercado da Ribeira.

Foi no Observatório do Alto da Sé, na cidade de Olinda, que o astrônomo Emmanuel Liais localizou, em 1860, um cometa, posteriormente batizado como Olinda, o único descoberto no Brasil. Para facilitar a identificação dos principais monumentos, prédios e atrações de Olinda foram instaladas placas especiais, utilizando a tecnologia QR-Code/2D, que podem ser escaneadas por aparelhos móveis, como tablets e smartphones e, depois de decodificados, apresentar dados sobre o local e, ainda, direcionar para o site, caso os turistas queiram mais informações.

Assim, a cidade de Olinda tem se preparado para receber cada vez mais visitantes para participar dos muitos eventos culturais, sempre ao som do frevo e do maracatu, ritmos tradicionais da região. Mesmo fora da época do carnaval, quando a cidade se transforma, vale a pena visitar Olinda a qualquer época do ano. Por sua proximidade com Recife, o acesso é fácil e o visitante pode aproveitar para conhecer toda a região.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Olinda
Fundação:
1537
Altitude:
16m
População:
354.732 habitantes
Área:
38,1km²
Densidade Demográfica:
9.310,55hab/km²
CEP:
53000-000

Amo a cidade onde vivo e achei de grande relevancia e importancia esse sit o qual tive o prazer de conhecer,espero que continue assim,sou professor gostaria de receber mais informação sobre ess bela cidade,
Por: carlos alberto gonçalves de oliveira

Não vivo em Olinda.. também não conheço... Mas gostaria muito! Pelas fotos que já andei dando uma olhada..já gostei demais. Nossa como gostaria de estar em Olinda neste momento... Moro em Londrina-Pr. Enorme abraço Carmem..
Por: Maria Carmem Souza

OQ eu posso dizer é q lá é lindo de mais...tem uma linda praia...lugares maravilhosos....é LINDO!
Por: Mayara

Olinda é uma excelente e bela cidade. Vizinha da capital pernambucana, Recife, é também agraciada por lindas praias... Olinda é um belo show da natureza...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Sou tão Olindesse que nascir no dia 12 de março. Me orgulho muito da minha cidade, de suas ladeiras, suas praias, seu melhor carnaval... Enfim, como o nome já diz "ho!! linda cidade maravilhosa"
Por: Estácio Junior

Boa Tarde!! direto de São Paulo para este site..saudades desta cidade acolhedora onde estou mts anos sem comparecer... te amo OH Olinda Cidade Linda.
Por: Nenza Beautiful

Envie seu comentário sobre Olinda