Três Marias

Três Marias-MG

Bem-vindo a Três Marias!

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Três Marias, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Três Marias, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 538m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 25.888 habitantes. A área total de Três Marias é de 2.683,6km², e sua densidade demográfica é de 9,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Três Marias-MG é 39205-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O município de Três Marias fica situado no interior de Minas Gerais. A cidade se emancipou no ano de 1963, tem uma área de mais de 2.675 quilômetros quadrados e mais de 35.300 habitantes.

O clima na cidade é um tropical quente, mas que tem um pouco de umidade, o que não deixa com que o abafado predomine. A cidade tem um IDH alto, em torno de 0,752, e faz fronteira com os municípios de Lassance, Novas de Minas, Corinto, Felixlândia, Buritizeiro, Morada Nova e São Gonçalo do Abaeté.

Uma lenda diz que o nome Três Marias veio de uma família muito conhecida na cidade. Vivendo à margem do São Francisco, essa família tinha três filhas: Maria Francisca, Maria Geralda e Maria das Dores. A família tinha uma hospedagem na cidade que era muito famosa. Quando os pais morreram, as meninas passaram a tomar conta da hospedaria. Diz a lenda que essas irmãs gostavam muito de nadar no Rio e faziam isso diariamente, até que um dia as irmãs foram nadar sem saber que uma cabeça de enchente estava chegando.

As irmãs acabaram sendo levadas pela força das águas e acabaram morrendo, assim o nome Três Marias ficou ainda mais popular. Em 1950, o então presidente da república, Juscelino Kubitschek, autorizou que uma Usina Hidrelétrica fosse construída na região e, quando a cidade surgiu, o nome Três Marias foi autorizado.

O turismo em Três Marias

Por ter como principal atrativo a Usina Hidrelétrica, a pequena cidade de Minas Gerais, que fica a 270 quilômetros da capital Belo Horizonte, tem como atividade a pesca. Além disso, o famoso Lago Três Marias, que na verdade é a represa de São Francisco, tem mais de 1000 quilômetros quadrados de superfície. Suas águas são azuis e doces, possibilitando a pesca e também os banhos. O lago inspirou, inclusive, o escritor Guimarães Rosa, tudo graças às belezas de suas florestas de buritis e de uma flora rica.

Três Marias tem cachoeiras famosas, como a do Riachão e também a Cachoeira das Virgens, um Museu que conta a história da cidade, uma Igreja Satélite Centro Histórico e uma Arena Sport Show.

Comentários de Três Marias

eu nao conhece mais meu amigo conhece, pela segunda vez ele vai a tres maria pescar, inclusive hoje ele esta ai na cidade num rancho a beira do sao francisco pescando ele adora pescar e os peixes que ele faz sao maravilhosos ele disse que ir ai e fantastico tres marias e fantastica!quem sabe um dia consiga ir com ele conhecer esse paraiso.bjinhos
Por: vania

Três Marias é uma cidade que se encontra de tudo, uma cidade calma onde todos conhecem todos e para fechar temos até MAR de agua DOCE.
Por: Erivelto

morei en tres marias e tenho muitas saudades se pudese voltaria a esta bela cidade
Por: paulo roberto diniz

eu conheço três marias pq moro aqui desde 1998 é um lugar muito bom onde vc pode descansar na sombra da lagoa doce mar de minas(famosa prainha) de três marias se vc vier correndo para cá nunca mais vai querer ir embora bjkas... vai no meu conselho
Por: GEIGIANE

Minha cidade natal ,lugar maravihoso pessoas acolhedoras ,com varios lugares para se vizitar como: praia,cachoeiras,pousadas,restaurantes.Um bom carnaval tenporão.
Por: velozinho

sou de tres marias,morei 12anos foi muito bom que carnavais que eu passei ai que saudade dessa terra ,mais eu nao guento ficar sem ai ; todo ano eu vou,principalmente pra ver minha familia e meus amigos um beijao pra todos dai . princelle de uberaba
Por: princelle naiara

Três Marias é um lugar lindo, cheia de encantos para você que quer desfrutar da natureza e viver em tranquildade nas tuas ferias. Cheia de lindas cachoeiras, mirante, vistas panoramicas da represa um belo "MAR DOCE", fora a hospitalidade do trimariene. A noite em Tres Marias tambem reserva varias surprezas, um povov animado e feliz que sabe curtir os momentos da vida, Tres Marias tambem é conhecida por ter um dos melhores carnavais fora de época do estado.
Por: marcus

como e lindo este lugar, vale apena visitar,vamos la e muito bom rios,lagos e outras coisas muito boas
Por: ingrid

Amo essa cidade maravilhosa,com suas águas que encantam a todos,seus peixes que fazem da nossa culinária uma iguaria espetacular,Três Marias é tudo de lindo é o paraíso!!!!!!
Por: Terezinha Fernandes da Silva

eu gotei muito das fotos sao lindas um dia eu gotaria de conhecer pessoalmente
Por: tomaz celio fernandes

adoro tres marias é uma cidade maravilhosa.adoro a praia e toda a cidade em geral.
Por: glebsmar

Tenho casa 15 km descendo o rio ,Fazenda da Escadinha. Meu pedaço de Paraiso, pesco sempre lá. Sou de Juiz De Fora M.G.
Por: Jorge

Adoro esta cidade, com lugares lindos, magicos. Sempre me encanto a cada descoberta, dos lugares incrives, quando posso eu sempre vou para 3Marias.
Por: claudia lima

gostaria muito de conhecer esta maravihosa cidade já várias fotos dela um dia vou conhece la. obrigado
Por: aldair pinto dos santos

amo muito 3marias Mg,minha cidade natal,gosto muito de ir descansar em 3m,outro lugar melhor nao ha.
Por: Walison coelho da rocha

Legal esses lugares.Adorei quiria ir para todos os lugares.
Por: Iuhha

adoro 3 marias rica em belezas naturais e o melhor é o aconchego de uma cidade maravilhoza.
Por: frankilin augusto ferreira

essa cidade e tudo de bom vou em todos os lugares bonitos e adoro essa cerveja bem jelada do amaral e do seu chiquinho no bera rio um peixe otimo parabens para essa cidade maravilhosa marcelo df
Por: marcelo soares costa

amo muito tres marias.cidade onde as pessoas sao acolhedoras,e amigas.Enia bh mg
Por: enia salvador benicio

passei por três marias de férias so passei na ponte e prometi voltar para conhecer melhor e nunca tive oportunidade de fazer isso mas assim que poder eu voltarei la pra ver o rio são francisco mais de perto como ele é lindo
Por: maria luiza

Visitei a cidade de Três Marias estava com o meu marido , ele estava trabalhando no trio elétrico e simplesmente fiquei encantada com a cidade as pessoas hopitaleiras e como deus foi bondoso com a natureza neste local tirei muitas fotos e com certeza vou voltar
Por: LUCIANA PEREIRA BALBINO

Tres Marias, onde o estresse são àguas passadas. Uma parte da vida começa aqui.
Por: jose luiz faria alves

Adorei as fotos estou indo dia 4 de março para pescar e vou aproveitar para conhecer a cidade
Por: Paulo Cesar Marini

Conheso tres marias e amo de mais esse lugar.Meus tio tem casa la poxa sempre vou passar ferias la.Nossa e de mais.nN tm cm escolher um lugar melhor so la mesmo.E muito bom.AMO TRES MARIAS!
Por: eloiza

feliz somos nos trimarienses, porque temos a nossa volta a mais bela natureza e por recebermos tantos turitas que amam e respeitam este presente de deus.
Por: rosi

Boa tarde, na verdade ainda ñ conheço Três Marias, mais em setembro/2010, estarei na cidade pro CARNAMARIAS, me falaram muito bem desse evento. até lá. Abraço aos Trimarienses.
Por: Marcelo Fernandes

e um dos melhohers lugar que ja comheçia aprainha feira os dois carnaval que tem durante o ano zafenda sao francisco fazenda marreco cascaleira ecelenti lugar para pescar um povo muito acoleidor e amigo muito obrigado por tudo a cidade esta de parabens
Por: jose jerri de souza

Foi em Três Marias que passei parte de minha vida, depois fui morar em Bhte. Mas minha mãe e minha irmã moram em 3M, sempre que posso vou visita-la. Tenho muita saudade desta terra e da boa gente que conheçoai. Recomendo a todos para visitar 3 Marias conhecer a praia do povo um lugar maravilhoso.
Por: Elias Ribeiro de Andrade

Vindo de timoteo, foi tudo bem ate 100 km antes de felixlandia, br 040 pessima, nem voltei pra conferir, mas gosto muito de tres marias, ja arrumaram a pista? gentileza informar, tenho plano de voltar breve
Por: victor

tres marias tem o rio eu adoro ver fotos do rio e tenho meu pai que mora ele se chama;sebastiao da luz gusmao,conhecido como;pinga fogo ....sou de carbonita .mg.obrigado .............tres marias 100%bo@
Por: douglas oliveira gusmao .

eu sou tri mariense vivendo em itabira a 18anos. estve visitando a cidade no final do ano passado. nossa como mudou . esta muito bonita. feliz de minha familia que mora la.
Por: nilza antonia dos santos eranislau

umluga muito bom de verdade com muita paisagem bonita tem que ser cutivado muito bonito
Por: fernanda

masi ai nesta encantadora cidade, hoje vivo em paulinea sp. mais sempre q posso vou passar ums dias ai .AMO muito este local parrabens a vcs q morram , desfrutem desas belezas por mimmmm..
Por: djhony jonas

JÁ VI VÁRIAS FOTOS DESSA CIDADE MARAVILHOSA. NÃO CONHEÇO, MAS EM BREVE VOU PASSAR AS FÉRIAS NESSE VERDADEIRO PARAISO.
Por: ERIVANIA GOMES

Tenho parentes do meu pai que moram em Três Marias, essa cidade é ótima,tem a prainha,o poção,sem falar nas cachoeiras que são lindas. O carnaval temporão também bomba. Afinal quem vai para Três Marias nunca mais esquece.
Por: Rafaella

Visitei Tres Marias neste fim de semana,adorei a cidade,mas o melhor local e com certeza a Praia de Mar Doce,e como estar no mar ainda q em Minas Gerais.Fiquei em casa de amigos no distrito de S gonçalo do Abaete,as margens do Velho Chico,numa vila de pescadores um lugar maravilhoso!Vale a pena visitar!
Por: Sandra Quintao

simplismente linda para poucos que tem ..esse previlegio de conhecer tanta beleza junta em um cantinho tranquilo como esse estou muito feliz por conhecer tres maria, parabens
Por: maria marcia

Moro em Brasilia, mas sempre quando posso, voou para Três Maria, tenho parentes e amigos que moram aí. Esta cidade é d+ ++.
Por: ezequias de carvalho

fiquei ai uma ves e adorei o atendimento tanto como a case espero poder visitar ai novamente
Por: wanderson juliano da silva

foi o maior impacto de minha vida ao ficar de frente para o grande mar doce. foi emoçao de chorar , pois a onde a rios , cachoeiras , lagos e mar la estou eu.......
Por: alexandre teixeira

Eu estive aí em 3Marias dia 23/12/2010 há 14/01/2011. Ja estou morrendo de saudades da minha city, minha família mora toda em 3Marias, pena nao ter dado eu ir pra represa, pois choveu bastante, mas o ano novo foi de mais, amei passar essas datas tao importantes com a minha família, amigos e conhecidos. Valorizo muito a cidade amo de mais tujdo por lá, e vale mais que a pena, vale a galinha inteira conhecer Tres Maias. Moro em Pedreira/SP, gosto muito daqui, mas nao ha nada melhor que a cidade de Tres Marias, se eu pudesse voltaria a morar lá, para eu desfrutar minha família, am igos, desfrutar da cidade que é maravilhosa..... Bjs turma de Tres Martias, saudades de mais.....
Por: Márcia Fernanda Da Silva Laurindo

Tres Marias e a melhor cidade do interior de minas. um lugar de beleza inconparevel
Por: Geraldo Marcos

linda cidade em breve estarei ai curtindo minhas ferias parabenssssssssss
Por: maria marcia

cidade de três maria é muito linda parabens a cidade é muito legal .
Por: claudio roberto

´E muito linda esta cidade!Gente e a represa então?É uma das criação de Deus mais linda que conheço. Quem nunca foi, vá que não vai se arrepender!
Por: Marlene Andrade

Tenho parentes q morão lá,fuifizitalos e amei a cidade.
Por: Karol

e tudo de bom nâo tem comentario gosto da cidade das cachoeira dos lagos;e otimo para descancar , e um lugar tranquilo
Por: ivone soares candido

se Deus quiser final deste ano eu pretendo conhecer treis maria. o que eu mais gosto é pescar.
Por: jorge lihares pimenta

eu sou trimariense mas agora estou em sao paulo estudando mas vou deixar um adica para voces trea marias é um lugar lindo para se visitar belas cachoeiras, também tem a prainha que é otima clubes divertidos não perca essa oportunidade.beijos encontro vc nas ferias de julho eu vou esta lá e vc.
Por: vanessa

Ainda não conheci outro lugar melhor para descansar, pescar, interagir com a natureza e fazer amizades como em Três Marias, principalmente na Fazenda da Cascalheira.
Por: Fatima Delbem

Informações de Três Marias

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Lago Três Marias

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No início da construção da Usina Hidrelétrica de Três Marias, Barreiro Grande era um sítio que pertencia à família Josh Pereira de Freitas. Sem nenhuma infra-estrutura, a região começou a receber aventureiros, pequenos comerciantes e operários demitidos das firmas construtoras, provocando um crescimento desordenado. Com o crescimento vertiginoso, o povoado Barreiro Grande logo passou a distrito, pertencendo ao município de Corinto. Para o nome Barreiro Grande existem duas versões. Uma, expõe ser essa denominação derivada do nome de um córrego que passa pela região: Barreiro Grande é o nome dado ao córrego que nasce na fazenda Mangabal (perto do Aeroporto) e atravessa toda a cidade, de leste para nordeste, desaguando no Rio São Francisco. A outra, expõe que o nome Barreiro Grande origina-se da terra salgada (salitrada), que fica às margens de certo trecho do referido Córrego, principalmente no trecho onde hoje é o centro da cidade. 0 gado solto lambia a terra o dia todo, produzindo um Barreiro muito grande, daí o surgimento do nome. A 1° de março de 1963, foi instalado o município de Barreiro Grande, desmembrando-o de Corinto, sendo empossado como intendente municipal o Sr. Antônio Fonseca Leal. A Usina Hidrelétrica de Três Marias tornou-se conhecida em todo o Brasil devido ao seu potencial hidrelétrico, divulgando o seu nome como se fosse o da cidade. No ano de 1975, na administração municipal de Dario Soares, o povo se organizou e fez abaixo assinado com a assinatura da maioria dos eleitores para pleitear a mudança da denominação Barreiro Grande para Três Marias.Para o nome Três Marias existe a seguinte versão: Há muitos e muitos anos, residia às margens do Rio São Francisco uma família: mãe, pai e três filhas. Eram fazendeiros, trabalhadores e tementes a Deus. A família montou uma pequena hospedaria na fazenda, para o descanso dos tropeiros viajantes, pescadores cansados de viajar a pé , carro de boi ou no lombo dos animais. Com o passar dos anos, os dois velhos morreram e as filhas Maria Francisca, Maria das Dores e Maria Geralda continuaram com a hospedaria, ponto de parada obrigatória, porque na região era o único lugar de descanso. Aquela pequena hospedagem tornou-se popular como as Três Marias: Hoje vou pernoitar, lá, nas Três Marias ... ; Quando atravessar o Rio São Francisco vou almoçar nas Três Marias ... As irmãs Maria Geralda, Maria das Dores a Maria Francisca gostavam muito de nadar e mergulhar nas águas do Rio São Francisco. Certo dia, como de costume, as Três Marias foram nadar, sem saber que vinha vindo uma cabeça de enchente. As águas vinham revoltas, arrastando animais, árvores, plantações, carregando e destruindo tudo a sua passagem. E as águas foram chegando, chegando, cada vez mais se aproximavam com seu barulho ensurdecedor. As aves a animais se calaram ante a fúria da natureza. As Três Marias, ao sentirem a chegada das águas, tentaram, desesperadamente, sair do rio, mas Maria Geralda rodou nas águas, Maria Francisca tentou salvá-la e rodou também. Quando Maria das Dores viu as suas irmãs debatendo-se nas águas, numa luta mortal, tentou levá-las para as margens do Rio. Tudo em vão: as águas rodopiavam, levantavam mares a redemoinhos e carregaram as Três Marias para o fundo do Rio. Após o acidente trágico, o nome de Três Marias tornou-se mais popular ainda, ficando aquela região assim conhecida. Na década de 1950, o então presidente da república Juscelino Kubitschek autorizou a construção de uma Usina Hidrelétrica na região do Alto São Francisco, que.mais tarde daria o nome a cidade que surgia.

Significado do Nome

A origem do nome Três Marias gera dúvidas até hoje. Algumas versões apontam para a menção astronômica das três estrelas pertencentes a constelação de Orion, perfeitamente vistas nessa região. No ponto de vista geográfico, há referencias que esse nome seria originário do número de cachoeiras existentes no local onde foi construída a represa que eram três. Na crendice popular contam os nativos da região que a denominação é atribuída às três irmãs que oravam à margem direita do rio. Outra história aponta para as irmãs trigêmeas de nome Maria que moravam no sopé de uma das cachoeira existentes. Essa cachoeira passou a se chamar Três Marias, mas foi extinta com a conclusão da barragem. A última versão, aceita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), conta que três Marias teriam morrido no rio.

Aniversário da Cidade

1º de Maio

Gentílico

trimariense

População

29.962 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Visite Três Marias, a cidade que a natureza tem para mostrar de mais bonito!

Clima

Tropical

Temperatura Média

25° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Municípioda Região Central no Estado de Minas Gerais

Limites

Lassance, Buritizeiro, São Gonçalo do Abaeté, Morada Nova de Minas, Felixlandia, Corinto

Acesso Rodoviário

BR-040

BR-259

MG-220

Distâncias:

Da Capital:

276 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Barreirama

A cachoeira do Barreirama fica localizada na fazenda de mesmo nome. Sua queda é formada pelo riacho Pindaíba que deságua na represa. Sua nascente fica próxima a fazenda Suíça. Durante o seu percurso existe um pequeno represamento da água, várias cascatas. A queda d’água principal possui aproximadamente 30 metros até o poço. Distância: 12 km do Centro de Três Marias.

Cachoeira do Guará

Quatro quedas compõem a cachoeira do Guará formada pelo rio de mesmo nome. A principal delas possui oito metros de altura por 30 metros de largura. Na extensão do rio segue uma corredeira. Ao redor da cachoeira pode-se observar uma vegetação formada por mata de galeria e diversas rochas. Já a fauna é composta por pássaros e pequenos animais, além de peixes como Dourado e Pacu. Durante o período de seca do rio é possível visitar a gruta localizada atrás da queda principal. Nessa as águas são límpidas ao contrário do período chuvoso onde elas recebem uma coloração amarronzada. Distância: 42 km do Centro de Três Marias

Praia Mar de Minas

Praia Pública, Praia do Povo ou Praia de Pedro Falcão: foram estes os nomes carinhosos com que a população batizou a praia. O Terminal Turístico Praia Mar de Minas está localizado às margens do Rio São Francisco, num terreno doado pela CODEVASF, distante da sede do município cerca de 8km, do lado direito da Rodovia BR-040, no sentido Brasília — Belo Horizonte. Possui bar, restaurante, iluminação, rede de esgoto, água canalizada e asfalto, ligando a Praia à BR-040, no km 282.

Praça do Índio

Praça do Índio: escultura de um índio, em bronze, colocada ao lado do vertedouro em um jardim. Simboliza o homem dominando a natureza

Cachoeira Forquilha

Localizada na propriedade da Fazenda Santa Cruz, é um ótimo local para repor as energias, devida a sua beleza natural e tranqüilidade. Distância: 10 km do Centro de Três Marias.
 
Usina Hidrelétrica

A Usina Hidrelétrica de Três Marias, inaugurada em 1962. A barragem, que tem 2.700 metros de comprimento e forma um reservatório de 21 bilhões de metros cúbicos de água, a 2.221 Km acima da foz do rio, foi construída com recursos da Comissão do Vale do São Francisco - CVSF, é administrada pela Cemig, é considerada de grande importância para o Brasil. Sua potência instalada de 396 MW fornece 80% da energia consumida na região norte de Minas Gerais.

Cascata das Virgens

Paredões e canyons de aproximadamente 18 metros de altura dão formato a esse atrativo. Parte de sua nascente está localizada após a BR-040, com acesso pelo bairro Náutico. Existem várias quedas de menor porte e forma-se um pequeno poço para banho. A vegetação local é bastante fechada e dificulta a entrada de luz solar, tornando a água muito fria. Suas águas deságuam na represa de Três Marias. Distância: 06 km do Centro de Três Marias.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS MARIAS

E-mail:

Telefones: (38) 3754-5508

Sites: http://www.tresmarias.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: 1notas@1notas.com.br

Telefones: (38) 3754-4221

Sites: http://www.1notas.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Três Marias
Fundação:
1962
Altitude:
538m
População:
25.888 habitantes
Área:
2.683,6km²
Densidade Demográfica:
9,65hab/km²
CEP:
39205-000

Envie seu comentário sobre Três Marias