Serra da Raiz

Serra da Raiz-PB
banner

Bem-vindo a Serra da Raiz!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Serra da Raiz, fotos, informações, os principais hotéis de Serra da Raiz, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Serra da Raiz, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 331m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.597 habitantes. A área total de Serra da Raiz é de 27,3km², e sua densidade demográfica é de 131,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serra da Raiz-PB é 58260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serra da Raiz

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

A colonização da Serra da Raiz teve seus primórdios com a concessão de sesmarias em 1795. Desse então recebeu várias denominações: Ganhamububa, Capochoba, Serra Copaoba e Serra de Raiz, em 31 de dezembro de 1943. Sua Emancipação Política se deu em 21 de janeiro de 1959.
 
Gentílico
 
 

Significado do Nome

O nome do município, Serra da Raiz, derivou-se de uma raiz de propriedades medicinais que se encontrava na localidade, a qual foi muito utilizada no passado pelos silvícolas.

Aniversário da Cidade

21 de Janeiro

População

3.204 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Serra da Raiz, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Guarabira. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 3.239 habitantes. Área territorial de 29 km².

Clima 

Tropical 

Temperatura Média

23° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Com os municípios de Belém (6km), Sertãozinho (5,5km), Duas Estradas (4km), Lagoa de Dentro (7km) e Caiçara (9km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

138 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA DA RAIZ

E-mail:

Telefones: (83) 3684-1097 / 1104

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3684-1129

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Serra da Raiz

Serra da Raiz é certamente a primeira região de montanha, que se aproxima do litoral. É a intiga Serra da Copoaba. Terra de INIGUAÇU, IBIRATININ, ZOROBABÉ. Terra do Dr. Manoel Madruga, de Pe. Luz de Oliveira. É uma terra exuberante por sua localização. Seu clima, seu chão. Sua gente. É terra do gado NELORE. Nela existe grandes depressões, o Pirauá, o sítio Trindade (a famosoa e lendária Loca da Nega). A nascente do Rio Camaratuba. Visite a região e confirmará minhas palavras.
Por: João B. Lucas da Silva

Certa vez alguém me disse: SERRA DA RAIZ é uma CIDADE-MUSEU. Bataria TAL conceito para se DIVUKLGAR e se TONAR CONHECIDA a LOCALIDADE que é o ÚLTERO DA NOSSA. PARAÍBA. PRIMEIRO POVOADO INDÍGENA que se tem conhecimento da Capitania de Itamaracá, depois Paraíba. local da PRIMEIRA INSCRIÇÃO RUPESTRE encontra e registrado no BRASIL, no final do século XVI. A MONTANHA mais próxima do OCEANO ATLANTICO, a cerca de 85 km. REGIÃO de BELEZAS que só a NATUREZA Produz. SERRA DA RAIZ. Eu diria é um MUSEU NATURAL onde alí se encontra elementos que ENCANTA os OLHOS e preenche os CORAÇÕES e onde o HOMEM se aprixima de SI MESMO e de seu CRIADOR. tu haverás de SER um dos LUGARES mais QUERIDOS das gerações FUTURAS.
Por: joão batista lucas da silva

eu moro em serra da raiz e sei que é um importante lugar histórico para Paraíba. Queria deixar aqui meu comentário e dizer que estou muito feliz por fazer parte da história da minha cidade !
Por: Roosevelt

Serra da Raiz, cidade sossegada, onde você encontra realmente a natureza, clima de serra que faz bem a saúde. Quanto eu sinto saudades desta terra maravilhosa!!!
Por: ZÉLIA CUNEGUNDES

eu moro na serra da raiz a mais de 30 anos gosto muito da e o meu lugar preferido nunca eu vou sai de la altuamente eu moro no rio de janeiro mas logo eu quero voltar para minha terra querida obriga do quem ler estas frases
Por: edmilson soares da silva

eu sou natural desta cidade e lar tem mt paz e armonia
Por: wilson

nacei na cidad da serra da raiz agora moro no litoral paulista mais inda amo a serra
Por: maria aparecida soares carvalho

Terra do rítimo, da música, da arte, da espiritualidade. Você encontrará na Serra da Raiz os artistas Gel do Acordeom, a família Salvador, o Cantor Marcelo, os Atistas Plásticos Edson, Edno santiago, encontrará também o Padre André conduzindo a espiritualidade da comunidade cátólica que teve a alegria de comemorar no inicio do m~es os 40 an os da paróqui do Senhor do Bom Fim.
Por: Manoel Wilson Massau da Rocha

Em um comentário que fiz queria falr que a Paróquia do Senhor do Bom Fim comemorou seu aniversário de 140, isso são 140 anos de paróquia. Os 40 citados foi por erro de digitação. Mais quero parabenizar a presentação feita pelo grupo teatral modus vivendi que fez uma belísisma apresentação da paixão de cristo. Parabéns a todos os participantes.
Por: WILSON MASSAU

É uma cidade belísima;clima gostoso, muito verde, ar puro e paz. As pessoas são acolhedoras e muito receptivas.Vale há apena conhecê-la.
Por: Marilia Sonally

Serra da Raiz é uma cidade que ainda preserva a simplicidade nas pessoas e a tranquilidade que todos procuram. Pequena, mas acolhedora. O clima frio de cidade serrana é o que mais me atraiu. Na zona rural para onde voce olha é tudo muito bonito. O verde da vegetação é constante de janeiro à dezembro. Renovo minhas energias quando vou para Serra. Para quem procura tranquilidade não há lugar melhor.
Por: kalina ligia medeiros borges

nossa realmente deu pra matar a saudade um pouco da minha terrinha deixo muitos bjss minha famila e amigos parabens por fazer da serra melhor rio de janeiro 25de maio 2010
Por: rozinete

a primeira vez que estive em serra da raiz eu tinha 07 anos e eu mais nunca esqueci essa cidade mais quando completei meus 19 anos vim morar de vez em serra da raiz e hoje já vai completar 13 anos que moro aqui e não consigo viver mais fora dessa cidade visitem vocês iram se apaixonar como eu me apaixonei !!!
Por: Eneias Santana da Silva

nossa terra e linda e historica de pessoas inteligentes que tem um dom especial a cultura nossa e secular precisamos conhecer melhor esse berço de cultura e
Por: felipe silva de abreu

temos a igreja mais linda do brasil com 140 anos de paroquia somos de uma historia bem antiga terra de descobridores os indios e de luta .grandes musicos pesssoas historicas .temos hoje grande historiadora antonia pereira da costa maestro jaelsom historiador jose augusto e outros grandes nomes procure nossa historia e verais
Por: felipe silva de abreu

Serra da Raiz é uma cidade excepcionalmente fantástica,com sua gente hospitaleira,sua cultura e seu clima fazem com que quem a visite ou tenha tido o prazer de morar lá algum dia tenha esta cidade como um santuário do bem estar. Morei minha durante alguns anos da minha vida e hoje estou bem distante e tive o prazer de visita-la e agora com o conhecimento do que é a vida fora dali tenho certeza de que Serra da Raiz será meu destino daqui a mais algum tempo que espero que não demore passar. Faço um convite a quem ler este comentário que reserve um pouquinho do seu tempo e numa dessas idas lá ao estado da paraíba não deixe de visitar minha querida cidade. Lá muita coisa seria bem melhor se assim fosse da vontade de alguns que ela administra,enquanto essas melhoras não acontecem reforço dizendo que visitar a serra da raiz vale a pena. Um abraço...
Por: adelson ferreira

e amelhor cidade do mundo p/se moror,pos sou filho matural
Por: carlos

lembro com carinho da D. vera que abria o portão da escola, ela morava em frente o colégio. Tinha um homem que tinha um caminhão era esposo de D Nereida mãe do Marcelo e do Milton, que sempre me dava merenda, pois nunca levava. Até hoje o cheiro do Qsuco me dá saudade.
Por: francisca de oliveira costa

minha professora era D.livramento irmã de D. Beatriz também professora.lembro-me de seu João Nepomuceno
Por: francisca de oliveira costa

Eu brincava lapinha eu era a borboleta,esqueci o homem que marcava na zabumba, mas quem tocava triangulo era zé de Seu Hermes. Minha vizinha era D. Salete Trigueiro. Eu era vizinha de Seu Braz esposa Lilia. Ai que Saudades Bjs. que Deus os abençõe. Voltarei se Deus quiser.
Por: francisca

Serra da Raiz, este lugar é sinônimo de tranquilidade, de gente acolhedora, e de um clima invejável, no inverno podemos comparar aos climas europeus, em fim é um pedacinho do mparaíso, vem ver.
Por: Fernando Abreu

meu esposo é de lá. o que tem de melhor é o clima prá descansar, mas não existe opção de passeio, a cidade é bem pacata, e a festa melhor é o do são joão com a quadrilha bem inusitada e a festa da emancipação política que é em janeiro.
Por: selma elaine de a. silva

morei nesta cidade até os vinte e oito(28), anos hoje moro na cidade de santos litoral paulista, tenho muita saudades da minha familia e de meus amigos a população dessa cidade são pessoas simples mais de um coração bom.
Por: erivaldo

EU MORO EM SERRA DA RAIZ, LUGAR SUPER LEGAL E TRANQUILO PARA FERIAS E MORADIA TBM.... VCS PRECISAM CONHER A LOCA DA NEGA, NÃO PRECISA DE GUIA TODO MUNDO SABE ONDE FICA É SO PERGUNTAR FICA PERTINHO DA CIDADE. MUITO BOM TAMBEM É O SÃO JOÃO ABRAÇO VENHAM E CURTAM BASTANTE...
Por: JANIEL

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra da Raiz
Fundação:
1959
Altitude:
331m
População:
3.597 habitantes
Área:
27,3km²
Densidade Demográfica:
131,76hab/km²
CEP:
58260-000

Envie seu comentário sobre Serra da Raiz

banner