Araputanga

Araputanga-MT
banner

Bem-vindo a Araputanga!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Araputanga, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Araputanga. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Araputanga para programar a sua viagem.

A cidade de Araputanga, localizada no estado de Mato Grosso (MT), foi fundada no ano de 1979. A localidade está em uma altitude de 200m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.009 habitantes. A área total de Araputanga é de 1.608,5km², e sua densidade demográfica é de 8,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Araputanga-MT é 78260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Araputanga

Roteiros do Brasil

Região Águas do Vale do Cabaçal

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O território do município de Araputanga foi habitado por povos indígenas Bororó desde tempos imemoriais, que eram denominados pelos paulistas de índios Cabaçais. Hoje, dos Bororó não se encontram descendentes no município, sendo que os remanescentes foram transferidos para a área indígena denominada Umutína, em Barra do Bugres.
O povoamento originou-se em função do movimento de colonização programada do governo estadual iniciado na década de quarenta. O governo criou o Departamento de Terras e a Comissão de Planejamento e Produção - CPP.
O Estado vendia terras a preços irrisórios, por sua vez os compradores se comprometiam a abrir estradas e assentar infra-estrutura para a colonização. O próprio Estado participava dos trabalhos de colonização em alguns sítios, favorecendo a ocupação de vastas áreas ao redor. Um desses pontos de atuação da CPP foi Rio Branco.
De 1.953 a 1.955. o Dr. Nelson da Costa Marques conheceu e mediu terras entre os rios Jauru  e Cabaçal. Separou para si algumas sobras e logo legalizou a posse dessas terras. A mata fechada cobria o solo ubertoso. As sobras localizavam-se no Vale das Pitas, do Bugre, Água Suja e do Córrego Grande.
Pelos anos de 1.957/58 um grupo de imigrantes coreanos e japoneses adquiriram terra na região, a fim de implantar uma colonização modelo. Pretendia situar a sede à margem esquerda do córrego das Pitas, onde mais tarde moraria o Sr. José Sato. Denominaram o lugar de Ituinópolis. No entanto, o projeto não vingou e a maioria foi embora.
O Dr. Nelson da Costa Marques, dono de extensa área resolveu lotear sua propriedade. A primeira escritura pública foi lavrada a 26 de julho de 1.958, em terreno adquirido por Alcides Vidal Salomé. Com Alcides adquiriram terras Gabriel Villas Boas, Bertolino Micheles, Írio Mathias, Fumio Itai e Zé Cearense.
No dia 16 de julho de 1.958, Bertolino Micheles e Fumio Itai abriram picada na região até o córrego das Pitas. Assentaram barraco à margem do córrego, a fim de abrirem a mata e plantarem lavoura de subsistência. Mais tarde seria plantado café.
No dia 29 de março de 1.959, nasceu a primeira criança em Araputanga, Maria Aparecida Barros, filha  de Zé Cearense e Albina Francisca. O primeiro menino a nascer foi Jaime Evaristo Costa, que chegaram ao lugar em 28 de junho de 1.959.
Em 1.962, chegaram as famílias Mamedes, Pimenta, Sato, Tavares, Horácio, Chiquinho Tatu, Benedito Sardinha e outras.
A Lei Estadual nº 4.153, de 14 de dezembro de 1979, criou o município de Araputanga.

Significado do Nome:

O atual nome de Araputanga foi dado por Nélson da Costa Marques. A denominação é devida a grande quantidade de mogno existente na região. Os termos araputanga e mogno têm o mesmo significado, designando árvore da família das meliáceas, cientificamente conhecida por Swietenia macrophilla, uma espécie de vegetal que se distribui desde a América Central até a região do Centro Oeste brasileiro. É madeira de cor avermelhada e bastante apreciada para fabricação de móveis, e está em franco processo de extinção.

Aniversário da Cidade:

23 de Maio

Gentílico:

araputanguense

População:

15.387 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Banhada pelo Rio Jauru, Araputanga é uma cidade bonita e clima agradável.

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Cuiabá: MT-343

Localização:

Sudoeste Mato-grossense

Limites:

Barra do Bugres, São José dos Quatro Marcos, Jauru, Rio Branco (Mato Grosso), Reserva do Cabaçal, Indiavaí.

Acesso Rodoviário:

MT-343

Distâncias:

Da Capital:

350 Km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

-Lago Azul

Começou a funcionar no ano de 2007. Tendo o festival de pesca todos os anos, que atrai toda a população.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O carnaval e o rodeio, festas típicas da região, trazem pessoas de todos os lugares, sendo reconhecidos por sua agitação.

- Arafest, concurso de música para artístas locais e a Festa da Padroeira, quermesse promovida pela igreja.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUTANGA

E-mail: [email protected]

Telefones: (65) 3261-1100

Sites: http://www.araputanga.mt.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS E TÍTULOS E DOCUMENTOS:

E-mail:

Telefones: (65) 3261-2260

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

-http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Araputanga

Adimiro muito de araputanga por que foi ai que eu nasci
Por: Luiz Roberto

araputanga tem o lago azul vei gine e geno para eu não nasci aqui em araputanga mas eu amo esta cidade
Por: liliane

linda cidade e muito raro ver uma sidade como essa
Por: algem

sim e gostei muito la e bem tranquilo pena que fiquei dois dias espero que quem for goste muito
Por: alice

minha cidade natal..onde nasci e cresci amo muito... lindinha
Por: ADRIANA VENTURA BUENO

araputanga é muito bom minha terra natal gosto muito de araputanga
Por: valter martins

ja morrei ai de 1979a 1982 ate hoje eu tenho saudade dai nunca morrei num lugar iqual ai. eu AMO Araputanga,
Por: Aparecido francisco dos santos

ja morrei ai de 1979a 1982 ate hoje eu tenho saudade dai nunca morrei num lugar iqual ai. eu AMO Araputanga, Sou de Nova Andradina mas o meu sonho e terminar os meus dias de vida ai nesta cidade Malhavilhosa,.
Por: Aparecido francisco dos santos

Araputanga terra querida por todos que ja passara por aqui e por quem aqui vive .amo ARAPUTANGA
Por: gesimar ferreira de freitas

essa city é completamente d+ o lago azul as praças as pessoas emfim tudo ai é bom d+
Por: maria lopes de souza

morei no municipio de araputanga 15 anos estou morando em rondonia mas para mim meu lugar e ai gosto muito dessa regiao tem 5anos que fui passear em araputanga quando estou ai nao tenho vontade de vir embora morro em seringueiras ro
Por: jucineia nascimento barboza

araputanga; áááá araputanga como é gostoso diser seu nome araputanga onde mim criei começo de minha historia fui candieiro de boi puxando lenha p/fogueira da primeira capela; ajudei carregar o cruzeiro desta capela p/entrada da cidade onde foi erguido aprendi a andar de bicicleta no campo de aviao hj igreja nossa senhora de fatima fundador padre celsso; posto bola sete costruido no meio do colonhao; cuantas vezes pesquei no corrego das pitas proximo a sedia do fundador da cidade sr jose satto parabens satto vc acreditou e hj a gleba da paixao com mito orgulho tem o nome de araputanga parabens araputanga mim emociona muito quando falo em vc hj vivo em palmas to
Por: diomiro gonçalves dos reis

ja morei em araputanga, cidade que me cativou muito tenho muita saudade e muitas lembrancas de la.Quero voltar em breve e rever velhos amigos.atualmente moro em goiania
Por: edson messias vaz

NA DÉCADA DE 80 MOREI ALGUNS ANOS EM ARAPUTANGA E ADOREI ESSA CIDADE,MUITO ACOLHEDORA,ONDE FIZ MUITOS AMIGOS .TENHO MUITAS LEMBRANÇAS BOAS DESSA ÉPOCA EDESSA MARAVILHOSA CIDADE.
Por: SOCORRO MEDEIROS-CURRAIS NOVOS- RN

nosa esa cidade e araputanga maõ fasia ideia como araputanga dezenvolveu tan rapita nasi ai sou araputangence roxo.
Por: vinicios de oliveira fernandes

a cidade ficou muito linda esta de parabens, lago esta lindo a cidade da orgulho falar que eu morei ai.
Por: stanisley luis da silva quaresma

TERRA AMADA! ARAPUTANGA DOS MEUS ENCANTOS. JOVEM CIDADE QUE TRAZ SAUDADES DOS TEMPOS VIVIDOS.
Por: Cleunides F.da Silva

Morei em Araputanga quando eu tinha uns 12 anos meu pai trabalhava em uma mineradora que se chamava seta e foi transferido para aí morei apenas 1 ano, no começo não gostei muito pois era apenas uma criança, e a cidade era muito pequena, mas quando fomos embora, é que pude perceber o quanto eu tinha gostado daí, tenho uma vontade muito grande de levar minhas filhas para conhecer essa cidade, apesar de estar muito diferente de quando eu morava aí muita coisa mudou e pelo que estou vendo para melhor,moro no RJ, e por aqui está ficando cada vez mais complicado de morar é a violência é o calor enfim muita coisa aqui não me agrada, queria criar minhas filhas em lugar mais calmo com ar puro,enfim um lugar como Araputanga, saudades antes de morrer, queria visitar essa cidade e levar meus pais também, quem sabe um dia, fiquem todos com Deus!
Por: Raquel

araputanga sidade aonde os brasileiros vivem napas de deus com amor e felisidade araputanga sidade para todos morar felis
Por: jose paulo moreirar

Eu amooooooooo esta cidade onde eu nasci e criei raízes e meus filhos lá eu pretendo voltar o mais rápido possível beijos a todos os araputanguenses.........
Por: LEONICE CABRAL DA SILVA

Araputanga cidade maravilhosa cheia de encantos mil te adoro
Por: Solanio Dias Soares

Bom já fazem 10 anos que eu e minha família viemos embora para São Paulo, tenho muitas saudades de Araputanga e dos familiares que ai ficaram.Passei grande parte de minha vida nessa cidade que a cada dia fica mais linda, espero sim voltar a cidade para passear e e levar o meu esposo e meu filho para conhecer a minha cidade natal.
Por: Rita di Cássia Souza Magro Lopes

cidade do meu coração por ser minha terra natal vivo em cotriguaçu mais sempre que posso vou visita.la é tudo de bom maravilhosa.
Por: leonildo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Araputanga
Fundação:
1979
Altitude:
200m
População:
14.009 habitantes
Área:
1.608,5km²
Densidade Demográfica:
8,71hab/km²
CEP:
78260-000

Envie seu comentário sobre Araputanga