Três Lagoas

Três Lagoas-MS
banner

Bem-vindo a Três Lagoas!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Três Lagoas, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Três Lagoas. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Três Lagoas para programar a sua viagem.

A cidade de Três Lagoas, localizada no estado de Mato Grosso do Sul (MS), foi fundada no ano de 1915. A localidade está em uma altitude de 319m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 78.389 habitantes. A área total de Três Lagoas é de 10.235,8km², e sua densidade demográfica é de 7,66hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Três Lagoas-MS é 79600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Para quem está pensando em ir a Mato Grosso do Sul, uma das cidades que merece uma visita é Três Lagoas. O município cheio de atrativos tem pouco mais de 110 mil habitantes (é o terceiro mais populoso do estado), começou a ser colonizado por volta dos anos de 1880 e foi fundada oficialmente em 1915. O seu nome vem justamente das três lagoas que existem na região. Saiba agora o que há para se fazer por lá!

A Lagoa Central é um dos pontos de parada obrigatória da cidade de Três Lagoas, inclusive, um dos cartões-postais mais conhecidos de lá. O local é simplesmente perfeito para passar um dia, fazer caminhadas e piqueniques em meio a uma natureza exuberante. Araras, tucanos e outros animais costumam marcar presença nesse lugar.

O Balneário Municipal é uma instalação relativamente nova, que veio para trazer mais conforto para os turistas que desejam aproveitar as areias brancas que margeiam o Rio Sucuriú. O Balneário é formado por quiosques de venda de alimentos e peças de artesanato, quadras poliesportivas, campos de futebol, parque para as crianças, espaço para eventos e muito mais. Vale à pena conferir de perto.

Três Lagoas também tem vários pontos turísticos de caráter histórico, como o Relógio Central, com dez metros de altura, situado no centro da cidade e chamado de “Senhor do Tempo”. A Igreja de Santo Antônio é um monumento público desde a década de 30, e foi construída pela própria Coroa Portuguesa, recebendo a visita de D. Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança.

Na Casa do Artesão, você pode conferir e comprar peças exclusivas feitas em cerâmica pelos artesãos da cidade, sendo que boa parte delas é inspirada em animais do Mato Grosso do Sul e do Pantanal.

A gastronomia de Três Lagoas pode ser considerada uma atração à parte! Embora seja bem diversificada, o churrasco é muito procurado por lá. Além disso, vários doces são produzidos na cidade sul-mato-grossense, como o doce de leite, geléias e compotas de frutas. Há muita influência das cozinhas libanesa, japonesa e portuguesa.

Aproveite para se hospedar em uma das pousadas com excelente infraestrutura.

Informações de Três Lagoas

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Há séculos, antes da colonização pelo homem branco, vivia na região do leste sul-matogrossense, onde hoje se localiza a cidade de Três Lagoas, a tribo indígena dos Ofaié. Um grupo indígena da família Macro-Jê, os Ofaié descendem da civilizações indígenas do Chaco, na Bolívia. Constituíam-se de coletores, caçadores e pescadores, e eram nômades nas terras localizadas entre os hoje denominados Rio Paraná e a Serra de Maracaju.
A partir do século XVIII, a região de Três Lagoas e seus habitantes, os Ofaié, passaram a sofrer com as visitas dos bandeirantes paulistas, em excursões para reconhecimento de território. Já em 1829, uma expedição enviada por João da Silva Machado, Barão de Antonieta, e chefiada por Joaquim Francisco Lopes, visando a expansão dos campos de pecuária do vale do Rio São Francisco, atravessou o Rio Paraná e fez contato com os índios, que eram dóceis. Em 1830, foi a vez da bandeira de Januário Garcia Leal e outros sertanistas. Nessa mesma época, cria-se o arraial de Sete Fogos, hoje Paranaíba, ao norte da área de Três Lagoas, por José Garcia Leal, acompanhado de seus treze irmãos, suas respectivas famílias, empregados e escravos, fugindo de perseguições políticas. Pecuaristas então se estabeleceram, de lá, até o Rio Sucuriú, ao sul. Os nativos da tribo Ofaié, então, limitaram-se a viver entre o Rio Sucuriú, ao norte, onde se encontravam os pioneiros, e a região do Rio Verde, ao sul.
De meados do século XIX em diante, bandeirantes paulistas, que aos poucos se tornavam fazendeiros pecuaristas fixos, atravessaram o Rio Sucuriú e se estabeleceram na região de Três Lagoas, perseguindo e escravizando os ameríndios nativos. Os Ofaié, que já eram nômades, afastaram-se da região onde se intersectam o Rio Sucuriú e o Rio Paraná, refugiando-se mais ao sul, entre a região do Rio Verde, onde hoje se encontra a cidade de Brasilândia, e a Serra de Maracaju. Com a implantação das propriedades e a fixação dos marcos de posse, às margens dos rios, os paulistas demarcaram áreas extensas, de tal forma que logo encheram de grandes latifúndios a região, Rio Pardo a dentro, no rumo do Rio Vacaria e do Rio Brilhante, local que tiveram de abandonar momentaneamente com a Guerra do Paraguai. Com o fim dessa guerra, os sertanistas voltaram, reunindo o restante dos rebanhos e novos povoadores, que gradativamente foram espalhando-se pela margem dos ribeirões Palmito, Moeda, Piaba, Pombo, Campo Triste e Brioso. Em 1880 os principais proprietários de terras da região eram João Ferreira de Melo e Januário Garcia Leal, este último remanescente das bandeiras de penetração no Córrego da Moeda e no Taquarussu.

Gentílico

treslagoense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

15 de Junho

População

103.536 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Três Lagoas tem recebido bilhões de dólares em investimentos e é esperado que até 2011 se torne a segunda cidade, em termos econômicos e políticos, de Mato Grosso do Sul. Também foi apontada pela Revista Exame como um dos mais promissores pólos de desenvolvimento do Brasil.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste de Mato Grosso do Sul

Limites

Água Clara (O), Brasilândia (S), Inocência (N), Selvíria (N), estado de São Paulo (L).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

337 km

Outras:

864 km da capital federal (Brasília)

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Apesar de seu potencial turístico, tanto em termos de atrações como instalações e infra-estrutura, o governo municipal e empresários de Três Lagoas somente nos últimos anos têm se esforçado com maior organização para fazer da cidade e da região um pólo de turismo. Durante a última administração municipal de Issam Fares, foram feitos esforços para que a Costa Leste de Mato Grosso do Sul recebesse sinalização turística por parte do Ministério da Integração Nacional.

Principais Pontos Turísticos:

Jupiá

Às margens do rio Paraná, local ideal para pescaria.

Praias

De areias brancas do Rio Sucuriú: lá estão localizados o Balneário Municipal e muitos ranchos particulares.

Jatobá

Possivelmente a primeira árvore tombada como patrimônio público em Mato Grosso do Sul, por Lúcio Queirós Moreira.

Cascalheira

Local utilizado para a extração de cascalho durante a construção da Usina do Jupiá e que hoje abriga o Parque das
Capivaras e lagos artificiais.

Atrativos

Fora dos limites do município, mas a uma distância muito pequena, encontram-se ainda lagoas termais.

Áreas verdes:

Praça da Bandeira, principal praça;

Cascalheira;

Lagoa Maior;

Parque das Capivaras;

Quarta lagoa.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

- Festa do Folclore, Bon Odori,Expotrês,Campeonato Aloha Street Skate e Expo Mulher;

 Julho

- Fantazém (Festa à Fantasia) e Festa do Queijo e do Vinho;

 Agosto

- Três Lagoas Moto Show e Encontro Folclórico do Bolsão Sul-Matogrossense;

 Setembro

- Cavalgada Sul-Matogrossense e Três Lagoas Folia;

- Três Lagoas Florestal (Maior encontro do setor de celulose da América Latina)

 Outubro

- Expoflôres, Festa do Hawai e Quermesse de Nossa Senhora Aparecida.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS

E-mail:

Telefones: (67) 3929-9905 / 9908

Sites: http://www.treslagoas.ms.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campo Grande : Terminal Eitor Eduardo Laburu:

Rua Barao de Rio Branco, s/nº  - Campo Grande - MS
Telefone: (67) 3383-1678        

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (67) 3521-2699 / 4995

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Três Lagoas

sem palavras para definir a cidade de tres lagoas simplesmenta la e maravilhoso
Por: vitor

nasci aq e adoro minha cidade e estado..pena q nossa autoridades estaduais nos iguinoram falta,segurança,moradia,saneamento basico ate parece q nossa cidade nao faz parte do estado de MS...
Por: FABRICIA MIRANDA RIOS

Ola estou indo morar em tres lagoas, so q pesquiso direto, noticias sobre a cidade, como hoteis, fotos etc, e vcs deixam muito a desejar. Mas estão de parabéns pois nem todo mundo conhece Tres lagoas, digo para onde estou indo e as pessoas ficam espantadas. abraços
Por: virginia elane

morei ai a 20 anos atras gosto de ver fotos da cidade são lindas parabens.
Por: jorge alberto 30.11.08

trabalhei nesta cidade gostei muito salvador ba brasil
Por: ledinaldo

Ola , nasci e moro em Tres Lagoas , gosto muito desta maravilha , e não troco minha cidade por nenhuma outra , esta de parabens a administração local ,,,, abraços
Por: Davis Martinelli Leal

Conheço bem, que linda é Três lagoas, morei lá de 1964 à 1972, que anos bons vivi lá. Vivi ali o meu primeiro amor, que voou, depois vim pra Cuiaba, onde estou até hoje e sou muito feliz, graças a Deus!
Por: adao barbosa garcia

eu nasci e sou criado aqui em tres lagoas aqui na cidade e muito bom varios rios para quem gosta de pescar e se refrescar tem o jupia que é um paraiso vemham nos visitar tem muitos lugares aqui venham conferir e refrescar a cabeça
Por: belchior antonio de oliveira

Gente morei nesta cidade durante 9 meses e não vejoa hora de voltar. Sou baiana, sentir muita falta do mar, porem essa cidade é rica em ar puro,não tem poluição sonora e sem contar q em ver as araras soltas não tem coisa igual. Ameiiiiiiiii mto estar aí, a população é receptiva,tem grandes comercios, salões de beleza, rica em clinicas medias, emfim... Quer qualidade de vida, pode mudar p 3 Lagoas. Eu voltarei com fé em Deus
Por: Julia Nery

Uma cidade em pleno desenvolvimento tecnológico, possui um forte potencial de desenvolvimento energético e sustentável o que a coloca num patamar diferenciado, acima de qualquer outra cidade no País, Demorou mas foi descoberta, possui um povo hospitaleiro e amigo! Come se muito bem por lá, lindas mulheres, ah ah ah!
Por: Luiz Carlos

Gostaria de conhecer essa cidade que e tão bem falada por meus colegas de trbalho espero poder ter a oportunidade de visitar em breve!!!!!!!
Por: paula lopes

vi as fotos de três lagoas e costei muinto,sou formado em Ed. Fisica e gostaria de trabalhar nesta linda cidade .
Por: celio ferreira soares

vi as fotos de três lagoas e costei muinto,sou formado em Ed. Fisica e gostaria de trabalhar nesta linda cidade .
Por: celio ferreira soares

vi a fotos e gostei muinto sou de minas gerai, gostei muinto obrigado
Por: celio ferreira soares

a cidade mais lindado mundo,tem as maiores atraçoes que uma pessoapode encomntrar, linda maravilhosa ,semcomentarios so vendo pracreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Por: ilson

3 lagoas e muito lindo ainda bem que eu vou para i.dia.03/09/2010
Por: gislene batista

Conheci em 2002, com uma pessoa que viveu e fez muito por esta cidade, gostei muito da gastronomia, pricipalmente da carne e dos peixes. Acordava todos os dias com a brulheira das Araras nos pés de cajueiro. Fazia caminhada na Lagoa, que é muito linda...dava comida aos patinhos, catava sementes... O povo dai é muito hospitaleiro. Tão caloroso quanto ao clima. Tenho pensado em retornar....quem encontrar mais novidades.
Por: Dilma Branco

Bom dia! Estou procurando saber um pouco sobre Três Lagoas, porque o meu futuro esposo e treslagoesse e faz ótimas referencias a está cidade. Me deixou com desejo em conhece-la. Pretendo em breve ir visitá-la se Deus quiser. Um abraço!
Por: Iolanda Melquiades Muniz

eu ja fui ai e de mais eu adoro esse lugar vc tem que ir ai
Por: layla kauane silva nunes

Tive o prazer de morar nesta linda, aconchegante e "limpa". Morrrrooooo de saudades e não vejo a hora de voltar aí para respirar o ar puro, visitar a lagoa, rever grandes amigos q deixei por aí. Se vcs querem visitar 3 Lagoas não percam tempo, cidade gostosa, comida tipica mto boa e sem deixar de falar que somos mto bem recebidos. Bjsssss
Por: Julia Nery

Amo!! tres lagoas é uma cidade hospitaleira e muito alegre,mesmo com todo seu desenvolvemento resente é uma cidade maravilhosa
Por: adriana witter

eu amo tres lagoas sou filho desta linda cidade, oje moro em sao luis maranhao, mas a companho o crecimento, parabens dra- simone seu pai ensinou voçe amar tres lagoas nota 10
Por: jose rosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Três Lagoas
Fundação:
1915
Altitude:
319m
População:
78.389 habitantes
Área:
10.235,8km²
Densidade Demográfica:
7,66hab/km²
CEP:
79600-000

Envie seu comentário sobre Três Lagoas